Sobre Independência Financeira…

22mar11

No início deste ano o amigo leitor, Julio, enviou algumas perguntas fundamentais, que valem a pena resgatar como post:

“Ola Leitão, vc já alcançou o 1º milhão? Foi com as ações ou outros tipos de investimentos?

Quanto acha ideal para começar os investimentos na bolsa?

Da pra viver apenas com aplicações?

Julio”

———————————————

Oi Julio!

Não vamos falar em cifras. Digamos que eu construí patrimônio suficiente para manter meu padrão de vida.

Não existem atalhos! Foi com muito trabalho (16hs por dia durante 15 anos!), muita poupança, muita obstinação, e bons investimentos. A bolsa de valores foi fundamental para potencializar minha poupança. Sem a bolsa de valores ficaria muito difícil, pois a bolsa cresce a taxas superiores à renda fixa e à inflação…

Você pode começar a investir na bolsa do zero, e com um mínimo e dinheiro (digamos 300,00 por mês). Eu comecei assim! Mas claro que quanto mais disciplina e poupança mensal, melhor, mais rápido a coisa acontece. Quanto mais o tempo passa, melhor profissional você se torna, melhor você é remunerado por isso, e mais poderá poupar…

Mas observe: “Para ter mais você precisa ser mais” – Já dizia James Arthur Ray. Primeiro tem que oferecer o melhor de você para o mundo, para aí receber o melhor em troca.

Não tem segredo não: trabalhe bastante, poupe bastante, aplique bem. O difícil é fazer diferente do que todo mundo faz, já que somos animais sociais. Não é fácil deixar de andar na moda para poder poupar… É muito mais fácil mesmo gastar tudo que temos para satisfazer nossas vontades sociais, ou pior, vontades que são externas, nem nossas realmente.

Investir é tão essencial quanto trabalhar diariamente. Somente trabalhando, ninguém fica rico. Conheço muita gente que trabalha muito e não fica rico, e conheço muita gente que ganha muito dinheiro, mas também não é rico. A riqueza vem da união de Trabalho + Investimento. Pois o trabalho é fruto de sua força pessoal de gerar dinheiro (e você, por mais competente que seja, é um só), e o Investimento faz o dinheiro trabalhar para você. Investindo, você potencializa sua geração de riqueza, e faz cada real que tem trabalhar e se multiplicar sozinho – são os “pés-de-dinheiro”.

Depois que construir patrimônio, poderá sim, viver apenas dele.

Mas vai aqui uma dica, que pode parecer clichê, mas é a raiz da coisa: Não busque o dinheiro. Busque se tornar uma pessoa melhor, e o dinheiro virá para você. Um cara de Nazaré já sabia disso a 2000 anos atrás (ele usava outras palavras, mas a filosofia é a mesma).

Um abraço!

Leitão

Leia também…

> Sobre Estratégias de Investimento, Risco, Investidor e Empreendedor…

> Livro do Leitão – Investir é Bossa Nova, Especular é Carnaval.



35 Responses to “Sobre Independência Financeira…”

  1. 1 Carlao

    Grande Leitão, palavras bem ditas!!!
    Vi essa mudança de perto! Inesquecível aquela camisa amarela do BBAS3 “Posso ajudar?” rsrsr (deveria fazer um quadro com ela rsrs). Vc com ela e eu sempre com uma Nike rsrsrs hoje eu trabalhando para os outros ainda e você trabalhando para você mesmo!!! Parabéns!!! Foi merecedor!!!

    Sua estratégia deu certo!!!

  2. 2 Leitão

    Oi Carlão!
    Heheheeheheheheh!! É mesmo! Eu tenho aquela camisa amarela do BB até hoje! Hehehehe! E tem também aquela da Usiminas, outra da Iveco, etc…

    Eu gosto mesmo de camisa promocional! Só falta eu ganhar uma do Pinduca! Kkkkkkk!

    Obrigado, meu amigo! Valeu mesmo!

    Não esquece de mandar um abração pra turma aí! Companheiros de jornada!

    Abração!
    Leitão

  3. 3 Mônica

    Grande professor Leitão!
    Palavras sábias mesmo.
    Visito seu blog há pouco tempo, mas sou fã sua já. O que mais gostei é que você não ensina apenas a parte operacional/racional da coisa, mas o lado “espiritual” também.
    Concordo plenamente com você, o dinheiro é consquencia do que você se torna. A lei da atração é certíssima. Se você produz coisas boas, consequentemente você atrairá coisas boas, e o dinheiro é uma delas. Sou fã também do Nazareno. Palvras ditas há 2000 anos, mas como se fossem ditas ontem…
    Parabéns pelo excelente blog.
    Abraço

  4. 4 Leitão

    Oi Mônica!
    Obrigado! Eu que fico feliz que o blog esteja ajudando… Aos poucos vamos aprendendo juntos!

