USIM5 – Gráfico – 27-01-2012

27jan12



29 Responses to “USIM5 – Gráfico – 27-01-2012”

  1. 1 Vanio Vedova

    Leitão, você retirou a USIM5 da sua lista de compras para IG? pois a algum tempo você comentou que tinha dado o cartão amarelo para ela…

    Quanto a CSMG3, os últimos dividendos foram menores que os usuais e nas últimas semanas está subindo sem parar, alguma razão em especial ou “coisas” do Mercado mesmo?

  2. 2 Leitão

    Oi Vanio!

    Sim, a Usiminas não faz mais parte da lista de compras por causa do desempenho ruim crônico dos últimos anos. As que tenho vou manter em carteira normalmente, mas novas compras estão suspensas.

    A Copasa foi coinciência! Estou publicando uma nova análise agora mesmo… Daqui a 5 minutos publico…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 JP

    Leitão,

    Sobre vender USIM5, em sua opnião o mais inteligente é aos poucos e no vermelho mesmo ou aguardar uma distorção do mercado que possa elevar seu preço mesmo com a ma qualidade ?

    Obrigado.

  4. 4 Leitão

    Oi JP!

    A Usiminas, mesmo com finanças fracas, ainda é uma grande empresa.

    Posso esperar tranquilamente para vendê-la quando estiver em fase de alta (mesmo com indicadores ruins) pois o mercado sempre provoca distorções. Assim como desvaloriza empresas boas, supervaloriza empresas ruins…

    E sempre que possível vendo parcelado, para evitar o IR… assim vou redirecionando os recursos também parceladamente para outros setores…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Marcelo

    Boa tarde a todos!
    Boa pergunta JP, parece que vc tirou essa pergunta olhando a minha carteira! Rsrs…..
    Quando comecei minha carteira de investimentos, eu comprava USIM5, hoje meu preço médio está R$ 18,79; eu comecei a comprar quando o preço dela era lá em cima e não abaixei mais esse valor porque eu parei de comprar ela… Eu tenho muitas ações dela, meu prejuízo é grandinho!
    Uns dias pra cá eu estava pensando se valia a pena começar a vendê-la aos poucos, mesmo com prejuízo, para reinvestir em outras empresas. Como o Ibovesta está em tendência de alta, eu não mexi em nada.
    Agora com a resposta do Mestre Leitão… Rsrs… Eu também “posso esperar tranquilamente”, acho que não vou mexer! Sei que no futuro ela pode ir me devolver tudo que investi e com lucro…
    Então, por enquanto eu estou esperando! Rsrs…
    Será que tem mais alguém também nesta situação? Acho que muitos, ne?
    Abraços!

  6. 6 JP

    No meu caso o preço médio esta mais alto porque parei mais cedo com ela para IG…

    O Leitão ja explicou bem, o mercado distorce de todas as formas então devemos tirar proveito dessa irracionalidade.

    Vamos esperar um bom momento pra começar a redirecionar os recursos…

    Valeu

  7. 7 DORI

    ola leitão, obrigada por nos ajudar, sempre acompanho suas informações gostaria que vc avaliasse a milk11 pois comprei 13600 ações a 1,60 em 2010 quando era iniciante vi o meu dinheiro virar pó, me de uma luz obrigada! DORI

  8. 8 Leitão

    Oi Dori!
    Disponha! O Blog é para ajudar mesmo… Obrigado pelas visitas!

    Olha, MILK11 é uma péssima ação, de uma péssima empresa, que não dá lucro!

    Essa é a regra básica número 1 ao se comprar ações: A empresa tem que ser Lucrativa. Se usar esse filtro básico já vai sair de muitas roubadas, como essa que entrou….

    Não tenho muito o que lhe dizer, pois com empresa ruim não dá para fazer nada a não ser torcer… O que se pode fazer é reconhecer o erro, aprender, dedicar mais agora e partir para outra… O que não pode é ficar triste com a bolsa, pois senão vai sair e nunca mais voltar (como a maioria faz) e então deixar de usar a bolsa como fonte de bons investimentos…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Rick

    Boa noite prof !!

