Bolsa em queda – alegrai-vos!

11abr12

Fico navegando na Internet e observando… É interessante perceber o contra-senso geral das pessoas no mercado. A bolsa cai e todo mundo fica triste, incrédulo, cético, desanimado, preguiçoso, etc.. Começam a pensar em renda fixa, ou fundos, ou comprar um lote cheio de mato e deixar lá… Etc…

Posso vir aqui um milhão de vezes e falar isso, e ainda vai ser pouco: Bolsa em queda é coisa boa! Torçam para cair mais, muito mais! Torçam para saírem notícias ruins, péssimas! Torçam para a mídia alardear negatividade! Pois é assim que as boas oportunidades surgem!

É simples, vejam:

Bolsa caindo = preço ficando baixo = oportunidade de comprar coisa boa a preço baixo. Só isso! Bolsa não é complicado não!

Bolsa em queda – alegrai-vos!

E lembrem-se: sua rentabilidade é diretamente proporcional à sua boa-vontade em aprender a investir melhor!

Muita gente pensa que mais risco é igual a mais rentabilidade, e não tem nada a ver! Mais boa-vontade e educação é igual a mais rentabilidade! Mais risco = mais risco mesmo!

Se você tem sonhos grandes como moradia própria, constituição de família, filhos, tranquilidade financeira, não pense que renda fixa e fundos vão lhe ajudar. Saia da zona de conforto, vença a preguiça e o medo e eduque-se para os investimentos!

Leia com atenção esta lei universal do Capitalismo: Somente trabalhando ninguém fica rico – é preciso Investir bem para vencer o sistema. Muito trabalho = mais trabalho. Agora, Trabalho + Investimento = liberdade financeira!

Um abraço e vamos que vamos!

Leitão

Veja também…

> O que faz as pessoas enriquecerem não é o excesso de trabalho, é a EDUCAÇÃO

> Notícias Embromation

> Entrevista com Eduardo Leitão – Finanças Forever



23 Responses to “Bolsa em queda – alegrai-vos!”

  1. 1 Fulgêncio Bomtempo

    Exelente post Leitão!!

    Como disse Warren Buffet:

    “Grandes oportunidades de investimentos surgem quando empresas excelentes estão certas de circunstâncias incomuns que fazem sua ações serem mal avaliadas.”

    Abraço!

    Fulgêncio Bomtempo

  2. Olá querido Leitão,que bom ouvir você falar brilhantemente como sempre.Adoro as suas colocações repletas de sabedoria de quém sabe do que está falando.Eu quero aproveitar a oportunidade para te agradecer por eu estar na bolsa hoje e posso te dizer que continuo aprendendo com você a cada dia.Hoje,sou um investidor comprometido com a minha estratégia de investimento que aprendi contigo.Um dos sonhos que meus é ter uma casa própria e estou seguro disso que está mais perto de que longe de ser realizado.Muito obrigado pelos seus ensinamentos!

  3. 3 Anônimo

    A bolsa tá boa mesmo. Só que eu estou realizando um sonho pessoal: comprar meu apto. Infelizmente a gente só vive uma vez. Resolvi morar num lugar legal. Depois que eu pagar meu imóvel eu vejo o que dá para fazer na bolsa.

  4. 4 Rick

    Boa noite Fulgêncio Bomtempo e CORNELIUS OKWUDILI EZEOKEKE, seria ainda bem melhor e põe melhor nisso se o prof leitão já estivesse ensinado pra gente esse curso em INVESTIMENTO EM VALOR que é ruim de sair do papel, com certeza realizaríamos os nossos sonhos mais rápidos, lembrando que IG é investimento em crescimento das empresas, funciona mesmo, desde que faça uma seleção de empresas de qualidade e isso ele já ensinou bem como fazer…agora o principal muita gente ta esperando a tempo…IG agente precisa de no mínimo uns 05 anos pra gente ver um bom retorno..agora Investimento em valor é mais curto tempo e é o mais rentável..VAMOS QUE VAMOS..a paciência é a verdadeira virtude pro sucesso…um dia esse curso de IV sai..daqui uns dias, daqui uns meses ou daqui uns anos…rsrsrsr e por ai vai!!

  5. 5 Pietro

    Muito legal este Post Leitão.

