IBOV – Gráfico – 12-04-2011 (Histórico)

13abr11

Bom dia, pessoal!

Ontem não consegui atualizar tudo (eram muitos!), mas hoje consegui!

Apenas lembrando: Os gráficos que publico são meu dia-a-dia real no mercado, que uso para acompanhar o movimento dos preços, facilitar e sintetizar o mercado, e eventualmente aproveitar oportunidades para Especulações pontuais.

Lembrando também aos recém chegados ao blog, que faço as duas coisas: Especulo rapidamente usando gráficos e estratégias especulativas, e Invisto sistematicamente usando análise fundamentalista, valor e qualidade das empresas.

Os gráficos são também para auxiliar os amigos na leitura do mercado, onde cada um depois acrescenta às suas impressões pessoais, e juntos vamos discutindo e aprendendo mais a cada dia.

Um abraço!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...

 



9 Responses to “IBOV – Gráfico – 12-04-2011 (Histórico)”

  1. 1 colombo

    leitao voce colocou o 20xx Barato apenas para ilustrar ou voce desculpe a palavra que já não nos cabe mais ahhahah =P “acredita” que estará barato novamente antes de inicarmos altas solidas ?

    abraçao professor!

    Colombo

  2. 2 Leitão

    Oi Colombo!

    É uma referência importante. Observe que basta o IBOV continuar andando lateralmente, que naturalmente ele vai ficar barato.

    Por que? Porque o dinheiro tem valor no tempo. Quanto mais passa o tempo, mais as empresas crescem, mais faturam (inflação também conta), e por aí vai…

    Quanto mais passa o tempo e o mercado continua lateral, mais baratas ficam as ações. Seria ótimo uma queda, mas nem precisa. O mercado já está interessante…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Marcelo

    Legal sua explicação, Leitão!
    Não tinha raciocinado assim.
    Abraços!

  4. 4 Paulo Ricardo

    Leitão, qual a chance do IBOV bater abaixo dos 30k novamente? Tu crê que existe alguma possibilidade disso acontecer? Teríamos que ter uma crise global generalizada e muito intensa, ou algum problema gravíssimo como uma grande guerra ou uma catástrofe imensa…

    PS: exercitando o seu “achismo”, deixando de lado a análise. Apenas uma opinião.

  5. 5 Leitão

    Oi Paulo!
    Abaixo de 30K não faria o menor sentido, mesmo se o mundo estivesse acabando…

    Sempre chega a um nível em que os preços estão baixos demais, e a Procura naturalmente aumenta. Quem é que não quer uma boa empresa a preço de banana?

    Cair até certo ponto por motivo de “crise/guerra/etc” tudo bem, mas depois de certo ponto não faz mais sentido…

    Por exemplo: o mercado atualmente já está com preço razoável, não está caro. Então, digamos que cabe no máximo uma queda pequena, mas não uma grande como em 2008. Em 2008, por exemplo, estava tudo muito caro mesmo, então a queda de 65% do IBOV foi bem normal…. Hoje não faz sentido uma queda igual.

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Blopa

    Olá

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho e despreendimento para “socializar” os eu conhecimento aqui neste espaço.
    Muito Obrigado.

    Sou novato aqui e estudando o material divulgado me surgiu uma dúvida:

    Quando você fala … ” faço as duas coisas: Especulo rapidamente usando gráficos e estratégias especulativas, e Invisto sistematicamente usando análise fundamentalista, valor e qualidade das empresas.”
    Entendo que os gráficos ajudam na especulação de CP agora a análise para o investimento de LP você divulga aqui no blog também?
    Você usa que fundamentos? e você tem uma carteira divulgada aqui para LP?
    Outra pergunta quando você fala que o ativo está na sua lista de compra, isso significa que está para ser comprada quando chegar a hora ou que você já comprou? Ex: Gerdau.

    Desculpe tantas perguntas mas como pretendo acompanhar o seu trabalho gostaria de sanar essas dúvidas.

    Desde já obrigado pela atenção.
    Aguardo as informações sobre o seu curso e já imprimi o boleto para compra do seu livro.
    Um forte abraço e muito Sucesso!

  7. 7 Leitão

    Oi Blopa!
    Seja bem vindo aqui no Blog! E fique à vontade, aqui é minha cozinha mineira onde recebo os amigos!

    Minha carteira de ações é composta pelas empresas do cardápio aí em cima do blog. É minha carteira real. Todas eu tenho para Investimento, e as mais líquidas uso também para Especulações.

    Para Especulações, uso principalmente os gráficos, mas não sem antes filtrar com uma boa análise fundamentalista também.

    Para Investimento, uso Análise Fundamentalista, mas também uso os gráficos para facilitar minha leitura e acompanhamento (são úteis para sintetizar o mercado e ver o comportamento de massa).

    Publico os gráficos aqui no Blog para registrar meu dia-a-dia, e me ajuda na disciplina diária, e também para trocar idéias com os amigos, ajudar na leitura do mercado. Nem todo gráfico se transforma em uma especulação. Mas toda especulação que faço começa neles.

    Em matéria de Investimentos, faço duas estratégias distintas: Investimento Gradual (compra sistemática de ações) e Investimento em Valor (compra pontual de ações, em momentos favoráveis).

    Quando digo que uma ou outra ação entra ou sai de minha lista de compras, estou me referindo à Estratégia de Investimento Gradual.

    Bem, resumindo, é isso. Mas aos poucos você vai ficar mais por dentro aqui do movimento em minha cozinha! Espero vê-lo mais vezes!

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Blopa

    Obrigado pela pronta resposta e estarei sim por aui com frequencia, vejo que aquitem gente boa, he he

    Bom final de semana e até a próxima


  1. 1 IBOV – 23-01-2012 – Histórico « LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s