Chat 16 a 22/abr

16abr12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



32 Responses to “Chat 16 a 22/abr”

  1. 1 Adriano

    Leitão,

    Lendo os comentários observei que a forma como a corretora me orientou é diferente do que penso para investimento em ações, estou pensando em aposentadoria, LONGO PRAZO, tenho 36 anos então minha ideia é comprar na baixa e acompanhar o crescimento da carteira.

    Hoje tenho VALE5, GETI4, BBAS3 e EVEN3, estou procurando ações que sejam boas pagadoras de dividendos e de empresas seguras. Com exceção da EVEN3 que é uma construtora, acho que na restante estou no caminho certo. Quero ampliar minha carteira, mas no IBOVESPA não encontrei ações que esteja com preço com desconto que justifique o investimento nesse momento, sei que existe mas não consegui identificar. Minha dúvida é se PETR3 é a hora de começar a comprar ou teria uma sugestão melhor? Não tenho interesse em especulação… Outra coisa que me passa pela cabeça é qual será a próxima Hering… Talvez a B2W, o que você acha? Abraço

  2. 2 Leitão

    Oi Adriano!

    Sua percepção de que sua corretora lhe orientou errado é perfeitamente normal, e sábia.

    99% das orientações de corretoras são para que você fique especulando, jogando, parar gerar corretagens para elas. Na verdade, não têm o interesse em lhe ensinar o correto, pois quem é bem educado para a bolsa não dá lucro para corretoras… O Investidor compra e vende sabiamente, sem gerar muito lucro com corretagens…

    Sua intenção de dedicar ao Investimento é correta. Não que Especular seja uma coisa ruim… Especular é bom e podemos gerar lucros, mas não devemos jamais deixar de Investir e ficar apenas Especulando. Essa percepção é fundamental!

    Você já está no caminho certo com as ações que comentou. O primeiro passo é saber selecionar empresas de qualidade, evitar os fumos… Empresa de qualidade é aquela que dá lucro, cresce, gera valor…

    O segundo passo é saber usar uma estratégia para acumulação. Comprar somente empresas com Desconto é uma ótima estratégia, e chamamos de Estratégia de Investimento em Valor. Mas é necessário mais conceitos e por aqui somente não consigo lhe explicar tudo… É uma demanda antiga dos amgios, e por isso mesmo estou desenvolvendo um bom material à respeito.

    Mas outra estratégia igualmente vencedora e a Estratégia de Investimento Gradual, onde você pode ir comprando aos poucos, sempre, todos os meses… Falo muito dela aqui no blog… vale a pena ir lendo o blog aos poucos, pois vai encontrar muita coisa que vai lhe ajudar…

    Sobre Petrobrás, é ótima empresa e está com desconto, mas não posso lhe dizer se está ou não adequada para sua estratégia pessoal. Depende de mais conceitos que, como disse, não consigo expor por aqui… Uma ação pode ser boa para um Investidor, mas nãos ser boa para outro…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Adornes

    Leitao,
    Gostaria de comecar a investir em bolsa (ja me pre inscrevi no seu curso). Gostaria de saber se no curso existe a orientacao em relacao a utilizacao de home broker, impostos e demais….

  4. 4 Luiz Alvim

    Ólá mestre Leitão,

    Me esclareça uma dúvida, por favor:
    No seu cardápio publicado acima vejo que você optou pelas ações da Itaúsa (holding do grupo) ao invés das ações do próprio banco. Sabemos que a holding congrega, além do banco, mais três empresas industriais, mas o peso maior é, sem dúvida, o do banco. Gostaria de saber quais foram os motivos que o levaram, quando você montou a sua carteira, a escolher a holding ao invés do próprio banco. Você acha que estes motivos continuam válidos no momento a tual?
    Abraço,

    Luiz Alvim

  5. 5 Leitão

    Oi Adornes!
    Obrigado pelo interesse no curso, e seja bem vindo à turma!

    Acabei de ver seu e-mail e já o respondi!

    Sobre sua dúvida: O curso é diferente do convencional, não é um curso comercial, e sim um curso educacional de verdade. Fiz para os amigos mesmos, e o objetivo é ensinar Conceitos e Filosofias sobre Investimento e independência financeira. Vamos ir direto na veia, com o que realmente importa para caminhar seguro e independente na bolsa. As questões de usar home broker, impostos, etc.. são questões secundárias que não precisam de curso para se aprender, por isso nem perdemos tempo com isso.

    Você vai gostar! E qualquer dúvida pode falar: meu e-mail direto é: leitao@leitaoemacao.com

    ———————————————————
    Oi Luiz!

