Novas regras da Poupança e o impacto no Mercado de Ações

04maio12

Hoje meu ex-aluno, Vinicius, enviou uma questão muito interessante e atual, que por coincidência já queria mesmo fazer um breve post:

“Fala Leitão!

Gostaria q vc falasse um pouco da reformulação da poupança. Encaro essa como uma mudança conjuntural. Eu vejo da seguinte forma, com essa mudança, os juros podem cair ainda mais, q eh a meta do governo, isso faz com q investimentos cujo o rendimento esta atrelado a taxa Selic, como a poupança, irão render menos e a renda variável irá ficar ainda mais rentável com relação a renda fixa. Além do q, com juros mais baixos, as empresas poderão investir mais, pois o crédito estará mais barato.Eu vejo tudo isso como pontos favoráveis a renda variável. O q vc acha?

Abs.
Vinicius”

——————————————-

Oi Vinicius!

Perfeita sua colocação!

É sim uma mudança estrutural, e que tende a valorizar ainda mais o mercado de ações!

Será ótimo para quem já investe em bolsa, ótimo para as empresas, ótimo para o país… Só será ruim para os investidores preguiçosos que só querem colocar o dinheiro no banco e deixar lá, seja na poupança, renda fixa, fundos, etc… (E quando digo preguiçosos isso serve para qualquer tipo de renda, seja o pequeno investidor quanto o grande – ambos devem mudar de postura).

Vejo isso como uma clara tendência de amadurecimento do mercado brasileiro, que com o tempo tende a se igualar aos mercados maduros como EUA, por exemplo.

As pessoas terão que aprender a investir de forma mais inteligente, e o mercado de ações é o melhor caminho, ou dizendo melhor, um caminho inevitável.

Quem já aprendeu a investir em bolsa a algum tempo já está pronto para essas mudanças. E quem ainda não aprendeu não pode mais perder tempo, pois agora, mais do que nunca, tempo é dinheiro mesmo!

E o mais interessante: Essa mudança estrutural nos juros está acontecendo em um momento em que o mercado de ações está barato, com excelentes empresas pagando altos dividendos, sendo negociadas subavalidadas… Ou seja, estamos mesmo em um momento ímpar de oportunidade, e daqui a 5 anos muitos vão se arrepender de não terem investido agora!

Um abraço!
Leitão

Leia mais…

> Caverna do Dragão

> Renda Fixa é investimento de alto risco!!

> Ótima notícia! A bolsa vai subir sempre a partir de 2012 até 2022!



11 Responses to “Novas regras da Poupança e o impacto no Mercado de Ações”

  1. Pois olha, mesmo não pagando quase nada, no momento atual melhor deixar a grana na poupança mesmo, ou investir no tesouro direto. O cenário atual é conturbado, e o resultado das empresas inconsistentes. Na minha opinião…

  2. 2 Leitão

    Oi Jeferson!

    Resultados inconsistentes?

    Várias empresas de porte pagando mais de Dividendos do que a poupança. Só Dividendos, isso sem levar em conta a valorização ao longo dos anos…

    Sempre digo e repito: É fundamental separar o desempenho do preços das ações cotadas em bolsa do desempenho financeiro real das empresas!

    Se ficamos olhando apenas os preços das ações em bolsa, ou o IBOV, ou o noticiário, será o mesmo que olhamos para as ondas do mar e dizer que o mar é ruim…

    Quando todo mundo está achando a bolsa ruim, caindo, é sinal de que a bolsa está na verdade é boa… Sempre foi assim…

    Abraço!
    Leitão

  3. Fala Leitão,

    Valeu, só me corrigindo, eu quis dizer mudança estrutural, n conjuntural, mas ta valendo!! Da pra entender no texto…rsrsrs!!! Muito bom msm ter consciência pra investir em um momento como esse, vamos aproveitar!!!

    Abs!!!

