Cardápio Alternativo – DTEX3 – 13-02-2012

14fev12

Bom dia, pessoal!

Enquanto as grandes não apresentam grandes mudanças, vou continuar publicando as ações secundárias do “Cardápio Alternativo”.

Hoje com a Duratex, uma promessa do setor, mas que por hora é apenas promessa. Mantenho em carteira a título de diversificação de setor e em menor proporção.

Coloquei comentários resumidos no gráfico. Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas, questionar, etc…

Abraços!
Leitão

Antes… em 2009

Depois, em 2012…

Veja também…

> Carteira de Ações é como um time de futebol

> Análises Embromation 2, em vídeo…

> Análise Gráfica VS Análise Fundamentalista

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



14 Responses to “Cardápio Alternativo – DTEX3 – 13-02-2012”

  1. Olá Leitão,

    A Duratex não está dentro da sua estratégia de investimento gradual não, ou tomou catão amarelo, por isso a próxima comrpa só na faixa de R$6,00?

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  2. 2 Leitão

    Oi Fulgêncio!

    A Duratex está em carteira para Investimento em Valor apenas, não faço IG nela não.

    Investimento Gradual é somente com os filés e com uma ou outra de menor porte.

    Por isso a condição para só comprar mais dela bem barato, e com estratégia de diversificação e alocação limitada.

    Investimento em Valor é bem divertido, e agora que a turma está bem preparada, vou poder entrar no assunto em breve. Esse assunto é muito instigante!

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 JM

    Olá Leitão.
    Cofesso que fiquei Surpreso com sua análise sobre a DTEX3.
    Levava + fé nela. Começei a encarteirar (IG) em 05/11 a 13,30, hoje meu PM é 8,97 porque aproveitei os descontos dados. E continuo na espectativa
    de compra com mais descontos, mas….. será que ela chega aos 6,00 ?
    Caso chegue, sei não… ta arriscado eu mergulhar mais fundo. é a única que tenho do setor,…

    Motivo: Como perdí a FIBR3 troquei por ela.

    Com tudo, continuo respeitando/confiando em suas análises e principalmete
    os comentários !!!
    ( )s.

  4. 4 Leitão

    Oi Mesquita!

    Não fique preocupado… A Duratex continua indo bem, só no meu caso, em particular para as minhas estratégias, é que eu estou sendo mais criterioso com ela. Eu faço IV com ela, não tenho para IG neste caso.

    Mas não quer dizer que você esteja errado. Se está dentro de sua estratégia e com consciência, ok. Ela só não é tão boa quando muitas outras, por isso sempre falo para fazer Investimento Gradual somente com os filés, as melhores.

    Não sei se a Duratex vai para 6,00 ou para 12,00 – nada de futurologia. Eu disse que: dentro da minha estratégia de IV, ela só me fica interessante caso venha abaixo e 6,00. A tendência é ela ir para cima, conforme já foi… veja meu comentário de “oscilação potencial” no gráfico acima…

    Mantenha a firmeza e disciplina em suas estratégias, não deixe o emocional do momento lhe abalar não.

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Noob

    Oi Leitão, pq estabeleceu o valor 6 reais para definir que esse seria um bom desconto em Dtex? quais são os parametros pra chegar a um preço assim?

  6. 6 Leitão

    Oi Noob!

    Isso tem a ver com o conceito de Valor Intrínseco da ação, baseado na Estratégia de Investimento em Valor.

    Faço uma análise da rentabilidade da empresa, sua geração de lucros e dividendos e seu aumento de patrimônio. Vejo sua realidade atual e seu desempenho até o momento, para poder estimar um desempenho padrão e então chegar a um valor que, hoje, seria interessante. O valor interessante hoje é o que me dá vantagem em relação ao que a empresa pode crescer.

    Em suma: a empresa tem que ter fundamentos bons e não estar mal administrada, e deve crescer a taxas atrativas. E só pago o valor que me dá vantagem, não pago caro pois elimina a vantagem.

    O conceito é mais amplo e por aqui não consigo explicar tudo, mas em breve vou poder detalhar tudo isso com a turma… Estou finalizando o material aqui….

    Veja a diferença entre cada estratégia aqui:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 CesarBSB

    Leitão como vai, tudo bem?
    Você mandou em 2009 Dura4 e agora vc colocou DTEX3.

