IBOV – Gráfico – 18-07-2011 (Histórico)

18jul11

Boa noite, pessoal!

Atendendo a pedidos, hoje fiz uma análise sucinta de maior prazo do Ibov. No meio de tanta poluição informacional das últimas semanas, o gráfico fala por si…
.
Mercado cada dia melhor! :-) Atualizei também Usiminas e Weg. As demais continuam conforma último post.
.
Um abraço e boa semana a todos(as)!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...



87 Responses to “IBOV – Gráfico – 18-07-2011 (Histórico)”

  1. 1 mauro

    Que isso! Rumo aos 10k?

  2. Quase lá então ??

  3. 3 Leitão

    Oi Mauro!

    Não não! A escala do gráfico está em Logarítmica.

    Considere a imagem e o movimento, não a escala.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 colombo

    que vontade de sair comprando tudo Leitao!

    ate a vale5 que nao caiu quase nada perto das outras esta com PL bem abaixo de 10!

    estou me segurando para nao socar dinheiro nelas!
    ahahhahaha

    vamos devagar sem pressa com as compras mensais!=P

  5. 5 Anônimo

    Leitão,
    naõ entendi seu comentário sobre o gráfico estar em escala logarítmica? Como fazer este gráfico? A que valor do gráfico normal corresponde o valor mínimo do gráfico logarítmico de aproximadamente 10.000 pontos?
    Obrigado,
    Luís Carlos

  6. 6 Daniel

    Acho que tem que multiplicar por 10 nao é ? tipo ta chegando perto dos 50 000.

  7. 7 Daniel

    É isso mesmo pessoal. Ta falando um zero na escala se nao me engano. Vejam que estamos bem no rumo dos 60k ( um tracinho acima dos 50k). Se chegar nos 50k seria algo como a minima que tivemos em 2008.

  8. 8 Fhillus

    Se for mesmo uma simples multiplicação por 10, então o mínimo´deve ficar entre 50k e 60k.
    Abraços

  9. 9 Leitão

    Oi pessoal!

    Uma descrição mais detalhada sobre essa particularidade das escalas:

    “No Metastock é possível trabalhar, no eixo dos Y (=Preços), com escala Linear ou escala Logarítmica.

    Na escala linear, default no Metastock, a distância entre cada unidade do eixo é constante, como numa régua. Como consequência, a distância entre o ponto 10 e o ponto 20 (variação de 100%) é idêntica à distância entre 80 e 90 (variação de 12,5%).

    Na escala logarítmica, a distância entre cada unidade do eixo é logarítmica, de modo a possibilitar comparação mais fácil entre as variações relativas dos preços. Por exemplo, a distância entre os pontos 10 e 20 (variação de 100%) é idêntica a distância entre os pontos 50 e 100 (variação de 100%). Assim, basta olhar para o gráfico para visualizar a variação relativa dos preços entre dois períodos de tempo.

    Como a escala logarítmica é aplicada apenas no eixo dos Y, é chamada de semi-log.”

    Portanto, o tipo de escala Semi-Log é mais útil para se ler períodos mais longos, como no gráfico acima.

    Dá algo próximo de 50.000 pts.

    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Anderson

    só para acompanhar as discussões
    abs

  11. Estamos quase lá!!

  12. Fala Leitão,

    Fugindo um pouco do assunto discutido acima. Minha dúvida é a seguinte:

    Nós devemos dividir nossas aplicações em renda variável e fixa, e conforme o mercado de ações for se comportando mudamos a relação entre esses investimentos.Hoje em dia o melhor investimento em renda fixa é o Tesouro Direto do governo, porém é descontado Imposto de Renda de aplicações no TD e conforme o tempo de investimento for menor, a alíquota fica mais alta. Como você faz para rebalancear a carteira ou para fazer um Investimento em Valor nesse caso? Você leva em consideração o imposto de renda pago ao retirar aplicação do TD antes do tempo? Ou você aplica em algum investimento que não cobra Imposto de Renda?

    Abraço,

    Vinicius.

  13. 13 Alberto

    Acompanhando!!!

    abs

  14. 14 Leitão

    Oi Vinicius!

    Na verdade o Investimento em Valor é tão bom que compensa qualquer custo adicional ao executá-lo, como o IR por exemplo. O ganho de capital advindo de boas oportunidades de Investimento em Valor é bem compensador.

    Neste caso não me importo em sacar de outras aplicações, mesmo que isso implique em mais custos.

    Em geral, a parte destinada a Renda Fixa que fica no Tesouro Direto eu deixo quieta, mais tempo. E outra parte, mais líquida, fica em outras fontes como a simples poupança mesmo. Em casos especiais vendo até meu carro para fazer IV, se a oportunidade for muito boa! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Fernando

    E se perder a LTA, pode continuar barato por anos…

    Alias quem comprou “barato” há 3 anos atrás ainda está achando barato pois tá no 0x0.

    Leitao soh comentando sua resposta pra mim no outro topico, eu nao to misturando AF com AT. Eu sou trader mesmo.. ja eh mto dificil ser trader e acho que eh mais ainda ser fundamentalista. Nao vou misturar por eqto, só qdo ja tiver muita experiencia e conhecimento em AT.

    E é claro que é melhor e mais fácil acompanhar tendencia, mesmo que seja LP. Se tá caindo pode continuar caindo durante muito tempo, pra q eu quero ficar comprando se ta caindo… deixa na RF e qdo a tendencia mudar (topos e fundos? mme21? – simples assim não é?) entra com a grana.. Vc ainda se protege de qualquer ecatombe ou cisne negro que possa acontecer…

    E nao vai ser caro comprar depois que tiver um pivot de alta.. vc só nao vai acertar o * do mosquito.

    Ah, em relacao a misturar AT e AF acho que vc mistura mais do que eu com posts de AT, mas comentarios e observações de AF.

    Enfim, é só minha opiniao.. tenho calafrios de pensar que uma grande crise pode estar se instalando no mundo e eu fazendo preço médio pra baixo… e se eu perder o emprego? e se precisar de um pouco de grana com urgencia? e se eu nao conseguir aportar mais devido à qualquer motivo? claro que tem que diversificar, mas mesmo assim, melhor do que arriscar 50% do patrimonio, eh nao arriscar nada (claro que ha riscos nas outras aplicacoes, mas estou falando de renda variavel).

    O basico não é: “rentabilidade passada nao eh garantia de rentabilidade futura”?

    To fora da RV ja faz um tempo.. fico brincando de trade no papel agora.. tinha petro e vale e fazia LC (o que era uma excelente estrategia, a melhor que usei até agora), mas qdo pivota pra baixo petro, eu sai, e mais tarde sai da vale tb (agora estou aguardando um momento pra voltar).

    Eu fico de fora aguardando uma tendencia de alta de novo. PODE ser que eu pague mais caro que vcs (meu preço médio seja maior), pode ser que a gente fique empatado (preço médio parecido), pode ser que meu preço médio seja menor (e talvez BEM menor, dependendo de qto cair). Mas entenda, eu nao corro o mesmo risco que vc… mesmo vc diversificando muito (coisa que os pequenos investidores nao conseguem fazer por causa da qtde de grana).

    Ah, esse canalzinho de alta aí é lindo mesmo.. soh que nem sempre foi assim, e nao temos certeza nenhuma que ele continuará assim.

    So uma esclarecida, se vc estudou AT, conhece o bom e velho Topos e Fundos do Dow. Perceba que nosso topo agora em dez foi menor do que o de 2008. Topo descendente em relacao ao anterior significa tend indefinida, perdendo suporte em 57k eh primaria de baixa, se perder os 30k de 2008 (quem disse que isso nao pode perder – ate acho pouco proavel, mas de novo eh a questao do risco) ai eh pivotzao no mensal pra baixo.. e ai eh madeeeeeiraaaaa.

    Eh isso ai.. eh minha opiniao.. abs.

  16. 16 Fernando

    Ah, conclusão: E SE DER TUDO ERRADO, eu vou estar de fora, torcendo pra cair assim como vocês estão.

    E SE TUDO DER CERTO, eu volto pro mercado, talvez com preço médio pouco acima do de vcs.

    Tem gente comemorando USIM caindo.. eu to fora (nunca estive dentro de USIM), mas me falem quem tá comprado, qual é o preço médio de vcs em USIM? Eu que to fora, posso comprar hoje e o PM sera bem menor.

    Enfim, eh questao de ter estratégia e analisar o risco. E pra quem nao sabe, ser buy and hold tem um risco mto grande.. ou vcs acham q soh grecia, italia, portugal, eua, japao e etc quebram (nao to dizendo que quebraram, to falando do mercado de RV), e que nosso Brasilzão nunca vai ficar 10 anos sem que o mercado de acoes cresça? hehehe

  17. 17 Fernando

    Ah, e ainda tem o outro lado do CDI e títulos públicos pagando uma verdadeira fortuna em relação à qq outro país… pra que arriscar literalmente num mercado em plena tendencia de baixa se posso botar 12% por mes com “relativa” segurança (pois nada é 100%) no bolso aplicando em tesouro direto, RF, CDI e etc?

    Abs.

  18. 18 Glauco Tonello

    Leitão. acabei de voltar de Poços de Caldas, que cidade bonita, dei uma passada em Monte Sião, para a compra de blusas, e pelo jeito na volta o mercado está cada vez mais atraente.
    abraços
    glauco

  19. 19 Leitão

    Oi Fernando!
    Obrigado pelos seus comentários, tudo ajuda a enriquecer a discussão.