    E vou reforçar e confirmar o que voce comentou :

    O que vou comentar é um detalhe de minha experiencia de vida, e para os jovens que estão começando agora a aprender a investir na Bolsa . Hoje estou com mais de 50 anos, mas se o que aprendi com o leitão recentemente , eu pudesse voltar aos meus 30 anos e ter aplicado todos estes ensinamentos na Bolsa , tenho certeza que estaria financeiramente numa situação muito boa hoje.
    Então pessoal, que ainda são jovens, estudem , pois tem grandes chances de voces conseguirem a independencia financeira de voces.
    Continuem participando deste blog que tem muitos comentarios de pessoas que já fizeram o Curso do leitão, e são fera mesmo… recentemente terminei o curso do leitão , e estou aprendendo muito com os colegas das turmas antigas, que tem mais experiencias.

    Vão surgir vários ciclos de baixa e alta na Bolsa de hoje para daqui a 10, 20. 30 anos, e se voce tiver hoje, por exemplo, com 30 anos, e souber a investir nos ciclos de baixa, e tiver sua estrategia já montada, é canja de galinha mineira sôôôô…

    E para aqueles que não são jovens, como eu, Ainda não está perdido não, pois tambem tem muita chance de montar uma aposentadoria boa, é só ter disciplina , estudar, aproveitar as OPORTUNIDADES, em que o LEITÃO descreveu no post. Não vão atras de noticias. Estudem, faça um bom planejamento, não deichem as emoções na frente da sua decisão, monte sua estrategia .

    “”Seja uma Ave de Rapina,olhando a movimentação da manada lá de cima”” = ( palavras do próprio Leitão).

    Abraços

    Pietro

  6. eai leitao! nao tns como postar o grafico analisado de elpl? pois hj o mercado sangrou ela, entrei comprado! o dy vai passar dos 20%!

  7. 7 Luiz Alvim

    Olá Mestre Leitão,

    Parabéns pelo excelente post. Simples, objetivo, mas de grande senso prático e sabedoria. Eu também faço parte da turma que está dobrando a serra, pois já passei dos 60. Mas não me importo com isto, pois sei que estou no rumo certo e que o investimento em bolsa vai me levar a alcançar lá na frente os objetivos que tracei. Você está 100% correto. Faz um bom tempo que aprendi que o conhecimento é a base de tudo, seja já qual for o assunto em que a gente estiver metido. Quem detém o conhecimento leva uma grande vantagem sobre o resto da turma. O pessoal da corretora onde opero acha até graça pois vivo dizendo que só gosto mesmo de comprar quando o mercado está em baixa. Estou sempre muito alegre quando isto acontece.E que venha o grande urso. Bons investimentos a todos.

    Luiz Alvim

  8. 8 caevv

    Entao é legal a bolsa cair? Então para que comprar se o legal é ver a bolsa cair?

    Não faz muito sentido isso.

  9. 9 Joao Magoo

    Pois é bolsa continua caindo e notícias embromation continuam e continuarão rolando. Aliado à isso, persiste a noção equivocada de que a bolsa é lugar do lucro rápido…um cassino que quando está animado, todos querem entrar e curtir a festa. Mas vem uma queda dessas e a manada eufórica – e geralmente sem estratégia – amaldiçoa a bolsa, pois R$2000 de repente viraram R$90 e aí como é que fica?
    Continue com o belo trabalho Leitão ! Quem sabe se repetires por vezes suficientes mais pessoas ouvirão a mensagem. Eu mesmo não entendia o conceito antes de fazer o curso, agora assino embaixo. Bolsa caindo é boa e estou preparado caso ela continue caindo. (Afinal, é só o índice que está caindo e não o céu sobre nossas cabeças)

  10. 10 Anônimo

    “Cristal clear” (claro como cristal) o seu post, leitão! Parabéns!

  11. 11 Leitão

    Oi pessoal!
    Obrigado pelos comentários!

    Às vezes fico vendo tanta gente cega no mundo dos investimentos que não consigo conter e desabafo… Principalmente quando vejo amigos próximos andando em círculos.

    Investir é tão essencial quanto feijão com arroz no almoço, e as pessoas ficam só trabalhando como mulas com viseiras e esquecem de que o Sistema Capitalista tem regas, e uma delas é que Trabalho somente não enriquece, é preciso Trabalho + Investimento para vencer o sistema…

    —————————
    Oi Rick!
    O curso de Investimento em Valor está no forno, atrasado, mas vai sair… Estou fazendo com muito carinho pra turma… Sei que vão gostar!

