Chat 28/mar a 03/abr

28mar11

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



34 Responses to “Chat 28/mar a 03/abr”

  1. 1 Fhillus

    Olá pessoal, vou iniciar este chat com uma questão interessante e gostaria de suas opiniões.

    Sei que não se deve usar o emocional em investimentos. Nesse caso, devemos usar o racional.
    Mas há uns casos que eu fico um pouco balançado. Por exemplo, se na minha análise e estudos, eu vi que a Forjas Taurus é uma empresa boa, e que provavelmente ainda crescerá muito. Mas ela é fabricante de armas. E armas foram feitas pra matar! Vocês levam isso em consideração? Eu comprando ações da Taurus, iria ser cúmplice do produto dela, já que a empresa também seria minha? Mas e os fundamentos, iria deixar de investir numa boa empresa por causa disso? Mas se eu não comprar, outros iriam comprar, então tanto faz, né? Ou não?

    Tem outras também, como a Souza Cruz (cigarros) e Ambev (Cerveja, que seria no caso de acidantes de trânsito).

    Não estou querendo colocar em discussão se as empresas são boas ou não. Queria colocar em discussão esse lado “ético”, se podemos dizer assim.

    Gostaria da opinião de vocês.

    Abraços

  2. Oi,

    Também me preocupo com essas coisas.

    No meu caso, é Brasil Foods, Minerva, etc – empresas de alimentos, que têm matadouros, etc. Sou vegetariana há mais de meio século, então não investiria nessas empresas.

    Souza Cruz era um problema para mim – ainda não invisto nela. Meu pai fumou muito, acabou morrendo em consequência disso, aos 60 anos. Aliás, hoje ele faria 73 anos de idade… mas com Souza Cruz não tenho mais esse impedimento. Penso que o cigarro sempre existiu na minha vida (até quase os 30 anos, convivendo com meu pai, trabalhei numa empresa em que muita gente fumava MUITO) e nem por isso eu comecei a fumar. É uma escolha pessoal. E, sim, os jovens são presa fácil de marketing, mas a propaganda reduziu muito e duvido que hoje haja algum jovem que não saiba que o cigarro vicia, faz mal, etc. Se decide fumar, é por escolha pessoal, não venha alegar ignorância.

    Já o caso dos alimentos, não. Ninguém perguntou pros animais se eles querem estar lá.

    Invisto em Ambev, e penso da mesma forma que o cigarro. Eu particularmente não gosto de bebida, e acho que quem gosta sabe o que está fazendo. Meu marido gosta de cerveja, mas bebe dentro do limite dele e tudo certo.

    Quanto à Taurus, na verdade ela também fornece armas para polícia… mas concordo com você. Não invisto nessa empresa, não a consumo no meu dia a dia, jamais tive uma arma – e espero não precisar ter jamais. Teria que avaliar se gostaria de investir nela. Acho que há outras empresas que podem me dar o mesmo lucro e não me colocar numa encruzilhada moral.

    Essa é a minha opinião.

    Abraço
    Adriana

  3. Muito complicado se posicionar diante de uma situação dessa. Realmente é uma coisa muito pessoal investir ou deixar de investir em uma empresa pelo produto/serviço que ela vende.
    Realmente se eu não compro outro irá comprar, mais cedo ou mais tarde.

    Mas no caso da Souza Cruz… alguem já viu alguma palestra ou aprticipou de algum evento patrocinado pela Souza Cruz? Eu fui a uma palestra no ano passado, e hora nenhuma você ouve a palavra “Cigarro”. Toda vez que fala da Souza Cruz o assunto era “Responsabilidade Social”, então alguem que não conheçe a empresa nunca ia ter uma imagem negativa da empresa.

    Então… é um caso muito pessoal, mas realmente não tem como lembrar que a empresa X, entra em conflito com seu estilo de vida, com algo que você gosta ou não.

    O que é fato é que da muito mais confiança investir em uma empresa que você admira, e realmente quer fazer parte do seu trabalho, do que uma que por você poderia fechar que não faria falta.

    Abraço,
    Fulgêncio

  4. 4 Mutley

    Acompanhando.

  5. 5 Fabio Lourencetti

    Olá Leitão!