    Mas veja, na intenção de ajudar sempre, vou comentar mais um pouco:

    Pelo seu comentário vejo que está realmente com visão errada sobre alguns conceitos sobre a bolsa de valores. Conceitos estes que discuto aqui no blog já a uns bons anos…

    Análise Fundamentalista não é complicado, ou pelo menos não precisa ser. Muita gente a faz parecer complicada só para valorizar sua fala. E Investimento não é opcional, é obrigatório. Quem fica apenas Especulando jamais vai construir patrimônio de verdade, é um fato. Pena que muita gente só descobre isso depois de uns 5 anos que está na bolsa, ou mais…

    Especular é bom e não é pecado, podemos sim fazer lucros com isso. Mas construção de patrimônio, enriquecimento, somente fazemos através de Investimento.

    Mas por que? A resposta para isso leva-se anos para descobrir…

    Eu faço Especulações, e faço também Investimentos. Penso que sei pouco, mas o pouco que sei procuro passar para outras pessoas, para ajudar, pois educação financeira é um assunto fundamental na vida da gente, pelo menos enquanto vivermos no sistema capitalista. Melhor do que teoria, é a realidade. Hoje vivo somente de meus Investimentos, então gosto de falar sobre algo que vivencio…

    —————————————–
    Oi Glauco!
    Que bom que está visitando aqui nossas serras mineiras… Região muito bonita a que você foi!

    Depois dê um pulo em São Roque de Minas… Muito bonito também!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  20. 20 Fhillus

    Olá Fernando.
    Sabia que você está contra as estatísticas? Te explico o porquê.
    Estatisticamente falando, é muito difícil (pra não falar que é quase 0) a possibilidade de se construir patrimônio somente através da AT.
    Já a AF no longo prazo mostra resultados. é só pesquisar que você encontra muitos investidores, desde pessoas “normais” que tinham emprego e ficaram milionárias, até pessoas que ficaram bilionárias através disso.
    Desculpe mas não venha usar Grécia, Japão e outros países para desmentir o longo prazo. No Brasil já passamos por inflação estratosférica, diversas mudanças de moeda, diversas crises e corrupção, e há muitos investidores que hoje são ricos graças ao Buy e Hold de 30 anos ou mais.
    Você disse “e se der tudo errado”. Olha se der tudo errado pra AF, é porque tá dando mais errado ainda pra AT e que o capitalismo está acabando. Isso não sou eu que digo não, são estudos estatísticos sobre os investimentos em bolsa do século XIX até hoje. de várias bolsas do mundo!
    Esses mesmos estudos mostram que em 10 anos os riscos são praticamente mitigados no LG.
    Ainda digo mais, o Leitão utiliza a AF para investir, e quando ele utiliza a AT, ele se utiliza as empresas filtradas pela AF. Essa é a mesclagem dele. Não querendo encher a bola do cara, mas ele VIVE disso, e provavelmente tem uma boa bagagem de conhecimentos.
    Já pra finalizar meus comentários, você comentou sobre AT, AF e títulos públicos, perda de emprego, etc. A utilização desses critérios depende do motivo que você está investindo, e de quando precisa desse dinheiro. Se você acha que pode perder o emprego a qualquer momento, então você precisa ter um bom colchão de segurança. Se vai precisar desse dinheiro em pouco tempo, saia das ações. Ações são pra longo prazo. Infelizmente há pessoas que a utilizam como cassino e ficam na jogatina. O que você está falando e fazendo é, na minha opinião, estar dentro da manada.

    Abraços

  21. 21 Leitão

    Oi Fhillus!
    Obrigado pelo comentário!

    Essas discussões ajudam a muitas pessoas que passam por aqui no blog!

    Grande abraço!
    Leitão

  22. 22 Glauco Tonello

    Leitão. vou pesquisar a respeito. quem sabe numa outra viagem. valeu pela dica.

  23. 23 Alberto

    Oi Fernando!!!

    Acho que há um equivoco na afirmação abaixo !!!

    “pra que arriscar literalmente num mercado em plena tendência de baixa se posso botar 12% por mes com “relativa” segurança (pois nada é 100%) no bolso aplicando em tesouro direto, RF, CDI e etc?”

    Nossa taxa de juros é realmente uma das mais alta!!!!, mas não vamos exagerar!!! Tá parecendo juros do cheque especial !!!!! rsrs!!!!

    Brincadeira à parte !! eu acho que você realmente conhece como funciona a especulação!!!! So que na Bolsa de Valores, a especulação e não é a única maneira de se obter ganho financeiro !!!!
    Outra forma é atraves do investimento, formando patrimônio, criando uma máquina de juros compostos.

    Abraços!!!!

    Alberto

  24. 24 JP

    Leitao e pessoal, mudando um pouco de assunto, BBAS3, VALE5 E PETR4 parecem ser as que estao mais interessantes em relação ao Preço/Valor.. ( P/L, PV/P e DY ) seria isso mesmo ? Pois sao umas das melhores da bolsa, tambem em relaçao a qualidade.

    Favor todos participarem, se possivel.

    Obrigado.

  25. 25 Glauco Tonello

    Fernando
    imaginem entrar outro Collor
    confiscando toda a poupança
    imaginem entrar um governo que decrete moratória
    100% do título público aonde iria?
    vc está acreditando que seria melhor 12% de rendimento ao ano(acho que esqueceu o IR) mínimo 15%. então a renda chegaria perto dos 10%.
    como não investir em empresas que lucram acima dos 10% ao ano. tem empresas que passam dos 20%. lembrando que elas remuneram no mínimo 25%, os outros 75% ela reinveste nela mesmo.
    porque então não posso ficar 50% na renda fixa e 50% na renda variável?
    sem me preocupar com Grécia,japão…etc
    é só verificar o básico de todas as empresa(lucro) e outros dados que não chegam a 10.

    abraços
    glauco

  26. 26 Fhillus

    Na minha opinião BBAS3 está um filé. Não sei como estava os indicadores dele durante a crise de 2008, mas já ouvi falar que os de hoje estão próximos.

    Abraços

  27. 27 Frederico

    Oi Leitão.
    Sempre vejo pessoas falando: e se a bolsa cair e não voltar a subir nos próximos 10 anos…
    Como vc ve isso??
    Acho q se algo assim acontecer e eu mantiver meu investimento mensal, quando a bolsa voltar a subir depois de tanto tempo estarei rico, certo? Vou ter passado 10 anos comprando ações baratas.
    Abraço.

  28. 28 Daniel

    Muita gente pensa como o Fernando, acho que a maioria das pessoas. Na minha opinião não estão certas.
    Investimento não é ficar girando. Investimento – seja em ações, títulos ou renda fixa – é sempre acumular capital – sejam ações, imóveis de aluguel ou títulos que paguem juros. Para acumular capital, deve-se girar o mínimo possível já que o custo do giro é alto (IR, spread, taxas). O máximo que se deve girar é na alocação de capital entre RF e RV para tentar, se possível, pegar os melhor da bolsa. Mas for o caso da pessoa ainda não ter esse “feeling” melhor não girar nem isso.
    O que o Fernando fala em teoria é o que todo mundo almeja e na teoria poderia dar certo sim mas na prática ninguém consegue formar patrimônio desta forma. Mesmo que se seja um grande trader há muitos limitadores: desde físicos, até de liquidez, quandos os valores começam a ficar muito altos. O que a bolsa ou geralmente outro tipo de investimento , imóveis por exemplo pode nos proporcionar é um retorno um pouco maior que o do CDI, algo como uns 15% a.a, ou 20%, ou quem sabe 30% que já é um absurdo. Com essa rentabilidade e aportes razoáveis, em 20, 30 anos já da para se acumular um bom capital para se viver de renda. Vejam vcs que um dos homens mais ricos do mundo, o Warrem Buffett tem rentabilidade de cerca de 20% a.a. Mas claro, cada um age da maneira que achar melhor. Abraços!

  29. 29 Leitão

    Oi pessoal!
    Muito boa a discussão! Obrigado!

    ———————-
    Oi JP!
    Sim, estão boas! A qualidade permanece a mesma, e o preço vai caindo e ficando mais interessante…

    ——————————
    Oi Frederico!
    Correto!
    Nos períodos de baixa (sejam eles rápidos ou lentos) é quando o capital troca de mãos e então surge uma nova geração de pessoas com capital construído na bolsa, e também uma nova geração de pessoas com histórias ruins sobre a bolsa (essa parcela é a parcela que não entende o que é bolsa, e só fica no jogo).

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  30. 30 Glauco Tonello

    Fhillus.
    O unico indicador que me lembro do BBAS3 em 2008 é o P/L na casa do 4,xx

  31. 31 Fernando

    Pessoal, eu já coloquei meu ponto de vista aqui antes, e se meu ponto de vista tá divergindo do da maioria aqui, nos clubes e foruns que eu frequento eles nao divergem. Soh quero dizer que eu tb estudei e estudo muito, e que nao entrei ontem no mercado de investimentos.

    Leitao, vc nao comentou praticamente nada do meu post, gostaria de ter lido mesmo seu comentario sobre cada item que eu falei.

    Fhillus, como assim contra estatísticas? Me da a fonte das estatísticas por favor. Não pode ser da sua cabeça nem das suas crenças, ok? Tem que ter um link hehehe

    Com AT nao se constroi patrimonio? Devo imaginar que vc tentou e nao conseguiu.. mas dizer que ninguem consegue, eh forcar.

    Nao posso usar Grecia e Japao como ex… fico imaginando como as pessoas pensam e tem a absoluta certeza de que no LP tudo vai voltar a subir. Tanto analista fala isso e pelo jeito deu certo… nao leve a mal, mas a unica certeza que temos eh a morte. Mas falar que o mercado no nosso país emergente vai dar lucro no LP com absoluta certeza eh completamente insano pra mim.

    Se da errado pra AF da mais ainda pra AT? Cara, se vc nao conhece, nao fala.. nao quero ser rispido nem grosso nem mal-educado. Mas fala e opina do que vc conhece.. eu nunca falei nada de AF aqui pq nao sei nada.. e por isso soh opino pq tem um grafico no inicio do post que fala de AT.

