VALE5 – Gráfico – 24-01-2012

25jan12



10 Responses to “VALE5 – Gráfico – 24-01-2012”

  1. 1 RÔMULO FERNANDES

    Caro Leitão, Sou apreciador da forma de interação com o público. Parabéns! Sobre a VALE, apresento minha humilde colaboração.

    1ª Obs.: O suporte (ursos) estão mantendo a posição com bastante firmeza. Pregão após pregão, no gráfico diário vê-se bem, os touros perdem sua força, apesar das “trancos” que dão para cima após uma baixa maior que a anterior…
    2ª Obs.: A tendência de queda em que a VALE vinha antes da formação do triângulo, influencia fortemente em mais quedas deste ativo. Além disso, com perdas recentes em negócios dispendiosos (fabricação de navios que agora quer venderá até com preços menores que o de fabricação) e o mau momento do mercado para seus produtos… Tô fora da VALE, mas pronto para comprar abaixo de R$ 35,50…FELICIDADES EM 2012.

  2. 2 Leitão

    Oi Rômulo!
    Obrigado pelas visitas!

    A questão do preço adequado depende muito da estratégia pessoal de cada um, sendo que, claro, quanto mais barato, melhor. Já a manutenção da qualidade da gestão e dos resultados é vital, independente de qual estratégia for. Por hora ela continua nos trilhos…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Alexadre Siebert

    Rômulo,

    Parece que vc tá misturando notícias Vs análise gráfica.
    Eu tô dentro da vale, independente se o navio rachou, a grécia quebrou ou se o mundo acabar em 2012.

  4. 4 Guto

    O mundo vai acabar em 2012? Então vende, vende tudo : )

    Abs!

  5. 5 Rômulo

    Caro AlexaNdre Siebert (coloquei o “N” porque acho que na velocidade… você esqueceu), na minha estratégia, sem desconsiderar a sua e de qualquer outro investidor/especulador as notícias são lidas com o objetivo de identificar o movimento da “manada” de incautos… e ganhar quando este movimento perder sua força… Tem uma coisa em você que admiro… a fidelidade pela VALE5 (vocÊ disse: “se o mundo acabar em 2012 você continua com a Vale”)… Infelizmente, nesta bovespa, só amo o dinheiro… o meu dinheiro… namoro e flerto com todas as ações, inclusive a VALE5… mas amo meu “capital”. Sejamos felizes em 2012… Você com a Vale e eu com todas, inclusive sua Vale…

  6. Olá Rômulo,

    Pelo que entendi no seu post você a principio não deixou claro se era investidor ou especulador com a Vale, e no seu ultimo post confirma a visão de especulador.

    Já o Alexandre está fielmente comprado na Vale e cada vez que chega a vez dela ele deve fazer uma nova compra pra aumentar o seu IG e com isso focar o Longo Prazo e ir construindo patrimônio.

    As duas estratégias são valiads, tanto Especular quanto Investir, mas isso sempre vai entrar em conflito se um estiver olhando pra especular e ou outro pra compor sua cateira de IG.

    Eu também, assim como o Alexandre, tenho a Vale em carteira, não vendo e só compro mais. Mas tenho também uma quantia reservada pra ficar de olho nas oportunidades momentanias que você mencionou, que é quando sai um boato ou notícia (na verdade não interessa o motivo) e o merado cai e depois volta a subir. Ai eu entro realizo o meu lucro (ou prejuizo) mas sigo fielmente na minha estratégia de IG, onde o meu foco é o Longo Prazo.

    É sempre importante separa ESPECULAÇÃO de INVESTIMENTO.

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  7. 7 Alexandre Siebert

    Falou tudo Fulgêncio!!

    Rômulo, quando eu disse que estou com a vale mesmo se o mundo acabar, quis deixar claro que não importa quão conturbado esteja o mercado, sei que uma boa janela de oportunidade para adquirir o ativo se abriu e continua aberta.

    Seria ingenuidade da minha parte confiar cegamente numa determinada empresa. Eu confio somente na minha estratégia e mais nada. Não pense que só tenho a vale na minha carteira, tenho outras 10 empresas bem estruturadas onde coloco meu dinheiro.

    Você pareceu ofendido, não quis em nenhum momento criticar..

    Abraço

  8. 8 Leitão

    Oi pessoal!
    Parabéns pelo debate e a manutenção da cordialidade e alto nível nas trocas de opiniões. Obrigado!

    A turma aqui é sempre nota 10! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 CARLOS ABINAEL

    ola leitao ! sempre acompanho seu blog . nao participei dos seus cursos ainda mas vou participar logo logo, quero uma opiniao sua .No material do blog vc orienta ,sobre como fazer carteira ,aquele rodizio de todo mes comprar e comprar sempre.Eu estava fazendo assim todo mees comprava um pouco mas ultimamente as açoooes do cardapio vem valorizando , eu me precipitei comprei umas 15 empresas assim numa tacada rsrssr .. depois da labança vem a duvida; fico comprado, para aproveitar a valorizaçao e tambem os dividendos ou vendo e continuo comprando pouco a pouco respeitando o rodizio , sera que se eu ficar comprado nao vai comprometer a minha inteçao de aproveitar os dividendos pago pelas empresas? se eu vender nao vai subir muito diminuindo meu poder de compra? ja que o mercado deu sinal de valorizaçao? eu nao tenho inteçao de vender , quero aproveitar os dividendos ,mas a duvida é…… sera que fiz lambaça ?

  10. 10 Leitão

    Oi Carlos!
    Obrigado pelas visitas! E quando animar vir para a turma será muito bem vindo, tenho certeza que você vai gostar, e não vai nunca mais cometer esses erros e ficar inseguro assim.

    Você fez errado sim, saiu da disciplina e agiu por impulso, com ganância. Agora vem a insegurança e isso só leva a mais lambança. Não continue assim.

    Tem que ter disciplina de compras fixas sempre, nada de ficar improvisando e comprando muito de uma vez só. Se comprar irregularmente, vai ter resultados irregulares também, e fatalmente resultados ruins com o tempo.

    Mantendo a disciplina raiz da estratégia não terá dúvidas ou preocupações. Por isso, antes de ensinar uma estratégia, sempre dou um enorme cabedal de conceitos sobre o mercado a meus alunos, e além disso um cabedal de preparo emocional. Para se ter controle emocional e a disciplina necessária é preciso amadurecimento emocional, que só vem com a boa educação para a bolsa.

    Não é complicado não, mas infelizmente não consigo mesmo explicar tudo por aqui, mas já são algumas dicas e conceitos (aliás em todo o blog venho falando aos poucos sobre muitos conceitos). Quando animar, venha mesmo para a turma. Educação e preparo são sempre o investimento mais rentável…

    Enquanto isso, aos poucos vamos aprendendo mais por aqui…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s