Chat 24 a 29/jan

24jan12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



20 Responses to “Chat 24 a 29/jan”

  1. 1 enio

    Olá amigos do buteco,
    estou tentando zerar a tabela de trades que o leitao passou pra mim no curso, pra começar o ano de 2012. o problema é que quando eu apago os valores das casas, ele apaga os codigos e da problema na tabela.
    alguem sabe como fazer ou poderia me passar uma nova?
    obrigado

  2. 2 Leitão

    Oi Enio!
    A turma está lá no Buteco, veja o link:
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Nas planilhas que lhe passei durante o curso você deve manusear apenas os campos em cor branca. Vou enviar novamente para seu e-mail…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Terezinha

    Leitão,

    Que bom tê-lo de volta e animado. Não podemos menosprezar o efeito das férias, não é?
    Bom retorno!
    Que 2012 seja mesmo um ano de crescimento para todos !

  4. 4 JP

    Oi Leitão, TRPL4 e GETI4 não fazem parte do seu cardapio mas são boas empresas.

    É correto classificar assim ?

    TRPL4 – Cardapio alternativo
    GETI4 – Cardapio Prncipal

    Obrigado.

  5. 5 enio

    valeu Leitao,
    obrigado!!

  6. 6 Leitão

    Oi Terezinha!
    Obrigado! Férias são ótimas para renovar a cuca… Vamos juntos em 2012!

    ———————
    Oi JP!
    Sim, isso mesmo! Duas boas ações… Eu gosto mais da GETI4 mesmo, e esse ano devo incluí-la em carteira, vamos ver…

    ——————————
    Disponha, Enio!

    Abraços!
    Leitão

  7. Olá Leitão e amigos…

    Bom que teve boas férias e que ótimo que você voltou! rs
    Estou com uma dúvida de principiante com relação aos dividendos, no caso da Coelce geralmente ela aprova em abril e a data ex-1 também é em abril, e o pagamento é em dezembro. A dúvida é se pra receber tenho que ter as ações na data ex-1 (abril) e mantê-las até o dia do pagamento (dezembro) ou posso vendê-las após a data ex-1 e receberei de qualquer forma em dezembro.

    Abraços,

  8. 8 Leitão

    Oi Jefferson!
    Estou na ativa! :-)

    Depois da data EX você pode vender que vai receber normalmente…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Lucas m.

    Bom dia pessoal!

    Acompanho o blog já faz um tempo mas nunca cheguei a participar ativamente dos chats, nesses ultimos dias observando o comportamento do mercado me ocorreu a idéia de especular com blue chips. O que vcs acham?

  10. 10 Leitão

    Oi Lucas!

    Obrigado pelas visitas! Bom saber que já me acompanha a mais tempo, e aos poucos vamos aprendendo mais… Aqui tem muito conteúdo que vai lhe ajudar.

    Sobre especular com as tais “blue chips”, ok, em geral são empresas grandes e lucrativas. Mas essa classificação de “blue chips” é muito vaga – o melhor é usar uma outra: empresa boa e empresa ruim. Empresa boa é qualquer empresa bem administrada e lucrativa, independente de seu tamanho ou sua popularidade.

    Sempre alerto que é melhor especular com ações boas, de qualidade, e jamais colocar a mão em micos, empresas novatas ou com apenas “marketing” e pouco resultado real.

    Não tenha pressa. Vamos aprendendo um pouco mais… O melhor investimento para quem está começando na bolsa é em Conhecimento. Aprender a olhar a bolsa do jeito certo é o melhor para quem está começando.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Lucas m.

    Então Leitão,

    A idéia que eu tinha era de exatamente investir em empresas já consolidadas e tradicionais de maior liquidez (PETR4, BBAS3, RAPT4, CMIG3, entre outras no mesmo estilo) e fugir justamente dos micos para evitar perdas.

    Já leio sobre o assunto a uns 3 anos, mas agora que está começando a me sobrar um dinheiro no final do mes pensei que essa é a oportunidade de me lançar no mercado de vez.

    Você me recomenda investir no fracionário ou juntar o suficiente para operar com lotes de ações?

  12. 12 Leitão

    Oi Lucas!

    Vamos ver se consigo ajudar um pouco, veja:

    1) Primeiro tem que saber selecionar boas empresas, lucrativas, consolidadas. Se conseguir fugir dos micos já estará no caminho certo;

    2) Depois, tem que saber diferenciar duas coisas importantes, vitais: Investimento e Especulação. Sou repetitivo sobre isso, mas é o erro mais grave que todo iniciante comente. Investir é construir patrimônio comprando empresas de qualidade com disciplina regular ao longo dos anos; Especular é comercializar rapidamente papéis. Você está confundindo esses conceitos, e tem que separar bem para tirar o melhor de cada mundo;

    Para Especular, o ideal é fazer isso com lotes; Para Investir, podemos fazer isso com fracionado mesmo, pois vamos comprando aos poucos todo mês.