    “Esses mesmos estudos mostram que em 10 anos os riscos são praticamente mitigados no LG.” – mais uma vez vc parte da certeza que no LP vai subir… sim, subiu até agora, mas da onde vem a certeza que vai continuar subindo? Da sua crença né? To sem meu gráfico aqui, e se minha filhinha resolver me deixar dormir hoje a noite eu tento fazer um levantamento de LP no IBOV com todas as maiores correcoes pra ver qto tempo elas cairam e qto caiu. Sei que varias passaram dos 5, 6 anos. Eu soh nao entendo pq isso pode acontecer com varios paises desenvolvidos mas nao acontecer com a gente…

    “Se vc acha que pode perder o emprego…” hehehe cara, qtos anos vc tem? Nunca fui mandado embora, mas varios amigos, que estavam 100% bem em seus empregos perderam o emprego devido à n motivos… inclusive meu pai. A empresa que trabalhava foi comprada por uma americana e 2 semanas depois ele e 50% dos funcionários estavam na rua. Agora, antes da aquisição como que ele ia ACHAR que ia perder o emprego? hahahahaha soh na bola de cristal né

    Alberto, falei errado, era 12% por ano, bom, agora 12,5% por ano e nao por mes hehe
    Entao, soh pra esclarecer de novo, eu invisto, investir mesmo, há 12 anos já.. sempre separei uma parte pra RV que eh de 30 a 40%.. e qdo o mercado melhora eu aumento essa %. Mas meu investimento existe há 12 anos e eu nunca vou me desfazer dele.. eu soh tento uma rentabilidade maior com uma parte da grana na AT. Acho que isso nao tinha ficado claro no meu post.
    Mas concordo totalmente com vc, juros compostos, aportes e etc.

    Glauco, eu to ligado sobre um próximo Collor… mas na minha opiniao isso eh mais dificil de acontecer do que uma baixa grande na bolsa. É só pegar toda a estatistica do nosso país e ver qtos Collors tivemos e qtas baixas grandes tivemos.
    To ligado da remuneracao, e eh isso mesmo q faço. Eu nao invisto em empresas que pagam dividendos, mas invisto nas grades do Brasil e faço Lançamento Coberto que eh tipo remuneração em cima do meu investimento. Fhillus por isso nao me fale que AT nao funciona.. se estou há quase 2 anos fazendo LC com um bom rendimento em cima do meu investimento em renda variável, ok? ;)

    O esquema de 50% em RF e 50% em RV eh basicamente o q uso e pra mim eh o melhor mesmo.. com o detalhe de sempre ir balanceando. Tipo a receita basica do benjamin graham.. quem nao leu o investidor inteligente recomendo muito mesmo.

    Fred, e se cair por 20 anos, e se por 30 anos.. nos nao temos certeza de nada, e esse eh o risco q corremos. Agora analise o outro cenario, se esta caindo pra que comprar? pq nao comprar qdo começar a subir. Vc nao vai acertar o olho do mosquito, mas vai se livrar dessa incerteza que eh ficar comprado, aumentando posicao e esperando algum ano a bolsa comecar a subir de novo.

    Daniel eu nao fico girando, expliquei acima meus investimentos e como faço eles.. nao tinha me explicado direito.

    Pra finalizar, Leitao comenta de novo meu primeiro post por favor. Gostaria de ouvir suas tréplica pra uma discussao legal.

    E se alguém puder me ajudar e mostrar pro Fred que está em dúvida eu agradeço. Alguém tá comprado em USIM? Se sim, em qto está o PM? E em Petro? Eu nao to falando que temos que ficar girando nem fazendo trades. Estou falando do investimento mesmo. Nosso mercado historicamente corrige 2-3 anos pra ficar 6-7 em tendencia de alta ( o que nao eh certeza que vai continuar, mas eu espero a alta comecar e nao vou ficar crendo que ele vai subir ). Pra que comprar se esta caindo? Nao eh melhor entrar no comeco de uma tendencia de alta? Nao tem q ser expert pra conseguir enxergar isso num gráfico por ex.

    A minha idéia aqui nao eh ir contra nada nem ninguém.. soh digo que certeza soh temos uma na vida. Pra uma pessoa que tem 20-30 anos, o tempo de investimento ainda será longo, mesmo criando fortuna a pessoa ficará investindo por pelo menos mais uns 30 anos. É muito tempo.. da onde que se tira a certeza de q durante 30 anos nunca teremos uma baixa grande na bovespa e ainda que apos os 30 anos vamos estar recuperados. Claro nem estou contando com os imprevistos que ocorrem de perda de emprego e tal.. a maioria nao consegue prever qdo vai prever o emprego, mas pra quem consegue eh uma vantagem já né? hehehe

    O que eu fiz pra abrir minha cabeça e sair da manada (???) foi com meu programa gráfico (ta cheio de coisa de graça) eu abri o gráfico do ibov e fui voltando bastante pra trás. Aí ficava fazendo contas do tipo, E SE tivesse comprado aqui, E aqui, e tivesse aumentado o patrimonio aqui, e comprado assim e assim por diante. O resultado depois de um bom tempo foi o que muito analista técnico (que nao sabe nada né :P) fala: preço médio se faz pra cima, eqto está subindo e não pra baixo. Mas essa ideia vai completamente contra o que se passa aqui…

    E pra concluir ainda temos outro detalhe. O peso das acoes no ibov eh revisto trimestralmente eu acho… se uma empresa comeca a diminuir volume e todas as outras variaveis ela vai tendo seu peso diminuído no ibov tb. Dessa forma o ibov sempre tem as melhores empresas do Brasil compondo ele (como índice). Investir nas empresas boas eh a regra, MAS, problemas podem acontecer e a gente pode demorar pra ficar sabendo. Já tiveram muitos casos assim nos EUA por ex. (mas no meu Brasilzão isso NUNCA vai acontecer né? :P). Empresas com Enron e outras que começaram a cair e caíram por anos até virarem PÓ. Imaginem-se comprando as acoes e comemorando “ó lá, ta caindo, e que caia mais”… e aí belo dia parou de cair. Agora sejamos racionais.. muitas pessoas e investidores fizeram isso, e foram comprando, porque eles iriam parar de comprar? era a estratégia deles, basicamente preço médio pra baixo… vamos ser honestos porque achamos que isso nao iria acontecer com a gente? Só pq fizemos um curso de fds e frequentamos 2 blogs e um forum de investimento? É pretensão demais né… Conhecem aquele: “só sei que nada sei”. Achar que depois de meia centena de reais investidos já está dominando o mercado de investimentos, analisando empresas e todos os dados eh pra quem eh sonhador.. Nós (e incluo investidores e traders) temos que nos preocupar com o risco que estamos correndo e não com o “provável” lucro.

    O ponto da minha discussão é: E SE o mesmo acontecer com USIM ou PETRO, ou BBDC ou etc? Claro que tem gente que fala que isso NUNCA vai acontecer (nao sei baseado em que essa pessoa fala isso), mas pode acontecer. A chance é de 0,01%, talvez até menos.. mas falcatrua, corrupção, inadimplência, cenário externo, enfim.. qq coisa pode desencadear algo assim. E o ponto que quero chegar eh: pra mim o risco É ENORME de aplicar toda minha grana (que seja 50%) em RV váriavel e em uma empresa assim. SE isso acontecer eu to Fudi@#$. E se os amigos quiserem dar uma pesquisada, dêem uma olhada na composição do ibov uns 10 anos atrás. Vcs vao ver qtas empresas boas faziam parte e que nao fazem mais pelos mais diversos motivos…

    Bom espero que tenha conseguido me explicar.

    Vou ficar por aqui, e desculpem o texto enorme. Pra quem ler até o final obrigado :)

    Abs,

    Fernando

  32. 32 Anderson

    … tenho uma leve impressão que o Fernando não se daria bem no twitter heheheheh bateu o recorde de caracteres rsrsr
    abs
    Anderson

  33. 33 Fhillus

    Fernando, minhas fontes não se encontram em links da internet e não tenho como postar. Estão em diversos livros. Me aponte a história de alguém que construiu patrimônio somente através da AT e através da compra e venda constante. 12 anos de mercado e ainda não percebeu isso.
    Em nenhum momento alguém aqui deu certeza de que a bolsa sobe sempre, mas, falando numa língua que você entenda, de uma olhada por exemplo nesse gráfico http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx
    e acho que você pode tirar algumas conclusões. Essa linha de subida se repete em várias bolsa do mundo. O caso japonês, com um pouquinho de conhecimento de AF, dava pra perceber que a bolsa de lá estava com preços extremamente caros.
    É uma pena que você se guia apenas em fóruns da internet, enquanto há vários investidores por aí que muito tem a ensinar. Procure na Internet casos reais de bons investidores e o que fizeram, e veja se eles ficam em fóruns de internet. Dá pra aprender muito com a velha guarda também.

    De qualquer forma, boa sorte.

