PETR4 – Gráfico – 28-07-2011 (Histórico)

28jul11

Boa noite, pessoal!

Hoje posto um gráfico de longo prazo com Petrobras. Visto a relevância do momento, achei oportuno.

Bem, os comentários estão no gráfico para que fique tudo registrado em imagem, fixo. Esse histórico é muito interessante guardar com o passar do tempo. Alguns meses ou anos mais tarde voltarei a este post…

Grande abraço!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...



30 Responses to “PETR4 – Gráfico – 28-07-2011 (Histórico)”

  1. olhamos este gráfico e pensamos ” como seria bom voltar a 1994″.
    Em 2028 vamos olhar e falar ” como seria bom voltar a 2008 / 2011″ … etc etc…
    aguardomos.
    abs

  2. Finanças Saudáveis, e não “saldáveis”

  3. 3 Leitão

    Ops!
    Obrigado pela correção, Yuzuru!
    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Anônimo

    O que seria de mim se nao tivesse conhecido o Leitao…

  5. 5 Eduardo

    Caro mestre Leitao, com aquela capitalizada monstro, isso não justificaria algum “desconto” sobre o gráfico? Afinal, aquele tutu entrou e, aparentemente, não está produzindo nada ainda (ou isso implica que o efeito dele será avaliado mais adiante, qdo se derem conta? – E talvez até possa ficar com um degrau abaixo do gráfico?) Será que preciso de uma nova matriculada?… hehehe…
    Abraço, seu Xará.

  6. 6 Seu Saraiva

    Ãh?…’Saldáveis’ também está certo, para o caso de PETR, neste momento!

    Saldáveis, de saldar.
    v.tr.


    3. liquidar.

    Finanças Saldáveis. Um Saldão. Uma grande oferta!
    Compra que está barato!

    A correção foi incorreta.

    Energúmenos por Língua Portuguesa! (eu me incluo nessa, não se irritem)

    Energúmenos.
    s.m.


    3. Fanático intolerante.

  7. 7 Lacerda

    Bom dia Leitão,

    Como de costume, excelente análise.
    Só me doi um pouco quando vc escreve que a Petrobras é bem administrada. É tanta ingerência dos Petralhas do governo na empresa, como por exemplo a atual questão da importação da gasolina com posterior venda, para as distribuidoras, a preço inferior ao de importação, gerando prejuizo de milhões para a Petrobras (que é impedida pelo governo de reajustar os preços), que tenho dúvidas até se isso é conjuntural ou estrutural mesmo, afinal, não sabemos quanto tempo ainda teremos a “companheirada” no poder. Acredito que essa, e outras intervenções do Executivo na forma de atuar da Petrobras, têm um peso relevante no desempenho desse papel.

  8. 8 Daniel

    Quando lembro o que era o Brasil e a bolsa em 2002 fico realmente sem entender comentários como o de cima, mas faz parte né….

  9. 9 Glauco Tonello

    Lacerda. Acredito que todas as estatais tem esse tipo de problema, mas acredito que vem de tempos atrás.Compare com os serviços prestados pelo estado, saúde,educação,etc (são bem administrados)?
    Pois bem, então agora compare com a adm. da Petrobras e verifique se ela é bem administrada com relação as demais coisas.
    lembrando que o Daniel comentou (2002), quando o lucro era de um pouco menos de 10Bi, agora em 2011 creio que ficará acima dos 40Bi.
    poderia ser melhorado? sim, lógico.
    Glauco Tonello

  10. 10 Leitão

    Oi Eduardo!
    Rsss….
    Todo investimento desse porte leva anos para surtir efeito. O que é mais importante é manter o mesmo equilíbrio financeiro atual, e a lucratividade atual, coisa que está sendo feita.
    Dica: Visite a Sala de Aula e o buteco dos ex-alunos, está tudo lá para trocar idéias com a turma… O acesso é o mesmo.

    —————————————-
    Oi Saraiva!
    Heheheheh! Verdade! E pode ser de “Sal” mesmo, pré-sal… Hehehehe

    —————————————–
    O Lacerda!
    Obrigado!

    Mas veja, hoje mesmo comentei sobre isso com o amigo Pedro:

    Para nós, acionistas, o mais importante em uma empresa é…. dar Lucro. Dando lucros, ela pode ser administrada até pelo Hugo Chaves que não faz mal.

    A Petrobrás tem um histórico de lucros muito consistente, e seus números em geral são extremamente saudáveis…

    Existe um mito de que empresas do governo são perigosas. Mito!! Qualquer empresa é perigosa!! Existem NNNN empresas privadas que são verdadeiras bombas! Vide as X do Eike, ou várias outras se quiser encontrar…

    Empresa boa é que dá lucro, independente de qual setor for… Imperfeições sempre vão existir mesmo, ainda mais em empresa grande. O importante é, apesar das imperfeições, gerar valor para os acionistas.

