Chat 05 a 11/set

05set11

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

> Dicas de como deixar um comentário…

Gráficos e dicas em seu e-mail...



32 Responses to “Chat 05 a 11/set”

  1. oi, leitao
    além de especulacao e investimento em valor ou dividendos, voce tem alguma dica para selecionar small caps para investimentos de longo prazo?

  2. 2 Leitão

    Oi Yuzuru!

    Essa classificação de “small caps” não tem nenhuma importância.

    Na bolsa temos só 03 tipos de ações: As Excelentes, as Péssimas e as Outras, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/21/acoes-as-excelentes-as-pessimas-as-outras/

    Quando pensamos em “small caps” teoricamente estamos falando de empresas menores. Mas o tamanho de uma empresa não importa, e sim se ela é ou não bem administrada e lucrativa.

    Sendo assim, os critérios de seleção de uma boa empresa são os mesmos, seja ela grande ou pequena.

    Algumas particularidades são importantes quando a empresa é pequena, como por exemplo comprar as ações ON (que fazem parte dos controladores) ou com “Tag Along” em caso de PN). Ver se ela tem boas práticas de transparência e atendimento aos investidores, etc… (coisa que nas grandes é padrão, nas pequenas pode não ser).

    Uma coisa que é válido fazer é deixar as empresas menores em menor proporção na carteira, e mais diversificada. Por exemplo: Podemos ter 10 empresas grande e excelentes, com peso 1, e outras 10 ações menores (também excelentes) com peso 1/2 ou 1/3. (Apenas um exemplo).

    Sobre os critérios e estratégias em detalhe não consigo explicar só por aqui…

    Um abraço!
    Leitão

  3. Obrigado
    as smalls sao interessantes porque permitem grandes perspectivas de crescimento… mas óbvio que a maioria fica só na promessa! Interessante a dica das ON

  4. acompanhando…

  5. 5 GLAUCO

    LEITÃO BOA TARDE!!!! MINHA CARTEIRA DE IG ESTA AINDA NO INICIO DO RODIZIO, TA COM UM ANO E 3 MESES DE IDADE.MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE: PERCEBI QUE DAS MINHAS AÇOES A WEGE3 PARECE SER A QUE ESTA COM OS NUMEROS PIORES…. VALE A PENA JA SUBSTITUIR POR OUTRA QUE ESTEJA COM MELHORES INDICADORES?.. OU MELHOR AGUARDAR A CARTEIRA AMADURECER MAIS.

  6. 6 Leitão

    Oi Glauco!
    Boa tarde!

    É uma decisão pessoal. Não posso dar pitaco diretamente assim, mas posso discutir o conceito.

    O conceito é: devemos selecionar muito bem a lista de compras, ANTES de começar a estratégia, e depois manter uma fiscalização em cima das nossas ações (por exemplo, uma vez por ano). As ações que julgarmos estarem com seus indicadores financeiros declinantes, podemos substituir na lista de compras, e depois, eventualmente, substituir as que já temos (sempre em momentos de alta, jamais em baixa).

    Se julgar que Weg esteja ruim, aí cabe a decisão. Mas veja, se fizermos o dever de casa bem feito ANTES de começar a estratégia, não precisaremos trocar ações já no primeiro ano. Se está sentindo essa necessidade já no primeiro ano da carteira, é sinal que fez o dever de casa errado, não escolheu bem já no começo.

    Eu, por exemplo, mantenho Weg normalmente em meu cardápio.

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 GLAUCO

    Muito obrigado Leitão!!! acho que ainda me bate a insegurança do início, mas bons conselhos de quem tem experiencia sempre ajudam demais!!!

  8. 8 Luciano

    Olá Glauco,

    Eu também tenho WEGE na minha carteira, se olhar o gráfico de lucro líquido de 2004 a 2008 ela teve desempenho crescente, depois da crise de 2008 até hoje ela manteve no mesmo patamar em termos de lucro, já o patrimônio sempre crescente pode justificar o dividendos de 3%, que não é dos melhores da bolsa. O P/L está elevado.
    É uma empresa que atua na fabricação de motores e componentes elétricos, já trabalhei com seus produtos e posso lhe assegurar que é uma das melhores e mais reconhecidas marcas em termos de qualidade, atende a diversos tipos de clientes, da construção civil às modernas linhas de montagens das grandes indústrias, participando ativamente do crescimento econômico do país.

