CMIG4 – Gráfico – 29-06-2011

29jun11



6 Responses to “CMIG4 – Gráfico – 29-06-2011”

  1. 1 Leonardo ZC

    Olá, Leitão!
    Observando o gráfico da CEMIG postado ontem, ocorreu-me uma dúvida. As linhas verdes margeiam claramente um canal de alta “devagar e sempre”. Mas, atualmente, o papel vem sendo cotado na metade superior desse canal, quase tocando a linha superior. Embora para longo prazo seja um bom papel, ele não está caro? Outras empresas da área de energia, como COCE5 e ELPL4 não estariam com bons fundamentos e mais baratas? Estou acompanhando essas três e a GETI4 há alguns meses pois pretendo investir uma parte da minha carteira em empresas “defensivas”.

    Grande abraço!

    Leonardo ZC

  2. 2 Leitão

    Oi Leonardo!

    Boa observação!

    Realmente temos outras excelentes empresas, do mesmo setor, que podem até estar mais em conta no momento.

    Inclusive eu tenho COCE5 em carteira também.

    GETI4 não tenho ainda, mas é ótima empresa também.

    Quando temos várias boas, aí fica questão de gosto mesmo. Eu gosto muito da Cemig, principalmente pela gestão extremamente séria e competente.

    Grande abraço!
    Leitão

  3. 3 Daniel

    Eu acho que neste momento está compensando mais comprar CMIG3 que CMIG4. Me parece que o DY da 3 é maior, provalmente os dividendos estão sendo pagos igualmente para as duas e a CMIG3 esta com preço menor.

  4. 4 Pablo

    Olá Leitão,

    Uma pergunta para sua reflexão. Não teria escolhido a CEMIG tambem por ela ser mineira? RSrsrssr. Se a resposta for sim, tenho que alerta-lo para ter cuidado com este tipo de emoção. Não podemos nos apegar a ações por razões sentimentais. Rsrsrs.

    Sigo estudando seus posts…

    Abraço!

  5. 5 Leitão

    Oi Pablo!
    Hehehehe! Verdade!

    Conheço a Cemig a fundo mesmo, afinal, sou cliente dela todos os dias… :-)

    O conhecimento do negócio de uma empresa pode ajudar mesmo, mas em uma lista de 10 critérios, esse seria um dos últimos.

    É até curioso esse assunto. Veja: Sou acionista da Weg, apesar de entender muito pouco de seu negócio, e não ser cliente diretamente dela. Mas isso não impede de que eu analise suas finanças para determinar se é ou não uma empresa bem administrada e lucrativa.

    Essa é uma das características fascinantes na bolsa, que mais gosto. Posso ser sócio de várias empresas, dono, receber lucro, sem nem me preocupar diretamente com seu negócio. Sou sócio de bancos, mineradoras, petrolíferas, empresas de energia, de alimentos, etc…

    E outra coisa curiosa. Se você olhar com atenção, verá que os dados financeiros de uma empresa (patrimônio, lucros, dívidas, etc.) refletem em última instância a qualidade do serviço que esta empresa presta. Não dá para uma empresa ser lucrativa se ela é ruim de serviço! Podemos pegar alguns casos bem práticos em nosso dia-a-dia mesmo: experimente pensar em algumas empresas que você é cliente, e veja seus resultados financeiros… verá que empresa ruim de serviço é ruim de resultados mesmo, e vice-versa. (Você vai entender melhor isso quanto chegar nas aulas do módulo-2 do curso… vai gostar! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  6. 6 JC

    Caracas Leitão…ampliei a experiência do pensar que você sugeriu, e não só pensei nas empresas que sou cliente, pensei também nas que já passei prestando serviços… e o que passam as pessoas que em empresas trabalham.

    urghcré (engasguei!)

    Quando aparece uma empresa com resultados não tão bons, e ainda mantém o nível elevado de serviço, são as que tem potencial ou conseguem se erguer após momento de desvantagem. Se resultados bons, e perde-se o nível de serviço, grande probabilidade de não manter os resultados em níveis bons. Se resultados ruins, e perde-se o nível de serviço, aí vai pro beleléu.

    Acho que num próximo trabalho, se eu não já obter independência financeira antes, vou analisar os fundamentos da empresa e testar seus serviços primeiro, hehehehe. Ou, parto pra me especializar em erguer empresas em desvantagem.
    Que baita dica estratégia não só pra investidores mas para as próprias empresas você deu!

    Sdçs.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s