Cardápio Alternativo – COCE5 – 31-01-2012

31jan12

Boa noite, pessoal!

Como prometido, aos poucos vou atualizar também as ações secundárias do “cardápio alternativo”. Essas ações eu não uso para Especulação e por isso mesmo não fico atualizando gráficos com grande frequencia, as tenho em carteira de Investimento, com a estratégia de mantê-las em menor proporção.

Hoje segue então COCE5 e e seu virtuoso desempenho. Empresa muito lucrativa e geradora de valor. Gosto muito dela em minha carteira!

Abraços!
Leitão

Antes… em 2009

Agora, em 2012…

Veja também…

> Lista completa de artigos do Blog…

Gráficos e dicas em seu e-mail...



20 Responses to “Cardápio Alternativo – COCE5 – 31-01-2012”

  1. Leitão, um dia estava analisando a Coelce e fiquei com alguns pontos para refletir. Se tenho ela na carteira, mesmo em proporções menores, estou mais interessado no lucro resultante da venda dos papéis, num futuro bem longe ou nos lucros e dividendos pagos pela empresa? Digo isso pq penso que ela tem uma liquidez mto baixa na bolsa. O volume negociado é sempre pequeno. Por isso, fiquei pensando no objetivo principal de mante-la em carteira e se os lucros e dividendos cobririam o problema da baixa liquidez. Essa ideia da liquidez eu concluí através da observação do volume negociado durante alguns dias de 3 meses no ano passado. Não sei se isso pode ser padrão ou existe uma sazonalidade ou outro fator que possa ter influenciado o baixo volume. Apenas fiquei pensativo sobre o assunto. Se investir nela, pensando em vender parte dos papéis, num rebalanceamento de carteira, por exemplo, corro o risco de não conseguir vender td no momento certo…

    O que vc pensa disso?

    Grande abraço e vamo q vamo!

  2. 2 Leitão

    Oi Davi!
    A baixa liquidez em ações de investimento não é problema algum.

    Aliás, muitas boas empresas são pouco populares, o que mostra o quanto o mercado em geral é “cego”. E o mais interessante: Muitas empresas de péssima qualidade são muito populares e muito líquidas (X). Cegueira crônica mesmo…

    Quando a empresa é boa, a tendência é que ela vá aumentando sua liquidez e popularidade. O povo vai descobrindo ela os poucos. E no futuro poderá ser sim muito líquida.

    Mas repito: não há problema algum. Quando, no futuro distante, sentir necessidade de vendê-la, basta deixar uma ordem que venderá, mesmo que não seja no mesmo dia imediatamente…

    Essa é uma das grandes vantagens do investimento em ações. Agora imagine tentar vender um imóvel em 24 horas… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  3. Perfeito, Mestre!

    Vou considerar isso!

    Abração!

  4. Grande Leitão:

    A Coelce é muito legal, mas tem uma série de condições a ser consideradas no investimento de longo prazo no setor elétrico.

    Principalmente a revisão tarifária e o vencimento da concessão.

    Mas essa é uma excelente empresa que eu também guardo com carinho!

  5. Oi Leitão,

    Realmente a Coce5 apresente exelente fundamentos.
    Vou ficar de olho pra quando for incluir novas empresas na minha carteira ela estar na lista se manter o mesmo ritimo.

    Parabéns pela visão que teve na empresa deste 2009!!

    E o mais interessante: Muitas empresas de péssima qualidade são muito populares e muito líquidas (X). <Leitão perde o amigo mas não perde a piada! kkkk

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  6. 6 Leitão

    Oi NetWolf, Oi Fulgêncio!

    :-)

    Pois é, se garimparmos sempre vamos encontrar coisa boa por aí…

    Como costumo dizer: o tempo é amigo de quem é amigo dele.

    Abraços!
    Leitão

  7. Oi, Leitão!

    Dei uma olhadinha na Coelce e vi que sua Liquidez Corrente está em torno de 0,68. Você acha que isso apresenta algum problema? Com PL abaixo de 6, estou pensando em encarteirar! Fora outros indicadores, como ROE, Margem Líquida, etc.

    Grande abraço

  8. 8 Leitão

    Oi Dimarcinho!

    Respondi a mesma questão acima para o Davi, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/01/31/cardapio-alternativo-coce5-31-01-2012/#comment-11255

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Fredi

    Oi Leitão!

    Li essa reportagem e lembrei de vc.
    http://opequenoinvestidor.com.br/2012/01/luiz-barsi-filho-2/

    Abs

  10. Oi, Leitão!
    Obrigado pela atenção! Mas o David falou da Liquidez financeira.

    Eu me refiro ao endividamento de curto prazo da empresa (ativo/passivo).

    De qualquer forma, foi o único ponto “negativo” que encontrei e encontrar a empresa perfeita é quase utopia! hehe
    Abraços!

  11. 11 Leitão

    Oi Dimarcinho!