    Abraços

  34. 34 Daniel

    Fernando,
    Pelo que voce fala voce não acredita muito na bolsa no longo prazo. É evidente que para o investimento em bolsa dar resultados é necessária a premissa básica de que no longo prazo a bolsa vai subir, porque a economia brasileira vai crescer e evoluir e as empresas brasileiras também vão. E isso é praticamente consenso que vai acontecer. Se não acontecer realmente todos estamos enrolados, não só quem investe em bolsa não…Agora, se passar 10 anos andando de lado é uma beleza , que daí da para ir comprando, comprando e aumentando patrimonio. Lembrando sempre que o objetivo de se produzir patrimonio é um dia pode ter tranquilidade e se possivel viver da renda que este pratrimonio proporcionar e não simplesmente juntar patrimonio para depois ir gastando ele todo, como a maioria das pessoas pensa.
    No curto prazo da bolsa o jogo é praticamente de soma zero. Se voce ganha com especulacoes é porque alguem perdeu. Então não tem como todo mundo ganhar só nos trades. De forma que a sua receita não pode ser usada por todos. Se voce é bem sucedido nela é porque provavelmente tem muita experiencia com trades, muito controle emocional, muito controle de risco, etc.., mas pode ter certeza que voce é minoria, não dá pra todo mundo ganhar assim. Fora o tempo que tem que ter de dedicação, que a grande maioria não tem e nem quer ter, porque daí passa a ser um emprego (de trader) e não um investimento. Para a grande maioria das pessoas compensa bem mais ganhar dinheiro com suas profissoes e investir para o longo prazo em empresas boas.
    Nâo é que com com AT não dá para se construir patrimonio, é que SÒ com AT não da mesmo. O que dá para fazer é ganhar dinheiro com trades e com esse lucros, redirecionà-los para outros investimentos de longo prazo – como imóveis, renda fixa ou mesmo ações – ai sim se forma património. Só com AT, é praticamente impossível, imagine voce girando 1M, 10 M, 100M, em trades ? Imagine o controle emocional que se tem que ter ? O custo do giro disso tudo ?
    Não é pecado ser trader, mas todo trader tem também que investir para o longo prazo, e mesmo assim é uma minoria que vai conseguir. Se voce consegue, meus parabens , mas não creio que seja uma receita a ser seguida. Abraços.

  35. 35 José

    Acho legal as opiniões postadas aqui no Blog.

    Mas acho legal também que vcs. tem que entender, que tem pessoas que não tem tanto conhecimento de mercado, muito mais do linguajar escrito por vcs.
    São pessoas que estão começando..
    Vamos tentar ajudar tbem quem está começando a entender as siglas que vcs. utilizam.

    ISSO NÃO É UMA CRÍTICA, E SIM UM COMENTÁRIO SAUDÁVEL..

    Abrçs.

  36. 36 Guto

    Iria comentar o post do Fernando, mas o Daniel disse tudo, penso exatamente como vc Daniel. Não é pecado ser trader, mas todo trader tem também que investir para o longo prazo, e pelo visto o Fernando faz isso também, mas como o Daniel disse vc Fernando é minoria. E concordo com o Daniel quando diz que para ser trade vc tem que TRABALHAR como trader, e trabalho toma seu tempo com a prática do mesmo e com a especialização (em todo trabalho temos sempre que estar nos reciclando para não ficarmos obsoletos).

    Acredito que a proposta do leitão (me corrija se estiver errado mestre) é desmistificar o mercado de ações, é mostrar como pode ser fácil ter rentabilidade acima da inflação utilizando o mercado avista de ações. E realmente é fácil, basta ter uma boa ESTRATÉGIA, essa é a palavra chave. Semana passada fui em uma palestra do Gustavo Cerbasi, e percebi que muitas das ideologias do leitão são parecidas com a dele, e ele não parava de frisar, “todos devem ter uma boa estratégia de investimento”. E no meu ver a proposta do leitão é mostrar que, com uma boa estratégia (na minha opinião a estratégia dele é vencedora) pode-se ter bons lucros. O mesmo ponto que o leitão e o Cerbasi tocam é em relação ao tempo, a maioria dos brasileiros trabalham no mínimo 8hs/dia, como ter tempo para acompanhar o mercado? Pois é, não precisamos acompanhar o mercado tão de perto se tivermos uma boa estratégia de investimento em bolsa.

    Se vc Fernando não concorda com a estratégia do leitão eu respeito, pelo que li no seu post (e li inteiro viu, hehe) vc também segue uma estratégia de investimento, não sei se é tão vencedora quanto a do leitão, mas para saber isso convido vc a esperar sair o curso de investimento em valor que o leitão está preparando e faça o curso dele completo. Eu farei isso só estou esperando o curso de IV. Garanto para vc, estudei muito o mercado de ações e já vi muita coisa escrita, mas nada me convenceu mais do que as estratégias do leitão.

    A um tempo atrás postei um vídeo e agora vou postar de novo pois é pertinente a discussão. Vamos fugir da manada e vamos voar como aves de rapina:

    Abs,

  37. 37 Leitão

    Oi José!

    Você está certo! Temos que usar uma linguagem simples, como deve ser mesmo. Se me pegar falando difícil pode chamar a atenção que corrijo.

    Eu também gosto de manter a coisa simples, pois ela é simples mesmo.

    ———————————
    Oi Pessoal!
    Obrigado por manter a discussão em bom nível! Discutir idéias é sempre bom…

    ———————————-
    Oi Fernando!
    Entendo seu ponto de vista, de verdade. Já passei por ele, e vejo muitos passando todos os dias. A um bom tempo mantenho contato diário com muitas pessoas na bolsa e isso tem sido uma escola…

    Bem, qualquer dúvida que você tiver e que eu não falei, por favor, poste novamente (talvez em tópicos mais sucintos), que estou sempre disposto a responder. Aos poucos vamos levantando questões e discutindo, e isso ajuda a muitas pessoas…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  38. 38 Igor

    Fernando,

    A bolsa só vai deixar de subir se o PIB do Brasil encolher, se o país deixar de crescer, se os resultados das empresas piorarem ano após ano, o que pode acontecer por um período sim, mas não pra sempre.

    O cenário de hoje com preços em bolsa caindo, economia crescendo, lucros das empresas aumentando, é o melhor dos mundos pra quem investe no longo prazo e identifica essas oportunidades, montando uma careira de ações bem selecionada.

    Como vários colegas já falaram, é uma minoria que consegue usar a bolsa somente para trades e que tenha lucros sucessivos, seja por falta de tempo, conhecimento ou controle emocional. Por isso preferimos utilizar análise fundamentalista para construção de patrimônio a longo prazo.

    Eu mesmo já me questionei várias vezes sobre porque continuar comprando na baixa, porque não comprar no fundo do gráfico somente, ou após a inversão de tendência. Esse questionamento faz todo o sentido para um trader que visa lucros com compra e venda de ações. Para quem não tem conhecimento de análise técnica, ou para quem não quer ficar preocupado em descobrir o momento em que o mercado vai dar a virada, é melhor “fazer o preço médio”, ir aumentando o patrimônio, reinvestindo os dividendos recebidos, e porque não tendo lucros?! Sim porque caso o mercado ande de lado, a estratégia de investimento gradual com formação de preço médio dá bons resultados.

  39. 39 colombo

    Igor,

    diria ate que IG no mercado de lado por varios anos e a unica estrategia que nos gera lucro! =]

    e mesmo caindo muito digamos 50% a hora que subir 25% ja temos lucro!

    devido ao PM, que a maioria usa de forma contraria, piramide decrescente, vai subindo vai comprando mais….isso pra mim nao tem nexo!… mas concordo com vc, nenhuma economia cai e encolhe por muitos anos consecutivos, e nao volta a subir, se isso acontecer com o mundo todo estaremos todos desempregados e falidos com nosso dinheiro valendo nada….como o Brasil eh um pais emergente ou seja esta em crescimento elevado, a projeçao de encolhimento do pib ate chegar a um ponto negativo esta MUITO longe! digamos que é praticamente garantido crescimento desse nivel ou mais para os proximos 5 anos! mas as empresas brasileiras etsao muito bem de saude diga-se de passagem! =)

  40. Fala Fernando,

    Discussão ta boa, vou entrar aki tb…heheheh!!!

    Eu vou focar na seguinte frase q vc escreveu:

    “O ponto da minha discussão é: E SE o mesmo acontecer com USIM ou PETRO, ou BBDC ou etc?” (no caso se acontecer com elas o q acontecer com elas o q aconteceu com a Enron)

    Para isso existe análise e estratégia. Na análise vc seleciona, através do estudo dos fundamentos de uma empresa, quais vale a pena investir. E na estratégia entra a parte de alocação de capital entre RF e RV, quantas empresas vai conter sua carteira etc. E periodicamente vc está acompanhando as resultados das empresas q vc tem em carteira. A palavra chave aki eh diversificação. Eu tenho 10 boas empresas em minha carteira, se com uma acontecer o q aconteceu com a Enro, realmente eu perdi um parte do meu investimento, mas o resultados das outras vai suprir essa perda. Afinal, se a probabilidade de uma PETRO, BBDC, VALE acontecer isso, imagine com 10 empresas!!!

    Respondi de forma resumida para n ficar muita coisa escrita e o pessoal ficar com preguiça de ler e participar…hehehheheh!!!

    Abraço!!!

  41. 41 Leitão

    Oi Vinicius!
    Obrigado pelo comentário! Dá gosto de ver meus ex-alunos com essa maturidade para a bolsa!

    Gosto de deixar os temas correrem, sem muita intervenção minha, justamente para deixar a turma discutir e ir aprendendo com essa dinâmica…

    Grande abraço!
    Leitão

  42. 42 Anderson

    … queria ver todo esse pessoal num bar falando de investimentos e futebol…. iam baixar as portas !!! heheheh
    bom final de semana a todos

  43. 43 Fernando

    Anderson, por isso que nem uso muito o Twitter kkkkk

    Fhillus o link foi forma de falar, pode colocar o nome dos livros q vc leu.. (a gente entende o que a gente quer entender né)

    Esse gráfico eu conhecia, e é minha língua sim. Eu acredito nos gráficos.. mas o fato de ter duas linhas subindo há x anos nao quer dizer que vai continuar.. agora da uma olhada em 1971, foram necessários 13 anos pra bolsa voltar ao mesmo patamar.. se vc fizer as contas de inflacao e tal vai ver o qto perdeu nesse período, literalmente.