    ——————————-
    Oi Pietro!
    Obrigado pelo depoimento! Serve de grande motivação para a turma mais nova! Quem tem mania de ler as coisas com pressa perde grande essência de sabedoria prática que o texto contém…

    ————————————
    Oi Caevv!
    Parece estranho mesmo, mas veja: A bolsa está sempre subindo, só que em zig-zag… A bolsa nunca está caindo não… Ela está sempre subindo! Mas para ver isso é preciso visão mais ampla, veja o link abaixo que mostra a bolsa sempre subindo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/07/18/ibov-grafico-18-07-2011-historico/

    O que fazemos é simplesmente aproveitar os zig-zags… Bolsa em queda não é queda, é zig-zag… E depois ela sobe e ficamos rindo à toa…

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  12. 12 Marmota

    Perfeito e simples como sempre Mestre.

    Abraço.

    Marmota

  13. Leitão,

    Dá uma olhada nisso:
    VALE5

    Como pode uma blue chip no nível da Vale estar assim?

    As notícias realmente superam, no curto prazo, os resultados das empresas.

    Ainda bem que somos guiados por resultados e não por notícias.

    Notícias, quando muito, só pra especular um pouquinho! Prefiro gráficos! hehe

    Escrevi um artigo sobre Asset Allocation no meu blog. O que vc acha do assunto?

    Grande abraço!

  14. 14 Leitão

    Oi Dimarcinho!

    Links nos posts ficam presos no sistema anti-span do blog, por isso são retirados…

    Sobre a Vale, não só ela, mas várias outras empresas de qualidade estão sub-avalidadas… É assim mesmo, a massa não enxerga… O que é ótimo!

    Sobre “Asset Allocation” – Não gosto de termos “ingleisados” pois só servem para dificultar o entendimento e dar aura de sabedoria algo que é simples…

    Estratégia de Alocação de Recursos, esse sim é um termo melhor, mais simples e inteligível.

    A questão do balanceamento de carteira e também entre investimentos diversos é vital mesmo. Devemos sempre manter recursos corretamente alocados em Ações, Renda Fixa e outros como imóveis, por exemplo… Tudo dentro de uma Estratégia inteligente… Nada complicado, mas inteligente. Por aqui não consigo explicar tudo…

    Um abraço!
    Leitão

  15. Então sua estratégia é Buy and Hold?

  16. 16 Leitão

    Oi Carlos!

    Não não! Buy and Hold não é uma estratégia inteligente! Pelo contrário, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/31/buy-and-hold-e-ausencia-de-estrategia/

    Abraço!
    Leitão

  17. Não via Buy and Hold dessa forma, o que entendo de Buy And Hold é comprar, com estratégia, na baixa por exemplo, de boas empresas. E não vender nunca, só quando se aposentar/comprar casa nova/etc

  18. 18 Leitão

    Oi Carlos!

    Esse é o problema dos jargões do mercado… A maioria das pessoas pensa que Investimento em ações é algo chato, demorado, ou algo complicado, perigoso… E jargões como “buy and hold” são usados para reforçar essas idéias erradas, que é só comprar, manter e deixar lá…

    Sobre a questão de Estratégias para bolsa, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Adriano Vitor