    Em um chat de algumas semanas atrás, você comentou sobre “saques estratégicos” em um momento em que poderia se viver de renda das ações:

    “Ações não são como a renda fixa, em que você pode sacar um pouco todo mês. Investimentos em ações que você usa para se manter tem uma dinâmica diferente: Devemos fazer saques inteligentes, em momentos adequados… Exemplo: De 03 em 03 anos, fazemos um saque que vá nos manter pelos próximos 03 anos… É apenas um exemplo, e tem outras formas também. O que quero alertar é que o saque é feito de forma Estratégica, e não mensal”

    Você colocou um exemplo “saque de 3 em 3 anos” (que seriam momentos de alta da bolsa”, e colocou que há outras formas também.

    Poderia citar/exemplificar essas outras formas?

    Obrigado

    Abs,
    Fabio Lourencetti

  6. 6 glauco tonello

    Leitão
    qual a % que vc tem em investimento em ações e quanto em % são utilizados para a especulação?
    abraços
    Glauco

  7. 7 Leitão

    Oi Fhillus!

    Essa questão é bem interessante mesmo.

    Na verdade, ao adquirirmos ações de uma determinada empresa, não estamos colocando dinheiro nos caixas delas, não estamos “investindo” diretamente na companhia, e sim adquirindo, de TERCEIROS Anônimos, parte do capital que a empresa já disponibilizou a anos.

    Desta forma, se você compra ou não ações da Souza Cruz, da Ambev ou da Taurus, não faz nenhuma diferença para a empresa em si. Ela não vai usar seu dinheiro para suas atividades (salvo quando é IPO ou lançamento de novas ações).

    Por outro lado, ao nos tornarmos sócios de empresas (mesmo que seja adquirindo de sócios terceiros anônimos), estamos nos propondo a participar dos resultados dela. Se ela dá lucro, esse lucro é nosso, e aumenta nosso patrimônio. Se ela dá lucro vendendo armas, cigarro ou cerveja, lucramos com isso.

    E o problema é que o sistema capitalista inteiro é predatório. Se formos pensar bem, a Vale também degrada o meio ambiente, a Petrobras gera petróleo que depois vira fumaça, as companhias elétricas inundam áreas enormes, as companhias de celulose só plantam eucalipto por todo lado, etc…

    É um gosto pessoal mesmo, ter ou não determinados papéis em carteira. E como estamos subordinados ao Sistema Capitalista, querendo ou não acabamos fazendo parte dessa engrenagem.

    Outro dia eu estive pensando, que dos sistemas sociais que já vi (Capitalismo, Socialismo, Feudalismo, etc…) acho que o melhor sistema até hoje é o dos Índios – vivem muito bem, sem stress, com qualidade de vida, em harmonia com a natureza, vivem pelados e sem contas para pagar!

    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Leitão

    Oi Fábio!
    Sim, esses saques estratégicos são feitos em momentos que suas ações estão em alta, como ovelhas com a lã novinha de novo (após serem tosquiadas no verão passado).

    Mercado em alta é diferente de ações em alta. Algumas ações podem ou não acompanhar o IBOV. Só lembrando…

    Outras formas dependem de cada rotina de vida, do tempo disponível que tem para administrar ou não o patrimônio, dos fluxos de caixa que cada um tem (receitas – despesas), etc…

    Algumas pessoas atingem a independencia financeira mas nem a usam. Continuam trabalhando e gerando fluxo de caixa bem positivo. Outras pessoas podem reduzir o ritmo de trabalho, e usar apenas uma pequena parte do capital para complementar a renda. Outras vão querer ficar totalmente ociosas (e vão pirar e gastar tudo em remédios e psicólogos depois)… por aí vai…

    —————————————–
    Oi Glauco!
    Atualmente estou com cerca de 80% do capital investido em ações. Destes 80%, 20% em média destino a Especulações. Isso falando de capital líquido, não contando investimento em imóveis.

    Aqui o importante frisar é que devemos destinar somente uma pequena parte de nosso capital para Especulações. Por exemplo: Se você tem 100K para RV, então deve destinar no máximo 20K para Especulações, e os outros 80K devem ser destinados para Investimento. Muita gente esquece disso e acaba dedicando demais a Especulações e não faz a disciplina de Investimento necessária. E outra coisa, como limitamos o capital especulativo, não fazemos grandes besteiras. Especular é bom e dá um lucro legal, mas não deixa ninguém rico! Rico ficamos com Investimento sistemático.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Fhillus

    Pensando por esse lado, então a grande maioria das empresas, pra não dizer todas, fazem algum mal, seja direta ou indiretamente.
    Na minha carteira tenho PETR4 (petróleo), BBAS3 (que empresta dinheiro e tira o sono de muita gente), GRDN3 (o material é retirado da natureza, não sei de que forma), e CIEL3 (cartão que compra diversos materiais, inclusive cigarros e bebidas, e que também tira o sono de muita gente).