    O mesmo aconteceu em 86, mais 8 anos perdendo, e em 97 mais 7 anos perdendo…

    “O caso japones com um pouquinho de conhecimento de AF…” então tá bom, vc nao deu pistas da sua experiencia e conhecimento, me fala se vc tava no mercado em 2008 e seja honesto, antes da crise começar nos EUA, vc conseguiu imaginar ou ter uma idéia do que ia acontecer com os EUA? Conseguiu saber a quebradeira geral de bancos e fundos de crédito imobiliário? Conseguiu imaginar que muitas casas seriam vendidas a 1 dólar? Isso foi recente, se vc diz que dava pra perceber o problema do Japao antes da crise, imagino que tambem conseguiria prever ou ter idéia da encrenca dos EUA antes dela acontecer tb.. e aí? procura ser mais objetivo e específico

    Eu nao me guio em fóruns de internet.. assim como vc posta aqui no leitao eu posto e discuto em outros lugares TAMBÉM. Em nenhum momento disse que me GUIO por fóruns ou pelos outros.

    Exemplos de traders, o Leandro da Leandro e Stormer, o Marcio Noronha, Didi, Bastter e alguns outros. A enorme maioria se ferra, mas esses construíram riqueza com AT. Começaram a dar cursos e palestras, mas isso aconteceu depois de ficarem ricos. Estive em palestra com todos eles menos com o Didi.

    Pessoal, nao estou discutindo muito a Analise Tecnica e sim o investimento mesmo.. mas vamos colocar assim: eu nao me sinto confortavel fazendo preço médio pra baixo

    Os experts dizem que com um mínimo de AF (engraçado tem gente que estuda anos e anos economia, mestrado, pós e etc, se especializa em economia mundial, ou brasileira, etc e nem assim conseguem antever um movimento de alta ou quebra de algum lugar, e tem gente que depois de 6 horas de curso e um livro já fala que com um pouco de AF consegue prever o que ia acontecer com a economia de um país.. pobres coitados) se consegue prever a encrenca de um país ou de uma empresa… Existe um filme chamado Enron – os mais espertos da sala. Esse filme eh mto bom, fala direitinho o que rolou durante todo o esquema da Enron, tudo era mascarado, qdo as ações já tinham despencado 50, 60, 70% tinham analistas que falaram “ta de graça” (e eram analistas de verdade, formados, graduados e nao dentistas, medicos, engenheiros que fizeram curso de fds )e recomendavam compra, pessoas físicas comemorando por ela ter caído tanto e enchendo o bolso… e ela sequer chegou a “repicar” foi direto pro fundo e a empresa faliu… MAS ainda bem q tem gente que consegue prever essa coisa.. pq os americanos se lascaram nessa..

    Leitao me desculpa mas nao vou escrever de novo.. meu segundo post foi extenso mas o primeiro dava pra responder.. de qualquer forma fica ai o convite soh pra vc debater o que escrevi no primeiro post, e obrigado.

    Igor, eu concordo com vc. Brasil eh emergente e o espaço pra crescer eh muuuuito maior que os de primeiro mundo, mas nada eh 100%, e eh nesse ponto que eu tava batendo… e ao mesmo tempo que nosso crescimento pode ser maior, o nosso risco tb é.. qdo algo da errado no mundo, o dinheiro sai dos emergentes (risco maior de se investir neles) e vai pros desenvolvidos.. mas isso eh o basico e todo mundo sabe

    Qto ao esquema que vc disse de comprar qdo tendencia eh ficar fazendo trade, eu nao concordo mto.. se vc olhar num prazo maior, vc consegue pegar longos movimentos de varios e varios anos, 3, 4, 5, 6 anos, e eh isso que to falando. Nao eh comprar e ficar 3 meses posicionado, mas sim pegar as longas tendencias, tipo 2001-2007…

    Mas eh isso ai pessoal, concordo que eu estou pegando um ponto “pequeno” e “pouco provável” de problemas com o buy and hold e tal, mas eh uma coisa que todos devem considerar, e abrir a cabeça pra algumas coisas… conhecem aquela de que “pior do que não ler nenhum jornal é ler apenas um”. A gente fica viciado e fica encarando uma opinião de uma ou 6 dúzia de pessoas como verdade absoluta…

    Abs!

  44. 44 Fernando

    Soh pra concluir, nao estou falando mal do leitao, nem do blog, nem do seu curso nem da estrategia.. estou generalisando mesmo

    Um medico estuda por 8 anos, faz residencia pra depois poder fazer diagnosticos.. se uma pessoa faz um curso de fds, ou 2 ou 3, ela vai estar apta a diagnosticar se alguem tem virose por comer comida estragada ou se eh algo mais serio? nao…

    Um engenheiro estuda 5 anos, se alguem faz um curso de fds vai conseguir construir uma casa? nao…

    Um tecnico em informatica estuda 5 anos e faz varios cursos de especializacao, se alguem faz um curso de fds vai estar apto a montar um servidor ou instalar um firewall e garantir que foram bem instalados? nao..

    Eh o mesmo com a economia… soh por causa de um forum ou de um treinamento, vamos estar aptos à prever e antever uma crise em uma empresa ou um PAÍS? pra mim eh prepotencia e burr@#$ pensar assim… claro que apos varios anos de conhecimento e experiencia vc consegue “chegar proximo e fazer boas analises”, mas nao eh da noite pro dia, e nem quer dizer q vc vai prever crises e desastres… eh soh olhar a qtde de analistas de bancos, corretoras e etc que erram frequentemente suas “previsoes” e análises..

    Abs e boa sorte a todos

  45. 45 Igor

    Fernando,

    O niguém falou que com o curso do Leitão podemos prever o que vai acontecer com a economia dos países do mundo.

    Podemos sim diferenciar se a queda nos preços de uma empresa é algo temporário ou se está ligado aos fundamentos da mesma (lucros decrescentes, aumento no endividamento, enfim resultados ruins). Caso esteja ligado aos fundamentos da empresa podemos deixar de comprá-la ou até desfazer posição. Agora se os preços caem e a empresa continua apresentando bons resultados/fundamentos, não há porque vender, só comprar para fazer patrimônio e lucrar quando os preços voltarem a subir, pois se a empresa continua dando lucros crescentes, não tem porque não voltar a subir; pode-se chegar a casos em que somente os dividendos dão uma rentabilidade altíssima nesses casos de sub-valorização excessiva.

    Quando o Filhus falou do caso Japonês, realmente só quem não sabe nada de AF seria pego de surpresa, pois os indicadores estavam absurdamente distorcidos: P/L nas alturas, VPA baixíssimo, P/VP muitas vezes maior que 1, etc. E foi o que em menor escala ocorreu em 2008 no Brasil. Mas a gente não precisa se preocupar com o que ocorre na economia mundial, de maneira geral, e sim nos reflexos sobre os resultados das empresas que temos em carteira.

    Logicamente no caso da Emron por exemplo, não teríamos como prever já que nos baseamos nos números informados pelas empresas, e se eles foram fraudados não tem jeito. Por isso a diversificação da carteira, com 10, 12, 15 papéis diferentes de diversos setores. Caso um ou dois dêem problemas o geral é pouco afetado.

  46. 46 Anderson

    mudando de saco pra mala, alguém poderia me explicar as seguintes distorções?
    Porque no “painél de bordo” dos papéis no site fundamentus os indicadores não fecham?
    Vou dar um exemplo, se verificarem a Margem Líquida da Petr4 aparece 18,1% porém se vc baixar o DRE ou até mesmo pegando a informação da tela verá que LL / RL vai dar 20%.
    obrigado
    att
    Anderson

  47. 47 Daniel

    Fernando,
    Se me permite só uma correção. O Bastter não ficou rico com AT. Ele mesmo já contou muitas vezes que já perdeu muito dinheiro como trader e com opções a seco. Provavelmente ele tenha ficado rico com buy and hold e com venda coberta de opções, que ele faz até hoje. E claro, juntando seu dinheiro que ganha como médico e nos cursos e livros. Ele mesmo fala que deixou de ser trader por causa da saúde e que trader é uma profissão e das mais difíceis que tem e que não é para todo mundo. Abraços..

  48. 48 Guto

    Igor, perfeita sua colocação, acredito que o pessoal daqui do blog jamais tentam prever o que vai acontecer com a economia dos países do mundo. O leitão ja frisou em vários posts que é impossível prever o comportamento do mercado (sou doutorando em estatística e posso te garantir que ele esta certo). A ideia aqui é fazer uma leitura presente do mercado, tomamos atitudes olhando para o que está acontecendo agora e nunca tentando prever o que vai ocorrer. Quem viu o vídeo que eu postei no comentário la em cima (nos primeiros 3 min aproximadamente) viu um banqueiro renomado (George Parr) dizendo como se preve o comportamento do mercado de verdade, hehe!

    Acho que o Fernando não navegou o suficiente no blog do leitão, procure os posts mais antigos que vc verá uma fonte muito rica de informação. Só pra completar, não utilizo somente o blog do leitão para tomar minhas decisões no mercado de ações, mas é incrível, quanto mais estudo o mercado mais percebo o quanto o leitão está correto nas suas decisões.

    Abs!