    Eu presto muita atenção é no pessoal da roça aqui no interior de Minas… êta povo sabido, viu… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  5. Parabéns Leitão!

    Palavras bem escritas que procuro transmitir aos meus clientes, família e parceiros: a sequencia do sucesso é ser, fazer e depois ter. Por um mecanismo ainda desconhecido à razão humana, a Sabedoria Suprema reage a essa sequencia de forma espetacular. Porém, temos que ter um desejo ardente (o “tesão” de fazer a coisa bem feita), traçarmos planos concretos para alcançarmos aquilo que almejamos e agir, pois só querer não basta – a ação é a ponte entre o desejo (pensamento, fé, sentimento, emoção – nosso mundo interno) e os resultados (nosso mundo externo).

    Não posso deixar de comentar sobre suas análises e estudos; confesso que contribuiu significativamente com o meu aprendizado em bolsa de valores, já que também fui trader profissional (Agente Autônomo). Seu discernimento, a tranquilidade e a análise fria do que o mercado está nos mostrando gera confiança – e resultados!

    Parabéns pelo blog e sucesso para todos nós!

    Phillip Souza, planejador financeiro pessoal e educador financeiro.

  6. 6 Leitão

    Oi Phillip!
    Muito obrigado! Eu que agradeço pela gentil mensagem!

    Já dizia Napoleon Hill que a melhor forma de conseguir progresso é ajudando a outras pessoas a progredirem também, e fico muito contente em poder ajudar!

    Um grande abraço e obrigado mais uma vez!
    Leitão

  7. 7 neilorp

    Leitão,

    Disse tudo. Para conseguir alcançar os objetivos independentemente quais forem é preciso trabalhar muito de maneira honesta e séria.

    Também, é preciso muita disciplina e, digamos, evitar alguns luxos para que no futuro possa atingir o objetivo.

    Ah, sem esquecer que antes de tudo você precisa traçar o seu objetivo.

    Abraços,

    neilorp
    (Link not permission – wordpress)

  8. 8 Ha

    Picareta do caraio. Se não quer falar quanto ganhou é porque é bem pouco e quer viver de explorar esses trouxas que fazem seus cursos pagando bem caro por sinal $$$$. Se ganhasse tanto com as ações em si mesmas daria aula de graça só por hobby.

  9. 9 Leitão

    Oi Ha!
    Que pena que você não entendeu minha proposta aqui no Blog…

    Ao longo de mais de 05 anos mantendo o blog diariamente, somam-se mais de 7.000 comentários, e só recebi 02 mensagens ásperas assim (a sua é a segunda).

    Mas tenho certeza que é por falta de nos conhecermos melhor.

    Fica aqui meu convite para você ir lendo o blog aos poucos, com calma, que tenho certeza vai entender melhor minha proposta aqui, e vamos aprender muito juntos.

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 HaHaHa

    Leitão,

    Deixa o Ha pra lá!!!!!!

    Teve estar com a cabeça cheia de tanta OGX e outras bombas…

    Não deixe que comentários ofensivos prejudiquem este excelente espaço!!

  11. 11 Glauco Tonello

    Esse cidadão que fez esse comentário infeliz, deve ser aquele que nem respeita ele mesmo.
    colocar a sua opinião é uma coisa e ofender é outra.

    Aliás vou propor para ele estudar mais e ser uma pessoa respeitadora.
    Que aliás nem colocou o seu nome , creio que deve ser de vergonha pela pessoa que é.
    Leitão fica tranquilo, pois temos uma parte da população, infelismente no Brasil isso é maior de pessoas que pensam somente nela mesma(como os políticos daqui). então nem sabem o que dizem.

    abraços
    Glauco

  12. 12 Anônimo

    leitão leitão adimiro muito essa calma receber esse tipo de comentario e ficar tranquilo oque mais me intriga e que essa pessoa que fez esse comentario conhece bem seu blog esta aprendendo e que nem gato quando aperta o…ra… dele come ate mesmo miando