    —————————————

    Um grande abraço, pessoal!
    Leitão

  11. 11 Lacerda

    Oi novamente Leitão,

    Concordo com a lógica da sua argumentação. No meu modo de ver, ela pode ser traduzida assim: A Petro tem tantos fatores positivos (monopólio, pré-sal, demanda mundial por petróleo, histórico de resultados, etc) que mesmo com uma administração questionável e com ingerências sistemáticas do Governo, ela continua a ser uma boa empresa para investimento, além de estar sendo negociada a preços muito atrativos.

    Ao amigo que falou sobre como era o Brasil e a Bovespa em 2002, e não entendeu o meu comentário, vou tentar, de forma resumida, ser mais claro: eu procuro ler, me informar e refletir, para tentar pensar acima da massa (quando isso é possível rss): Tenho a convicção de que o excelente momento econômico que o Brasil vive, é muito mais conjuntural do que estrutural. Explico: Nos últimos nove anos nossa economia vem encontrando uma conjuntura de fatores favoráveis sem precedentes: crescimento de países como a China, atual ciclo de alta das commodities (que começou no inicio de 2003, para a sorte do Lula), expansão do mercado de consumo interno, etc.
    Nesse mesmo período não fizemos nenhuma mudança estrutural relevante (reformas políticas, fiscais, previdenciárias, etc), não diminuímos nossos custos de produção (melhores estradas, ferrovias, portos, aeroportos e não houve redução de carga tributária sobre a produção, etc) e o PAC é uma piada. Muito pouco do nosso boom econômico se deve ao governo do Lula e da Dilma. Tiveram o grande mérito de não atrapalhar muito e de procurar manter uma política econômica previsível.
    O Brasil ta surfando uma onda. Onda conjuntural, e conjunturas uma hora mudam. E ai só fica de pé quem tem estrutura e fez a lição de casa. Essa é minha opinião.

    Abraço a todos.

  12. 12 Alexadre Siebert

    Quem vai falar mal da minha querida Pêroba ae!!??

    Trabalho na Petrobras e vejo o quanto a empresa vai crescer nos próximos anos.

    Já viram sobre o plano de investimento da empresa!!?? Sobre as expectativas de produção até 2014!!??

    Bem, mas deixa isso pra lá.

    Se aprendi alguma coisa com o curso do leitão foi filtrar todo esse ruído de notícias e me basear no histórico da empresa, sendo o histórico de lucros mais importante deles.

    A Petrobrás tem um histórico de lucros surpreendente. Todo ano tem PLR para os funcionários, isso não acontece em qualquer empresa.

    Estou muito ancioso para que o Leitão disponibilize o material de investimento em Valor. Estava lendo o Livro do Benjamin Graham, mas num ritmo muito lento porque consegui o livro em Inglês ;/…

    Leitão como anda essa preparação do material de investimento em valor?

    Leitão foi traçando um gráfico histórico parecido com esse da PETR4 que eu comprei a GGBR4 a 21,80. Não tinha feito teu curso e acabei comprometendo grande parte do meu patrimonio nessa jogada, hoje o papel está em 14, porém se levarmos em consideração o histórico da empresa observamos um caso muito parecido com o da Petro. Talvez eu tenha virado sócio vitalício da Gerdau agora.. haha.

    Abraço

  13. 13 Alexadre Siebert

    Ahh.. para a galera que está se prendendo no português.. escrevi ancioso, mas sei que o certo é ansioso…

    Quando digitamos rápido para não perder a linha de raciocínio acabamos nos prendendo somente a fonética. O importante é ser compreendido.

  14. Olá Alexandre… então SOMOS sócios vitalícios rsrsrs

  15. 15 Sam

    “Invista numa empresa que seja tão boa o suficiente que até um idiota possa adminstrá-la, pois isso inevitavelmente um ira irá acontecer”

    A frase acima titula um dos capítulos do livro O TAO DE WARREN BUFFETT

  16. 16 Leitão

    Hehehehe!
    Pessoal, vocês são demais!!

    :-)

  17. 17 Alexadre Siebert

    Leitão, fala sobre o material de investimento em valor..

    O mercado tá cheio de oportunidades de investimento em valor..

    Abraço

  18. 18 Leitão

    Oi Alexandre!

    Realmente o mercado está em um momento ótimo para o assunto!

    Estou trabalhando no novo curso de Investimento em Valor todos os dias, sem parar! Está me dando um trabalho… mas está ficando muito bom! A turma vai gostar!