  49. 49 Fhillus

    Fernando, faça o seguinte, continue com sua estratégia. Se você acha que no longo prazo não vai subir, então tudo bem. Se você acha que no longo prazo o ibovespa estará com menos de 1000, e que tudo é jogatina e cassino, então fique especulando. Deve ser uma concidência enorme o mundo ficar mais rico com o tempo e as bolsas de todo o mundo estarem em uma tendência ascendente. Se você acha que quem investiu em 1971 e 1986 perdeu dinheiro, me desculpe mas você precisa estudar mais, pois não sabe o que é longo prazo, preço médio e dividendos, que formam uma bola de neve. Não sabe também que o IBOV possui muitas empresas sem fundamento, e que na escolha de boas empresas um investidor estaria menos vulnerável a estas quedas.
    Quanto ao Japão, repito, com pouco conhecimento fundamentalista, sabia-se que havia uma grande bolha lá. Você sabia que de 1950 a 1989 a bolsa de lá estava em bull market? Sabia que um apartamento de 1 quarto lá daria pra comprar alguns bairros de luxo do ocidente? Sabia que um investimento médio nas empresas só daria retorno em 70 anos, sabendo que a média mundial é cerca de 15 anos?
    Bem meu amigo, você só utiliza como argumento seus 12 anos de mercado. Pois bem, isso é mais uma prova de que QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE.
    E por favor, quando eu falo de construtores de patrimônio, não falo de centaveiros. Falo de grandes investidores. Pessoas que fizeram fortuna ao longo do tempo. Não preciso falar de Warren Buffet, Peter Lynch e Charles Munger. Conhece Lirio Parisoto? A ta, em seus 12 anos de cara no Home Broker não te deram tempo, né? Pergunta pra ele quantos cursos ele dá? Não falo desses vendedores de cursos de AT. Há muitos milionários pelo Brasil que ficaram ricos investindo de 1970 pra cá.
    Já li um livro do Bastter e Predador que eles assumem que deve-se investir em boas empresas no longo prazo (o livro é investindo em opções). Ele diz que não se usa AT em opções. Cara se espelha nesses caras mas não segue seus ensinamentos. Você diz “Fhillus por isso nao me fale que AT nao funciona.. se estou há quase 2 anos fazendo LC com um bom rendimento”. Cara, leu os ensinamentos do Bastter no livro dele de opções? Não há nenhum envolvimento entre AT e opções neste livro. Vc tava fazendo o que nesses 12 anos????
    Você assumiu que não quer aprender AF por achar difícil “Eu sou trader mesmo.. ja eh mto dificil ser trader e acho que eh mais ainda ser fundamentalista.” Cara, nem provou o caldo de cana e já diz que é ruim. Deixa de preconceito e pelo menos forme uma base antes de criticar. Até agora não entendi o seu ponto de vista. Você fala 1 kilo mas ainda não entendemos nem 1 grama do que você fala. Você está defendendo o que afinal de contas?
    E me desculpe, você deu a entender que se guia sim pelos foruns “Pessoal, eu já coloquei meu ponto de vista aqui antes, e se meu ponto de vista tá divergindo do da maioria aqui, nos clubes e foruns que eu frequento eles nao divergem.” A ta, então quer dizer que se o zezinho do forum concorda comigo é porque eu estou certo, e se não concorda é porque ele está errado. Por favor né.
    E você tem outro argumento não? “Soh quero dizer que eu tb estudei e estudo muito, e que nao entrei ontem no mercado de investimentos.”. Só fala da crise de 2008, Japão e Grécia, 12 anos de mercado?
    Vc ainda não entendeu o objetivo da AF. Na AF ninguém quer acertar o topo ou o fundo. Na AF quem tem disciplina ganha na subida e na descida. A gente nem esquenta a cabeça se está subindo ou caindo. Na verdade a gente fica feliz quando cai, entende? Acho que você não entende isso. E quem está com a AF NUNCA se guia por estes analistas da bolsa, ou analistas financeiros. Quem usa AF não quer adivinhar onde vai ser a crise, e como vai ser. O investidor fica blindado a estas questões. Isso que você ainda não entendeu. Dê uma estudada num livro básico de contabilidade, Depois leia um livro de investimento a longo prazo em ações que você consegue entender esses fundamentos. o nome não é Análise fundamentalista a toa.

    Abraços

  50. 50 Glauco Tonello

    Galera. desculpe-me se zangarem comigo.
    está parecendo briga de torcedores de times rivais. Vamos focar em melhores resultados, do jeito que a conversa está indo cada lado está tentando impor o que pensa, ou o time que ganhou mais títulos.
    Futuro é algo muito imprevisível. qualquer coisa que nós pensarmos em investimento vai ter risco(que pode ser minimizado). e claro otimizado para quem o acerta.
    então calma para todos, seria acho que o mais interessante agora.

    abraços e de novo espero que não se zanguem comigo

    Glauco

  51. Glauco,

    É nas divergências que aprendemos!!

    O bate-papo aki ta em bom nível, ambas as partes podem aprender com a outra. Cada um esta colocando seu ponto de vista!!!

    Fernando,

    N sei se vc leu meu post la em cima. Mas resumidamente, a palavra chave eh diversificação. O caso da Enron eh realmente emblemático. Mas qual a probabilidade de isso acontecer com 10 grandes empresas brasileiras ao mesmo tempo?? Então eu analiso os fundamentos e escolho 10 empresas para minha carteira!! Nós n queremos antever crises ou desastres, ninguém eh capaz de fazer isso e esse n eh o propósito da AF!!

    E LP para mim eh no mínimo 5 anos, mas pode ir até a aposentadoria, ou seja, 20, 30, 40, 50 anos…eh pra vida toda!!! Eh vc fazer seu patrimônio crescer junto com boas empresas.

    E a questão eh muito mais ampla. Eh uma questão de educação financeira e planejamento pessoal de cada um tb. Por exemplo: se vc planeja comprar um apartamento em 3 anos, vc n vai investir em ações!!

    E pra n dizer q fiz só o curso do Leitão, já li livros tb como O Investidor Inteligente, Os Axiomas de Zurique (gosto de conhecer todos os pontos de vista, nesse livro tem muita coisa que eu n concordo, mas tem coisas que eu concordo tb!!).

    Vamos continuar conversando, o papo ta bom!!

    Abraço!!!

  52. 52 Glauco Tonello

    Vinicius,
    Sei que está bom, mas está partindo para a imposição…

    daqui a pouco vão lembrar de bamerindus,transbrasil…..etccc

    Abraço

  53. 53 Fhillus

    É porque há pessoas que pensam que a riqueza através de fundamentos são apenas para uns poucos como Warren Buffet, Peter Lynch e Charles Munger, e que isso é coisa de americano. Há bons exemplos brasileiros como Lirio Parisotto, Luiz Barsi Filho, Gustavo Cerbasi, Ari Hilgert, Vilibaldo Maier, Samuel Emery, dentre muitos outros, que fizeram bons investimentos no longo prazo. Muitos deles passaram pela inflação, outros não, mas provaram que a riqueza se constroi pela dedicação e persistência no longo prazo, e não na compra e venda constante, onde apenas as corretoras e o governo acaba ganhando. Nenhum deles é centaveiro e fica postando videos no youtube todo barbudão não.

    Abraços

  54. 54 Leitão

    Oi pessoal!
    Vixe! A conversa aqui está rendendo heim! Bom que podem confrontar vários pontos de vistas, e todo mundo sai ganhando…

    Nem vou interferir…

    Uma nota para os novatos em bolsa que acompanham o Blog: não se preocupem com essa confusão toda. Apesar de parecer, bolsa de valores não é complicado não. É que é divertido ficar discutindo o sexo dos anjos quando o assunto é bolsa. Mas fiquem tranquilos… :-)

    ———————————-
    Oi Anderson!

    Recentemente entrei em contato com o pessoal do site Fundamentus (muito educados por sinal) e me disseram que com a adoção do novo padrão contábil a partir de 2011 alguns dados podem parecer estranhos… Não diria errados, mas diferentes… Nada que atrapalhe as análises.

    Como sugestão, sempre que observar algum dado estranho, entre em contato com eles avisando. Isso é bom até para manterem a qualidade da base de dados sempre boa. (Até 2010 os dados estavam sempre corretos, e em 2011 com as mudanças nos padrões, até o momento tenho visto que permanecem coerentes, mas sempre é bom ajudá-los a manter assim…)

    Quanto ao exemplo que você citou, da margem líquida, realmente está estranho… O certo seria 20% mesmo. Acabei de enviar uma mensagem para eles avisando sobre o problema…

    —————————————
    Oi Fernando!
    Pegando um ponto que você comentou, sobre a velha questão da Análise Fundamentalista…

    Ela não é complicada (apesar de muitos a fazerem parecer complicado). E ela é fundamental, seja para Investir, ou mesmo Especular.

    Não é necessário ser expert em contabilidade, ou finanças, ou economia, para se utilizar de análise fundamentalista e fazer com isso bons investimentos.

    Na verdade, a bolsa de valores exige pouquíssimo de nossa capacidade intelectual, e muito de nossa capacidade emocional.

    Costumo dizer que um rapaz de 18 anos que esteja entrando na faculdade tem mais potencial de agir certo na bolsa do que um pós-graduado em economia, cheio de vícios e visões pré-definidas…

    Justamente por ela mexer tanto como o emocional é que surgem discussões assim.

    Aliás, essa discussão toda é um bom estudo de caso para meus alunos. Podem ver na prática como a coisa mexe com o emocional.

    Não é raro ver pessoas com 3, 5, 10 anos de bolsa com visões erradas sobre ela, apesar do tempo (não estou falando de você, Fernando, estou usando apenas um gancho para o tema). É como uma pessoa que usa muito o computador, mas não fez curso de digitação: consegue digitar textos grandes, mas usando apenas dois dedos… Isso é errado, prejudica sua saúde, mas ela continua fazendo…

    Bem, vou deixar o tema correr mais…

    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  55. 55 Frederico

    É, tb acho Glauco.
    Muitos falaram que a melhor estratégia qdo o mercado está em baixa ou de lado é o Investimento Gradual. Poderiam explicar porque e como?

  56. 56 Leitão

    Oi Frederico!

    A Estratégia de Investimento Gradual consiste em comprar parcelas fixas mensais de boas empresas, montando uma carteira de um mínimo de 10 boas empresas, fazendo rodízio entre elas. Parece muito simples… E é extremamente simples mesmo!

    A primeira tarefa é saber filtrar ações de boa qualidade para colocar na lista de compras; A segunda tarefa é manter a disciplina de compras ao longo dos anos; e a terceira tarefa é sempre continuar conferindo a qualidade desta lista;

    Como disse no post anterior, exige pouco de nosso intelecto, mas muito de nosso controle emocional.