  13. 13 Mônica

    Oi Ha.
    Nossa, quanta amargura. Isso não leva a nenhum lugar bom não, viu.
    Segundo seu conceito, sou uma das trouxas. Mas se trouxa é ser isso, sou com orgulho. Se tem uma coisa que não tenho economia é com estudo. Tive a oportunidade de fazer faculdade e pós graduação em universidades públicas porque meus pais puderam pagar bons colégios ($$$$). E hoje, modéstia a parte, sou respeitada na minha profissão porque não economizo com cursos e congressos. O conhecimento não tem preço, viu?
    Mas também convido você a participar do blog mais vezes, tenho certeza que você vai se tornar uma pessoa bem melhor. Vai aprender muitas coisas aqui com o Leitão e com os colegas. Coisas boas, que trazem crescimento, claro.
    Que Deus te dê a paz!

  14. 14 Leitão

    Oi pessoal! Obrigado!
    :-)

  15. 15 nilson

    Liga não Leitão, é dor de cotovelo por ver alguém conseguir sucesso, uma hora ou outra caem na real…………..

  16. 16 Glauco Tonello

    Monica.
    sou professor de ensino médio.
    Os alunos melhores preparados são aqueles que se dedicam desde o começo dos estudos e lógico com bons professores.
    aprender sempre é importante e nos deixa mais seguros de qualquer realização de coisas(seja trabalho,operar na bolsa, investir,etc)
    Glauco

  17. 17 Marcelo

    Boa tarde Leitão e participantes!
    Sou investidor em ações e comecei a acompanhar o blog há pouco tempo e desde então estou achando muito interessante, pois logo nas primeiras leituras já aprendi mais do que todo o tempo que venho aplicando na bolsa.
    Confesso que é de fascinar os ensinamentos do professor Leitão!!!
    E digo mais: Depois desse Tsunami chamado ”Ha” que passou no blog do Leitào, eu juro que fiquei assustado!!! Mas graças ao grande professor Leitão, aprendi mais uma lição… Quanta tranquilidade, gentileza, amabilidade e humildade!!!!!!!!!!
    Leitão, seu blog vale dez! Sua personalidade vale mil!!!
    Parabéns!!!

  18. 18 Mônica

    Oi Glauco. Nada melhor do que um professor de ensino médio para deixar sua opinião aqui. Com certeza você deve acompanhar a evolução de seus alunos. Foram os professores(as) mais importantes para mim. Me lembro até hoje deles. Já os da faculdade, já me esqueci o nome de vários.
    Marcelo, odorei o “Tsunami” (o apelido, claro). Também concordo que o Leitão é muito gentil e amável. Mas é a melhor forma de enfrentar um Tsunami desses. Rsrsrs

  19. 19 Amaral

    Parabéns! Marcelo belas palavras, você resumiu em pocas frases o que tambem penso, pois acompanhando o Blog do Leitão a cinco mêses, vejo que mesmo sem fazer o curso que tambem não considero caro, pela sua importância em ajudar na educação financeira das pessõas, que muitas vezes ao longo da vida perdem dinheiro,tempo e oportunidade de fazer uma reserva para o futuro, por falta de conhecimento e preparo. Tenho aprendido bastante apenas com os comentários, opiniões., discussões que surgem entre os diversos participantes do Blog,

    Parabéns Leitão!
    Abraço!
    Amaral.

  20. 20 Leitão

    Oi Marcelo!
    Muito obrigado! Gentileza sua! Uma mensagem assim já vale o trabalho do blog inteiro! Obrigado!

    Obrigado também, Mônica e Amaral!
    Dá uma satisfação imensa poder ajudar, e ainda bem que hoje em dia temos meios diferentes e interativos como o formato Blog. Eu sou contemporâneo dessas novidades, e fico pensando como as coisas muraram nos últimos 10 anos… O desafio é transformar Informação em Conhecimento. Informação tem demais, Conhecimento nem tanto… Por isso penso que a melhor forma tem sido usar o novo + o antigo… A facilidade de comunicação dos novos meios + a boa e velha comunicação pessoal de antigamente.

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Caredan

    Ler comentários como o do Ha me entristecem.
    Só se pode lamentar.
    Ser assim no Brasil atual é moda, (aparece na globo, vai para Brasilia).
    Um país tão grande, terra tão dadivosa e um povo que não valoriza educação e respeito.

  22. Oi Leitão!

    Parabéns pelo post, muito bom e proveitoso.

