Chat 21 a 27/nov
21nov11
Olá, pessoal!
Segue mais um post para chat nesta semana…
Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!
Obrigado pela grande participação de todos(as)!
Abraços! Leitão
PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.
Leia também…
> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)
Filed under: filosofando | 32 Comments
Tags:chat
… e lá vamos nós!
O pessoal parece estar meio desanimado essa semana, na verdade é o final de ano, todo mundo cansado. Leitão olha que maravilha esse método que descobri para selecionar ações:
“A fórmula de Greenblatt é uma maneira simples de identificar empresas de alto valor que estão sendo vendidas a um preço baixo no mercado. Com a fórmula mágica cria-se uma ranking das empresas com alto valor (medido através do retorno sobre o capital) e baixo preço (medido através da relação lucro/valor de mercado).
Uma forma ainda mais simples de montar o ranking é utilizar dois índices muito conhecidos no mercado: ROE e P/L.
Para montar o ranking, você precisa escolher algumas ações, calcular o ROE e P/L de cada uma delas, fazer um ranking para cada índice (ROE é decrescente e P/L é crescente), somar a posição de cada empresa em ambos os ranking e ordernar esse resultado do menor para o maior. Resumindo:
1) Escolher algumas ações.
2) Calcular ROE e P/L.
3) Definir o ranking para cada índice. Feito os cálculos, monte duas listas. Na primeira, ordene as empresas do maior para o menor ROE. Na segunda, ordene-as do menor para o maior P/L.
4) Somar as posições e montar ranking final. De posse das duas listas montadas no item anterior, some as posições das empresas em cada ranking e monte o ranking final, em ordem crescente. Ex: se a empresa A ficou em 2o num ranking e 3o no outro, ela obteve 5 pontos. Basta fazer essa simples conta para todas e obter o ranking definitivo.”
Que maravilha heim! E dai se a empresa está endividada, ou não vem tendo lucros consistentes ao longo dos anos? Não precisamos saber dessas informações, só o P/L e o ROE atuais são suficientes para escolhermos em quais empresas investir. E depois no final ele ainda mostra o ranking dele:
1 BBAS3 (Banco do Brasil)
2 BRTO3 (Brasil Telecom)
3 VALE5 (Vale)
4 LAME3 (Lojas Americanas)
5 LIGT3 (Light)
6 CRUZ3 (Souza Cruz)
7 TMAR5 (Telemar Norte Leste)
8 EMBR3 (Embraer)
9 ITUB3 (Itaú)
10 ITSA4 (Itausa)
Ta loco, tem muita empresa nesse ranking que eu não quero nem dada. Dai o investidor novo, desinformado, compra umas ações dessas, leva prejuízo, e pega nojo do mercado de ações. Falta de responsabilidade de alguns blogs por ai.
Abs!
… eu também li isso em algum lugar….
Que beleza! Embraer, Americanas e duas bombas da telefonia? Vou usar esse método aí…
Guto, fico me perguntando se o ano seu já acabou pra ter tempo de ficar pesquisando essas pérolas…hahahahaha.
Abração!
Oi Guto!
Realmente é um problema sério! Obrigado pelo ótimo comentário!
A tal “Fórmula de Greenblatt” é popular entre os iniciantes, e igualmente ruim assim como os tais “Axiomas de Zurique”….
O livro de Greenblatt não é de todo ruim, até tem seu valor introdutório e didático, mas peca principalmente pela superficialidade, e mais grave ainda pela irresponsabilidade ao dar ar de “prática e excelente” uma fórmula superficial.
Por isso que sempre tenho dificuldades quando os amigos me pedem dicas de livros sobre bolsa. A grande maioria é ruim… E os menos ruins são muitas vezes superficiais ou pecam por tropeçar em conceitos importantes e fundamentais, ou mesmo pela simples irresponsabilidade ou desconhecimento do tema Bolsa.
Bolsa não é coisa complicada. Como sempre dito, complicada é essa “poluição informacional” que existe no meio…
Um abraço!
Leitão
Leitão,
O que vc acha do livro: Investindo em Small Caps, do Anderson Lueders?
Ainda não li, mas ouço falar mto bem dele. Vc já leu, o que acha?