    Valores não batem ou foi feito split?

    Um grande abraço,

    CésarBSB.
    Brasília – DF.

  8. 8 Leitão

    Oi Cesar!

    A DURA4 e SATI3 se uniram e virou DTEX3…

    Veja:
    http://www.acionista.com.br/home/duratex/081009_novo_codigo.htm

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 JM

    Valeu Leitão, entendi o recado, principalmente pelo complemento dado ao
    colega Noob.
    ( )$.

  10. Olá, Eduardo.

    Tudo Bem.

    Será que não esta na hora de atualização de BBAS3, e o Vale5 me parece que já rompeu o triangulo.

    outra coisa que me surpreendeu foi usim5…

    Abraço.

  11. 11 Leitão

    Oi Daniel!
    Tudo bem!

    BBAS3 já está em seu objetivo de alta mesmo, e a VALE5 já rompeu o triângulo a alguns dias e continua em tendência de alta, por hora não muda.

    Já a Usiminas nenhuma novidade tanto nos gráficos quando nos fundamentos…

    Vou acompanhar e durante a semana posto aqui para os amigos!

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Pedro

    Leitao, com a notícia abaixo, recompra de quase 5% das açoes, acho que podemos chegar a duas conclusões. (1) Os administradores da companhia julgam que ela está subavaliada e (2) os dividendos e fundamentos dela vão ficar mais interessantes. Você acha que, ainda assim, sob o ponto de vista fundamentalista, está cara para encarteirar?

    Segue a notícia:
    “Duratex aprova programa de recompra de até 20,89 mi de suas próprias ações”

    Abraço,

    Pedro

  13. 13 Leitão

    Oi Pedro!

    Recompra de ações é sempre boa notícia. Ficam menos ações para dividir o bolo, e significa que a empresa está com caixa sobrando e não considera caras suas ações no mercado.

    Será bom para os acionistas, com certeza.

    Mas a análise para se dizer que a ação está cara ou barata é pessoal, cada investidor tem que ponderar sob seu ponto de vista e sua estratégia. Para uma pessoa o preço X pode ser atrativo, para outra apenas o preço Y, mas não quer dizer que uma esteja certa e a outra errada. Para mim o preço atual não está atraente. Não está ruim, mas dizer que está com bom desconto para meu objetivo aí já é outra coisa…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 JayQuest

    Êêêêêêêêêba…

    E também gostaria de compartilhar sobre a DTEX. Só que pra isso vou perfazer comentário sobre a ITSA.
    > A situação: – decidir por empresa a compor uma carteira de IG.
    > A dúvida ‘cruel’: – optar por ITSA ou ITUB? (este páreo foi real, hehehehe)
    > O fato: – participação atual da ITSA nas empresas…ITUB – 36,83%; DTEX – 35,40%; ITEC – 94,01%; ELEK = 96,06%.
    > A ‘decepção’: – pelos fundamentos, ELEK e ITEC deixam muito, muito mesmo a desejar:
    – (http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ELEK4&x=30&y=22)
    – (http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ITEC3&x=37&y=15)
    > A decisão: ITUB tomou posto da empresa da vez na carteira (de 9 empresas mais filés). DTEX compõe a parte de diversificação na mesma carteira, em menor proporção (junto com outras 05 empresas menores).
    > A análise crítica (agora o bicho pega, pois fica meio enrolado isso, hehehehe): Diversifiquei dentro da diversificação mas ‘quase sem diversificar’, das 06 menores, 03 são do setor de ‘construção e engenharia’ + a DTEX que depende deste mesmo setor.
    ITSA ficou de fora (na espera) pra eu não ser ‘sócio de mim mesmo’! Já que eu não teria tempo nem pretensão de ‘administrar’ nenhuma das empresa (por enquanto, heheheheh).

    Bom, quando quero comprar algo, primeiro sempre acho que ele está caro, é a prática da barganha ‘salin muchiba’!, Depois que compro: “O precinho está bom sim, barato barato, pode comprar, caro mesmo está a DAGB11 em ‘206,50 reais’ hehehehhe (por favor, ATENÇÃO!!! este último parágrafo foi uma brincadeira de minha parte apenas, só pra descontrair…).


Participe! Deixe um comentário...