    Estou gostando muito do seu blog, tinha esquecido que os comentários tbm trazem muito conhecimento agregado. Ae parei pra ler. Estou aprendendo muito com você e com os deimais leitores, pelo o pouco tempo de leitor aqui do blog que tenho.

    E um parabéns especial pela sua atitude em relação ao post indesejavel.

    Abraço,
    Fulgêncio

  23. 23 Helio

    Caro Leitão e leitores,

    Por mais de 3 anos acumulei mensalmente determinada importância em um Fundo de Previdência Privada. Devido à minha idade, fiz opção pelo Imposto de Renda que não sofre redução com o passar do tempo.

    Pretendo passar todo o valor acumulado para uma Carteira de Ações, mas estou em dúvida se passo tudo de uma só vez ou se divido em “n” meses (ou quinzenas).

    Poderiam opinar ?

    Helio

  24. 24 Ronaldo

    CARO LEITÃO,
    ACOMPANHO SEU BLOG A POUCO TEMPO . JÁ CONSIGO PELO MENOS PENSAR EM INVESTIR NA BOLSA. AINDA NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE FAZER O CURSO , MAS FAREI EM BREVE. SEU BLOG ME DEU VONTADE DE TRABALHAR MAIS AGORA, ENQUANTO AINDA ESTOU COM PIQUE, PARA QUE FUTURAMENTE POSSA SAIR UM POUCO DESTA RALAÇÃO QUE É A MINHA PROFISSÃO ( MÉDICO).
    PELO MENOS AGORA OUÇO FIBONACCI E NÃO ACHO QUE SEJA GREGO… RS.
    PARABÉNS , VC PODE ATÉ GANHAR COM ISSO , MAS ESTÁ AJUDANDO A MUITAS PESSOAS , COMO EU A TEREM ESPERANÇA E FORÇA DE VONTADE.

    UM GRANDE ABRAÇO.

  25. 25 Ronaldo

    Caro Leitão,
    Eu ainda não consegui fazer o seu curso , só estou acompanhando o blog. Mas apesar disso gostaria de começar a fazer um pq investimento mensal como vc , quando começou. Vc acha que poderia investir já na bolsa , ou seria melhor guardar dinheiro numa poupança e investir após ter feito o curso? Obrigado pela atenção!
    Abraço.

  26. 26 Frederico

    Oi Helio e Ronaldo.
    Acho que devem fazer compras mensais sempre no mesmo valor de ações boas (essas que estão no cardápio do Leitão). Mas não aplicando tudo em ações. Acho que deve ser mantida uma parte menor em renda fixa. Em posts e comentários antigos tem muita coisa sobre formas de atuar na bolsa e se fizer o curso do Leitão melhor ainda. Qdo tiver mais tempo vou fazer.
    Eu selecionei 12 ações e compro uma por mês. Invisto 75% na bolsa e 25% na poupança.

  27. 27 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Obrigado! Que bom que o blog está ajudando! E acompanhar os comentários é muito bom mesmo, geralmente as conversas que surgem em cada post são ainda melhores que o post e em si. Aprendemos juntos!

    ————————————————-
    Oi Helio!
    Realmente Fundos em geral eu não gosto, pois aplicar diretamente em bolsa é melhor, menos custoso, mais seguro e mais rentável. Mas tem que fazer isso com o conhecimento necessário, senão fazemos besteira.

    No seu caso, por exemplo, pode-se transferir gradualmente os valores dos fundos pra ações… Pode-se parcelar em X vezes, adicionar isso à parcela mensal de poupança, e comprar ações de BOAS empresas, em rodízio, mantendo um mínimo de 10 ações em carteira. E deve-se também manter um percentual estrategicamente destinado à renda-fixa… Por exemplo 50% em Renda Variável e 50% em Renda-Fixa… É um resumo de boas práticas, mas uma pena que eu não consiga detalhar tudo por aqui… Mas já é um norte…

    ———————————————-
    Oi Ronaldo!
    Obrigado! Eu que fico contente que o blog esteja ajudando, pois ele é para isso mesmo. Tive muita ajuda quando comecei, de pessoas distantes via internet que nem mesmo cheguei a conhecer, mas que fizeram diferença em meu aprendizado. Por isso gosto de ajudar hoje também… Eu gosto mesmo do mercado financeiro, e gosto de ensinar…

    Sobre montar sua carteira, o comentário que fiz agora para o Helio também vale para você.