    To de queixo caído nesse momento com a USIM5, embora não tenho ela na minha carteira graças a Deus…rsrsr…mais olhando os fundamentos dela..tá de da medo…tenho pena de quem mantem em carteira…como que uma empresa desse porte caiu tanto nos últimos anos…impressionante!!
    E digo mais..a melhorzinha desse setor no momento ta sendo a CSNA3, nem a GGBR4 não ta essas maravilhas…ta feia a coisa!!
    Prof posso t dar uma sugestão…coloca pra galera a GETI4 na sua lista no lugar da USIM5..essa empresa tem EXCELENTES fundamentos..ela é shooowww

  10. 10 Leitão

    Oi Rick!
    O caso da Usiminas já venho comentando a um bom tempo aqui com a turma. Ela realmente pisou na bola e vem com desempenho declinante de anos.

    A GETI4 é interessante mesmo…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Alberto

    Oi Rick!!!

    Concordo contigo !! tem o meu apoio para campanha !!!! GETI4 no lugar da USIM5 já!!!!!! rsrs!!!!

    Abraços!!!

    Alberto

  12. 12 Flora

    Meninos, tenho uma boa parte de minha carteira em USIM5, com PM de 14,50. A coisa tá feia, mas a título de valor da empresa, acho que ela de graça, a 6,XX, somando patrimonio, caixa, e dividas. Mas e aí, comprar mais para esperar a empresa se recompor, pois eles tem investimentos altos e deverão agregar valor e lucro aos produtos, ou por o rabinho no meio das pernas e esperar a agua passar debaixo da ponte?
    To quase cometendo a “insanidade” de dobrar a quantidade de acoes, e jogar o PM lá pros 10 reais….
    O que me diz, caro Leitão? Nao tenho pressa… posso esperar 5 anos…
    Abraço,
    Flora

  13. 13 Leitão

    Oi Flora!

    Desculpe a demora, estava em viagem de sexta a domingo…

    O caso da Usiminas já comentei outras vezes aqui com a turma… Ela está com desempenho declinante a um bom tempo, e foi uma bela pisada na bolsa por parte dos gestores.

    Ela não faz mais parte da minha lista de compras, e as que tenho em carteira já trago de longa data, e reduzi minha posição para menos de 5% de minha carteira total…

    Agora, uma coisa muito importante: Não devemos jamais fazer Preço-Médio em empresa com problemas financeiros como é o caso da Usiminas. Preço-Médio só fazemos em empresa com QUALIDADE em suas finanças, e mesmo assim com muita estratégia… Não é preço-médio aleatoriamente assim não…

    Eu mesmo, aproveitei esses bons momentos de queda no mercado, e fiz uma troca de ações… Boa parte do que eu tinha em Usiminas troquei por Banco do Brasil, GETI4 e Vale…. Assim mantive o mesmo capital, só que em empresas de qualidade superior…. (apenas um exemplo prático).

    Reveja com calma sua forma de atuar na bolsa… Aqui no Blog tem muito conteúdo que vai lhe ajudar… sugiro ir lendo aos poucos…

    E qualquer coisa estou por aqui…

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Rick

    Prof leitão, vc comentou pra nossa amiga flora que fez uma troca de ações, nesse caso vc pegou boa parte do seu capital investido na USIM5 e comprou a GETI4, BBAS3 e VALE5, neste caso vc comprou as 03 de uma unica vez usando toda parte do seu capital…(aproveitando o momento de baixa da bolsa) ou de forma aleatória…dividiu pelo nº de ações na carteira e adicionou nas compras mensais, conforme vc nos ensina no curso;

    Abraços!!
    Rick

  15. 15 Leitão

    Oi Rick!
    Fiz a compra toda de uma vez, para aproveitar os preços baixos. Foi sob o princípio de Investimento em Valor.

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Anônimo

    Oi Leitão,
    “O vice-presidente de Finanças e RI da Usiminas afirmou que a companhia não tem qualquer decisão tomada sobre uma possível venda de ativos para redução do endividamento”.

    Caso isso aconteça o que pode acarretar para quem tem ainda o ativo.
    Abraço
    João Claudio

  17. 17 Leitão

    Oi João!

