Chat Especial de Férias – de 01 a 31/jan

03jan11

Olá, pessoal!

Segue o chat especial de férias! Durante os dias 01 até 31 de janeiro vou estar por aí em algum lugar no Nordeste. Volto em seguida, a partir do dia 01/02.

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir entre vocês mesmos! Durante esse período não vou estar aqui para participar e responder, mas a turma vai continuar por aqui…

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)



61 Responses to “Chat Especial de Férias – de 01 a 31/jan”

  1. 1 Laenir Ana

    O IBOV atingiu a resistência de 71 mil.

  2. 2 lucla

    Boa noite pessoal.Conclui o curso na ultima turma e gostaria de esclarecer uma duvida.Onde poderei conseguir o metastock atualizado diariamente para eu proprio possa tentar montar minha estrategia baseado nos ensinamentos do nosso mestre.Seria possivel consegui-lo free?venho acompanhando os chats e acho
    admirável a qualidade dos comentarios.Parabens a todos.

  3. 3 T3

    Lucla,

    Procure por Metastock lá no Butecão (qualquer dúvida pergunta lá pro Binoto).

    Abraços,
    T3

  4. 4 LUIS CARLOS

    Lucla,

    (links cencurados)

    Luís Carlos

  5. 5 colombo

    peossoal, nao eh querendo fazer propaganda nao mas descobri um programa que tem tudo que o metastock tem e ainda atualiza os graficos todo final de pregao DE GRACA!!!!

    e ainda eh atualizado com as bonificacoes e dividendos dados pelas empresas!

    achei uma beleza =D
    ehehhehe

    procurem no google por : chartbook!

    alem desse tem outros bons tambem..mas esse eu achei o melhor!

    comprar o quotebr por 60 reais nao foi a melhor opcao para mim… fiquei arrependido deposi que vi esse programa =[
    ahhahaha

    abracao pessoal !

    bons trades!

  6. 6 lucla

    Obrigado pelas dicas.Outra pergunta para quem tem mais tempo no mercado.Uma conclusao depois do curso foi dar grande importancia a analise do movimento da massa atraves do fibonacci.Eu estaria no caminho correto tentando acompanhar um grupo de papeis atraves do metastock ou outro usando esse parametro somente, ou seria tambem necessario outros paramentros (informaçoes, fundamentos e outros)?
    grato

  7. 7 colombo

    lucla,

    NAO!

    soh o fibonacci no estilo leitao nao define compra!
    deve ser analisado tambem principalmente linhas de tendencias primarias e secundarias e candles!

    suponhamos que uma acao esta nos 0% do fibo e nessa area justamente passa uma LTA de uma longa data e hoje formou um martelo/doji/pircing/engolfo de alta entre outros, e amanhaa se confirmar a alta eh uma OTIMA oportunidade para especulacao!
    claro que semrpe utilizando o stop bem posicionado abaixo dos 0% do fibo!

    resumndo eh basicamente isso, quando a acao esta em suporte de fibo e proximo a LTA e faz um candle bom seria uma boa oportunidade ( nao entenda como certeza ), agora quando rompe resistencia deve se esperar uma confirmacao no outro dia com uma barra de alta, mas quase todas as vezes depois que rompe a resistencia a acao da uma pernada de baixa pq os comprados ja se desgastaram para jogar os precos la em cima….e nessa hora que uma compra eh bem vinda!

    resumindo bem eh isso =D

    abraco a todos!

    bons trades!

  8. 8 LUIS CARLOS

    Pessoal,
    em se tratando de investimentos, vocês utilizam stop também, ou deixam o preço cair e fazem preço médio? Não me lembro das orientações do Leitão sobre isto.
    A razão da pergunta é que comprei em março passado PETR4 para investir e estou perdendo 27%. Deveria ter colocado stop, ou somente quando é especulação?
    abraços,
    Luís Carlos

  9. 9 Betão

    Luis Carlos,
    Para uma estratégia de investimento gradual, devemos comprar sempre o mesmo valor em dinheir, independente do preço, e nos períodos pré-determinados. Por exemplo, eu compro de 6 em 6 meses PETR4, porque eu compro duas ações por mês. Em minha opinião, você deveria comprar mais.
    Abraços, Betão.

  10. 10 Fhillus

    Luis Carlos
    Essa questão de estar 27% de prejuízo é muito relativa. Se você comprou, por exeplo, 500 PETR4, e o preço caiu 27%, elas vão continuar sendo 500 PETR4, só que mais baratas. A empresa continua sendo uma ótima empresa para investimento. Não se preocupe.

  11. 11 Jyraia

    Luis Carlos, oque nossos amiguinhos estão querendo dizer é o seguinte:
    A petrobras é uma ótima empresa ela tem muito dinheiro e esta em situação ótima
    tomara que vc esteja igual a petrobras pq não tera seu dinheiro de volta tão cedo!
    O stop é de uso obrigatorio, tanto em operações de longo prazo como em especulações..antes de entrar em uma operação devemos saber o ponto de stop.
    A realidade é essa não devemos alimentar esperanças em um mercado aonde não existe logica nem perfeição.