    A Itausa ou Itau Banco são praticamente a mesma coisa. Minha escolha pela Itausa poderia ter sido feita para o Itaú direto, que não faria muita diferença. Mas como já tenho outros bancos em carteira, resolvi variar e incluir a Itausa, pois diversifica um pouco, e não deixo de incluir o Itau, que é um filé…

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  6. 6 Ploko

    ITSA4 paga mais dividendos que ITUB4…

  7. 7 Fernando T.C.

    Boa Tarde! Leitão.

    Hoje eu já faço parte de um “fundo progamado” que possui um carteira com grandes empresas entre elas estão a Vale, Petrobras, Taurus, Grupo Guararapes entre outras… Mas logo quando comecei em 2008, veio a crise e me desmotivou muito…tive um perda de mas de 40% com esse modelo…Agora conhecendo esse seu blog volto a ter coragem para retomar esse investimento… Mas gostaria de saber se com um investimento modesto de R$ 200,00 por mês, é possível criar uma propria carteria e assumir esse risco de administrar pensando a longo prazo? Abraço.

  8. 8 Leitão

    Oi Fernando!
    Boa tarde!

    Olha, realmente seu caso é bem comum. Infelizmente acontece muito: as pessoas entram na renda variável sem entender direito seu funcionamento, têem resultados ruins, e acabam saindo e nunca mais voltando…

    Felizmente você está se recuperando do trauma e decidindo voltar! Renda variável é uma excelente forma de investimento e construção de patrimônio, e quem fica de fora só perde! Ainda mais hoje em dia com inflação em alta e renfa fixa em baixa…

    Você está com as intenções certas, que é investir gradualmente, com disciplina e visão não imediatista!

    É perfeitamente possível começar com 200,00, está ótimo! O importante é começar!

    Não é difícil: basta primeiro selecionar um mínimo de 10 boas empresas (lucrativas e vigorosas), fazer uma fila com elas, e comprar 200,00 todos os meses. Uma a cada mês, e manter essa disciplina ao longo dos anos.

    Claro que, quato mais puder poupar, melhor. Mas todo grande caminho começa com o primeiro passo. Depois de alguns anos poupando e investindo você pega gosto pela coisa, e depois vira um vício! Um vício bom! É muito gratificante ver nossas economias crescendo e se multiplicando. Só é difícil no começo, mas devemos começar!

    Aqui no Blog tem muito conteúdo que vai lhe ajudar, vá lendo tudo que puder aos poucos, com calma e atenção…

    Um abraço!
    Leitão

  9. Banco do Brasil com um P/L de 5,5 e DY de 7,5%.
    Esta bolsa me da muitas alegrias.
    Bons investimentos a todos.
    Abraco

  10. 10 Alexadre Siebert

    Caramba galera,

    ELPL4 caiu para 28,XX reais…

    Estamos de olho..

  11. 11 JP

    Leitão e pessoal,

    Voltando um pouco a uma questao que ja vi varias vezes aqui, que é referente a disciplina em IG…

    Voce disse que mesmo que a ação do mes esteja bem esticada e outras estejam em boa queda, devemos seguir o rodizio corretamente e comprar o papel do mes, sem mudar a ordem. Justificou que pode ocorrer que a acao que esta em alta pode continuar subindo muito mais
    e a que esta em queda continuar caindo muito mais. Entao o proprio mecanismo da estrategia de IG trata de cuidar disso e administra bem essa situação ao longo dos anos.

    Pois bem, é exatamente o que ocorreu com Cemig e Ambev. Se eu tivesse deixado de compra-las porque ja tinha subido muito seria pessimo, porque depois disso ainda fiz compras que hoje estao tambem com muita valorização.

    Voltei nesse tema porque pode ser util pra muita gente, como foi pra mim tambem. Pra quem prefere o estilo “Ver pra Crer”, estao ai os exemplos de Cemig e Ambev.

    Obrigado.

  12. 12 Leitão

    Oi JP!
    Isso mesmo! Aprendeu direitinho e hoje é um dos meus ex-alunos mais participativos na turma!

    :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  13. 13 Wendel

    Leitão, você acha que Banco do Brasil e Eletropaulo devem cair ainda mais? A questão dos juros (para o BB) e a questão das diferenças tarifárias da ANEEL (para a Eletropaulo) já não foram “acertadas” com essas baixas?

    No caso da Eletropaulo, se vocês analisarem os 5 últimos anos da ação, o movimento de queda brusca parece cíclico. Engraçado, porque nada tem a ver com o restante do setor energético.

    Abraços.

  14. 14 Leitão

    Oi Wendel!

    Os movimentos de preço no curto prazo pouco têm a ver com a lógica financeira de uma empresa, é sempre assim. O mercado joga para cima ou para baixo apenas por questões especulativas, emocionais…

    Podemos aproveitar essas movimentos especulativos, mas não devemos nos deixar influenciar da mesma forma que a massa. Ou seja, podemos observar e aproveitar, mas não devemos ficar medrosos ou eufóricos como a massa.