    Não estou fazendo propaganda da empresa, isso faz parte da minha análise inicial quando decidi colocar na minha carteira, e pretendo mantê-la.

    Abraços.

  9. 9 Leitão

    Oi Luciano!

    Muito bom! Obrigado pelo comentário!

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 GLAUCO

    Obrigado Luciano. fico mais seguro…. acredito que a falta de Experiência me deixa com essa insegurança. Essas dicas sempre são bem vindas. Espero que daqui a alguns anos com mais conhecimento e vivencia no assunto tbm possa ajudar os amigos do blog!
    Um abraço!

  11. 11 VBraga

    Leitão, estou em fase de construção da carteira e portanto fazendo minhas análises e escolhas para então fazer esse monitoramento para eventualmente fazer rebalanceamentos ou trocas. Estou com uma dúvida grande a respeito do setor bancário. tenho comigo duas opções: ITUB ou BBAS. Me parece que BBAS um pouco melhor, mas lembro sempre que é do governo (apesar de petr4 ser e vale5 ter o governo através do bndespar). Como você vê essa questão, BBAS com o governo por trás ou ITUB com sua gestão constantemente premiada?

  12. 12 Leitão

    Oi VBraga!

    Tanto Itau quanto BB são ótimos e lucrativos bancos. BB realmente tem tido melhor desempenho.

    O fato de uma empresa ser ou não do governo não tem a menor importância, o importante é que seja lucrativa.

    Recentemente comentei exatamente sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/08/22/empresas-do-governo-sao-perigosas/

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Fhillus

    Essa questão de ser do governo ouço faz tempo. Mas pra mim o que importa é o lucro.
    Dizem que o BBAS por ser do Novo Mercado, o governo tem menos poder de interferência do que em uma Petrobras. Nunca pesquisei profundamente sobre esse tema, mas mesmo que isso não fosse verdade, eu continuo aumentando posição no BB. O lucro dele está aumentando incrivelmente, com governo ou sem governo, e é isso que importa.

    Muita empresa aí que aparenta ser 100% privada depende muito do governo, é só olhar os aviões com um grande X marcado que alguns governadores e pessoas do alto escalão do governo já utilizaram.

    Abraços

  14. 14 Andrea H

    Boa tarde!

    Já que falaram em formação de carteira…

    A minha é nova, tem menos de um ano e chegou o mês de comprar AMBV4…. mas estou com pena, porque o P/L está muito alto e há outras oportunidades de investimento em valor (BBAS3 e VALE5) que parecem oportunas no momento…

    O que fazer?

    “Pula” a Ambev da sequencia e compra as outras ou compra mesmo estando alta demais?

    Abraço

    Andrea

  15. 15 Guto

    Andrea não pula não, mantenha a estratégia de IG, quando traçamos está estratégia não estamos nem ai para o preço da ação, o que importa é manter a disciplina e ir acumulando ativos, formando patrimonio. Eu sei que a emoção é forte e que da pena mesmo, mas nunca devemos fugir das nossas estratégias. Olhamos para o preço da ação quando estamos investindo em valor como vc comentou, mas investimento em valor não é feito todo mês, e sim somente quando o mercado está muito em baixa. E a carteira de investimento em valor deve ser separada da carteira de investimento gradual.

    Mantenha a calma que no longo prazo tudo vai dar certo, vc só precisa acreditar na estratégia, que é eficaz, pode confiar.

    Abs!

  16. 16 Fhillus

    Andrea H

    O P/L é muito importante para ser observado, mas é muito importante também observarmos o P/L histórico da empresa.

    Um P/L de 10 por exemplo pode ser historicamente caro para uma empresa (BBAS por exemplo), enquanto pode ser historicamente barato para outra (CRUZ3, por exemplo). Cada empresa possui uma oscilação diferente de P/L com o tempo.

