Cardápio Alternativo – CSMG3 – 7-2-2012

07fev12

Boa noite, pessoal!

Hoje mais uma do “Cardápio Alternativo” – a Copasa. Apesar da boa geração de valor, a estratégia adotada com ela é mais conservadora, e compõe a carteira em menor proporção e a título de diversificação de setor.

Aos poucos vou publicando aqui para a turma todas as análises e também vou incluir novas publicações. Procuro abrir ao máximo minha carteira real e meus investimentos aqui para a turma, mas nem sempre é possível – Tenho muitos amigos leitores e isso gera muita responsabilidade. Procuro sempre ter a responsabilidade de trazer à rede discussões conceituais e educacionais a fim de mostrar os bons caminhos na bolsa, e evito sempre cair em incentivos de operações diretamente. Penso que ajudo mais ensinando a pescar do que simplesmente dando o peixe.

Abraços!
Leitão

Antes… em 2009

Agora, em 2012…

Veja também…

> Renda Fixa dá juros. Bolsa de Valores dá capital.

> Sobre Estratégias de Investimento, Risco, Investidor e Empreendedor…

> As melhores Estratégias para a Bolsa de Valores

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



18 Responses to “Cardápio Alternativo – CSMG3 – 7-2-2012”

  1. 1 Glauco Tonello

    Leitão na parte da tarde estava pensando em pedir essa atualização.

    abraços e obrigado

  2. 2 Leitão

    Oi Glauco!

    Adivinhei :-)

    Abraço!
    Leitão

  3. Essa é boa mesmo! Tenho a um bom tempo!

  4. 4 Conrado

    Leitão, vc disse que tem ela a título de diversificação de setor, fiquei na dúvida agora, vc encaixa ela em qual setor? Utilidade Pública, junto com as Elétricas?

    Abraço.
    Conrado.

  5. 5 Leitão

    Oi Conrado!

    Sim, isso mesmo! Setor de água e saneamento, mas não semelhante às elétricas.

    As elétricas são muito mais lucrativas e desenvolvidas. As companhias de água e saneamento em geral são mais engessadas e lentas.

    Com as elétricas dá para aportar mais capital tranquilamente, já com as de água e saneamento a estratégia e colocar menos dinheiro, a título de diversificação mesmo.

    Carteira de ações é semelhante à agricultura. Se a gente lidar com monocultura em grande área fica fácil dar praga e prejudicar a lavoura. Já se temos várias culturas alternadas, dá mais equilíbrio ecológico. (Essa agora eu fui longe.. .rss)

    Abraço!
    Leitão

  6. E a realocação seria como a rotação de culturas! =P

  7. Leitão,

    Warren Buffet gosta muito de empresas que retêm o lucro, aumentando assim seu patrimônio e, de tabela, seu valor.

    Acho que quando a empresa é lucrativa, “tanto faz” se ela distribui ou não; você deixa de ganhar dividendos para ganhar capital.

    Claro que foge à própria essência do que é ser um acionista (receber o lucro da empresa) e acaba afastanto àqueles que pretendem se aposentar ganhando dividendos ou ter isso como renda complementar.

    As ações da Berkshire, se não me engano, não distribuíam dividendos, mas aí o Patrimônio Líquido começa a subir muito e os múltiplos. Veja o ROE dessa, por exemplo! 40% é espetacular!

    Abraços!

  8. 8 Leitão

    Oi Dimarcinho!

    O raciocínio está correto sim, ou seja, a retenção do lucro pode converter-se em crescimento.

    Mas… tem que converter em crescimento, senão a retenção do lucro não é interessante.

    A Copasa é de setor engessado que não cresce a taxas interessantes como outras de setores mais aquecidos.

    Veja o exemplo da Souza Cruz: Ela não cresce mais (cigarros) então distribui boa parte de seu lucro, o que é uma atitude correta dos gestores.

    Warren Buffet é um cara bom mesmo, mas ele é um bom Investidor e mal professor. Bom investidor e bom professor era seu mentor, o Benjamin Graham…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Alberto

    Oi, Leitão!

    Acho natural que o Benjamin Graham seja um bom professor, afinal ele era um acadêmico de uma universidade, agora Warren Buffet, até onde eu sei nunca teve pretensão de ensinar alguém a investir.
    A maioria dos livros que trata sobre a forma de investir do Warren Buffet, não foi escrito por ele, mas sim pelo seus admiradores como investidor, os chamados buffetologos!!!
    Agora sejamos justo, independente da suposta “falta de didatica”, ele é o mais brilhante dos discípulos do Benjamin Graham, tanto em resultados, como contribuição ao investimento em valor.

    Abraço!

    Alberto

  10. 10 Leitão

    Oi Alberto!
    Sim! Concordo! Buffet é excelente mesmo, e ele não tem nenhuma pretenção de ser guru mesmo não.

    Tudo que tem sobre Buffet foi escrito por terceiros, e é justamente este o problema.

    Muito de seu método de investir é específico da realidade dele como mega investidor, e como ele não tem pretenção mesmo de fazer escola, seus métodos não são “traduzidos” para o cidadão comum.