    Eu comentei sobre a Taurus por que pra mim ela está com um fundamento muito bom, mas tenho esse receio. Mas pensando dessa forma, não adianta correr muito, pois no final das contas, tudo faz parte do sistema. Posso não comprar a Taurus, mas vai ter alguém que vai pegar empréstimo no meu Banco e comprar a arma.

    Eu tenho minhas convicções, mas sou suscetível a mudanças, contanto que elas sejam baseadas. Não adianta ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Às vezes, é preciso ser uma metamorfose ambulante. Por isso pedi a opinião dos meus colegas desse blog, para eu ter mais conceitos e o que pensar.

    Obrigado a todos pelas respostas.

  10. 10 Cristian

    Pessoal,
    Apenas um comentario sobre a Forjas Taurus.
    A empresa nao é fabricante apenas de armas, mas tambem, coletes, capacetes, ferramentas, maquinas, peças forjadas, usinadas, embalagens plasticas, etc.
    Entao nao sao apenas armas, sendo que neste caso existem diversos ramos consumidores: policias, forças armadas, colecionadores, atiradores e civis.
    E o Leitao disse tudo, a empresa não vai usar seu dinheiro para suas atividades, apenas pretendemos crescer junto a ela e se ela tem potencial, por que nao?
    Afinal nao somos indios e vivemos em um mundo capitalista.

    Abracos
    Cristian

  11. 11 Mônica

    Pegando a deixa do Cristian, a AMBEV também não produz só cerveja, mas refrigerante e, me parece, essas bebidas tipo gatorede.
    Mudando de assunto…
    Leitão, por que no seu cardápio secundário você tem a FFTL4? Pela minha modéstia análise, ela só tem de bom o crescimento de patrimônio e bons lucros em 2007, se não me engano, mas o P/L dela é de 237! Mas você não tem ela à toa, certo? Alguma boa razão você deve ter, com toda sua experiência. E poderia dizer qual é?

  12. 12 Leitão

    Oi Mônica!
    A Fosfértil, até 2009, vinha apresentando um bom desempenho. Mas em 2010 deu uma bela escorregada, e realmente você tem razão. Se for para adquirir hoje, não é atraente.

    Ela (e as outras do cardápio alternativo X) fazem parte de um mix de diversificação de minha carteira, com apenas pequena participação cada uma.

    Por isso é importante ter estratégia, pois são exemplos de que empresas podem nos decepcionar, e é melhor contar com sua estratégia do que contar com o desempenho dos gestores.

    Por exemplo: Em minha estratégia, a participação da Fosfértil é pequena, e novas compras estão suspensas. Salto e vou comprar as outras. Como tenho uma administração conservadora, não fico fazendo muita alteração na carteira a todo momento. Mas em 2010 vou sim dar uma revisada geral na carteira, mas aos poucos, ao longo do ano inteiro…

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Mônica

    Oi Leitão.
    Muito obrigada. Entendi bem a sua diversificação e concordo com essa estratégia. É que também estou montando a minha diversificação, com calma, analisando bem e devagar.
    Estarei antenada nas suas revisões. Acho que os bons exemplos são para serem seguidos.
    Valeu!
    Um abraço.

  14. 14 Fernando Klem

    Só um detalhe:
    A Forja Taurus, possui também outras linhas de produtos de segurança, com a de capacetes, coletes entre outros.

  15. 15 Fhillus

    Sei que muitas dessas empresas não fabricam apenas armas, ou cerveja. E sei que comprando suas ações, a empresa não vai usar esse dinheiro para suas atividades. Mas você se torna também sócio dela, e receberá dinheiro pelo lucro dos seus produtos, seja capacete, ou armas também.
    Mas de qualquer forma, creio que quase nenhuma, ou nenhuma empresa está fora do capitalismo selvagem. Até mesmo uma simples companhia de esgoto faz parte, fornecendo água e retirando o esgoto desse tipo de empresa. É uma grande engrenagem. Se você não se torna sócio diretamente, de qualuqer forma indiretamente você contribuirá com esses ramos. Essas são as regras do jogo e temos que conviver com isso.