    O grande problema é que, para Investimento em Valor, precisamos de uma boa base de dados, e é isso que está me tomando mais tempo. Eu tenho uma base de dados pessoal, mas estou transformando essa base em uma base inteligente, que possa ser usada pelos alunos, de forma mais prática e fácil.

    Mas não vai demorar muito vou conseguir terminar tudo! A turma pode aguardar!

    Grande abraço!
    Leitão

  19. 19 Wander

    Olá Leitão!

    Estive conversando com um amigo sobre especulação e investimentos, e como não tenho muito dinheiro disponível, resolvi comprar todos os meses em uma mesma data R$ 250,00 da PETR4 e depois da VALE5, ITSA4, CMIG4, AMBV4 e CSNA3. mês a mês, e a cada 6 meses fechando o rodízio e começo tudo outra vez, subindo ou caindo compro esse valor / mês.

    Só que:

    “(O amigo), “Sabe quanto tempo vc vai levar pra fechar um lote de cada?
    uns 10 anos vc já tem 41anos, e vai ter retorno de centavos a poucos reais, é muito pouco pra muito tempo. Especulação é mais rápido, pq vc precisa de dinheiro é já, não pode privar sua vida, vc tem que viver.””

    me sugeriu (trava de baixa em opções), diz ser mais rentável pq opções mais cai do que sobe.

    (Eu) Decidi continuar pq a cada mês adquiro mais ações, embora com pouco dinheiro mas acho que fico mais “rico” do que o mês anterior kkkk””.

    A pergunta é:

    Continuo investindo assim mesmo ou trava de baixa pode alavancar mais rápido? Sei que isso é pessoal, mas uma dica sua vale muito.

    O Dinheiro pode ser pouco, mas pago financiamento e despesas domésticas, pois tenho família.

    Um abraço Leitão!

  20. 20 Fhillus

    Acho que depende do por quê você está na bolsa. Se você precisa de dinheiro rápido, então não deve especular. Faça um financiamento.

    Agora se você quer construir um patrimônio, então qual o problema de não ter um lote de ações? Tendo um lote ou não, você está contruindo um patrimônio. Escolheu ótimas empresas e está no caminho certo.

    “Especulação é mais rápido, pq vc precisa de dinheiro é já, não pode privar sua vida, vc tem que viver.””

    Construção de patrimônio não é deixar de viver. Pelo contrário, chega a ser gratificante ver ele crescendo ao longo do tempo. Não estou dizendo que especulação é ruim, mas acho que deveria ser feita com uma pequena parcela do patrimônio, como o Leitão faz, por exemplo.
    Ficar totalmente na especulação é ruim, pois requer que você seja mais esperto que o mercado, o que raramente se consegue em longos tempos. Digo por experiência própria que ficar 100% especulando faz mal à saúde. Quando a ação está caindo você fica sentindo um friozinho na barriga o dia todo, e quando a ação sobe você sempre quer mais. Eu ganhava até 5 vezes seguindas, mas quando eu perdia, sai de baixo!!!! Agora que estou montando patrimônio eu fico feliz dos dois jeios, subindo ou caindo.

    Hoje são 250 reais, amanhã serão 250 mais dividendos. Está bola de neve será crescente ao longo do tempo.

    Há pouco tempo fiz uma simulação com a Ambev, que está no tópico “AMBV4 – Gráfico – 25-07-2011”, do qual se tinha um capital semelhante ao seu (1000 por trimestre, o que dá 333 reais por mês), e os resultados foram magníficos. Dê uma olhada lá.

    Abraços

  21. 21 Leitão

    Oi Wander!

    Você está certíssimo, e seu amigo está erradíssimo!

    Especulação é bom sim, e não é pecado. Mas especulando fazemos um dinheiro pequeno e não conseguimos construir grande patrimônio. Podemos especular sim, mas jamais devemos deixar de Investir. Somente investindo é que vamos construir patrimônio de verdade.

    Ainda mais Opções! Derivativos são uma modalidade especulativa que mais inclina você para o lado ruim da bolsa, da jogatina. Você vai perder tempo e dinheiro lidando com Derivativos… Terá a ilusão de fazer dinheiro rápido, e depois de 03/05 anos verá que continua andando em círculos, com o perde e ganha. Jogo puro! Para lidar com Derivativos é preciso muita experiência, e a maturidade necessária, e mesmo assim não elimina a necessidade de continuar Investindo.

    Não existe atalho para a riqueza. É preciso trabalho, disciplina e perseverança. E é preciso tempo. Não ficamos ricos da noite para o dia, mas ficamos ricos sim, com disciplina e tempo.

    E não existe tempo ruim para começar a Investir. Você disse ter 41 anos, está ótimo! Comece a poupar e a fazer bons investimentos desde já, e quando menos esperar já terá pego o gosto por isso, e terá ainda mais disciplina para poupar cada vez mais, e as coisas vão acelerando naturalmente.

