CSNA3 – 25-08-2011 (Histórico)

25ago11

Boa tarde, pessoal!

Atendendo ao pedido do amigo leitor, Cláudio, segue uma atualização da CSN bem interessante. Aproveitei para colocar um histórico para facilitar…

Comentários nos gráficos.

Obs.: Lembrando sempre que as análises não são indicação de operação no mercado. São em caráter informativo, para ajudar a cada um em sua análise pessoal. As análises são baseadas em estudos de gráficos e psicologia de massa, e também em estudos financeiros da empresa através de Value Investing (Investimento em Valor).

Abraços!
Leitão

Bem antes…

Depois…

Agora…

Veja também…

> Todo o histórico de gráficos “antes e depois”…

> Histórico de Chats…

Gráficos e dicas em seu e-mail...



20 Responses to “CSNA3 – 25-08-2011 (Histórico)”

  1. Ótima análise Leitão!!
    Como sempre né!

    Abraço!!

    Fulgêncio

  2. 2 Rafael

    Aaaah o valuation…!rs

    Mal vejo a hora de começar o curso pra começar a tirar minhas conclusões também. Tomara que ele saia a tempo de ir às compras.

    Excelente análise!
    Grande abraço!
    Rafael

  3. 3 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    :-) Obrigado!

    ———–
    Oi Rafael!
    Obrigado também!
    Aguenta que vai sair em boa hora!

    Abraços!
    Leitão

  4. Fala Leitão,

    Acho q NATU3 ta precisando de uma atualizada tb, da uma olhalada lá ;)

    Ela rompeu congestão e uma LTB secundária.

    No médio prazo, segundo seu gráfico mais recente, ela n chegou ao objetivo do fibo, reverteu antes, formou nova congestão e já rompeu indicando uma esticada.

    Abs!!

  5. 5 Leitão

    Oi Vinicius!

    Estou de olho, obrigado!

    Ela ainda está com tendência mais forte para queda. Mesmo que venha uma alta rápida (curto prazo), a tendência principal ainda é de baixa… Vou esperar mais para mudar a leitura, se for preciso…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Marmota

    Leitão bom dia.

    A dívida da CSN nao é muito alta?
    O que me fala sobre isto? Continua comprando no IG?

    Abraço.

    Marmota

  7. 7 Leitão

    Oi Marmota!
    Bom dia!

    Sim! A CSN está com dívidas altas… Isso pesa contra ela sim.

    Este ano não vou mudar a rotina de compras com ela, nem com a Gerdau.

    A Usiminas, como já havia comentando antes, saiu da lista de compras para IG.

    Ano que vem decido se a CSN e Gerdau continuam na lista de novas compras.

    Mas as que já possuo vou manter. Não vejo motivos para me desfazer delas. Talvez em uma futura alta fora do normal eu venha a me desfazer de algumas.

    *Obs.: Tudo que falei aplica-se à minha atuação, minha carteira. Como sempre digo, cada um deve ponderar e decidir sua estratégia pessoal.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Marmota

    Beleza Leitão.

    Grande abraço.

    Marmota

  9. 9 Glauco Tonello

    Agora é CCX (eik´s abrindo capital de uma carvoaria colombiana).

    mais um empresa para ficarmos o mais distante possível disso..

  10. 10 Leitão

    Vixe! :-)

  11. 11 AV

    Fala Leitão!
    Como investidor da CSN confesso que estou um pouco decepcionado com a sua administração.
    Teoricamente a CSN deveria estar muito melhor preparada do que seus pares para enfrentar as turbulências atuais,dada a sua vantagem comparativa e auto-sufiência em minério de ferro,uma vez que hoje a atividade mineração é muito mais rentável do que a atividade de siderurgia.
    Considerando os seus fluxos de caixa sólidos,não seria de se esperar que a CSN investisse mais no segmento minério de ferro ou reduzisse sua alavancagem?
    Pois bem,ela vem aumentando a sua posição de dívida nos últimos trimestres.Provavelmente para continuar comprando ações em bolsa da Usiminas…ou comprar empresa espanhola e depois desistir…provavelmente pelo agravamento da crise mundial.
    Isso sem falar no troca-troca de sua equipe executiva,que mais se parece com a conhecida troca de técnicos em time com má campanha no Brasileirão.
    Vejo que a CSN está mais parecida com um fundo hedge do que com uma empresa focada em sua atividade primária.
    O reflexo de tudo isso podemos ver nas suas cotações em bolsa.O pior desempenho entre as siderúrgicas…
    E você,como vê a CSN?
    Abraço.

