Probabilidade Favorável

11fev11

Oi pessoal!

Essa semana senti uma demanda da turma por esse tema: a Probabilidade Favorável.

Bem, acho que eu mesmo inventei esse termo (rss), mas o conceito é universal.

Quando vamos atravessar uma rua movimentada, é sempre melhor usar a faixa de pedestres e esperar o sinal ficar vermelho para os carros. Assim, temos melhor chance de atravessar a rua com sucesso. Temos a Probabilidade Favorável.

Claro que pode vir um motorista desatento e furar o sinal vermelho, causando assim um alto risco para quem está atravessando. Mas… a Probabilidade é muito mais Favorável para o pedestre quando ele espera o momento certo.

Em Especulações na bolsa é a mesma coisa! Ao ler a analisar o movimento das ações em um gráfico, encontramos vários momentos onde temos a Probabilidade Favorável, e vários outros momentos onde temos tudo desfavorável para agir.

Toda Especulação é feita de duas coisas: Análise + Estratégia. Ao fazer uma análise (usando seja qual técnica for) buscamos identificar momentos favoráveis para nossas investidas, momentos com Probabilidade Favorável. E, em seguida, depois de identificar uma janela de oportunidade, colocamos em ação a segunda parte da coisa: A Estratégia.

Em Especulações, a Estratégia é composta de um planejamento prévio (matemática simples) onde você vai atuar de acordo com as leis da matemática: vai buscar ganhar mais e perder menos, e ao longo desse processo sairá com saldo positivo.

Então, revisando: Análise é esperar o sinal ficar vermelho para os carros e, Estratégia, é, mesmo sabendo que o sinal está vermelho, atravessar olhando para os dois lados da rua, e com passos largos!

Bem, é uma breve explicação, mas que contém conceitos que considero importantes.

Um abraço!
Leitão

Leia também…

> Sobre gráficos e outras coisas mais…

> Análises Embromation

> As notícias poluem sua cabeça…



13 Responses to “Probabilidade Favorável”

  1. 1 Ivens

    Leitão,

    A carapuça serviu rsss…

    Valeu pelo toque nesse post e no post de aumentar a margem de possível lucro/prejuízo, fazendo menos trades mas evitando stops rápidos.

  2. 2 Predador

    Olá Leitão,

    Parabéns pelo post.

    Quem dera alguém tivesse me dito isso anos atrás quando comecei na bolsa. Teria economizado muito $$$.

    É tão difícil enfiar isso na cabeça dos iniciantes! …e esse post seu resume 90% ou mais de tudo que um operador especulador precisa saber para ter sucesso na bolsa.

    Um Grande abraço,

    O Predador

  3. 3 Leitão

    Oi Ivens! Oi Predador!

    Obrigado!!

    Eu gostou muito de lembrar e aprofundar em Conceitos, pois conceitos são conceitos: não mudam, são universais e eternos.

    Alguns conceitos são fundamentais mesmo, e infelizmente pode-se levar anos até a gente entender e assimilar…

    Abraços!
    Leitão

  4. Muito bom o seu post. Análise tem que ser fria e calculista é assim que se sobrevive no mercado.

    Abcs,

  5. 5 Daniel

    Leitão, não sei se ja leu algum livro dele, mas o Bastter também costuma falar que temos sempre que buscar a probabilidade a nosso favor.

  6. 6 JC

    Muito bom o post!

    É…da pra ver que às vezes eu estou atravessando a rua com o semáforo quando no amarelo ainda…e se bobear…fora da faixa de pedestres…hheheheh…

    Será que é mais fácil atuar na bolsa de valores de Londres? Lá na rua nem semáforo usam…quando o motorista avista um pedestre que precisa e está a atravessar a rua, os carros param e esperam, a grande maioria…heheheheehe

    Ivens, Leitão e pessoal.

    Bom…também tenho tido vários momentos de revisar ‘margens de lucro/prejuízo’, e o que me vez também reforçar a estratégia, além do post do Leitão, também fui buscar entender com melhores detalhes os tipos de trades no qual podemos executar (DayTrade, SwingTrade, PositionTrade, ‘CrazyTrade’ ou ‘GamerTrade’…hehehe), eu me confundia muito…quase que destroçava a estratégia quando queria forçar a margen lucro/prejuízo de um PositionTrade para um SwingTrade só porque eu estava com pressa de ver o trade dar certo…
    Mas aí o alerta do daqui do próprio blog do Leitão de que na bolsa…o paciente ganha o dinheiro dos impacientes, me fez voltar e reforçar o entendimento sobre os tipos de trades.
    Daí…Leitão poderíamos resumir esta questão de ‘margens de lucro/prejuízo’ e tempo médio de andamento do trade para cada tipo de trade?

    Abraços…

  7. 7 Leitão

    Oi JC!
    Muito bem! Essa reflexão mostra que já está amadurecendo e enxergando a coisa mais ampla…

    Gostei do CrazyTrade e do GameTrade! Rssssssss!

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Wilson

    Leitão, sobre probabilidade pelo que acompanho no blog temos os rompimentos de congestões Fibonacci,LTA/LTB,Canais de alta ou baixa,suportes e resistencias rompimentos de triangulos…tem algum que estou esquecendo? oque mais aumenta a probabiblidade?

    abrçs
    Wilson

  9. 9 Leitão

    Oi Wilson!

    As oscilações de preço são movidas por NNN variáveis (econômicas, políticas, sociais, ambientais, etc…). Mas podemos resumir toda essa complexidade através de uma única Lei. A Lei da Oferta e Procura, universal, que rege toda e qualquer relação econômica onde haja compradores e vendedores, o que é o caso da bolsa.

    Apesar disso, poucas pessoas reconhecem esse fator.

    Existem várias formas de atuar na bolsa buscando colocar a probabilidade a seu favor. Eu, particularmente, faço minhas entradas (Falando de Especulação aqui) no momento em que identifico que a Procura está mais forte que a Oferta. Por exemplo: quando os preços saem de uma linha de baixa, ou quando saem de uma congestão de preços, ou quando caem até uma projeção de baixa, ou quando ficam zig-zagueando em um canal… etc…

    Não consigo explicar os detalhes só por aqui, mas resumidamente é isso.

    Um abraço
    Leitão

  10. 10 colombo

    wilson,

    esqueceu dos candles =D

    mas cada um separadamente nao gera uma boa espectativa d trade dar certo,

    o legal é uma combinacao de 2 ou mais desses itens! =D

    abraco!

  11. Fala Leitão,

    Estava dando uma olhada em posts antigos e não encontrei o que o Ivens (lá na primeira mensagem) se referiu :”…no post de aumentar a margem de possível lucro/prejuízo, fazendo menos trades mas evitando stops rápidos.”!!

    Pode me mandar o link para o post a que ele se referiu??

    Valeu!!

    Abs!!

  12. 12 Leitão

    Oi Vinicius!
    Vixe! Faz muito tempo… não lembro também… vou ficar devendo :-)

    Abração!
    Leitão


  1. 1 Suporte, resistência e cerveja… « LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s