    A Ambev tem também seu padrão, cujo P/L variou nos últimos 5 anos de 16 a 24 (ação preferencial). Hoje está a 20, o que é considerado normal para ela.

    Como o Guto disse, o sucesso vem da disciplina, não da mudança de estratégia. Dificilmente você encontrará Ambev PN com P/L menor do que 12.

    O que posso recomendar é dar uma olhada na AMBV3, cujo P/L está mais baixo. Fiz uma simulação e postei no último tópico da Ambev aqui no blog do Leitão, e concluí que ambas performaram semelhantemente num prazo de 2 anos, dê uma olhada lá. Só não sei se comprar ON ao invés de PN se foge da estratégia do rodízio, mesmo sendo da mesma empresa. Vou deixar para alguém que utiliza esta estratégia responder.

    Abraços

  17. 17 Luciano

    Olá Leitão e amigos.

    Tenho duvida de como investir de forma correta no IG os dividendos recebidos. Geralmente eu somo os valores recebidos no mês com o valor das compras fixas do mês, mas acho que isso vai causar desequilibrio e também altera o principio do valor fixo para as compras na estratégia do IG.

    Então qual seria a melhor forma de aplicar ou reaplicar no IG os rendimentos recebidos sem causar desequilibrio na carteira?.

    Abraços.

  18. 18 JayQuest

    ‘Sem desequilíbrio na carteira’…é só não reaplicar na carteira então!

    Eu prefiro minha carteira quase sempre que desequilibrada e penso em reequilibrá-la quando a empresa em questão e o momento do mercado estiverem favoráveis para rebalanceamento (mercado em alta e empresa valorizada lá encima do gráfico histórico). Desequilibrada pra mim significa que reinvisto os proventos (dividendos e juros) na RV, e que não fico preso substancialmente no emocional de reinvestir na empresa que me retornou tão belo provento..Significa também, e é uma pena, que não são rechonchudas as quantias envolvidas, pois se fossem até daria pra reinvestir equilibrando a carteira…
    No caso de outra empresa está recebendo os proventos que outra gerou ela está na carteira, merece estar no time e se não estiver pareado a questão ‘proventos’ (como um detalhe que não pesa a mais na carteira). Se este item (proventos) pesa mais na carteira formada eles estariam mais atrelados um ao outro, daí o proventos de uma para outra empresa tenderia a certo equilíbrio também…mas eles vêm em períodos diferentes do ano…daí teria desequilíbrio.

    A questão de equilíbrio de carteira está também relacionada com o momento no qual efetua sua compra e o valor da ação neste momento…(mercado em baixa, preços em baixa, minha parcela ($$$fixo ou $$$fixo+proventos+%realocação capital) vai adquirir mais ações, e quando os preços se valorizarem, terei mais ações de uma determinada empresa com valor logicamente mais alto, isso pra mim é desequilíbrio e não vou evitar não.

    Mas é tudo questão pessoal qq decisão que pensar. Acho importante entender que desequilíbrio sempre vai ter (e não vai ser apenas por ter reinvestido os proventos de uma ou outra maneira), e que também deve-se ter estratégia para rebalancear a carteira!

    Saudações.

  19. Olá turma!

    Sobre a realocação dos dividendos estou com uma dúvida.
    Os dividendos recebidos pela empresa X eu devo buscar reaplica-los só na empresa que gerou os dividendos, ou posso incluir na proxima empresa do rodízio? Isso seria uma forma plausivel de reinvestimento dos proventos recebidos?

    Abraço!

    Fulgêncio Bomtempo

  20. 20 JayQuest

    Fulgêncio,

    Se existisse o desconto de taxas (as de ‘custo de operação’) se caso reinvestíssemos os dividendos na mesma empresa, aí eu toparia! Bom é que meu IG é magrim ainda…e as taxas são representativas sobre o % de retorno.

    E sendo em IG, esperar até a ‘vêz’ da empresa para se reaplicar os dividendos…no meu caso tem empresa que vou ficar um ano esperando para reaplicar os dividendos na mesma empresa.

    Vejo IG, assim como foi ensinado e aprendido, IG é um time, e trato-os como um.

    Talvez um detalhe que não precisa se prender…

    Bom pra quem tiver um IG gordásso…será que seria diferente? Aí eu não sei.