  16. 16 Anderson

    Quanto a questão ética das empresas, particularmente não coloco isso na ponta do lápis pois na minha opinião existem muitas empresas que aparentemente são Ursinhos Carinhosos S/A (URSI4) e prejudicam muito mais a sociedade qua uma Taurus, Ambev ou Souza Cruz, apenas para completar, a Souza Cruz é uma grande patrocinadora de eventos de grupos de escoteiros….

  17. 17 Rubens de Novaes

    Ola Leitão!!!
    Na minha casa a empresa que fornece energias é a aes eletropaulo (ELPL4), eu tou estudando ela, porque todos mês pago minha conta de luz à ela.
    Porem apareceu a aes tiete (GETI4), com patrimonio liguido melhor, ai surgiu a duvida: compro porque gasto todo mês com uma? ou compro de uma que tem melhor patrimonio? ou não compro em nenhuma?
    E quero dar meus parabens pelo seu livro, é otimo, assim como seu curso, seu blog, afinal em tudo que vc faz vira ouro, vc não quer jogar ou ser tecnico ou presidente do meu timão(corinthians)? quem sabe assim ele ganha algum titulo, rsrsrsrs
    Abraços
    Rubens de Novaes

  18. 18 Leitão

    Oi Rubens!
    Obrigado! Heheheh! No futebol eu nunca fui bom de bola mesmo… não é minha praia. :-)

    Pois é, as duas são boas, e eu gosto muito da GETI4 também… Vai do gosto mesmo. Ser o consumidor da empresa que investimos é interessante também, pois assim podemos dar nosso veredicto se ela está ou não prestando bons serviços, e isso reflete nos lucros. Mas a questão é técnica mesmo, e depois, de gosto…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Rubens de Novaes

    Obrigado professor
    Fiquei mais tranquilo agora, obrigado pela ajuda,
    é uma pena, pelo jeito meu timão vai ficar um bom tempo sem ganhar nada. rsrsrsrs
    grato
    abraços
    Rubens de Novaes

  20. 20 Ricardo Centeleghe

    Olá Leitao!
    Tenho uma duvida em relaçao a investimento gradual. Por exemplo, se tenho R$ 10 mil todo mês para investir, o que seria melhor? Comprar R$ 1 mil de 10 empresas todo mês ou comprar R$ 10 mil de uma empresa cada mês?
    Já fiz seu curso ano passado e gostei muito…
    Parabens pelo livro e blog e por tudo que faz…
    Abraço,
    Ricardo Centeleghe

  21. 21 Leitão

    Oi Ricardo!
    Muito obrigado!

    As duas formas são válidas. Mas já que tem esse bom fluxo de caixa positivo, não precisa acelerar tanto… Que tal 3 empresas por mês, ou 4… Assim reduz os custos e ainda mantém boa diversificação e rodízio… Como você já estudou comigo, sabe o que fazer!

    Não esqueça de todos os Conceitos que estudamos! Mantenha um mínimo de 10 boas empresas (com esse bom capital, pode até mais… que tal umas 14….).

    Depois apareça lá no Butecão dos Ex-alunos, e levante essa bola, que tenho certeza que a turma vai ajudar mais também (inclusive lá já se falou muito sobre isso e as várias formas e idéias à respeito – procure pela etiqueta IG, ou Investimento, etc…).

    Grande abraço!
    Leitão

  22. 22 Bruno matoso

    Leitão, meu sogro fez vários cursos e dentre eles o seu. Foi categórico ao afirmar que o seu e o melhor, tanto que recentemente tenho lido seu livro que adquiri e penso em breve iniciar o curso. Mas me diga meu caro, o que esta achando do vivo3 no momento??

  23. 23 Leitão

    Oi Bruno!
    Obrigado! Fico feliz com esse feedback! É uma coisa que faço com prazer!
    Quando animar vir para a turma será muito bem vindo, e sei que vai gostar!

    Sobre a Vivo3, não acompanho de perto, pois nunca fui fã das empresas desse setor. Setor muito competitivo e de baixos lucros. Mas se meu gráfico não está errado, ela caiu 120,00 para 60,00 na última semana… Se isso não foi um Split, então é porque o mercado caiu na real mesmo, pois ela nunca valeria 120,00 mesmo.

    Agora, aos 60,00, está mais racional esse preço, mesmo assim não considero como oportunidade. Apenas um preço menos ilusório….

