Ao analisar o mercado devemos usar duas lentes de visão

30set11

Este mês o amigo leitor, Pietro, enviou a seguinte mensagem:

“Olá Leitão!

 Poderia me ajudar a entender uma analise feita por uma pessoa… Ele mostrou um gráfico desde 1963(IBOV) parece que indexado ao dólar, e segundo ele estamos no “topo”, e realmente no gráfico está mostrando que está na linha superior do canal de alta . E que a partir deste ponto pela leitura histórica poderá começar a cair.

 E estou numa duvida qual leitura deverei analisar, pois na minha análise do gráfico histórico postado por você tem uma leitura de estar chegando ao fundo e não no topo. Contudo, estou agora confuso e paralisado pela minha pouca experiência. Você poderia nos ajudar a esclarecer esta duvida, pois confio muito em suas avaliações????

 Obrigado.
Pietro”.

——————————————–

Oi Pietro!

O gráfico histórico do IBOV dolarizado é útil para se ver o histórico muito antigo do mercado, quanto ainda vivíamos em período de hiper-inflação.

Naquela época tínhamos que indexar o IBOV ao dólar pois nossa moeda não servia como referência.

Agora, com a moeda estabilizada, o melhor mesmo é usar apenas o gráfico em Real.

Mas isso é só um detalhe. O mais importante vem agora, veja:

Ao analisar o mercado devemos usar duas lentes de visão: uma lente que lê os Preços cotados em bolsa e sua psicologia de massa (Gráfico) e outra lente que lê o Valor das empresas, seus fundamentos financeiros, sua capacidade de gerar lucros (Fundamentos).

Se usar apenas o Gráfico para se ver o mercado como um todo nesse momento e não usar os fundamentos das empresas, verá com visão míope (que é o que a enorme maioria das pessoas faz).

O mercado como um todo está com as ações a preços baixos. Preços baixos não no gráfico, mas nos fundamentos. As empresas geram lucros, e esses lucros é que definem se uma ação vale ou não o quanto está cotada em bolsa.

Por isso minha análise pessoal é de que estamos em um fundo, uma região barata, assim como venho comentando nas últimas análises. Independente se o mercado cair ainda mais, os preços já estão atraentes, e se cair ficam ainda mais atraentes. Mas tudo tem uma lógica. Os preços não podem cair demais, senão é como dar de graça empresas lucrativas. O que devemos é agir certo no momento presente, e não ficar tentando adivinhar o futuro. Analisamos o momento presente e tomamos nossa decisão quando está tudo a nosso favor, e coerente com nossa estratégia pessoal.

Um abraço!

Leitão

PS.: Uma observação para os amigos iniciantes: Depois de ler meu texto fiquei com a impressão de que deixei o mercado com cara de “difícil”. Não é! Qualquer pessoa pode sim entender essas coisas que comentei e fazer investimentos conscientes, desde que consiga se desprender da “poluição informacional” que existe neste meio…

PS2.: Lembrando sempre que aqui no Blog eu publico meu dia-a-dia real no mercado, minha rotina, na intenção de discutir com os amigos o mercado, e não de dar orientações sobre operações. Cada pessoa em particular deve adicionar isso à sua análise pessoal e ter condições de tomar suas decisões de forma individual.

Leia também…

> Caverna do Dragão

> Análises Embromation 2, em vídeo…

> Todas as crises são iguais…



One Response to “Ao analisar o mercado devemos usar duas lentes de visão”

  1. 1 Anônimo

    Quem está no topo é o mercado de acoes ou o Real? Ou melhor dizendo é o mercado de acoes brasileiro que esta no topo ou o dolar que está em queda…


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s