Análise Gráfica VS Análise Fundamentalista

14fev11

Em meu início na bolsa quando me interessei pelo mercado de ações me deparei de cara com essa briga: Análise Gráfica VS Análise Fundamentalista!

Pareciam times de futebol, com seus muitos simpatizantes, torcedores fervorosos, onde cada grupo defendia com vigor seu time e tinham muitos argumentos contra o time do outro grupo.

Como novato, acabei entrando na onda e escolhi um time para torcer. Comecei pelo time dos gráficos, pois era uma turma mais jovem e competitiva, e me parecia mesmo muito mais empolgante, lucros rápidos, mais “pop”… E o time dos fundamentalistas me parecia algo mais complicado, lento, menos “pop”…

E cada grupo tem argumentos muito sedutores para dizer que seu time é melhor e o time do outro é ruim. Como existe essa rivalidade entre os times, a maioria das pessoas não se abre para aprender o que o outro time tem de bom.

Mas aí existe um problema: O time dos Fundamentalistas pode viver muito bem sem nunca entender o lado do time dos Grafistas, mas o time dos Grafistas não pode ter sucesso se ignorar o mundo dos fundamentos! É um fato!

São dois extremos:

– Vejo muitos “grafistas” que ignoram por completo a análise fundamentalista. E as razões para isso são várias, como a suposta complexidade da análise fundamentalista, a facilidade dos gráficos, a ambição de fazer dinheiro rápido e fácil, etc…

– E vejo também muitos “fundamentalistas” que, por não entenderem bem, não acreditam na análise de gráficos. E as razões para isso são bem justas, uma vez que existe mesmo uma grande quantidade de lixo sobre o assunto, um monte de pessoas que usam gráficos como bola-de-cristal, a picaretagem desse meio, e isso sem falar que, para uma pessoa que aprendeu a qualidade da Análise Fundamentalista, ler gráficos pode parecer algo vago e cheio de folclore…

Existe o caminho do meio:

No meu caso em particular tive muita curiosidade para estudar os dois lados da moeda, e pude aprender a tirar o melhor dos dois mundos.

Consegui superar essa briga de times: Conhecer o universo dos Especuladores e Grafistas me tornou um Investidor e Fundamentalista melhor, e conhecer o universo dos Fundamentalistas Investidores me tornou um Especulador e Grafista melhor…

Se você já está na bolsa a mais tempo, então imagino que já foi seduzido por um desses dois times. Então fica aqui minha dica: Busque entender o lado bom do outro time! Verá que tem muita coisa boa também…

E pensando bem, esse papo de “Grafistas” e “Fundamentalistas” parece deixar a bolsa de valores um mundo só de experts… Se você é iniciante na bolsa, não se preocupe! Eu me aprofundei porque gosto da área! Você não precisa ser expert em gráficos ou expert em análise de empresas para conseguir bom desempenho na bolsa! Mas será útil para você saber que existem essas linhas de estudo, pois vai se deparar com essa questão quando começar a buscar informações.

Quando se deparar com esses times brigando, apenas diga: “Não torço nem para um nem para outro: gosto é de ver um bom futebol!”

:-)

Abraços!
Leitão

Leia também…

> Diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica

> Entrevista com o Leitão sobre a Vale

> Livro do Leitão – Investir é Bossa Nova, Especular é Carnaval



10 Responses to “Análise Gráfica VS Análise Fundamentalista”

  1. 1 Daniel

    É isso ai Leitao! Acho que muitas vezes as pessaos das duas escolas esquecem o pragmatismo e partem para a disputa, como se a disputa fosse mais importante do que ter bons resultados na bolsa, no longo prazo, claro. Penso que o objetivo da bolsa para os ditos pequenos investidores é ter um bom resultado-conseguir formar um patrimonio legal- no longo prazo e para isso da sim pra usar os dois tipos de análises.

  2. 2 Diogo

    Leitão, qual livro de análise fundamentalista que você recomenda?

  3. 3 Leitão

    Oi Diogo!

    Vixe! Agora você me apertou!