  4. 4 Leitão

    Oi Vinicius!
    Ah, sim! Eu entendi que queria dizer “estrutural” mesmo… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Saimon

    eai leitao! Realmente quanto mais o governo se esforça pra tira a economia do povo da poupanca e ir para a bolsa mais a bolsa cai hehehe

  6. 6 Leitão

    Oi Saimon!
    E bolsa caindo é…. ótimo! :-)

    Quem não gosta de bolsa caindo é porque ainda não entendeu o que é bolsa de valores… Estou sempre alertando isso aqui no blog…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Luiz Alvim

    Olá mestre Leitão,

    Seu post está corretíssimo e faz todo o sentido. Eu penso que estamos vivendo um momento na economia brasileira que é de fato ímpar. Existe uma clara disposição do governo para fazer algumas mudanças muito importantes e de caráter estrutural. Esta da poupança é uma delas e também não tenho dúvidas de que será muito positiva para a bolsa. Investir (não especular) em ações é investir na produção e no desenvolvimento das empresas e, por consequência no crescimento do país, a longo prazo.

    Nós, brasileiros, vamos começar a perceber agora o que os americanos já conhecem e praticam há décadas. O investimento em ações feito com conhecimento e técnica num horizonte de longo prazo é imbatível quando comparado aos demais. Já faz algum tempo que, mesmo aqui no Brasil, o in vestimento em RF perde para a inflação. Imaginem o que vai acontecer daqui para frente na medida em que as nossas taxas de juros forem se aproximando dos padrões internacionais. Nos Estados Unidos praticamente toda a poupança previdenciária, que é de longúissimo prazo, está baseada na bolsa há anos, e continua assim mesmo depois da forte crise de 2008 quando boa parte da população viu o seu investimento em ações sofrer uma perda considerável.

    Entretanto, o que vamos precisar melhorar e muito no nosso país é o nível de educação financeira da população, que é extremamente baixo. Investir (não especular) em ações, por mais paradoxal que seja, não é complicado mas, apesar de ser relativamente simples, a maioria das pessoas não sabe como fazer isto. Creio que vamos precisar de alguns milhares de “novos Leitões” por este país a fora para ensinar ao nosso povo como investir na bolsa de forma simples e segura. Para quem acredita, como eu, que este país tem futuro e que possui muitas boas empresas que vão continuar crescendo e tendo bons lucros, não vejo outro investimento melhor do que a bolsa, e o Leitão está com a razão quando diz que o momento atual é muito propício para se investir (de forma correta) no mercado de ações. Quem já está, deveria acelerar e quem ainda não aplica em RV deveria pensar seriamente em migrar para ela.

    Grande abraço,
    Luiz Alvim

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!

    Obrigado pelo comentário! Ótimo!

    Realmente temos muito trabalho a fazer na área da educação… Educação financeira e educação em geral mesmo.

    Mas estamos no caminho certo! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  9. É isso aí.
    Compartilho da mesma opinião Luiz.
    Este espaço (blog) é realmente um grande aprendizado não só financeiramente mas para a vida!
    Recrutamento de ‘novos Leitões’…?
    Pra onde manda curriculum?
    hehehehe…

    Saudações.

  10. 10 Talles W. Teixeira

    Considero muito importante a redução das taxas de juros. Juros altos é na verdade um dos grandes problemas do Brasil. Diante desse cenário de mudanças, só fico com um dúvida com relação a inflação. Com a redução dos juros, aumento do crédito, pouco incentivo para poupar, o consumo irá aumentar, o que pode criar inflação de demanda. Como controlar a inflação nesse novo contexto?

    Grande e cordial abraço,

  11. 11 Leitão

    Oi Talles!
    Ótimo comentário, e ótima questão levantada!

    A renda fixa caindo e inflação aumentando é um dos piores centários para o “investidor preguiçoso” que fica só na renda fixa.

    Esse é um ponto a mais favorável para o investidor em bolsa. Na bolsa estamos do lado do capital, do lado das empresas, e como são as empresas que geram a inflação, estamos do lado certo!

    Se os preços sobem, os lucros das empresas sobem junto, e com isso nós, sócios/donos, ficamos protejidos do efeito inflacionário.

    É claro que queremos inflação baixa. É bom para todos. Mas seja ela baixa ou alta, o melhor lado para ficar é sempre o lado dos empresários. Por isso não tem coisa melhor do que ser dono do Bradesco, do Itaú, da Vale, da Petrobrás, da Ambev, da Natura, da Cemig, da Eternit, da CSN, etc…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s