    Jyraia

  12. 12 colombo

    Jyraia,

    ate concordo com voce se voce comprar por exemplo 10 mil reais tudo de uma vez em petr4!

    seria uma especie de ausencia de estrategia, vou comprar porque eu ACHO que ela vai subir… mas veja estude melhor o que eh investimento gradual!

    no caso voce pegaria esses 10 mil e dividiria ao longo de 1 ano e iah comprando ( nao soh petr4 mas outras acoes tambem ) no final seu PM estara bem menor do que se voce comprasse de uma vez! te garanto! aliaaaas, a MATEMATICA te garante =D

    assim sendo quando a acao voltar a subir rapidamente voce vai ter lucros e vai subir junto com ela porque voce continua comprando, e nao vai ter que esperar ela bater no valor que voce comprou e ficar torcendo para ela romper aquela resistencia X, eh como o leitao fala para pessoas com estrategias e investidores tanto faz se a bolsa cai esta feliz se sobe tambem esta!

    em IG vc compra sempre!!!

    rivise seus conceitos de investimentos ;D

    abracos!!!!!

  13. 13 Jyraia

    Rever meus conceitos? tenho 10 anos de mercado cometendo erros,aprendendo e melhorando…hj consigo viver só da bolsa atraves de especulação.
    Não tenho nada contra seu plano de investimento, mas sem duvida meus conceitos me rendem muita grana e posso me considerar um profissional.
    Em relação ao stop, é algo q não devemos ignorar, especialmente os q tem uma conta de investimentos pequena, devemos admitir q temos oportunidades a cada instante no mercado, e deixar o dinheiro parado ou pior perdendo dinheiro é um erro primario.

    Jyraia

  14. 14 Betão

    Jyraia,
    Pelo que pude perceber, você vive somente de “especulação”. Tenho uma pergunta: Como você viveu do mercado na crise de 2008? Queria saber uma saída para o movimento de queda muito forte, já que você é um “especialista”.
    Obrigado, Betão.

  15. 15 Jyraia

    Betão,
    a resposta para sua pergunta é simples…
    Venda a descoberto.

  16. 16 Fabio

    Olá pessoal.
    Alguém poderia me ajudar, pois não consigo traçar o fibo do Leitão.
    Quem puder me explicar, mesmo que por basico, eu agradeço bastante.

  17. 17 Colombo

    Jyraia,

    nao se sinta ofendida!

    nao foi a intencao =D

    vamos manter a discusao sadia sem consentimentos OK ? =D

    mas estou realmente falando de INVESTIMENTO!

    e nao de especulacao a medio, curto e longo prazo como um monte de gente gosta de comentar… investimento eh colocar seu dinheiro lah para guarda-lo ou seja seria seu cofrinho de longo prazo!

    em 5 anos ou mais a matematica te garante o lucro e nesse meio tempo ainda tem os dividendos!

    um pessoa que esta louca para ter digamos 10 mil reais em acoes da petr4 e esta comprando aos poucos ela vai querer vender porque ?

    quanto mais cair melhor fica!!! mais barato fica e ela compra mais acoes com o mesmo dinehiro!

    o pessoal costuma confundir especulacao com investimento com muita facilidade!

    esse eh o erro de muitos especialistas!

  18. 18 Daniel

    Luiz Carlos,
    Pelo que sei, no IG não há stop. A gestão de risco do IG (investimento gradual) se dá na escolha das empresas (que devem ser previamente analisadas) e no montante razoavelmente fixo de dinheiro mensal investido. Porque ai vc vai comprar Petr4 e outras caro e também barato e na teoria, como as empresas são supostamente boas, vc vai crescer com elas e ainda potencializar a carteira com os proventos recebidos. A vantagem desse tipo de investimento é que não é necessário muito tempo de acompanhamento, qualquer um pode realizá-lo. O que o nosso amigo Jiraya faz não é propriamente um investimento, é um trabalho, que a grande maioria das pessoas não tem tempo, nem preparo, nem vontade para fazer. Já o IG é acessível a qualquer um. Pode ser difícil aceitar que teremos que poupar um pouquinho todo mes e investir durante muito tempo até formar um capital legal e conseguir um bom retorno, mas com investimento, esta é a única forma, infelizmente não há outra, não adianta nos iludirmos. Por favor, se tiver dito muitas besteiras me corrijam, abraços!

  19. 19 colombo

    Daniel exatamente!!!

    falou certinho!!

    o que o Jiraya disse que faz poucos fazem realmente, eh muito dificil viver soh de trades ou lucros da bolsa…

    agora investimento eh investimento especulacao eh especulacao!!

    abraco a todos bons trades!

