Eletropaulo e Banco do Brasil – O que fazer?

18abr12

Hoje o amigo leitor, Wendel, fez uma boa pergunta sobre o momento atual da Eletropaulo e do Banco do Brasil. Resolvi transformar em post pelo seu valor didático…

“Leitão, você acha que Banco do Brasil e Eletropaulo devem cair ainda mais? A questão dos juros (para o BB) e a questão das diferenças tarifárias da ANEEL (para a Eletropaulo) já não foram “acertadas” com essas baixas?

No caso da Eletropaulo, se vocês analisarem os 5 últimos anos da ação, o movimento de queda brusca parece cíclico. Engraçado, porque nada tem a ver com o restante do setor energético.

Abraços,
Wendel.”

———————————————————-

Oi Wendel!

Os movimentos de preço no curto prazo pouco têm a ver com a lógica financeira de uma empresa, é sempre assim. O mercado joga para cima ou para baixo apenas por questões especulativas, emocionais…

Podemos aproveitar essas movimentos especulativos, mas não devemos nos deixar influenciar da mesma forma que a massa. Ou seja, podemos observar e aproveitar, mas não devemos ficar medrosos ou eufóricos como a massa.

A ELPL4 melhorou muito sua gestão desde 2007 para cá, e vem gerando bons lucros e pagando bons dividendos.

Mas seu passado (antes de 2007) é fraco, e suas receitas atuais não mostrarem tanto crescimento quanto os lucros mostram… Não sei até quando vão conseguir manter isso. Ou seja, em um setor tão bom como o elétrico temos outras opções muito melhores, como a Cemig, Coelce, Geti4, etc…

Quando vamos Especular com uma ação, tudo bem, tanto faz seu conteúdo, vamos aproveitar apenas o zig-zag dos preços. Para isso verificamos onde a Probabilidade é favorável e compramos para vender rapidamente. Veja, eu falei: verificar a Probabilidade agora, no momento presente, sem ficar tentando adivinhar o Futuro, se vai cair mais, etc… Nada de futurologia ao se fazer Especulações!

Mas quando vamos Investir, colocar na carteira mesmo, aí devemos ser mais criteriosos…

Já quanto ao BB é um excelente banco, assim como o Bradesco e Itau. O três fazem parte de minha carteira, e vejo a redução de tarifas como boa para o país. Se é bom para o país, é bom para as empresas, então todos ganham. Talvez o lucro do BB caia um pouco sim, mas esse setor é tão lucrativo que vai dar um jeito de compensar isso… Em fim, deixo essas dores de cabeça para os bem pagos gestores que trabalham para nossas empresas. Afinal, somos donos e não empregados delas! :-)

Um abraço!
Leitão

Leia também…

> Sobre chocolate e jiló

> Buy-and-hold é ausência de Estratégia

> Ações – As Excelentes, as Péssimas, as Outras…



5 Responses to “Eletropaulo e Banco do Brasil – O que fazer?”

  1. 1 Adriano

    Acho muito estranho essa queda brusca do BBAS3, uma vez que já foi absorvida a mudança de taxa de juros a quase três semanas. A Caixa já esta indicando aumento no número de empréstimos pela baixa dos juros, então não acredito que tenha uma baixa de lucros significativa. O que estou achando é que tem um dedo dos grandes bancos para baixar as ações do BB para justificar ao governo que eles não vão baixar os juros. Afinal as corretoras e seus analistas sempre tem um pezinho nos grandes bancos. E não vi nas recomendações de ações para Abril muitas indicações para o BB, mesmo o valor estando abaixo do IPOD de 2010.

  2. 2 Leitão

    Oi Adriano!

    Essas são apenas algumas das NNN complexidades que existem no mercado de ações… São preocupações com conjunturas econômicas, políticas, industriais, tributárias, intervencionistas, sociais, ecológicas, mercadológicas, nacionais e extrangeiras, etc…

    Em vim, a complexidade do mercado é enorme, e é humanamente impossível entender… A tentativa de racionalizar o mercado é louvável, mas cansativa e inglória…

    O Investidor que tenta fazer isso gasta muito fosfato e tem pouco resultado. É possível fazer investimento em mercado de ações sem ter que se preocupar tanto.

    Basta separar os papeis: Nas empresas, deixemos o papel de gestor para o gestor, o papel de financista para o gerente de finanças, o papel de tributarista para o gerente tributário, o papel de ecologista para o pessoal do departamento de responsabilidade social, e assim por diante…

    E nós? Nós, ficamos com o papel de Dono, de Investidor, nossa função é saber alocar bem nosso capital, e pronto, só isso… Não podemos impedir os erros de nossos empregados, mas podemos controlar nosso erro ao alocar capital, controlar os riscos e maximizar a rentabilidade dele a partir de boas escolhas… Mas como fazer isso então? Bem, a resposta já é mais longa e por aqui não consigo explicar tudo, mas quem já estudou comigo sabe…

    Essa questão é bem interessante, e sua pergunta foi boa para discorrer mais sobre o assunto… Obrigado!

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Andrea Huscher

    … E já que o assunto é energia eletrica, qual sua opiniao sobre a Copel?

  4. 4 Leitão

    Oi Andrea!

    A Copel não é ruim, mas nesse setor temos outras melhores que ela…

    Um abraço!
    Leitão

  5. Leitão,

    Mesmo com essas notícias o pessoal continua apostando em empresas sem fundamento(X):
    http://www.midiamax.com/noticias/794036-empresas+brasileiras+dominam+ranking+prejuizo+america+latina.html

    Abraço da Bahia,
    Costa


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s