Abraço
Oi Fabiano!
Já li sim. É um bom livro… O Anderson é conhecido de caminhada já a um bom tempo, e muito dedicado ao assunto.
O assunto é mais profundo, e nem sempre é possível condensar tudo em um único livro. Mas é um bom livro sim…
Abraço!
Leitão
Pois é Davi, hahahaha! Na verdade é bom ver que tem coisa ruim por ai, para termos mais do que certeza de que esse blog é um dos melhores para obter informações relevantes e, principalmente, responsáveis, sobre o mercado de ações. Se eu não tivesse conhecido esse blog logo no início, com certeza cairia nesse conto do vigário fácil.
Abs a todos.
Um pouco sobre especulação pra esquentar os ânimos.
Parece que os gatos resolveram dar uns pulinhos pra colaborar com as compras de final de ano…
A martelada correu solta no dia de ontem PETR4, BBAS3…
E IBOV num engolfo…
E tudo parece que confirmando…pelo menos na abertura de hoje. É aguardar pra ver.
Saudações.
Leitão e galera,
Ontem em outro fórum, tivemos uma discussão interessante e gostaria de repassá-la.
Foi dito que não seria bom negócio se fazer especulações com os mesmos papeis que temos para investimento. Isso se deveria ao fato de que na hora de calcular o IR na venda da especulação, entraria na conta todo o preço médio daquele papel (incluindo obviamente a parte de investidor e de especulador). A tendencia é que este preço média seja mais baixo pois o investidor fica com o papel na carteira muito tempo. Com isso o IR a se pagar seria maior. Então talvez o ideal seria a pessoa ter a 3 (ON) para investimento e a 4(PN) para eventuais especulações. O que acham pessoal ? Abraços.
Oi Daniel!
Na teoria até que faz sentido sim, mas na prática não vejo problema algum em Especular e Investir com as mesmas empresas.
O governo não consegue controlar a esse nível de detalhe (nem nós mesmos!), e o que se faz é algo aproximado. O IR é a menor das nossas preocupações. Fazer Especulações conscientes e Investimentos inteligentes, essa sim, é nossa tarefa principal.
Precisamos muitas vezes Especular com as ações que já temos em carteira, pois em geral são as melhores empresas, e como sempre falo não devemos especular com empresa ruim.
Usar ON ou PN fica a gosto de cada um neste caso. Mas novamente, em geral, devemos optar para Especulação sempre as mais líquidas.
Tentar controlar IR nesse nível mínimo de detalhe é uma tarefa exaustiva e inócua!
Um abraço!
Leitão
Leitão. estou analisando os dados das empresas e fiquei com uma dúvida.
exemplo Petrobrás(Petr4), nos 9 primeiros meses o VPA saiu de 23,55 para 25,2 reais e o lucro LPA de 2,96 reais…o crescimento da empresa é somente pelo VPA ou o VPA + LPA dos 9 meses ???
abraços
Glauco
Leitão, lembrando que é uma analise superficial e para ter uma idéia entre as empresas…
Fabiano, se é Anderson pode comprar que é bom! … o nome ajuda!
Glauco,
A meu ver são duas formas de crescimento.
O VPA é o valor patrimonial por ação. E o LPA é o lucro por ação. Na minha opinião o LPA é mais importante, por que o nosso fim é sempre o lucro. Se a empresa distribui muito lucro o VPA não vai crescer tanto, mas o LPA pode estar crescendo. Fora que o VPA podem incluir algum patrimonio “sujo” ou com precificação inadequada.
Mas creio que devemos olhar os dois, mas o LPA é um pouco mais importante.
Oi Glauco!
O Histórico de Lucros Líquidos vem em primeiro lugar, e depois o Histórico de Patrimônio Líquido… Ambos com escadinhas ascendentes, é o desejado.
Abraço!
Leitão
Vixe!!!!!
Misturar Banco do Brasil e Vale do Rio Doce com Telemar e Lojas Americanas!!!???
Só faltou colocar um x no rol…
Olá Leitão
Minha pergunta é sobre o novo cardápio….cnfb4 vai ser substituída?Se sim, por qual papel?