    Se você quer se aprofundar e estudar comigo, tenho certeza que vai gostar, e neste caso será melhor deixar todas as atitudes a tomar para depois do aprendizado, pois aí terá o conhecimento eindependência necessária para agir com consciência. Mas do contrário, como disse, as dicas que comentei com o Helio já são um norte, mas realmente não consigo detalhar tudo por aqui….

    Um abraço, pessoal!
    Leitão

  28. 28 Vladimir Michels

    Fala Leitão,

    li seu livro (inteiro) numa viagem que fiz para BH esta semana (nada mais propicio) Foram 4 voos, o suficiente para “detonar” o livro. Muito bom, parabens.

    Fiquei com duas curiosidades:

    a) você aplica em Fundos Imobiliários ? Qual sua opinião sobre eles, visto que possuem retorno de dividendos semelhantes a RF e possuem valorização de suas cotas ?

    b) quando você fala em Independencia Financeira, estais falando em a) viver de dividendos ou b) viver de dividendos e quando não suficientes de vendas de papel, resgate do tesouro direto ?

    abraços
    Vladimir/SC

  29. 29 Leitão

    Oi Vladimir!
    Obrigado! Que bom que gostou do livro! E avião é ótimo mesmo para ler…

    Vamos lá:

    a) Eu não aplico em Fundos Imobiliários não. Pelo menos, não por enquanto. Fundos em geral estão sujeitos a todo tipo de problemas: má administração, taxas, etc… O mercado imobiliário tem suas particularidades. Eu, particularmente, prefiro investir diretamente no setor produtivo mesmo, sem intermediários… Como esses fundos não me atraem, não me aprofundo muito nesse assunto, então fico limitado para lhe dizer mais…

    b) Quando falo de Independência Financeira significa ter renda a partir dos seus Investimentos (de suas diversas formas), de forma perene, sem necessidade de mais aportes. Existem 03 fontes básicas: Dividendos, vendas periódicas de ações, e aluguéis. A primeira e a última não carece explicar. Já a venda periódica de ações, quando necessário, deve ser feita de forma Estratégica, ou seja, em momentos favoráveis no mercado, e suficiente para lhe manter durante períodos de baixa. Em resumo, é como tosquiar ovelhas. Cortamos a lã no verão, passamos o inverno, e depois, no outro verão, as ovelhas estão todas gordinhas e cobertas de lã novamente.

    Um abraço!
    Leitão

  30. 30 Marco Antônio Benaci

    Bom dia Leitão, bom dia a todos.
    O que mais me impressiona nesses blá-blá-blás todos, é que além de se querer ganhar dinheiro, percebo a preocupação de alguns escribas com às relações interpessoais. Principalmente a do professor Leitão, sempre nos lembrando do respeito que devemos ter pelas coisas e pelo próximo. Isso é muito positivo e me deixa muito feliz tbém. Para quem tiver tempo e curiosidade, perceberá na leitura da Bíblia, que ela nada mais é do que um manual de boa convivência e justiça social.
    Abraço a todos.

  31. 31 Jovem há mais tempo

    Leitão: muito Interessante esse seu conceito de generosidade e caridade: para dar passos de gigante é preciso primeiramente se agigantar. Você primeiro se agigantou e agora nos brinda com seu gigantismo benévolo!
    Grato, Leitão!
    Jovem há mais tempo.

  32. 32 Leitão

    Oi Jovem há mais tempo!
    Obrigado! Magina… sou só um curioso que aprende um pouquinho cada dia…

    Valeu!
    Grande abraço!
    Leitão

  33. 33 Raphaelfrf

    Leitão, muito legal você ter começado com 300 reais por mês! Qual foi a estratégia adotada na época? Você ainda não especulava né? Você podia contar um pouco mais detalhado o seu inicio para nós, seus alunos, até como fator motivacional. Bom, mas só de ler que você começou assim, já me acende uma luz no fim do tunel! hehehe

  34. 34 Leitão

    Oi Raphael!
    Pois é, todo começo é mais difícil mesmo pois os objetivos parecem tão longe dos olhos… Mas não se assuste com o horizonte que parece longe. Comece firme, com determinação e buscando melhorar um pouco cada dia… E quando menos esperar as coisas vão ficando mais reais e mais próximas…

    Comece mesmo que seja com pouco. Esse pouco vai lhe trazer disciplina e vai te levar a mais e mais…

    Aqui tem algumas entrevistas que já dei, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/05/entrevista-com-o-leitao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/11/29/entrevista-com-eduardo-leitao-financas-forever/

    Um abraço!
    Leitão


  1. 1 Já pensou em comprar sua liberdade? | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