    Aqui no blog esse assunto é recorrente. Se você pesquisar e ler com calma, aos poucos, vai encontrar muito sobre esse tema vital… Sugiro que pegue essa idéia que comentei e estude mais, para diferenciar muito bem o que é Investimento e o que é Especulação, para só depois fazer a coisa certa.

    Um abraço!
    Leitão

  13. Olá Lucas,

    Pra reforçar o que o Leitão falou sobre separar Investimento de Especulação, infelizmente boa parte dos livros não tratam muita bem esses assuntos de maneira separada, e acabamos confundido as bolas.
    Eu também entrei na bolsa falando que estava investindo e estava só especulando e com o minimo de conhecimento possivel, não demorou e começou a dar errado. Então quanto mais você procurar estudar as 2 areas separadamente melhor para o seu bolso.

    E concerteza o Blog do Leitão é o melhor caminho pra isso.

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  14. 14 JP

    Leitão,

    Tenho uma duvida referente a forma de imbutir os ganhos com dividendos na carteira, penso em fazer dessa forma e gostaria de sua opniao e dos colegas tambem.

    1) Estabelecer uma media geral de 5%aa, que é realmente a media mais proxima de DY da carteira.

    2) Somar 5% no resultado anual. Exemplo :
    Compra com lucro de 50% em 5 anos, retorno de 10% ao ano.Somando 5% de Dividendos, resulta em 15%aa.

    O que acham ?
    Obrigado.

  15. 15 Leitão

    Oi JP!
    Sim, é simples e funciona.

    Outra forma é sempre anotar os recebimentos pontualmente. Recebeu, anote em uma planilha. Depois basta somar os recebimentos ao longo do ano e dos anos e ver realmente quanto recebeu.

    Se tiver um pouco mais de paciência, pode também separar isso por cada compra efetuada. Assim vai ter o detalhe de cada compra e seus dividendos. Mas é mais chato, nem carece.

    Interessante observar que, como os lucros tendem a crescer com o tempo, a mesma qtde de ações comprada inicialmente que dava por exemplo 5% de dividendos, pode dar muito mais com o passar dos anos. Por exemplo: se hoje você compra 100 ações de uma empresa X e recebe 5%aa de dividendos, daqui a 5 anos essas mesmas 100 ações muito certamente estarão dando muito mais que 5%aa em relação ao preço que se pagou quando da sua compra. Aí é que a coisa fica legal mesmo!

    Investimento em bolsa é como a cachaça mineira: quanto mais envelhecida, melhor!

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 JayQuest

    Ihhh…

    alterações no Cardápio…?

    Só na curiosidade mesmo em comparar com o que tenho aqui.

    (:-)

  17. Leitão, “especular” com dividendos é uma estratégia viável? ou seja analisar o histórico das datas ex de boas empresas boas pagadoras de dividendos, comprar e vender logo após…

    Abraço,

  18. 18 Leitão

    Oi Jefferson!
    Não acho uma estratégia válida não… Não é consistente ao longo do tempo. Você poderá até fazer uma ou outra com sucesso, mas no geral irá perder tempo com isso.

    O melhor é especular apenas com a compra e venda bem calculada, sistematicamente.

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 leandro lopes

    Boa noite Leitao,
    Analisando aquele grafico do ENFOQUE, pelo que entendi estamos longe do fundo, eles traçam um canal de alta desde 1960…..e apesar de estar dolarizado estamos longe do fundo mesmo passando pra real, diferente do grafico que vc postou desde 1994 se eu nao me engano…..pq há essa diferença? está correto minha análise???
    abraços.

  20. 20 Leitão

    Oi Leandro!

    Está diferente mesmo. O gráfico da Enfoque, dolarizado, serve como ilustração histórica dos fatos marcantes em cada período. Mas para análise gráfica o melhor é usar o gráfico IBOV sem dolarizar, pois com o fim da hiper-inflação fica melhor analisar o IBOV diretamente em real, e como é longo prazo, em escala semi-log.

    Sempre ao olhar um gráfico eu também olhos os Fundamentos do mercado, a parte financeira das empresas e as relações entre Preço/Valor. Assim colocamos lógica nos movimentos dos preços. Por exemplo: não tem lógica o mercado cair vertiginosamente como no gráfico da Enfoque atual, pois senão as empresas estariam sendo dadas de graça, e o capitalismo teria acabado.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s