IBOV – 23-01-2012 – Histórico

24jan12

Bom dia, pessoal!

Voltei das férias renovado e agora vou colocar as pendências em dia, atualizar os gráficos e voltar a acompanhar diariamente o mercado. O difícil é pegar o ritmo novamente após a praia :-)

Vamos lá! Para começar, fiz uma analise geral do mercado para ter uma visão mais ampla. E para facilitar segue uma síntese com todo o histórico do IBOV.

Vou continuar analisando cada ação em particular durante o dia e após o fechamento do pregão de hoje atualizarei cada ação do meu cardápio.

Durante a semana vou prosseguir com a revisão de cada posição em carteira e planejar as mudanças para 2012. A cada mudança vou postar aqui para os amigos acompanharem.

Um grande abraço, e vamos juntos fazer um 2012 de muito crescimento!!
Leitão

Antes… 2008 e 2009
(Ver post original)

Depois… 2010
(Ver post original)

Mais adiante… 2011
(Ver post original)

Depois… 2011
(Ver post original)

Depois… final de 2011
(Ver post original)

Agora…

PS.: Observe a evolução ao longo dos anos e como duas qualidades são fundamentais: a frieza e a disciplina. Frieza para pensar de forma clara, simples, sem influências externas; e Disciplina para manter suas estratégias de forma segura e perseverante.

Gráficos e dicas em seu e-mail...



15 Responses to “IBOV – 23-01-2012 – Histórico”

  1. Exelente Leitão!!

    Mercado com muito espaço agora!

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  2. 2 fredi

    Acompanhando…

    Abs

  3. eai leitao! bela analise, mercado baratinho em relacao os fundamentos das empresas, pelo visto vai buscar akele topo novamente, estou bem posicionado so assistindo o arrenque dos papeis, esperando uma queda das eletricas pra entrar forte nelas esse ano é so o q está faltando no meu portfolio eh uma eletrica hehehe, abraço boas analises!

  4. 4 Igor

    Renovado das férias vamos investir, acompanho sempre o blog muito bacana voltar ao restaurante do leitão é sempre bom….hehehee.
    Aproveitando leitão fiz um curso sobre mini indice e achei bem interessante, já aplico no mesmo mas com no maximo 2 mini contratos, super volatil mas bem viciante, pena que no meu trabalho oficial não tenho muito tempo para acompanhar.
    Prefiro ganhar e perder pouco para meu aprendizado.
    Gostaria de saber se pode falar um pouco sobre mini indice.
    Abraço.
    Igor.

  5. 5 Saulo

    Qual ferramenta vc utiliza para visualizar os gráficos e realizar as análises?

  6. Leitão, que bom que estamos com novos posts! Espero que tenha curtido bem as férias. Mesmo aproveitando as minhas não deixei de conferir o blog para aprender com os posts antigos. Forte abraço…

  7. 7 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    E vamos que vamos! :-)

    ————————-
    Oi Saimon!
    É isso mesmo! Está no caminho certo! Não deixe de colocar boas elétricas também… Esse mês tive um susto ao ver os dividendos em minha conta, e quando fui ver veio a maior parte delas! :-)

    ——————————-
    Oi Igor!
    Mini índice é válido, mas é uma forma de especulação… Você tem que saber muito bem o que é Especular e o que é Investir, senão vai ficar perdendo tempo apenas jogando, achando que está especulando…

    Não precisa ficar nessa de “ganhar pouco e perder pouco para aprender”… É possível aprender certo desde já e partir para a trilha certa, pois tempo é dinheiro! Aqui no blog sempre converso sobre isso… você pode corrigir a forma de ver a bolsa já no início…

    ———————————-
    Oi Saulo!
    Para as análises gráficas eu uso MetaStock, mas qualquer programa gráfico serve, não precisa de nada em especial.