    E essa estratégia não é boa só com bolsa caindo… É boa sempre! Em qualquer momento, em qualquer cenário econômico financeiro, sempre!

    Recentemente escrevi um post sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Um abraço!
    Leitão

  57. 57 Anderson

    obrigado pela resposta Leitão, bom saber que não estou “viajando na maionese” hehheh

  58. 58 Guto

    Gostaria de agradecer a todos pelos comentários, estou aprendendo muito, e como dizia Albert Einstein: “Quer ser inteligente? Conviva com eles.” Nesse blog estou convivendo com pessoas muito inteligentes. Gostei dos comentários do Fhillus e os do leitão, a gente não pode falar nada né, o cara tem o dom de falar simples e bonito, haha.

    Abraços.

  59. 59 Vlad

    Depois do Guto citar Einstein e dizer que no blog está convivendo com pessoas muito inteligentes eu me sinto na obrigação de dar as caras também. kkk. Afinal, sempre apareço.

    Tão logo comecei a ivestir em ações a estratégia passou a ser meu “calcanhar de Aquiles” a ponto de o Leitão comentar uma opnião que postei no blog. Naquela época eu já sabia um bocado de AF (novatos do blog: AF é abreviação para Análise Fundamentalista), sempre investi em boas empresas e nunca tratei a bolsa como cassino. Contudo, eu também não aceitava isso de investir durante a queda. Com o passar do tempo, não só compreendi o valor do IG (Investimento Gradual – que é uma estratégia vencedora no longo prazo) como compreendi uma coisa que alguns aqui talvez não tenham observado ainda: investimento é uma coisa tão pessoal que, queiramos ou não, cada um terá alguma caracetística peculiar na forma de investir!

    Tem aqueles que amam trabalhar com opções. Alguns só se sentem seguros na RV (Renda Variável) fazendo algum tipo de hedge. Tem os que optam por IG. Outros gostam mesmo de especulação. Tem ainda os investidores que não aceitam outro investimento senão a renda fixa. Não acho que qualquer um deles esteja errado, desde que faça da forma correta e esteja consciente do que está fazendo e das possibilidades de ganhos.

    Comenta-se sobre resultados. Um bom resultado não é apenas rentabilidade elevada. Para alguns, segurança é algo tão essencial que a rentabilidade perde status de nobreza. Tem pessoas que consideram especular um fardo muito pesado, pois para elas ter aquele tempo livre para fazer outras coisas é mais importante. E assim vai…

    Se alguém não curte IG nada impede que faça, por exemplo, Investimento de Valor. O que é importante deixar claro é que não há como sair-se bem especulando sem saber AT (Análise Técnica) e minimamente de AF. Tampouco dá para fazer um Investimento de Valor sem conhecer AF e minimamente de AT. Seria loucura.

  60. 60 Leitão

    Oi Vlad!
    Obrigado pelo comentário!

    A turma aqui é de alto nível mesmo!

    :-)

    Forte abraço!
    Leitão

  61. 61 Fernando

    Todos os comentários partiram do princípio que eu penso mais no risco do que nos ganhos, mas blz… cedo ou tarde vou partir pra AF também pra aprender… mas de forma alguma eu critiquei a AF (novamente se entende o que se quer entender).. eu só usei a AT pra defender meu ponto de vista.. aliás é o que se vê logo qdo se entra no blog. Posts de AT… ou não?

    Filus (ou fela..) cara qdo vc aprender a conviver em grupo e respeitar o ser humano atrás do outro computador eu volto a falar contigo. Desde meu primeiro post que nunca foi dirigido a vc, vc foi grosseiro.. depois nunca respondeu nada do que perguntei, e finalizou com uma série de ataques e suposições do que eu penso… boa sorte pra vc com seu conhecimento extenso e suas previsões e que um dia vc aprenda a respeitar como a maioria aqui parece te respeitar também. E se te incomoda ler um post grande, nao leia. Alias, nao faço a minima questao de vc ler nada que eu escrevo, diga-se de passagem.

    Leitao, me desculpa mas acho que foi um pouco indelicado na sua colocação: “Não é raro ver pessoas com 3, 5, 10 anos de bolsa com visões erradas sobre ela…” vc acabou de dizer que eu estou errado e usou meu caso pra fazer uma propagandinha de curso… aí não né… acho que vc nao precisa disso… ou não?
    Só existe uma visão certa da bolsa e essa é a sua visão? Vc coloca gráfico no blog todo mas alguém nao pode comentar AT que vc disse que o post tá grande e me pediu pra re-enviar o que eu escrevi anteriormente? Post de AT com comentários de AF?
    E a visão errada nem foi comentada por você… que aliás tá registrada lá no primeiro post… o convite pra explicar pros seus alunos e discutir a sua análise gráfica continua aberto.

    Pessoal, nunca quis impor meu ponto de vista.. foi uma discussão mesmo onde eu expus o meu ponto de vista… pelo gráfico do fela aí em cima ficamos longos períodos, de anos e anos sem recuperar o patamar inicial no ibov. Meus estudos mostram que se perdemos o suportao de 57k podemos ficar alguns anos até recuperarmos o patamar atual dos preços, e nessa situação eu prefiro esperar do que ficar comprando eqto tá caindo.

    Boa sorte aí pra vcs.. obrigado pelos comentários construtivos e chateado por não contar com os comentários do professor Leitão sobre AT.

    Pro fela aquele abraço também, claro! :)

    Fui

  62. 62 Daniel

    Fernando,
    Se o Leitão me permite, tomo a liberdade de comentar mais uma vez…
    Na verdade o Leitão não gosta de AT(análise técnica) ele usa simplesmente análise gráfica, que ele considera que dá para se ler melhor o comportamento de manada apenas pelo gráfico e o fibonacci, sem o uso dos demais indicadores da analise técnica. Creio que a grande lição do Leitão é que para se vencer na bolsa é preciso se ter um método claro. Os métodos que ele ensina são basicamente o investimento gradual – compras regulares alternadas de ações de boas empresas(definido pelos indicadores fundamentalistas e pelo histórico destes e de lucros), no mínimo 10, a valores fixos e com reinvestimento de dividendos – e também eventuais especulações – com o uso da análise gráfica com o objetivo de obter lucros eventuais. Outra parte do método é a alocação entre Renda Fixa (RF) e Renda Variável (RV), algo como 50%/50%, mas que pode chegar a 25/75 em um mercado de baixa ou 75/25 em um mercado de alta, visando a aproveitar o melhor da bolsa, mas sem tentar adivinhar o futuro. Enfim, este é basicamente um método, que se seguido a risca e com disciplina têm tudo para dar certo(o objetivo é a formação de patrimônio a longo prazo) e é aplicável a qualquer pessoa que tenha um superávit mensal em suas contas (disponibilidade de economizar algum dinheiro para investimentos), mesmo que esta trabalhe 8h por dia ou até mais.
    Se possível, você poderia aqui explicitar com mais clareza seu método de operar na bolsa e ai poderemos avaliar se no longo prazo ele tem possibilidade de ser vencedor e se sim, a qual custo. Pelo que li, você parece ter experiencia e conhecimento de bolsa mas nós ainda não entendemos qual o seu método. Abraços.

  63. 63 Fhillus

    Bem se isso não é uma grande ofensa, não sei o que é mais:
    “hehehe cara, qtos anos vc tem?”

    Dentre outras.

    E eu convivo muito bem em grupo, mas quem fala (ou escreve) o que quer, ouve (eu lê) o que não quer.

    Você simplesmente colocou seus argumentos e eu contra-argumentei. Depois você me ofendeu. Acho que quem não sabe conviver em grupo é você.

    E do contrário do que você falou, meus conhecimentos não são extensos, e não sou nenhum guru. Pelo contrário, meus conhecimentos são muito limitados e tenho consciência disso. Mas se você coloca seu ponto de vista e ofende quando te contrariam, está escrevendo no lugar errado.

    Abraços

  64. 64 Leitão

    Oi Fernando!
    Eu agradeço novamente sua participação aqui no Blog, pois tudo ajuda a contribuir.

    Mas veja, acho que você chegou a pouco tempo aqui, e pelo pouco tempo não pôde ver com calma como é que venho buscando ajudar os amigos sobre o assunto bolsa.

    Vou lhe fazer um convite para ver as dicas abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Se estiver animado a ir lendo o conteúdo do blog aos poucos verá que muita coisa pode ajudar a dar pontos de vista diferentes e isso pode lhe ser útil também… Acredito que você vai gostar! Leia com calma, sem pressa, e acredito que vai lhe agregar coisas boas…

    E não se preocupe pois a turma aqui é nota 10! Aqui são todos meus amigos, e nosso papo é tranquilo, como em uma cozinha mineira. Pode ficar certo que a turma aqui é de altíssimo nível, composta por pessoas das mais variadas áreas de atuação, mais variadas experiências, e além de toda essa riqueza de diversidade, todos têm a mesma intenção de ajuda mútua e crescimento. Turma muito prestativa e super educada.

    Bem, fica então meu convite, e tudo que pudermos acrescentar de bom vamos fazer…

    Um abraço!
    Leitão

  65. Fernando,

    Se romper os 57k e a bolsa ficar um bom tempo em baixa e vc preferir ficar de fora, to falando numa boa, mas sinto muito, pois vai perder grandes oportunidades!!!

    Mas esse q eh o legal, kd um com sua visão e investindo da maneira q achar melhor e de acordo com sua experiência!!

    Nós aki do blog, pelo menos a maioria, está torcendo para q isso ocorra!!

    Como eu falei lá em cima, fiz o curso do Leitão, fiz cursos de AT em outros lugares, li o Investidor Inteligente, os Axiomas de Zurique, mas onde eu mas me identifiquei foi aki!!