  12. 12 Leitão

    Oi AV!
    No setor eu considero a CSN a melhor atualmente. Acontece que o setor inteiro está com dificuldades, desempenho fraco.

    Mas uma coisa fundamental que não podemos confundir: Na maioria das vezes a cotação em bolsa não tem nada a ver com o desempenho financeiro da empresa.

    Temos que ter sempre isso em mente.

    Devemos primeiro olhar o desempenho financeiro da empresa, ver seu histórico, evolução, seu conjunto. E só depois ver a cotação em bolsa. A cotação baixa não é ruim, e sim o contrário. Cotações baixas podem ser oportunidade de comprar com descontos.

    Agora vem a questão: A CSN está com a cotação baixa o suficiente? Essa é a pergunta que vale dinheiro de verdade….

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Daniel

    Provavelmente isso ocorre porque a CSN tem uma administracao mais centralizadora nas maos do Benjamim Steimbruch. Mas nao sei se isso é necessariamente ruim, provavelmente ele está fazendo certo, agora, na baixa, é hora mesmo de ir as compras, principalmente dos concorrentes, depois ele consolida as posicoes.
    Nesse momento acredito que a CSN é de longe a melhor do setor, está com uma margem de seguranca muito grande e ainda pagando um DY muito alto, em torno de 9%. Abracos!

  14. A CSN possui a cotação com um desempenho ruim, assim como as outras do setor. Mas em termos de lucros, ela é a melhor, além de aos poucos estar comprando a Usiminas. O único ponto negativo dela é o seu endividamento, mas apesar disso, a empresa está conseguindo lidar bem com isso.

    Abraços

  15. 15 AV

    Obrigado Leitão e amigos pelos comentários.
    Eu também considero a CSN a melhor opção entre seus pares:é geradora de caixa,tem uim caixa enorme,é diversificada(tem minério,cimento,logística e siderurgia),é boa pagadora de dividendos e gosto do estilo agressivo do “Barão do Aço”Steinbruch,embora seu estilo me lembre o Dr.Evil do Austin Powers…
    Sigo firme com a ação em carteira.
    O que me incomoda é que não gosto de empresa endividada…
    Abraço a todos.

  16. 16 Pietro Epifanio

    Olá Leitão
    Gostaria de partilhar uma duvida com uma analise fundamentalista diante os preços da CSNA3 e a leitura do grafico atual. O preço hoje fechou em 14,50 , o VPA está em 4,84(me corrija se eu estiver errado) . isto quer dizer que o preço dela hoje ainda está caro???
    Bom, como o preço hoje esta em uma região convidativa para compra, pois na leitura grafica está encostando na linha inferior do canal de alta de longo prazo, e estou na eminencia de comprar este ativo a qualquer momento. MAS como o preço ainda não caiu proximo ao VPA, devo comprar uma parte agora e esperar para uma segunda compra.
    Minha duvida, tambem é sobre o VPA das empresas em geral, pois tenho observado que é dificil o preço do mercado se igualar ao preço do VPA, geralmente o VPA é muito baixo e o preço do mercado muito alto. Neste caso devo passar para analise do PL para tomar decisão??
    Só de curiosidade para complicar mais um pouco, olhemos para USIM5, o VPA dela está em 17,19 e o preço de mercado hoje em 10,81. Que coisa mais notável a nossa analise tecnica, temos na USIM5 um preço bem abaixo do VPA.
    E ai vem a duvida, O que fazer?????? Como analisar corretamente, qual o indicador que devemos analisar??
    Meu perfil é de comprar para investimento de longo prazo.
    Antecipadamente já lhe agradeço. Abraços e parabens pelas pelas preciosas analises que nos ajudam muito.
    Pietro.

