Quando o assunto é bolsa de valores…

27jul11

Basta dar uma passeada pelos sites na internet ou mesmo abrir sua caixa de e-mails para ver pensamentos tortos como este:

“A Bovespa é uma ‘aventura para mochileiros’ para investidores, depois de cair 14% neste ano, afirma o blog do jornal britânico Financial Times nesta quarta-feira (27). Para o jornal, o mercado de ações está ficando cada vez mais longe de um ‘porto seguro’ e está ficando cada vez mais cheio de riscos, barato e aventureiro.”

E o pior é que esse tipo de “notícia” é veiculada em mídias de grande porte, teoricamente com mais respaldo. O trecho acima foi citado por uma revista de circulação nacional, retirando do Financial Times! Um grande citando outro grande!

Imagine a cena: Você e sua esposa/namorada em um bar romântico, com música ao vivo, e de repente o cantor deixa o palco e sobe um outro, totalmente desafinado, cantando como se fosse uma cracatua! Você vai odiar, certamente! Mas ao final da música todos começam a aplaudir, assoviar, pedir mais uma… Você, sem perceber, se sente diferente. Começa a pensar: “- Bem, talvez ele tenha cantado bem, e eu é que não tenha percebido”. E começa a aplaudir também…

E é assim que acontece também no mercado de ações!

O que mais se vê por aí é cantor ruim com microfone bem alto, cantando em palco famoso. Muita, mas muita gente que não entende nada, nadinha de bolsa de valores falando sobre bolsa de valores!

E agora, com o mercado em queda, é que vamos ver mais besteiras ainda. Até as revistas de moda e sexualidade vão comentar sobre bolsa e recomendar poupança ou fundos de previdência privada.

Quando a bolsa de valores está em queda é que surgem as melhores oportunidades para investir em ações! É quando podemos comprar mais quantidade de ações de empresas boas, a preços mais baixos.

Mas nem vou me alongar sobre isso. O que quero aqui é realmente alertar para a má informação que existe na mídia em geral. Quando o assunto é bolsa de valores, pouca gente realmente entende do que se está falando…

Abraços!
Leitão

Leia também…

> As notícias poluem sua cabeça…

> Mercado de Ações, por quê?

> Carteira de Ações é como um time de futebol



12 Responses to “Quando o assunto é bolsa de valores…”

  1. “Até as revistas de moda e sexualidade vão comentar sobre bolsa e recomendar poupança ou fundos de previdência privada.”
    hahaha fiquei imaginando agora vc abrir a caras ou a Tititi e ver:
    – No episódio de hoje em morde e assompra Ícaro orienta Naomi a vender o que comprou da petr4 ano passado e “investir” em um carro novo HEHEHHEHEHEHE

  2. 2 JM

    Muito oportuno este post.
    Servirá de alerta para alguns colegas que já estavam apresentando sinais de pãnico com esta queda do Mercado, crises externas etc e tal….
    Papagaio falando no microfone, essa foi Genial. Hehehe
    O momento é de dominar as emoções e ter frieza para agarrar as oportunidades …
    Caro Leitão, ainda me lembro quando em 2008 tiveste aquela “visão” sobre a Vale e Usiminas e quem embarcou se deu muito bem.
    Creio que fatos semelhantes se repetirão.
    Estou de olho e atento ao sinal. Hehehe
    ( )$.

  3. 3 JM

    E o pior é que tem tem gente, que sem ter a menor idèia de seus conhecimentos, experiências e didática, vem querer discutir técnica de
    investimentos com voce. É mole???
    Fuiii

  4. 4 Daniel

    Realmente o blog aqui é de muito alto nível, o leitao está de parabens. Participo de outros foruns, inclusive até com gente “famosa”da bolsa, mas que nao tem a clareza que tem o Leitao!

  5. 5 Jay Quest

    ahuahuheaheuehuheaueheu…

    Revista de ‘sexualidade’…
    Manchete:
    “Estudo comprova que 90% dos homens que investem em ações falham na hora ‘H’ devido ao desespero da queda da bolsa de valores.
    A classe dos outros 10% intactos se mantém cada vez mais vigorosos. O fator apontado dentre os que participaram do estudo é que frequentam o blog do Leitão.”

    hheuehueheuehhuahueheheauhaeuh.

  6. 6 Leitão

    Oi Daniel, oi pessoal!
    Obrigado! A turma que frequenta aqui minha cozinha é que faz o bom nível do cardápio! :-)

    Oi Jay Quest!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Essa foi boa!
    E olha que tem tudo a ver mesmo. Quando comecei na bolsa passei apertos, e vou te confessar: o psicológico prejudica mesmo o namoro…hehehe

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. É assim mesmo… psicologia de massa, né Leitão?! Quando a coisa tá linda e maravilhosa (nos seus 60, 70 mil pontos) todo mundo quer entrar; quando a coisa corrige e desaba (50, 40 mil pontos [quem sabe?! rsrsrs]) todo mundo -especialmente a mídia que tem que vender notícia- só sabe criticar. Isso tudo quando a mentalidade deveria ser inversa e, em realidade, pra quem é mais experiente e pensa (e executa!) em comprar um ativo com uma cotação mais baixa e vender com cotação mais elevada (bem simplista, apesar de sabermos que tem mais nuances, como investimento em valor e crescimento entre outras) acaba lucrando e muito, pois o conhecimento, a paciência, o estudo e a experiência de se saber o que está fazendo são extremamente recompensados.

    Enquanto a maioria está com “medinho”, vamos aproveitar a liquidação, afinal, tá ficando lindo, maravilhoso comprar com cotações tão baixas.

    Pode ser que seja o primeiro de dois ou três bons momentos de se comprar nessa década. Vamos ver. Abraço

  8. 8 Leitão

    Oi Phillip!
    Muito bem dito! Obrigado pelo comentário!

    Assino em baixo!

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    “Quando a bolsa de valores está em queda é que surgem as melhores oportunidades para investir em ações! “. Bem, isso quando vc não está comprado e tem dindin sobrando né cumpadi?

  10. 10 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de citar seu nickname)

    Sim! Isso mesmo! Aliás, toda boa estratégia para a bolsa de valores pressupõe que tenhamos sempre parte do capital livre, seja para urgências ou para aproveitar oportunidades, como esta.

    Eu estou comprado, sempre. Mas sempre estou pronto para aproveitar oportunidades.

    Comprar muito de uma só vez e ficar só torcendo depois é que não pode.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Gustavo

    Como diria o outro…. ” Tá barato prá caramba!!!!”

    E eu digo, que bom!!! Tomara que fique mais!!!!

    [ ]’s


  1. 1 Aluguel de Ações, na prática! | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s