    Muitas coisas que Buffet faz não são possíveis de serem feitas pela maioria dos investidores comuns, e, ao tê-lo como referência, muitas pessoas caem no erro de não compreender isso. Algumas estratégias de Buffet são boas para Buffet. Agora, os conceitos de investimento e filosofias, essas sim, são universais e perenes – vale a pena ler sobre ele justamente por isso. Ele aprendeu direitinho com os mestres dele…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Alberto

    Oi, Leitao!

    Eu acho que você esta enganado!! é mais correto afirmar que nem tudo que Warren Buffet faz esta fora do alcance do investidor comum, o método de investir dele e complementar ao método de Benjamin Graham.
    A diferença e que ele é mais rigoroso na escolha ativo, ele procura identificar empresas com vantagem competitivas duráveis !!!
    Não acho que este tipo de abordagem possa prejudicar o investidor comum !!!
    Falando em livros escritos por terceiros, voce já leu “Warren Buffett e análise de balanços” ( Warren Buffett And The Interpretation of Financial Statements), acho que faz dois anos atras eu vi aqui no blog alguem comentando, eu acabei lendo este livro!!
    Eu achei muito interessante, pois ele mostra de forma prática o que deve ser analisado ao olhar o balanço de uma empresa!
    Recomendo a todos que queiram aprofudar no investimento em valor.

    Um abraços!
    Alberto

  12. 12 Leitão

    Oi Alberto!
    Boa dica de livro, é interessante sim!

    Eu gosto muito do Buffet, nunca disse o contrário. Mas continuo alertando: muitos dos conceitos de Buffet são específicos para a realidade dele. Já os conceitos do Graham são universais e aplicáveis às pessoas comuns.

    Por exemplo: vejo muitos investidores seguindo os conceitos e Buffet e tendo uma carteira com apenas 5 ou 6 empresas concentradas. Isso não é legal. Buffet tem condições e ferramental para fazer isso, mas as pessoas comuns não devem concentrar muito capital em poucas empresas. É perfeitamente possível montar uma excelente carteira com 10, 15 ou mais empresas, é mais seguro e nem por isso menos eficiente.

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Alberto

    Oi, Leitão!!

    Entendo o que voce quer dizer!!
    Na verdade oque tenho em mente, e manter uma carteira de IG de 10 empresas, e formar uma outra carteira de investimento em valor concentrado de Buffet.

    abraço!

    Alberto

  14. 14 Antonio SA

    Leitao, não entendo porque voce fala que a copasa retem muito lucro. O DY dela é semelhante ao da AMBV, BBDC e até mesmo PETR.
    É um setor que precisa de investimentos para diminuir o desperdício nas tubulações de água (que chega em alguns casos a 80%)… ou seja, se houver investimentos ele pode aumentar muito a margem dessas empresas (SBSP, CSMG)…
    Quando você fala que é “engessado” você quer dizer o que? Os administradores que não optam por crescer/investir, ou você não considera que essa possibilidade de investimento para diminuir o desperdício seja uma possibilidade de crescimento?
    Gostaria que voce comentasse a respeito desses dois pontos (DY e possibilidade de investimento/crescimento).
    Obrigado

  15. 15 Leitão

    Oi Antonio!

    DY é uma coisa, Payout é outra…

    DY é a relação entre o dividendo atual e o preço atual.

    Payout é o percentual de lucros que a empresa distribui aos acionistas…

    O DY da Copasa é semelhante ao de várias outras empresas, mas o Percentual de Distribuição dos lucros (payout) dela é baixo… Ela retém boa parte!

    A questão de investir em tubulações, etc, etc não nos cabe analisar. Isso é papel dos gestores dela. Nos cabe analisar o resultado de suas operações, seu desempenho final.

    O desempenho final da empresa é bom, mas cresce a taxas lentas (normal para o setor). Quando falo que o ramo de atuação da Copasa é engessado estou dizendo justamente isso, cresce a taxas lentas, justamente por uma característica de seu setor… Por mais que a Copasa queria crescer, ela já tem uma demanda relativamente constante… Outras empresas podem aparecer no Faustão e com isso vender mais. A Copasa pode aparecer no Fantástico que vai continuar vendendo a mesma coisa…

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Antonio S A

    ok leitao,

    valeu pela explicação

    Um abraço

  17. 17 Anônimo

    Oi Leitao
    A titulo de diversificacao de carteira pretendo incluir Csmg3 mas com menos capital.
    Se aloco 2k nas empresas grandes, qual o percentual para estas pequenas?

    Um abraco
    Joao Claudio

  18. 18 Leitão

    Oi João Claudio!

    Sim, é uma boa estratégia ter percentual de alocação proporcionalmente menor nas ações menores, assim você pode ter uma gama de ações diversificadas maior e mesmo assim manter o risco baixo e o potencial de valorização alto!

    No seu exemplo, vamos supor que está comprando duas grandes por mês, com 2k (1k para cada)… Então, pode dividir isso por 4 e comprar esses mesmos 2k, sendo 500 para cada… (Apenas um exemplo, o importante é entender o Conceito).

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s