    Esse é um problema grave que temos. Apesar de termos muitos livros sobre o assunto, não existe nenhum que eu conheça que consiga tratar de Análise Fundamentalista de forma clara, sem complicações. E os que tentam tratar o tema de forma mais amigável, o fazem de forma irresponsável, sem profundidade.

    É dose: ou são complicados demais (e isso desanima qualquer um), ou são simples demais (o que não ajuda também).

    O melhor livro até hoje é “O Investidor Inteligente” de Benjamim Graham. Ele é sério e responsável, e é ótimo como conceitual sobre Investimentos. Mas ele não aprofunda em análsie fundamentalista mais prática, para uso mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Daniel

    Olá, Leitão…
    Uma sugestão, ahah, Escreva um livro sobre análise fundamentalista sem enrolação. Ou então um livro sobre investimentos de modo geral abordando as 3 formas que voce gosta de utilizar. Uma parte inicial sobre princípios de investimentos em geral e outra focada em ações abordando os 3 principais tipos. Sei que dá um trabalho danado, mas pelos conceitos aqui do blog e sua capacidade de síntese, não será tão díficil, além do que suprirá uma lacuna do mercado. Boa sorte, hehe. Abraços!!

  5. 5 Antonio

    Poxa Leitão escreve um então… você nao fala que tem q diversificar? rsrsrs
    Já está com o curso, com um livro que é um resumão do site. Escreva um sobre analise fundamentalista…
    abraço

  6. 6 Leitão

    Oi Daniel! Oi Antonio!

    Uai, e não é que é uma boa idéia mesmo! :-)

    Obrigado pela sugestão!

    Vou pensar no assunto! Isso pode ajudar a muitas pessoas!

    O grande desafio não é explicar o assunto, mas sim fazer com que a pessoa assimile e passe a usar isso no dia-a-dia, sem complicações. Uma coisa é eu explicar, por exemplo, que o indicador X é assim e assado, e outra coisa é o leitor absorver isso de forma olhística.

    Mas é um bom desafio! Gostei!

    No curso de Investimento (módulo2) eu tive esse mesmo desafio, e queimei fosfato viu. Mas consegui desenvolver aulas que passam o conhecimento de forma que gruda como chiclete. Vou ver se consigo o mesmo resultado usando apenas o formato texto.

    Um abraço, pessoal!
    Leitão

  7. 7 Leonardo

    iai leitão já escreveu o livro então??
    UAHsuhasahsuhuHSu

    mas então.. eu estava pensando em comprar o livro “O investidor inteligente”, mas então ele não aprofunda na análise fundamentalista não??

  8. 8 Leitão

    Oi Leonardo!
    O livro “O Investidor Inteligente” é muito bom e responsável, mas ele não ensina a análise fundamentalista diretamente, não mostra na prática como é uma análise e os diversos indicadores que temos que olhar.

    Essa análise prática dos indicadores eu ensino em meu curso. Quando animar vir para a turma será muito bem vindo, e você vai gostar! (Tem uma nova turma em fevereiro).

    Abraço!
    Leitão
    PS.: Em janeiro viajo e só volto em fevereiro…

  9. 9 leonardo

    pô leitão..
    eu já fiz seu curso vi as aulas duas vezes, escrevi no caderno , li duas vezes no caderno a parte de especulação e 5 vezes a parte de investimento e vc ainda quer que eu faça o curso novamente????

    aUHSUHSUhUShusaaUSHUAShuahus

    Mas então… O que o livro investidor inteligente mostra??

    Sou aluno dá turma águia pescadora..

  10. 10 Leitão

    Oi Leonardo!
    Vixe! Rsss… É que tem vários Leonardos na turma… Mas agora sim! Rss…

    O livro de Graham não vai diretamente na análise fundamentalista, como estudamos na aula 8. Ele vai em conceitos e princípios de Investimento. Mas também não aprofunda em Investimento em Valor…

    Livros, por melhor que sejam, têm sua limitação mesmo… É impossível tratar assuntos longos e mais complexos usando apenas texto em 300 páginas…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s