    Já faz algum tempo que não tenho mais Usiminas em carteira justamente pela perda de qualidade dos fundamentos, problemas com lucros, etc… Não estou mais acompanhando o dia-a-dia da empresa, por isso fico limitado a dizer…

    Mas esse fato que você destacou é apenas mais um fato no meio de NNN outros, que dizem respeito à gestão da empresa e não necessariamente precisamos ficar olhando, pois nosso papel é de Investidor e não de Administrador.

    Seja lá quais forem as decisões atuais e futuras da administração da Usiminas, o fato é que a empresa está mesmo ruim nas finanças e não vale a pena ser sócio dela… Por isso saí já a um tempo…

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Anônimo

    Obrigado Leitão. Mas e para quem ainda tem em carteira? Seria melhor sair no prejuízo mesmo e alocar o capital em outro setor mais promissor ou aguardar os preços chegarem mais perto do preço médio para sair?

    João Claudio

  19. 19 Leitão

    Oi João!

    Olha, para quem está pouco alocado nela, é mais tranquilo. O que não pode é ter uma alocação representativa, pois é um problema nesse caso.

    Uma empresa com fundamentos fracos e sem sinais de melhora pode demorar anos e anos até sanar todas as suas inconsistências financeiras (isso se sanar!). De forma que ficar posicionado em uma empresa em tais condições é contar apenas com o tempo e com a sorte, ou seja, não é legal mesmo.

    Eu fiz assim: Vendi todas as minhas posições nela e comprei imediatamente outras 03 empresas com bons números financeiros, bons lucros, bem administradas, com dividendos, etc (e comprei barato, aproveitando quedas!)… Em fim, tirei meu capital X de uma empresa problemática e que poderia demorar anos para se reerguer e comprei outras 03 que estão indo muito bem… Saltei de um barco furado e pequei uma lancha à motor bem conservada…

    Mas cada investidor tem que analisar sua situação em particular. Não consigo dar pitaco em operações terceiras assim, apenas através de uma mensagem de texto….

    Mas espero ter ajudado em uma melhor análise…

    Um conceito que é muito importante e vale lembrar agora: Nossa carteira é um TIME, todos jogam junto, e por isso devemos ter alocações bem equilibradas entre todas as empresas de nossa carteira, diversificada. Assim, mesmo que uma ou outra empresa nos decepcione (e isso acaba acontecendo mesmo), o resto compensa.

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Anônimo

    Leitão,

    Eu tenho USIM5 há anos, desde quando era fortemente indicada para compra, porém hoje parece que a situação e os indicadores financeiros, que não eram bons há algum tempo, pioraram mais ainda. Penso em vender e trocar por VALE5, que está barato, e um pouco de GETI4, mas vendo por outro lado não seria a hora de esperar mais, já que é uma grande empresa e está no fundo histórico? Um investidor de “Valuation” não olharia com mais atenção justamente para ela agora que ninguém quer? Não pretendo comprar mais, mas vendo os preço que ela já chegou acredita que isso pode ser revertido em alguns anos? Ou acredita ser uma situação em que a empresa passaria anos estagnada e caso venha a se recuperar seria num prazo muito longo?

    Abraços,
    Beto

  21. 21 Leitão

    Oi Beto!

    A situação da Usiminas já está ruim a um bom tempo e não vejo nada para melhorar. Já tem mais de 02 anos que comentei sobre esse problema da deteriorização dos indicadores e declínio sistemático nos lucros. E já a um bom tempo não tenho mais Usiminas em carteira. Troquei por Vale, Geti e outras que nem lembro agora, de melhor qualidade.

    Sei que é ruim sair de uma empresa com prejuízo, mas essa decisão sua está por demais atrasada. Poderia já ter decidido isso a bem mais tempo, evitando assim essa grande perda. Por isso é importante acompanhar as empresas em carteira. Não precisa ser todo dia, mas de uns 03 em 03 meses é bom conferir e, caso observe declínio na qualidade dos fundamentos, ascender a luz amarela, antes que seja tarde. Isso ocorre com uma minoria de nossas empresas (quando fazemos o dever de casa). Mas ocorre.