    Saudações.

  21. 21 Leitão

    Oi pessoal!
    Desculpem-me a demora!

    ———————————-
    Oi Andrea!
    O pessoal já comentou bem, então não tenho muito o que acrescentar.

    Mantenha a disciplina independente do preço cotado em bolsa. O sucesso vem da disciplina e não da otimização de compras. A Qualidade da empresa é infinitamente mais importante do que seu preço, no caso da Estratégia de Investimento Gradual.

    ———————————
    Oi Luciano! Oi Fulgêncio!

    Não há segredo… Qualquer valor extra que surgir (seja de dividendos ou outros) deve ser dividido por X e adicionado às próximas compras, normalmente, em sequencia. (O ideal é que o X seja pelo menos 12 meses).

    Quando o valor é muito pequeno, divida por 03 e some nas próximas compras. Não precisa reinvestir os dividendos na mesma empresa, pode ser nas próximas da lista normalmente. O time todo joga junto um bom futebol…

    ————–

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Andrea

    Obrigada pelos comentários!

    Onde posso me informar melhor sobre estratégia de investimento em valor?

    Agradecimentos

  23. 23 Leitão

    Oi Andrea!

    Disponha!

    Sobre Estratégia de Investimento em Valor, é uma demanda antiga dos amigos, e estou finalizando a montagem de um novo curso exclusivo sobre esse assunto, que é mais denso. Já já sai… Pode deixar que lhe aviso…

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Andrea

    Fico aguardando entao… o quanto antes, por favor!!!!

    =D

    Assim podemos aproveitar essas janelas que estao abrindo agora… e nos preparar para as de 2012…

    Nao podemos combinar este curso para outubro??? (risos)

  25. 25 Leitão

    Rsss!
    Aguenta que já já fica pronto!

    Semana que vem já tenho novidades: Buteco dos ex-alunos 2.0 – uma versão bem mais inteligente e interativa, para facilitar ainda mais a troca de experiências entre as turmas de ex-alunos… (aviso assim que lançar a novidade!)

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Glauco Tonello

    Leitão.
    A entrada em valor é de uma vez só( várias compras)?
    abraços
    Glauco

  27. 27 Leitão

    Oi Glauco!

    As compras na Estratégia de Investimento em Valor são feitas em menos vezes e maior quantidade. Compra-se muito em situações favoráveis na relação Preço/Valor, ou seja, quando o mercado “sub-precifica” uma ação de qualidade ou quando uma ação de qualidade ainda não foi percebida como tal pelo mercado…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 FabioL

    Olá!
    Há algum site onde eu consiga consultar o histórico do P/L das empresas? Ou só calculando na mão mesmo?

    Abs,

  29. 29 Leitão

    Oi Fabio!

    Eu desconheço. Existe um ou outro que traz uma ou outra ação, mas é sempre um esforço pessoal de análise. Manual mesmo.

    Também sinto falta desta informação, e mantenho um banco de dados pessoal com esta e outras informações.

    Estou desenvolvendo um novo sistema de Análise de Valor, e desta forma vou conseguir disponibilizar essas informações de forma organizada.

    Um abraço!
    Leitão

  30. 30 Marcelo

    Olá Leitão e amigos!!

    É a primeira vez que escrevo neste espaço, aliás um espaço sério para troca de idéias. Estou um pouco “sumido” desde que fiz o teu curso que aliás foi o melhor investimento que fiz desde que invisto em ações. Para ajudar o amigo Fabio, tem o site http://www.comdinheiro.com.br, é só digitar o código da ação e clicar na lupa do PL que vai abrir o histórico, também vais encontrar o histórico de outros indicadores.

    Espero ter ajudado,

    Um abraço

    Marcelo

  31. 31 Leitão

    Oi Marcelo!

    Obrigado pela dica! Estava me esquecendo deste site, que ajuda sim! Obrigado!

    Apareça mais lá no Buteco com a turma:
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Grande abraço!
    Leitão

  32. 32 FabioL

    Oi Marcelo!

    Muito bom, valeu pela dica!

    Abraço

    Fabio


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s