    Já para as análises fundamentalistas eu consulto os dados das empresas, o desempenho financeiro de cada uma, etc…

    ————————————–
    Oi Fabrício!
    Valeu! Vamos juntos em 2012!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Frederico

    Oi Leitão e pessoal,
    se investimos na bolsa é pq acreditamos que ela pode render mais que a renda fixa certo? Gostaria de saber quanto se espera de rendimento por mês de um investimento na bolsa ao final de 5, 10 ou 15 anos (através de IG com boas empresas, etc). 1%? 2%?

  9. 9 Leitão

    Oi Frederico!

    Sim, a bolsa tem a obrigação de ter crescimento patrimonial acima das outras aplicações, pois ela é composta por empresas, e não por capital somente.

    Veja que eu usei o termo “crescimento patrimonial” ao invés de “rendimento”, pois rendimento quem dá é a renda fixa… Na bolsa temos que ter a visão correta. Não medimos desempenho em bolsa mensalmente, como na renda fixa. Medimos crescimento patrimonial ao longo dos anos.

    Por se composta por empresas, ela tem que nos dar algo mais que a renda fixa e que a inflação. Afinal, as empresas é que geram a inflação, e repassam isso aos clientes. Então, na bolsa, estamos do outro lado do time: do lado do time dos patrões.

    É difícil definir uma taxa, é mais fácil ter uma referência móvel. Podemos adotar, como medida de desempenho, algo em torno de o dobro da renda fixa. Se uma pessoa que investe em bolsa conseguir o dobro da renda fixa ao longo dos anos (medindo anualmente), já estará tendo bom desempenho.

    O desempenho é medido de acordo com sua carteira pessoal, e não com o IBOV. Cada pessoa faz compras e escolhas pessoais, em momentos diferentes, recebe dividendos e crescimento com isso… Duas pessoas podem ter desempenho totalmente diferentes dependendo das escolhas e das estratégias que usam… Uma simples planilha em excel já é suficiente para esse controle.

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Frederico

    12% ao ano é um rendimento possível?

  11. 11 Leitão

    Oi Frederico!
    Sim, sempre uma média acima da renda fixa é possível. Suponhamos que durante 5 anos a renda fixa teve uma média de 10% aa, então é perfeitamente possível que se consiga 20% aa. (Somando-se todas as bonificações recebidas durante o período – dividendos, juros, etc… + valorização do papel.)

    Lembrando que isso será uma média anual. Haverá anos em que se fechará com -20% e anos que se fechará +80%… Acontece que muita gente não entende isso, e quando se vê a carteira com -20% acha que está perdendo, e não é assim.

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Restituti

    Mestre Leitão voltou melhor do que nunca!

    Adoro ler esses posts.

  13. 13 JayQuest

    Excelente.

    Resumi tudo!

    Bom retorno a ativa.

  14. Leitão

    Cada vez mais, acho que as grandes blue chips, como Petrobrás e Vale são grandes demais para continuarem crescendo. Então penso que a aposta de crescimento sejam em boas small caps. O que você acha da Marcopolo (POMO4). Teria outras sugestões ?

    Abraço

  15. 15 Leitão

    Oi Jeferson!

    Toda empresa tem sua curva natural de crescimento. Nasce, cresce e depois estagna. Exemplo: a Souza Cruz é uma excelente empresa, mas não cresce mais.

    Existem 03 tipos de empresas: As novas, as em crescimento, e as já estagnadas. (obs.: estagnada não é sinônimo de ruim)

    Nesses três tipos temos duas faces: as empresas boas e as empresas ruins. Independente de qual fase a empresa esteja, ela tem que ser boa: bem administrada e lucrativa. Sendo bem administrada e lucrativa, sempre há um espaço em nossa estratégia.

    As empresas muito grandes vão mesmo chegar a uma fase de crescimento baixo, é normal. Mas algumas muito grandes, privilegiadas, são de um tipo especifico: as Monopolistas. As empresas monopolistas têm um ciclo de vida mais longo mesmo…

    Agora, falando das menores, temos sim boas opções. Vou fazer uma boa revisão durante as próximas semanas, e depois comento aqui com os amigos.

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: A Marcopolo já está no mercado a uma boa data e vem mostrando bom desempenho sim.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s