    Se vc está aki, me parece q está qrndo aprender uma outra forma de investir, ou ganhar mais experiência, do contrário estaria nos blogs onde todos concordam com vc, como vc falou!!! Eu já participei de outros blogs tb, mas hj estou tranquilo aki, n preciso ir em outros blogs pq já tenho um certo conhecimento e acho q aki estão as idéias e pessoas com quem me identifiquei!!

    N fica esperando só o Leitão te responder, nós respondemos tb, e falei coisas lá em cima, q n sei se vc leu, mas expressam a visão do Leitão!! Se tiver alguma dúvida sobre as análises e estratégias q utilizamos aki, pode perguntar q terei o maior prazer de responder!!!

    Fica na paz!!!

    Abs,

    Vinicius.

  66. 66 Glauco Tonello

    Leitão.
    Na sua carteira de investimentos. você já trocou as ações ON e PN da mesma empresa?
    exemplo Vale5 por Vale3. engraçado que ao longo do tempo elas ficam entre 10% e 20% de diferença…nos momentos de baixa a vale3 fica por volta de 10% mais cara e no momento de alta ela fica em torno de 20%.

    abraço
    Glauco

  67. 67 Ploko

    Eu já fiz essa troca entre PNs e ONs… Inclusive neste momento, a COCE3 está 10% mais barata que a COCE5, e ela paga o mesmo valor em dividendos e ainda dá a segurança de ser a ordinária. Para quem tem a PN, vejo como uma excelente oportunidade para a troca.

    O que pesa contra é a liquidez, mas para investimento, não vejo isso como problema.

    Abraços

    Ploko

  68. 68 Daniel

    É isso ai Ploko, to pensando em fazer essa troca, para Ambv, Coce e Cmig, acho que para as 3 as ON tao compensando viu, só estou aguardando um pouco para analizar tudo certinho e nao ter perigo de fazer besteira depois..rs.

  69. 69 Leitão

    Oi Glauco!
    Eu não faço essas trocas não.

    Só vale a pena vender uma para comprar outra se o valor monetário for pequeno, para não incidir IR, e mesmo assim ainda tem os custos de corretagem.

    Na prática, quanto mais quieto se deixa um investimento, melhor. Ficar girando a carteira só gera custos.

    Quantias acima de 20k geram IR, e o IR + custos são grandes inimigos. O governo já nos arranca dinheiro demais, e não precisamos dar ainda mais para ele…

    Um abraço!
    Leitão

  70. 70 Ploko

    Com certeza vale a pena sim Daniel! Não tenho CMIG nem AMBV, mas como o preço das PNs de ambas está acima de 10% da ação ON, mesmo que a ordinária pague 10% a menos de dividendo (o que muitas vezes acontece), vale a pena a troca.

    Veja o caso da AMBV por exemplo. Se vc vender as suas PN pelo preço de fechamento de hoje, vc consegue comprar em torno de 20% a mais de ações ON, compensando a queda de 10% em dividendos. Agora se o pagamento de dividendos for igual (como na COCE), aí sem sombra de dúvidas, é um baita negócio!

    Abraço

  71. 71 Dilma

    …DISCORDO !!!

  72. 72 Fhillus

    O caso da Ambev fiz uma simulação e no final das contas a diferença não foi grande. Tem que ver se vale realmente a pena fazer essa troca de Ambevs.
    Quanto a CMIG, eu comecei a encarteira-la já pela ação ordinária. Mas não se pode esquecer que governo de MG garante os dividendos da ação preferencial. Não existe almoço grátis.

    Como o leitão disse, ficar girando a carteira trás muita corretagem e custos. Tem que ver mesmo se vale a pena.

    Abraços

  73. 73 Glauco Tonello

    Leitão.
    será que vc vai lembrar , que no final do ano passado conversamos a respeito do reajuste do minério de ferro estaria atrapalhando as siderurgicas. pois bem de lá pra cá é só queda e a vale tem ficado de lado desde então..
    Mas agora quando será quer elas vão absorver esse problema.

    glauco

  74. 74 Ploko

    Fhillus,

    Poderia ser mais claro? Exatamente em que ponto vc diz que não vale a pena? 20% a mais de ações em carteira vc acha que não vale a pena?

    Nos últimos anos a ação ON da AMBV pagou 10% a menos de dividendos, mas mesmo assim o desconto compensa, na minha opinião.

    Já tivemos momentos, como no 1º semestre de 2007, que tanto a PN quanto a ON estavam no mesmo preço, ou seja, para que isto volte a ocorrer novamente, ou a PN terá que cair muito ou a ON terá que subir bem mais que a PN.

    Recentemente fiz a troca de GETI4 por GETI3 qdo a ON estava 20% mais barata que a PN, mesma situação atual da AMBV. Veja hoje, a diferença entre elas é de apenas 7%.

    Claro que ficar girando a carteira, principalmente se vc tiver acima de 20k, não é uma boa, mas essas divergências aparecem a cada 3, 5 anos, então vejo que compensa, sem falar que nessas operações vc já pode aproveitar tbém pra elevar o preço médio das suas ações, pra evitar de ter que pagar um alto IR qdo lá no futuro vc precisar liquidar sua carteira, por exemplo.

    E o mais importante, a segurança que a ON tem em estarmos ao “lado” do controlador não tem preço…. Veja o que vem acontecendo com as USIM3/5 nos últimos meses…

    Abraços,

    Ploko

  75. 75 Russo

    Bom, sendo a maioria pensante em rodar ações entre PNs e ONs, daí dá-se o equilíbrio mais uma vez….

    Ou seja, se a moda pegá, mais oferta em uma e mais procura na outra, o que estava mais barato fica mais caro e vice-versa. Será?

    Bom, ONs geralmente são de liquidez menor…Será que se numa alta geral do mercado, na hora de ‘tosquiar as ovelhinhas’ não dificulta nem que seja um pouco?

    Será só imaginação?…Será que vamos conseguir vencer?…

  76. 76 Daniel

    Russo, dificultaria sim, sem dúvida, ainda mais se a grana a ser tosquiada for alta, dai o spread que se paga é maior…

  77. 77 Fhillus

    Ploko,
    Só falei que tem ver estudar melhor essa troca. Eu fiz uma simulação entre as Ambevs e a diferença não foi tão grande. Outra coisa também relevante é que com a ação preferencial da ambv a possibilidade de você alugar é maior, além de permitir fazer lançamentos cobertos.
    Já quanto a CMIG, não tenho dúvidas de que a ON é melhor para o longo prazo, desde que o investidor esteja ciente de que o estatuto da empresa assegura as preferenciais. Paga-se menos pelo risco um pouco maior e viceversa.
    Por isso digo que deve-se estudar mesmo pra ver se vale a pena.

    Abraços

  78. 78 Leitão

    Oi Anderson!

    Só para constar: Hoje recebi resposta do Marcelo, do Fundamentus, e segundo ele para o cálculo da Margem Líquida (e outras) são usados os últimos 12 meses, e não somente o trimestre atual.

    Realmente está correto no site, eu é que não me atentei para este detalhe.

    Um abraço!
    Leitão

  79. MMMM então se é assim sim.. : )
    vlw
    estava olhando a vale agora, seria tão bom que ela caisse frenéticamente rsrsrsr

    abs
    Anderson

  80. 80 Glauco Tonello

    Anderson.
    parece que o mercado está atendendo um pouco nossas preces…rs
    mesmo com esse lucro ela está caindo, está com P/L 5,6
    vai entender.
    Glauco

  81. 81 Carlão

    Leitão, impressionante a leitura e consolidação da situação desse gráfico postado em julho na mosca!!! “IBOV – Gráfico – 18-07-2011 (Histórico)”

  82. 82 Leitão

    Oi Carlão!

    :-) Viu só…

    Está tudo nos conformes…

    Abração!
    Leitão

  83. 83 Glauco Tonello

    Leitão.
    o melhor é baixar da net alguns capitulos de seriados e filmes(CSI,aminal planet,etc)? e nem ver o mercado daqui um tempo.

    Glauco

  84. 84 Leitão

    Oi Glauco!
    Rsss! Verdade… Quando o mercado começa a ficar desesperado e todos os noticiários começam a alardear aquele monte de abobrinhas, o melhor é baixar uns filmes, seriados, etc…

    Filminho e pipoca é ótimo para o Investidor nesses momentos…

    Abraço!
    Leitão

  85. 85 Daniel

    Que nada ! O melhor é vender agora para recomprar quando tiver em 20k, ou se não acontecer isso, quando tiver em 150k e toda a mídia dizendo que vai a 250k !! ahhaahah, desculpem a brincadeira, mas não resisti.
    Na verdade para quem já tem uma carteira razoavelmente consolidada por ser dificil ver ela diminuindo de valor, mas temos que ser firmes e se importar mais com a quantidade e a qualidade de ações do que com a cotação atual. Abraços !

  86. 86 Gustavo

    Que nada gente!!! Se o capitalismo acabar com a crise que todos estão dizendo que está para começar, do que adianta estar líquido? Rsss… Dinheiro vivo também não terá valor nenhum… Rsss…

    Brincadeiras a parte, aproveitei o derretimento da PETR4 hoje para comprar mais um pouco a 21,05. Embora minha carteira esteja consolidada, separei um valor para investir em empresas que julgue extremamente depreciadas. Com a compra de hoje, atingi a metade que disponibilizei para o mês de agosto.

    A Petrobras que nunca foi de pagar bons dividendos, está com o valor de DY que representa a metade da taxa SELIC. Uma completa loucura!!!

    A BBAS3 está muito barata também, mais barata que 2008 quando estava cotada na casa dos 14 reais e quando fiz minhas primeiras compras. Estou de olho bem grande nela agora.

    Abraços!


  1. 1 IBOV – 23-01-2012 – Histórico « LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s