  17. 17 Daniel

    Pietro Epifanio, se eu puder dar um pitaco. Na verdade existem várias maneiras de se precificar uma acao. O VPA por si só nao diz muita coisa. No caso da CSN em especial acredito que seja a melhor das siderurgicas no momento, está com preco bom e dividend yield alto, para investimento – lembrando que investimento é sempre para o longo prazo e o objeitvo é formar patrimonio que gere renda – acho que é uma boa empresa. Para especulacao – compras e vendas rápidas com objetivo de lucros de curto prazo – prefiro nao comentar pois nao é a minha área. Abracos!

  18. 18 Leitão

    Oi Pietro!
    Obrigado pelas visitas!

    Aqui estamos entre amigos, como já pode ver, então fique sempre à vontade. O Daniel já comentou bem (obrigado, Daniel).

    O VPA é apenas UM indicador, e não é determinante. Temos sempre que olhar um Conjunto de indicadores, e também seu Histórico.

    Não é nada complicado, mas também não é tão simples que eu consiga explicar isso em um único post.

    Você já está no caminho certo que é o do Investimento, formação de patrimônio. Só precisa agora se preparar um pouco mais, para não perder tempo e dinheiro. Tempo, no mercado de ações, é dinheiro mesmo. E vale a pena nos preparamos um pouco mais. O ganho é infinitamente maior quando sabemos o que estamos fazendo.

    O Daniel foi meu aluno, e hoje gosta do assunto. É fácil e prazeroso.

    Bem, uma dica: O VPA não é determinante, e sozinho não ajuda muito. Use também o PL, o DY.. E não use gráfico de preços para Investimento. O gráfico de preços é para Especulação. Para Investimento, use estudar os Fundamentos das empresas. Separe bem cada uma dessas atividades.

    Bem, aos poucos vamos aprendendo mais aqui. Leia tudo que puder no Blog. Tem muita coisa boa aqui!

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Pietro

    Obrigado Daniel e Leitão. è muito bom partilhar nossos conhecimentos e ideias.
    Leitão , só me disponho no momento de no maximo dois dias por semana e uma hora em cada dia para acompanhar o mercado. Voce acha que da para fazer o seu curso para que eu tenha um bom aproveitamento????? Pois quando compro ativos para especular ,e por falta de tempo tenho gerado alguns prejuizos. Mas para formação de patrimonio que é o meu objetivoi, o que voce acha deste meu tempo? Vou precisar de mais tempo????
    Qual corretora e qual plataforma devo operar, pois uso o da ADVFN premium(pago uma taxa mensal) e trava muito nos graficos e perco muito tempo, e uso um banco para enviar as ordens no h. broker ????
    Obrigado.
    Pietro.

  20. 20 Leitão

    Oi Pietro!
    Especular é uma atividade que exige tempo e dedicação. Em geral não é compatível com um trabalho de horário comercial. Podemos especular e trabalhar, mas desde que pouco. Especular muito exige dedicação integral.

    Mas você não deve se preocupar, já que seu objetivo é Investimento e formação de patrimônio. Para isso não precisa de muito tempo. Apenas algumas horas por mês, só isso. É simples, mas precisa se preparar antes, e como você comentou, tenho certeza que vai ficar satisfeito em vir para a turma.

    Será um mês mais intenso, de esforço e umas horas de sono a menos no seu caso que tem rotina apertada, mas vai valer a pena. Afinal, tudo que é bom exige um esforço extra, mas compensa.

    A escolha de corretoras, programas gráficos, e demais detalhes é a menor das preocupações, e você terá total tranquilidade de decidir isso após o curso. Ele vai abrir seus olhos para um bocado de coisas importantes, principalmente as armadilhas que esse meio tem. E vai caminhar seguro depois.

    Quando animar vir para a turma será muito bem vindo. Dá para entrar na turma atual…

    Um abraço e qualquer dúvida pode falar!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s