    Ah, sim! Bem observado! A Liquidez Corrente… é o único indicador da Coce5 que não está bonito, mas ela tem um conjunto que supera essa falha, e desta forma podemos relevar. Mas é bom mesmo sempre estar de olho no nível de endividamento das empresas…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Leitão

    Oi Fredi!
    Desculpe, sua mensagem havia ficado presa na caixa de Span do Blog. Só agora ví.

    Interessante a reportagem, obrigado! Mostra na prática mais um que conseguiu descolar do pensamento de massa e agir de forma simples e racional.

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 vander gasparini

    LEITÃO, acompanho sempre as suas análises entretanto nunca vi uma ação do setor de construção. Porque?

  14. 14 Leitão

    Oi Vander!
    Obrigado pelas visitas!

    Tenho sim! A Eternit (ETER3)! Uma excelente empresa! Ela não é construtora diretamente, mas é melhor: fornece para elas!

    O setor de construção é bem concorrido, mas tem uma ou outra que está mostrando bom desempenho. Vou analisar durante os próximos meses e se achar uma realmente legal, vou incluir no cardápio e publico aqui para os amgios. Por hora, a Eter3 está mais que boa!

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão;
    No setor de construção uma que parece estar com bons números é a Eztc3, pena que ainda é nova na Bolsa, o que você acha dela?

    Vanio Vedova

  16. 16 Leitão

    Oi Vanio!
    Boa noite!

    Sim, a Eztc3 está trabalhando bem e mostrando ótimos resultados. Se continuar com esse fôlego todo vai parar nas nuvens.

    Como é muito nova, realmente precisa de mais trabalho de investigação ou mais tempo mesmo.

    Empresas com pouco tempo de bolsa são sempre suspeitas, pois podem ser, como falamos aqui em Minas, “fogo de palha” :-)

    De qualquer forma vale ficar de olho nela….

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Pietro

    Olá Leitão

    Depois do curso que fiz com voce estou mais seguro nas minhas estrategias e especulações, mas ainda estou tentando corrigir os meus vicios antigos correlacionados as emoções e ponto de stop. Mas o importante é que tenho esta consciencia e estou corrigindo com o tempo.

    Quanto a COCE5, muito legal o seu grafico historico dela, e no atual momento, parece que está com boa probalidade favoravel para encarteirar para investimento,pois este é o meu objetivo.
    Agora tenho uma duvida estrategica: No dia 25/04/12 o preço dela estava em +- 38,00, em 26/04/12 foi para +- 34,00, parece que foi dividendo, me confirme por favor!!!. Bom, quanto a essa visão do momento atual depois do dividendo , se realmente for, não sei se existe uma relação quanto a analise de massa, ou estatistica, que depois do dividendo os preços ainda caem mais ou não?? Tem como saber isso historicamente em seus arquivos???
    Sei que não é por ai que tenho que avaliar para compra, e sim montar minha estrategia…, mas acho que posso incluir mais este ponto de analise para avaliar…
    Gostaria de sua avaliação. Obrigado.
    Pietro.

  18. 18 Leitão

    Oi Pietro!
    Obrigado! Bom saber que está caminhando bem e seguro a partir de agora! O que mais dá satisfação é ver meus ex-alunos pelos bons caminhos do Investimento e agindo de forma racional e coerente…

    A Coelce pagou dividendos nesta data. Uma dica, veja sempre o site:
    http://dividendobr.com/

    No canto direito superior, informe o código do papel, e virá a lista…

    O movimento dos preços continua normalmente após os pagamentos, não interfere nas análises seja para investir ou especular. Geralmente após a queda (desconto) continua sua trajetória original, seja alta ou baixa…

    Um grande abraço!
    Leitão

  19. 19 Joao Claudio

    Leitão, boa noite!
    COCE5 não tem tag along, correto? O que isso pode afetar para quem tem este ativo em carteira para IG? Comenta-se que pode fechar o capital, o que isso tb impacta para quem tem?
    Caso isso aconteça dá para pegar a grana e ir para outro papel ou perdemos tudo?
    Obrigado
    João Claudio

  20. 20 Leitão

    Oi João!
    Boa noite!

    A COCE5 não tem tag-along, que é a garantia de direito aos minoritários de venda por pelo menos 80% do preço negociado em caso de venda a novos controladores.

    Até hoje não vi nenhum fato concreto sobre fechamento de capital, apenas boataria. A empresa está muda sobre isso, não tem nenhuma sinalização.

    Mas caso isso venha a ocorrer, quem tem ações ON vai receber algo próximo do valor que os majoritários vão receber, já quem tem PN vai receber o que o mercado estiver pagando no momento (preço de mercado). Esse é o risco pra quem tem PN. Em casos assim é sempre melhor comprar as ações ON. Eu tenho PN por gosto meu, mas poderia sim ter ON que é menos líquida mas tem essa segurança a mais.

    Se o fato de fechamento se concretizar (a partir do comunicado da empresa), penso que é melhor vender tudo logo (com lucro, claro) e partir para outra empresa.

    Se uma empresa vai fechar capital é porque não querem mais minoritários com eles, então é melhor ficar longe de quem não nos quer… :-)

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s