Mais sobre IPOs

27abr11

Essa semana o amigo leitor, Glauco, enviou a seguinte questão:

“Olá Leitão,

Hoje me foi oferecida a compra do Magazine Luiza que fará uma IPO. Vc acha que vale a pena esse tipo de investimento?

Um abraço!

Glauco”

——————————————

Oi Glauco!

Em geral quando as empresas vão lançar IPO isso é bom para os donos da empresa, que conseguem grande capital a baixos custos. É bom para os donos, não necessariamente para os incautos compradores…

Para se comprar um IPO é necessário muuuuita análise, entender se a empresa é boa de verdade, ver se ela vai usar esse dinheiro para crescimento, se ela vai se importar com os novos sócios… Ou seja, na maioria das vezes não vale a pena.

Sempre acontece um movimento especulativo (“jogativo”) onde um monte de gente desavisada compra e vai na euforia, como se fosse comprar saldão de balanço de loja de departamento. Os preços oscilam sem a menor ligação com o mundo real, sem a menor ligação com os fundamentos da empresa em questão. Oscilam apenas pela euforia de Oferta e Procura. Depois, quando passa a euforia, vem a ressaca…

Temos ótimas empresas para colocar em nossa carteira, que podemos analisar com calma, sem estresse, que têm bom histórico no mercado, na bolsa, sem precisamos ficar “apostando” em novas aventuras sem bom histórico.

Nem todo IPO é ruim, mas como eu disse, tem que ter essa noção, e tem que fazer um esforço muito criterioso de análise (coisa que uma minoria faz de verdade).

Devemos escolher empresas com critérios sérios, e não com ambição de ganhos rápidos. Não é pecado ter ganhos rápidos (eu também faço minhas especulações), mas é legal ser Especulador/Investidor, não Jogador.

Um abraço!

Leitão

Leia também…

> As melhores Estratégias para a Bolsa de Valores

> Análise Gráfica VS Análise Fundamentalista

> Aprenda a selecionar boas empresas e montar sua própria carteira



4 Responses to “Mais sobre IPOs”

  1. 1 Daniel

    Concordo Leitao. Até o Warren Buffett sempre diz que IPOs dificilmente são bons negócios. A meu ver os preços, via de regra, serão altos especialmente por dois motivos:
    1) A empresa está vendendo ações e precificará o mais alto que conseguir já que ela sabe muito mais do negócio do que quem está comprando, há uma gande assimetria de informações.
    2) Há muitos custos envolvidos no processo. Como pagamentos a bancos de investimentos para as análises, bancos de varejo para a venda, custos de marketing das ações, etc…, tudo isso também faz os preços serem mais altos.
    Talvez para investidores muito experientes e com estratégias bem sólidas um ou outro IPO pode ser viável, mas acho que via de regra não compensa entrar. Abraços!

  2. 2 Leitão

    Oi Daniel!
    Ótimo comentário! Obrigado pela contribuição!

    Abraço!
    Leitão

  3. Na pascoa, meu pai contou que recebeu um telefonema do BB oferecendo o IPO do magazine luiza. Dai ele me perguntou o que achava…Só falei…Ihhh, é bucha !!! Chuta que é macumba !!

    Abraço

  4. 4 Leitão

    Oi Jeferson!
    Hehehehe! Essa foi boa!

    Tá vendo, estão até ligando oferecendo IPO via telemarketing… Não pode ser coisa boa mesmo não… Rsss…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s