CMIG4 – Gráfico – 29-03-2011

29mar11

Oi pessoal! Boa noite!

Hoje Cemig e Itausa mereceram atualização. Cemig, inclusive, com uma leitura de maior amplitude, muito interessante, que é um bom exemplo prático:

A Análise Gráfica é muito útil para acompanhar o mercado de forma fria e sem influências externas, principalmente de notícias. É, com certeza, fundamental para montar Especulações, mas é também útil para o Investidor, na medida que ajuda na frieza e racionalização do mercado. No final, tanto o papel de Especulador quanto o papel de Investidor se beneficiam da leitura objetiva do mercado através de gráficos. O que não podemos é ficar poluindo nosso gráfico, pois senão perde sua maior vantagem, que é a simplicidade e objetividade.

Muita gente me pergunta se sou Investidor ou sou Especulador. E eu digo: Sou os dois! Não há mal nenhum em tirar o melhor dos dois mundos, desde que devidamente separados…

Abraços!
Leitão

Antes…

Depois…

Agora…

Veja também…

> Todo o histórico de “antes e depois” com várias ações…

> Entenda esses e outros conceitos sobre o mercado…

Gráficos e dicas em seu e-mail...



6 Responses to “CMIG4 – Gráfico – 29-03-2011”

  1. 1 Clari

    Continuo recebendo suas mensagens e lhe agradeço a contribuição que essas dicas me trazem. Nesse caso da CMIG4, observei que entre o rompimento e o ponto de saída transcorreram-se 7 meses. Se a gente faz um plano de fazer 12 ou 16 trades por ano, e um trade pode durar tanto tempo como este, como é que fica nossa estratégia? Temos que alocar mais capital para fazer vários trades em conjunto?

    Um grande abraço da Bahia
    Clari

  2. 2 Leitão

    Oi Clari!
    Existem várias possibilidades ao se montar especulações, e uma delas é essa que você comentou. Usar mais capital para poder especular com várias ações ao longo do ano, mesmo que parte do capital fique preso mais tempo e uma especulação de mais tempo.

    São várias variáveis, conforme você estudou comigo, e devemos equalizar cada uma de acordo com nosso perfil, nosso tempo disponível, nossa rotina, nosso capital disponível, etc…

    Eu, por exemplo, quando estou com menos tempo, costumo fazer especulações em menor quantidade, mas mais longas e com mais capital. Quando estou com mais tempo, costumo especular com mais frequencia, e buscar trades mais rápido… são apenas exemplos.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Frederico

    Sobre o que a Clari disse, para evitar entrar numa especulação que demora muito para atingir seu objetivo eu poderia fazer trades só com ações em tendência principal de alta ou algo assim???

  4. 4 Leitão

    Oi Frederico!

    Não é “a” Clari, é “o” Clari… Rsss

    Podemos fazer trades em ações em tendência de alta sim, mas o interessante é poder fazer trades independente da tendência principal, pois o mercado não passa o tempo todo subindo.

    Trades mais rápidos podem ser feitos em ações que oscilam mais rápido, desde que sejam de empresas de qualidade. Ações do setor elétrico são mais lentas mesmo, é normal.

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 andrei

    Caro Leitão,
    seria interessante nesses gráficos de longos períodos, já que vc “normatizou” a valorização do papel com as bonificações do mesmo, que fosse plotada uma curva de rendimento da renda fixa (por exemplo a CDI) paralela à LTA do papel. Eu não sei fazer isso, mas daria uma idéia da diferença entre renda fixa e renda variável.
    Abraço, Andrei

  6. 6 Leitão

    Oi Andrei!

    Essa idéia é boa sim!

    Mas nas planilhas que passei para você durante o curso já considero essa comparação, entre a Renda Fixa e o desempenho da carteira como um todo, e se você quiser pode também alterá-la e personalizá-la para mostrar o desempenho individual também.

    Agora, fazer isso no gráfico usando o MetaStock acho que não é possível, pois não sei se existe o índice CDI em formato que o programa consiga ler, e também a conta é feita em formato planilha, e não linear, como no metastock.

    No Excel fica mais fácil fazer esses tipos de gráficos e comparações.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s