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Beto Aguiar

    Bom dia Leitão,

    Usiminas vem reagindo há algum tempo e parece que a situação melhorou um pouco. O que acha dessa empresa hoje? A empresa passou dificuldades foi deixada de lado, mas poderia ser uma oportunidade já que o preço está baixo?
    Abraços

  23. 23 Leitão

    Oi Beto!
    Boa tarde!

    Olha, a Usiminas foi muito forte no passado mas sua administração pisou muito na bola, o que causou toda a crise que até hoje existe nela. Realmente sua má administração, totalmente não-voltada para os acionistas, causou muita decepção. Não vejo mudança nessa postura, e preços subindo não quer dizer que mudou estruturalmente. Continuo fora dela e não pretendo voltar tão cedo, pois o setor enfrenta dificuldades e estou evitando ter várias desse setor.

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Vanio

    Boa noite Leitão;
    Além da Usiminas tem mais alguma do seu cardápio que você já vendeu (eliminou da carteira) ou parou de comprar?
    E como você já mencionou a GETI, tem mais alguma nova que você acrescentou à “lista de compras” para IG?
    A Cielo, LAME4 e a Eztec parecem ser boas opções, e o que você acha da BTOW e SCAR, empresas do trio de ouro da ABInbev (Lemann, Telles e Sicupira).
    Obrigado
    Vanio

  25. 25 Leitão

    Oi Vanio!
    Bom dia!

    A Usiminas é a única que saiu da minha carteira, por má administração sistemática.

    Tenho sim outras empresas mas não publico todas porque dá muito trabalho ficar atualizando. Concentrei os esforços em publicar sobre as principais mesmo.

    Você citou várias… mas vou ser rápido: BTOW é péssima, Lame4 endividada não gosto e SCAR também não me convence. As outras ok.

    Cuidado com essa de seguir os “gurus” heim. Defina seus critérios pessoais, sua estratégia pessoal e não caia na onda de seguir os “gurus”…

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Sam

    Prá muitos Eike Batista era O GURU!!

    Precisa falar mais? rs

  27. 27 Vanio

    Boa tarde Pessoal;
    Obrigado pela resposta Leitão, realmente o melhor é seguirmos nossa estratégia pessoal mesmo.
    A pergunta sobre as Empresas do Lemann e sócios é que diferentemente do Grupo X, este trio tem capital humano em abundância e também já teve sua Gestão aprovada pelo próprio Buffet (ver sociedade na Heinz), por isso seria de se esperar que suas Empresas fossem bem geridas e lucrativas…. Mas sabemos que além disto existem outros fatores mais complexos como o próprio setor de atuação…. Talvez seja muito mais fácil gerar lucro com cerveja do que com lojas virtuais e físicas de varejo, fica aí a reflexão.
    Vanio

  28. 28 Beto

    Boa tarde Leitão,

    Mantive Usiminas em carteira e apesar da forte queda e má administração fiz bons trades com ela. Hoje vejo que está abaixo dos 6,00. O preço justo pelo Itaú é 9,00 e mantém como Outperform.

    Soube que existe uma briga séria pelo controle da empresa e isso foi parar na justiça. Mas não seria uma mudança para melhor? E o valor está bem abaixo do VPA.

    O que acha do atual cenário de Usiminas?

    Abraços

  29. 29 Leitão

    Oi Beto!
    Bom dia!

    Desculpe-me a demora, estive em viagem nesse final de semana…

    Olha, já não tenho Usiminas em carteira a um bom tempo. A administração piorou muito e pisou muito na bola. Desde então não acompanho mais a empresa pois seu problema de má gestão ficou crônico.

    Não devemos insistir com empresas má administradas. E outra coisa: não dê ouvidos à essa coisa de “preço justo pelo itau”, etc… essas sugestões de compra ou sugestões de “preço justo” ou “preço alvo” são apenas chutes e divagações… não dê ouvidos a dicas de corretoras ou bancos… aliás, não dê ouvidos a terceiros de modo em geral… o melhor é desenvolver a capacidade de analisar por você mesmo, apenas observando os resultados reais das empresas de forma objetiva e fria.

    Como disse, não acompanho mais Usiminas. Prefiro dar atenção a outras melhores, mais bem administradas e lucrativas…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s