    Por sorte descobri esse Blog essa semana. Sempre tive interesse em investir em ações, mas como ainda não tinha casa própria acabei tendo que esperar. A única vez que investi foi no IPO do BB em 2010, onde investi R$ 3.500,00. Comprei as ações por R$ 24,00 e quando estava comprando um apartamento vendi a quase R$ 30,00. Nesse período eu me perguntava, porque não coloquei tudo que tinha na poupaça (para compra do apto) no BB. Mas não funciona assim, não poderia arriscar o dinheiro de um investimento. Pois bem, depois de muito tempo agora tenho meu apartamento quitado e não tenho mais compromissos de financiamento a longo prazo (o melhor, a nenhum prazo). Em fevereiro entrei na bolsa, ja fiz algumas besteiras, mas elas servirão para aprender como as coisas funcionam. Lembrando do lucro no BB, comprei novamente, desta vez paguei 27,05. Comprei também GGBR4 e GETI4. Depois de um tempo o mercado deu uma queda e a corretora sugeriu vender GGBR4, ai eu pensei, vou de novo para o BB. Neste caso pague 25,89 e fiquei com 334 ações do BB. Pois bem, tenho o costume de acompanhar a cotação diariamente, mas em 20 de março estava viajando, e dei uma olhada nas cotações e achei estranho que o BB tinha caido para próximo de 27,00. Cheguei em casa e comprei mais 66 ações por 26,98 e pensei comigo, vou parar de ficar olhando as cotações todo dia senão vou ficar doido. Passa o tempo e entra abril, derepende o BB abaixa os juros e o valor das ações desabam… Pesei comigo, agora que a Tereza foi com as compras. Mas ai me lembrei que o valor estava perto do IPO de 2010 e não fazia sentido o valor esta neste patamar. Ao inves de bater o Pânico, vendio o que tinha de ações do Bradesco e comprei mais 200 ações por 24,04. Ainda tenho um dinheiro na Poupança e ontem comecei a pensar, com os 10 mil que tenho na Poupança, em um mês vou ganhar incríveis 60 reais, não pensei duas vezes, comprei novamente 200 ações do BB, pagando 24,60. Pois bem, não vou precisar desse dinheiro no mínimo em um ano, então não tenho a menor pressa. Hoje resolvi olhar como andava a BOVESPA só perdo das 12 horas, e agora enquando escrevo esse comentário vejo com o BBAS3 já está em 24,94, só estou começando a rir e tenho certeza que vou rir muito mais. Minha única preocupação é que estou com muita dependência do BBAS3 pois tenhos 800 ações, mas ai lembro que ainda tem os Dividendos, então começo a rir novamente.

    Mas é isso ai, quando a bolsa cai só perde dinheiro quem vai junto com a manada. Porque a primeira coisa que vi nisso é que se alguém vende na alta é porque alguém compra na alta e esse alguém que comprou na alta também quer ganhar dinheiro.

  20. 20 Alexadre Siebert

    Adriano,

    Legal saber que esse blog fez você se disvirtuar do pensamento de massa.
    Pra mim esse é o papel mais importante aqui, fazer com que você se mantenha calmo e aproveite as oportunidades quando todos estão desesperados.
    Como você, inicialmente errei bastante na bolsa, coloquei muito capital em um ativo só, levado pela ganância e excesso de confiança.
    Pois bem, fiz o curso do leitão em maio de 2011 e hoje tenho muita segurança nos meus investimentos. Aproveitei muito bem a queda que tivemos em agosto e todos os possíveis repiques (inclusive esse ultimo).
    Acredito que você tenha comprado uma ação muito boa, na minha opinião VALE5 e BBAS3 são as ações mais atraentes no momento, porém divesificação é imporante!! Recomendo você fazer o curso do leitão para aproveitar ao máximo e com segurança os benefícios da bolsa.
    Já convenci 05 pessoas a fazerem o curso. TODAS ficaram muito satisfeitas e hoje investem de maneira muito serena e confiante.

  21. 21 Leitão

    Oi Alexandre!
    Obrigado pelo depoimento! Dá uma satisfação enrome ver meus ex-alunos tranquilos e confiantes!

    Minha irmã é professora também (colegial) e vez ou outra conversamos sobre isso: Não existe oficio melhor nesse mundo! Não tem satisfação maior do que fazer diferença na vida das pessoas!

    Obrigado!

    ————————————
    Oi Adriano!
    Obrigado pelas visitas! Fico sempre contante em saber que o Blog está ajudando a mais pessoas!

    Aqui tem muito conteúdo, e vale a pena ir lendo tudo com calma…

    Você já está no caminho certo, basta agora aperfeiçoar suas estratégias de Investimento… Como o Alexandre bem comentou, não se deve concentrar muito capital em uma única ação, procure manter um portifólio de um mínimo de 10 boas empresas, sempre oxigenado com aportes regulares mensalmente… E por aí vai…

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Bruno Daniel

    Leitão,

    Realmente vc está de parabéns pelo post e pelo site. Visito seu blog a pouco mais de um ano e estou ansioso para fazer seu curso. Já aprendi muito aqui. Espero que até junho esse plano saia do papel. Quando não é falta grana é falta de tempo!

    Grande Abraço!

  23. 23 Leitão

    Oi Bruno!
    Obrigado pelas visitas!

    Quando animar vir para a turma será muito bem vindo! Você vai gostar de participar! Só tem feras!

    :-)

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