    A ELPL4 melhorou muito sua gestão desde 2007 para cá, e vem gerando bons lucros e pagando bons dividendos.

    Mas seu passado (antes de 2007) é fraco, e suas receitas atuais não mostrarem tanto crescimento quanto os lucros mostram… Não sei até quando vão conseguir manter isso. Ou seja, em um setor tão bom como o elétrico temos outras opções muito melhores, como a Cemig, Coelce, Geti4, etc…

    Quando vamos Especular com uma ação, tudo bem, tanto faz seu conteúdo, vamos aproveitar apenas o zig-zag dos preços. Para isso verificamos onde a Probabilidade é favorável e compramos para vender rapidamente.

    Mas quando vamos Investir, colocar na carteira mesmo, aí devemos ser mais criteriosos…

    Já quanto ao BB é um excelente banco, assim como o Bradesco e Itau. O três fazem parte de minha carteira, e vejo a redução de tarifas como boa para o país. Se é bom para o país, é bom para as empresas, então todos ganham. Talvez o lucro do BB caia um pouco sim, mas esse setor é tão lucrativo que vai dar um jeito de compensar isso… Em fim, deixo essas dores de cabeça para os bem pagos gestores que trabalham para nossas empresas. Afinal, somos donos e não empregados delas! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Pablo

    Olá Leitão!

    Pegando o gancho da pergunta do Fernando, quanto a investir R$ 200,00 todos os meses. Você acha que vale a pena fazer isso, literalmente, ou é melhor juntar um pouco e comprar, digamos de 3 em 3 meses? Digo isso porque para mim, nesse caso, pagaria R$ 20,00 de corretagem mensal, o que seria 10% do meu investimento, o que torna inviável uma estratégia desse tipo.

    Qual sua opinião?

    Aquele abraço!

  16. 16 anderpolese

    Pablo
    R$200,00 você compraria no mercado fracionário e as corretoras não costumam cobrar tanto, se a sua está cobrando renegocie ou troca, da uma pesquisada nos preços que a concorrencia está fazendo.
    abs

  17. 17 anderpolese

    … por exemplo a ativa tem um valor fixo de R$4,40 (mas negociando com outras você pode conseguir por menos, argumente que será todos os meses por um looooongo período)

    http://blog.invistaativa.com.br/onde-investir/r-440-e-o-novo-preco-de-corretagem-para-o-mercado-fracionario-e-de-opcoes/

    Claro que o ideal seria um montante mais expressivo, algo acima de 500,00 mas como o mestre falou, o importante é começar a poupar.
    abs

  18. 18 Fernando T.C.

    Leitão muito obrigado pelo retorno.
    Legal esses esclarecimentos, vou seguir seus conselhos de acada mês investir uma quantia fixa e comprando a cada mês comprar ações mas para isso eu precisaria de duas dicas:
    1-Onde eu posso encontrar uma corretora com custos baixos e que seja fácil a ordem?Consultei a “Corretora Gerafuturo” e não obtive uma resposta positiva a esse respeito.
    2-Onde eu poderia consultar para obter o nome das 10 mas rentáveis empresas? (Posso me basear pela sua carteira? tirando os especulativos?As que vc investe por solidez do negocio e boa pagadora de dividendos, estou aceitando sugestões visto que sou leigo no assunto.
    Desde ja agradeço a atenção.Abraço.

  19. 19 Leitão

    Oi Pablo!
    O Anderpolese já comentou bem (obrigado, Anderson!).

    Pesquise e vai encontrar boas corretoras com preços bem baixos para compras mensais no fracionado…

    Penso que compar mensalmente dá mais disciplina pois geralmente coincide com os salários mensais… Mas pode-se juntar de 02 em 02 meses também…

    Mas pense seriamente em poupar mais! Quem poupa 200,00 pode poupar 400,00, basta apertar o cinto, rever as contas, deixar de gastar com algum supérfulo… E mais… Com o passar do tempo você vai se tornar um profissional melhor, mais valorizado, vai ganhar mais, então vai poupar cada vez mais…

    O difícil é começar, mas depois a coisa vai que é uma beleza! Seu futuro agradece! (Palavras que quem já chegou lá, e é bom, viu!)

    ————————————————
    Oi Fernando!
    Disponha!

    Sobre corretoras, a turma acabou de comentar sobre isso, veja os posts logo acima…

    Sobre dicas de ações, não siga minhas dicas, nem as dicas de ninguém! Você não pode investir dependendo do julgamento de terceiros, nem meu, nem de corretoras, nem da nossa mãe… Você mesmo deve desenvolver a capacidade de escolher as boas empresas, e adicionar ou excluir isso no futuro…

    Pois hoje pode-se conseguir boas dicas, mas e amanhã? Como você saberá que deve ou não manter determinadas empresas?