    Continue Investindo e formando patrimônio. E mais adiante, com mais capital, se desejar pode sim separar uma parte para fazer Especulações (Nunca mais do que 20% da poupança, pois os outros 80% devem sempre continuar na estratégia de Investimento).

    Agora, falando especificamente do seu plano, você selecionou boas empresas, mas sugiro adicionar mais empresas. 06 empresas é muito pouco! Um mínimo de 10 é altamente recomendável. E se puder colocar 12 ou mais, melhor. E faça um esforço extra para poupar mais! Tudo bem que no começo é difícil, mas procure aumentar a disciplina com o passar dos meses ou anos, e poupe mais e mais… Quando mais poupar mensalmente, mais estará acelerando o processo.

    Bem, espero ter ajudado um pouco!

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Leitão

    …e o Fhillus complementou bem! (Obrigado, Fhillus!)

  23. Leitao!
    A petrobras seria a unica acao do seu cardapio que no momento ja esta classificada para IV?
    Abraco.

  24. 24 Leitão

    Oi Marcos!
    Não não… Na verdade o mercado como um todo está cada dia mais interessante…

    Mas resolvi destacar apenas a Petrobras nesse momento.

    Depois vou procurar fazer comentários sobre outras.

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Gustavo

    Incrível como a ação está sub-valorizada e continua caindo, a cotação está 10% abaixo do VPA. O mercado ultimamente só tem olhado negativamente para a Petrobras, se o preço do barril de petróleo sobe, a ação cai com a desculpa que os preços dos combustíveis no Brasil são congelados, se o barril cai, a ação cai com a desculpa que os investimentos no pré-sal não terão o retorno garantido.

    Só sei que comprei mais hoje a R$ 22,54 e se cair mais, compro mais um pouco.

  26. 26 Leitão

    Oi Gustavo!
    Isso mesmo! E é muito comum, em períodos de sentimento de queda, as ações caírem sem a menor lógica. É isso que faz o movimento de manada, que poucos conseguem se desvincular e aproveitar.

    A teoria manda comprar ações quando estão baratas, e vender quando estão caras. Mas na prática o que parece simples, torna-se difícil, por simples questão Emocional.

    Essa questão eu trabalho muito com meus alunos: a questão Emocional.

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Gustavo

    É Leitão, acho que a ação está mais desvalorizada hoje do que no auge da crise de 2008 quanto a cotação chegou na casa dos 16 reais.

    Eu sempre quis investir em RV, estudei sobre o assunto e já tinha capital para entrar, mas me faltava coragem. Quando a crise de 2008 chegou, achei que era o momento mais do que oportuno de entrar na bolsa, eu sabia que era uma grande oportunidade.

    Nunca vou esquecer a primeira ordem de compra executada no homebroker, minhas mãos chegavam a tremer e suar de tensão ao usar o teclado, isso foi no dia 21/11/2008 quando comprei dois lotes de PETR4 a 16,95.

    De lá para cá diversifiquei as compras, sempre de forma intercalada e gradual. O que era uma grande tensão, acompanhar diariamente a cotação da minha carteira, virou um prazer, nem ligo se a bolsa sobe ou desce. O momento de comprar ações virou uma coisa tão simples quanto abrir minha caixa de e-mails.

    Agora já tenho minha carteira formada (estou 50% em RF e 50% em RV), só estou colocando dinheiro novo em empresas que eu julgue extremamente depreciadas pelo mercado. No dia que a bolsa se recuperar dou uma podada.

    Abraço!

  28. 28 Leitão

    Oi Gustavo!
    Que ótimo comentário, e ótimo depoimento!

    Obrigado!

    Isso ajuda a outras pessoas a verem como é a coisa certa!

    Grande abraço!
    Leitão

  29. 29 colombo

    Leitao no caso de petr4 no grafico que voce postou, uma acao nao pode perder seu canal de alta ? porque aprentemente a petr4 acabou de perder ele…. e a queda seria justamente o tamanho do canal projetado no ponto de rompimento!

    ou isso nao ocorre ao longo dos anos ?

  30. 30 Leitão

    Oi Colombo!
    Sim, pode sim! E geralmente a queda corresponde à largura do canal.

    Mas por isso é importante observar também os Fundamentos da empresa, pois não faz sentido uma empresa cair demais, abaixo de um certo ponto…

    O gráfico ajuda a ver a oscilação média, e os Fundamentos ajudam a ver a lógica financeira da empresa.

    Não sabemos até que ponto pode cair, mas sabemos que, a partir do ponto X, fica muito interessante, barata, e a partir do ponto X -1 fica ilógico, barata demais, então tende a subir…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s