    A Vivo vem melhorando de desempenho, mas para se tornar atraente precisa manter esse ritmo de crescimento e melhorar o preço de mercado. Eu não animo encarteirá-la pelo valor atual, mesmo que tenha caído 50%.

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Rita

    Olá Leitão,
    não poderei mais investir em ações por algum tempo…
    Gostaria de saber qual o tipo de investimento mais recomentado nesse caso
    pretendo pegar o dinheiro que tenho aplicar e deixar rendendo (CDB,Tesouro Direto,paupança etc) Qual seria o mais indicado?

    abs

    Rita

  25. 25 Leitão

    Oi Rita!

    Bem, se for um dinheiro que vai ficar parado por mais tempo, então o melhor é o Tesouro Direto.

    Nos links abaixo tem tudo sobre isso:
    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/
    http://www.investindonotesouro.com/dnn/

    Se for dinheiro que vá usar em breve, talvez a poupança mesmo, pois não tem IR.

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 Daniel

    Leitao e galera, tudo bom ?
    Viram o resultado dos últimos 3 meses de TRPL4 e GETI4 ?
    A TRPL4 teve um grande prejuizo, os números dela pioraram demais, parece que ficou bem cara…
    Na GETI4, os lucros caíram bastante mas parece que continua razoável, o que acharam ? Abracos!

  27. 27 Leitão

    Oi Daniel!
    Não vi ainda não… depois vou olhar…
    Dica: Poste lá no Butecão dos Ex-Alunos, que a discussão rende mais…

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 João Jorge

    Leitão, sou eu de novo.

    Fui demitido, em março, da empresa que trabalhava, depois de 27 anos lá. Há 15 anos invisto no mercado financeiro de modo geral (renda fixa e variável), mas de forma amadora.

    Agora estou querendo investir de forma mais profissional para viver realmente disto.

    Para o mercado acionário que cursos você recomenda, inclusive para fazer day-trades e investimento de longo prazo?

  29. 29 Anônimo

    Oi João Jorge.

    Tem o curso do Leitão, e pelo que agente ouve é muito bom.
    Tem um post recente para a turma de abril.
    Da uma olhada la e faz a pré inscrição.
    Ainda não fiz, mas é por falta de tempo.

    Abraço.

  30. Ops!
    Anônimo sou eu.

  31. 31 Leitão

    Oi João Jorge!
    Às vezes essas mudanças bruscas de vida são necessárias e nos fazem dar grandes passos à frente! Essa mudança que comentou pode se transformar em uma grande oportunidade em sua vida!

    Bem, nem sou de ficar fazendo propaganda não, mas pelo que você comentou tenho certeza que vai gostar do meu curso pessoal, que faço exclusivo aqui para os amigos do Blog. (Obrigado, Fulgêncio, pelo comentário).

    No link abaixo tem mais informações:
    http://leitaoemacao.com/curso

    Se não estou enganado, acho que recebi hoje um email seu. Então já está respondido em sua caixa de emails.

    Qualquer dúvida pode falar!
    Um abraço!
    Leitão

  32. 32 Marcelo

    É Leitão…
    Sempre as leituras no seu blog nos trás algo de bom.
    Perder o emprego após 27 anos de trabalho… Pra mim isso seria o fim do mundo! Mas você diz: ”é necessário e nos fazem dar grandes passos à frente” e chama isso de ”grande oportunidade”.
    Você tem um visão muito legal sobre a vida e sobre o futuro.
    E o mais legal, você ensina isso!
    Parabéns!
    Marcelo.

  33. 33 Leitão

    Oi Marcelo!
    Obrigado!

    Muitas vezes acontecem fatos em nossa vida que mudam nossa visão para uma nova trajetória, que pode ser melhor do que a trajetória original em que estávamos, e que não mudamos às vezes por comodismo…

    Aconteceu muito comigo, e também com muitas pessoas próximas a mim…

    No início pensamos ser algo ruim, um solavanco, um tropeço. Mas depois vemos que foi um “restart” para uma nova visão, nova vida… Sem esses solavancos, não damos nossos pulos… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 Alberto

    Oi, Daniel !!!

    Onde você viu os resultados??? Eu consultei o site da bovespa, TRPL4 consta lucro no último trimestre.
    Eu creio que os dados do site fundamentus estão errados !!!!

    Um abraço!

    Alberto.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s