    Investir é algo fácil como escovar dentes, mas é algo que só você pode fazer por você, assim como escovar dentes…

    As ações aí em cima do meu cardápio são uma boa dica para começar uma investigação pessoal, mas não se limite a elas…

    Se quer mesmo aprender a montar boas carteiras, ser independente e seguro, que tal vir para a turma… Meus ex-alunos hoje caminham de forma tranquila e segura… vale a pena esse esforço inicial…

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Frederico

    Oi Pablo,
    a corretora que uso, rico, cobra menos de 5 reais pela compra, se comprar todo mês nao cobra custódia e como tenho conta bancária no mesmo banco, não pago para transferir o dinheiro que vou aplicar.

  21. 21 anderpolese

    há complementando quanto ao DOC que costumeiramente é cobrado em torno de R$8,00. Praticamente todos os bancos possuem uma modalidade de conta on-line aonde não é cobrado NADA, por exemplo o Banco do Brasil tem a Conta Digital, eu a utilizo para todas as transferências que faço, porém você deve pesquisar no site do banco imprimir e solicitar a abertura (ou alteração) da modalidade da conta, você vai encontrar somente buscando muito bem pois normalmente essas informações estão escondidas e os funcinários não sabem (ou são orientados a não saber) da existência desta modalidade.

  22. 22 Leitão

    Boa dica, Anderson!

  23. 23 Turco

    Olá pessoal que se inicia na renda variável.

    Asim como eu vocês hão de ouvir muitos entendidos, principalmente daqueles que vivem de corretagem e empregos em bancos, inúmeras dicas e “algumas certezas”.
    Não peçam dicas ou tentem entender o mercado lendo ou ouvindo baboseiras.
    Façam o curso do Leitão.
    Fiz e digo sem medo de errar: Foi o melhor investimento que fiz até hoje. Porque investimento?? Só depois do curso comecei concientemente a não perder dinheiro em RV. Ganhar, tenho certeza, será uma questão de tempo.

  24. 24 Leitão

    Oi Turco! Obrigado pelo depoimento! :-)

  25. 25 Pablo

    Obrigado pelas dicas da corretora, gente!

    Anderpolese, muito interessante essa opção de Conta Digital, vou me informar melhor sobre ela! Tentarei negociar também as taxas do HB do BB (R$9,00 de custódia/mês + R$20,00 por transação no HB). Justamente o motivo de eu não ter migrado para outra operadora era a maldita taxa de DOC de R$8,00… obrigado mesmo pela informação!

    []s!
    Pablo

  26. 26 anderpolese

    Pablo
    Fuja dos HB de bancos, são caros e não é o foco de trabalho deles, sugestão: cancele o HB do BB, abra uma conta digital e quando precisar transferir para a corretora, transfira da sua conta normal para a conta digital e da conta digital para a corretora.
    Não gastará mais nada nas transações bancárias, apenas a corretagem, pelo menos é assim que faço.

    http://www.bb.com.br/portalbb/page3,116,2045,1,1,1,1.bb?codigoMenu=164&codigoRet=11205&bread=8

    abs

  27. 27 Nil

    Fernando T. C.,
    No site do Guia Invest tem um ranking de corretoras. Dá uma olhadinha lá. Espero que ajude.

    Nil

  28. 28 Nil

    Olá Leitão. De vez em quando eu passo por aqui.
    Esse post sobre “A bolsa sempre sobe” matou a pau…e só com meia dúzia de palavras. Valeu! Grande post.

    Um abraço

    Nil

  29. 29 Leitão

    Oi Nil!
    Obrigado!

    E obrigado também pela sua boa participação lá no Butecão dos ex-alunos! Sempre contribuindo muito! Valeu!

    Grande abraço!
    Leitão

  30. 30 Restituti

    Essas reportagens são muito boas. Dá a sensação de que revelaram algo novo e impactante e que ninguém sabia que as empresas “X” e as outras listadas são péssimas.

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/04/20/empresas-brasileiras-dominam-ranking-de-prejuizo-na-america-latina.jhtm

    Leitão, eu agradeço todos os dias por ter encontrado vc e seu blog.

    Obrigado.

  31. 31 Leitão

    Oi Restituti!

    Obrigado!

    Pois é, quem faz parte da turma dos ex-alunos sabe muito bem quais são boas empresas e quais são ruins, e nem precisa vir matéria de jornal para dizer isso… Para nós não é surpresa alguma!

    Grande abraço!
    Leitão

  32. 32 Fernando T.C.

    Nil obrigado pela dica vou começar fazer uma pesquisa com a carteira do fundo de investimento que eu participo e dai começar a me aprofundar no assunto…e vou seguir sua sugestão da Guia invest valeu abraço.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s