Abs a todos
Desculpem não me identifiquei
sou o fiapo perguntando se o cardápio do Leitão vai ser mudado para o novo ano, exemplificando se cnfb4 sai e qual seria a alternativa
abs a todos
e o novo cardápio qdo será apresentado?
Oi Alcione!
A Confab está com desempenho fraco nos lucros, mas não é só ela. Seu setor inteiro está com esse problema.
Apesar disso, seus fundamentos ainda são consistentes.
Por enquanto não vejo motivo para retirá-la da carteira (lembrando que ela e todas que estão com “x-” na frente estão em carteira em menor proporção, têm menos peso em carteira).
A CSN, que é uma boa empresa também, apresenta a mesma dificuldade na geração de lucros…
Todas as empresas do meu “Cardápio” eu tenho em carteira, mas cada uma dentro de uma estratégia de compra-e-manutenção em particular.
Estou devendo para a turma uma análise abrangente de cada uma, e uma reclassificação. Mas isso demanda tempo para que eu possa publicar tudo com calma… Estive apertado esses últimos meses, não deu tempo. Mas assim que voltar de férias de fim de ano vou poder me dedicar a essa tarefa com calma…
Grande abraço!
Leitão
Pessoal, e a LUPA3? Apesar de toda a dificuldade que está passando, pensando que ela tem a Petrobrás como principal cliente e assim como a
Petrobrás está superbarata, não vale a pena tê-la em carteira? Apesar de tudo ela está fazendo o dever de casa para dar a volta por cima, não é mesmo?
Valeu,
Kleber Motta
Eita, nunca havia me deparado com LUPA…
Kleber Motta, para investimento, a LUPA3 não é coisa boa não!
Ela pode ter como cliente até a NASA, mas seus históricos de lucros estão muito longe (péssimos) de beirar uma suposição para entrar em qualquer carteira bem estruturada.
Se ela reverter os -116.595.000 de lucro para positivos e manter por uns quinze anos uma geração de valor ascendente e contínua, aí sim pode-se cogitar.
Oi Kleber!
Vixe! Fique longe de LUPA3! É um tremendo fumo, como bem disse meu ex-aluno, o JayQuest (Esse aprendeu direitinho a selecionar empresas boas! Rs).
Ela tem um péssimo desempenho, e para reverter isso pode levar anos e anos… Não presta nem para especulação.
Saber selecionar empresas boas de empresas ruins é uma habilidade necessária para quem vai investir em bolsa de valores, e não é nada complicado. Meus alunos adoram isso!
Grande abraço!
Leitão
Oi Leitão,
queria saber sobre IR. Só pagamos imposto sobre o lucro quando fazemos saques de determinado valor??
Oi Frederico!
Em ações, só pagamos imposto de renda quando VENDEMOS mais de 20.000,00 dentro de um mesmo mês.
No link abaixo tem todos os detalhes, veja:
http://wiki.advfn.com/pt/Imposto_de_Renda
Abraço!
Leitão
Leitão
porque a Mendes Junior (mend6) tem indices extremamente baixos??
abraços
Glauco
Obrigado JayQuest e Leitão. Cada vez mais percebo, que estes especialistas que estão por aí a sugerir onde investir, que a única especialidade deles é ensinar onde não investir.
Valeu
Oi Glauco!
A Mendes Junior tem resultados financeiros bem fracos… Suficientes para continuar funcionando, mas longe de ser uma empresa virtuosa e de crescimento.
Não me atrai em nada…
E como ela temos muitas outras na bolsa assim…
É até curioso, veja:
Muitas empresas são grandes, faturam bem, etc… Mas apenas existem. Sob o ponto de vista de um Investidor em bolsa, é bem diferente uma empresa que “existe” de outra empresa que “gera valor”.
O investidor em bolsa quer empresa que gere valor, é um investimento. Não queremos ser empreendedores, queremos ser Investidores….
Um abraço!
Leitão
Leitão..
perguntei só por curiosidade e a construtora que está a anos na bolsa.o exemplo melhor de empresas que faturam e não geram valor seria o caso da telefonia por exemplo?
abraços
Glauco
Oi Glauco!
Isso mesmo… Telefonia por exemplo é um setor que não gera valor… Pelo menos não o suficiente…
Abraço!
Leitão