Cardápio Alternativo – FESA4 – 24-02-2012
27fev12
Dentre as 08 empresas do meu “Cardápio Alternativo” que abri aqui para a turma, a Ferbasa foi a única que realmente decepcionou: Administração falha em não gerar valor aos acionistas.
Fica o reforço de alguns conceitos importantes ao se fazer Investimentos: Devemos agir certo no momento presente, selecionando as melhores empresas possíveis, tendo correta estratégia de alocação de recursos e manter um time organizado de ações de forma que, quando uma empresa falha, as outras compensam.
Estratégia não é evitar erros, mas sim mantê-los sob controle.
Abraços!
Leitão
Filed under: Antes e depois, gráficos | 11 Comments
Boa noite Leitão
Rapaz, o q me deixa muito intrigado é o fato desta empresa, assim como ocorre com a Usiminas, apesar de estar com os lucros descendo a ladeira possuírem uma taxa de crescimento de patrimônio espantosa!
Um abraço
Nessa mandei bem…comprada a R$9,74 em 05/08/2009 e vendida a R$12,50 em 28/10/200 (28,34%)! Agradeço ao Mestre Leitão pelos ensinamentos!
Abs
Oi Alexandre!
Pois é, ela vem crescendo e engordando, mas precisa converter essa gordura em músculos (lucros)… :-)
—————–
Oi Felipe!
Parabéns pelo bom resultado! :-)
Abraços, pessoal!
Leitão
Oi Leitão, gostei da sua analogia
No caso, este acúmulo de gordura pode causar um infarto na empresa?
Oi Alexandre!
Digamos que gordura só não, mas vida sedentária sim. O Conjunto de indicadores deve andar bem, e esse conjunto bom tem que resultar em bons lucros. Senão a empresa fica andando em círculos como cachorro atrás do rabo…
Abraço!
Leitão
Leitão, qual o indicador mais relevante que você considerou em sua analise para decidir parar de comprar FESA4 para IG?
Oi João Claudio!
Bom dia!
Eu sempre olho o conjunto dos indicadores e a harmonia entre eles. No caso da Ferbasa o que mais pesou foi a timidez nos lucros, que estão “estagnados”, por assim dizer, a um bom tempo… Mas eu também queria diminuir minhas compras no setor siderúrgico (e com isso usar os recursos para diversificar em mais setores), então também foi uma mudança de estratégia…
Um abraço!
Leitão
Leitão,
O Patrimonio desde 2001 multiplicou por 5, a receita de 2009 ate hj vem crescendo, tem dinheiro em caixa e nao tem divida.
Mas o provento/acão em 2012 foi 2,2%. é pouco vc nao acha?
Ela não é de distribuir muito lucro?
Será que o dinheiro está sendo investido nela mesmo?
Ademar
Oi Ademar!
O problema com ela é justamente esse: retém muito os lucros e não gera valor com o que está retendo. Seus reinvestimenos não estão compensando, haja visto que a receita não está crescendo tanto assim, está mais ou menos parada e os lucros estão bem fracos.
Uma atitude melhor, por parte dos gestores, seria distribuir mais os lucros neste caso. Reter e não crescer não é legal…
Um abraço!
Leitão
Leitão, acha que setor siderúrgico pode começar a recuperar e Ferbasa aproveitar essa virada? Grato pela atenção.
Oi Roger!
Ela está se recuperando aos poucos mas os resultados ainda são bem tímidos.
Eu não tenho mais ela em carteira. Reduzi minha participação nesse setor.
Abraço!
Leitão