  20. 20 LUIS CARLOS

    Pessoal,
    meu pensamento combina com o do Jyraia em relação ao uso do stop em investimentos.(apesar de não ter usado como aconteceu com a PETR4 que comprei a 37,50).
    Por quê não usar stop também no IG, ao invés de ver o preço cair, cair? Com o mesmo dinheiro comprarei mais ações.
    Só tem um problema: não tenho dado muita sorte quando uso o stop. Sou “fisgado” no stop e logo depois o preço sobe.
    De qualquer forma, seria bom ter a opinião do Leitão a respeito.
    Abraços,
    Luís Carlos

  21. 21 Sam

    LUIS CARLOS

    É exatamente por esse “não tenho dado muita sorte” que não se usa stop em investimentos de longo prazo. Aliás, o nome já ta dizendo né gente: LONGOOOO. Se é longo é longooo powww. Sem falar nos custos de corretagem e por ai vai .. toda vez q executa o stop, mesmo que uma hora vc se dê bem esse pequeno lucro será apenas para compensar os repetidos stops na tentativa de “ser mais esperto que o mercado” ( algo impossivel, diga-se de passagem, mas que tem q quebrar muito a cara p aprender ).

    Pequeno depoimento ( ninguém é obrigado a seguir ou mesmo acreditar ): DEPOIS QUE DESISTI DE TENTAR SER MAIS ESPERTO QUE O MERCADO, QUE EU DEFINI ESTRATÉGIA, E FUI DISCIPLINADO, AI SIM MINHA CARTEIRA COMEÇOU A CRESCER. TO MUITO FELIZ.

  22. 22 Alberto

    Oi, Luis Carlos

    Pelo que entendi do seu post, a sua compra da PETR, se tratava de uma especulação, neste caso a tua compra deveria ter sido estopado a muito tempo, nunca deveria ter deixado o prejuízo chegar a 27%.

    Quando se faz especulação !! é preciso seguir estratégia de especulação,
    que é gerenciamento de risco/retorno, uso de stop e análise de comportamento de massa olhando os gráficos.

    Vc nunca deve mudar uma estratégia para outra só porque a sua compra deu errado. Senão vc acaba fazendo nem uma coisa nem outra.

    Para investimento estratégia de investimento, para especulação estratégia de especulação.

    Abraços

    Alberto

  23. 23 T3

    É isso ae Alberto, Colombo, Daniel, Sam…

    Especular o dia todo (com qualidade) é trabalho, não é investimento.
    Especular gastando todo dia 1 hora ou duas é bico/extra/freela, não é investimento.

    Investimento é o que vc faz que te dá um trabalho tão mínimo que vc nem considera aquilo um gasto de tempo. No meu caso deu trabalho no começo, mas pra acompanhar é mamão com açucar.

    E não posso deixar passar a oportunidade de dizer que assino embaixo do que o Sam disse:

    “DEPOIS QUE DESISTI DE TENTAR SER MAIS ESPERTO QUE O MERCADO, QUE EU DEFINI ESTRATÉGIA, E FUI DISCIPLINADO, AI SIM MINHA CARTEIRA COMEÇOU A CRESCER. TO MUITO FELIZ.” (Sam, seguido por T3)

    Tá bonito de acompanhar o gráfico de crescimento do patrimônio…

  24. 24 Sam

    Valew T3 :)

  25. 25 Daniel

    É verdade T3. Uma dúvida, se puder me ajudar. Todo mes vc realiza aquela análise de IG com as empresas que voce tem ? Essas análises mensais são justamente para ver se continua com as mesmas empresas ? Obrigado, abraços.

  26. 26 Txai

    Colombo,

    sobre o chartbook.com, consegui acesso gratuito somente para Forex.

    Poderia me dizer como acesso as ações listadas no Bovespa?

    Abraços,

    Txai

  27. 27 colombo

    Txai,

    eu fiz o cadastro no site ai eu logo no programa

    e entro em inserir depois em graficos depois em candlestick

    a primeira aba sao acoes que no meu programa estao pre-definidas as acoes da bovespa ( acredito que no seu tambem esta por default )

    se nao estiver voce coloca na aba acoes

    bolsas: bovespa ( brasil )
    mercado : a vista
    ativo : acoes
    procurar : aqui voce digita o nome da empresa que o programa ira mostrar em highligth no quadro abaixo, ai vc clica duas vezes e da um ok que ele abre o ativo =D

    da uma pesquisa esse programa faz tudo!

    mas eh bem desorganizado!

    ahahahhaha

    abracos!

  28. 28 Anônimo

    pessoal quanto ao chartbook como faço para gravar meus traçados

  29. 29 T3

    Fala galera,

    Saiu o Ranking de IG do T3 de Janeiro/2011.
    Como o Leitão não está aqui para autorizar comentários com links, não sei se esse comentário vai passar. Vamos ver.

    spreadsheets.google.com/pub?key=0ArUK7EP-Az1rdFM2bGxnbDgzWkxIU0FKeWpsa1djQ1E&hl=en&single=true&gid=0&output=html

    Confiram suas empresas =)

    Abraços,
    T3

  30. 30 T3

    Legal. Passou.

    É só digitar essa url (ou esse código =P) no seu navegador de internet.

    Me digam se as empresas de vocês estão indo bem ou mal hehehe

    Abraços,
    T3

  31. 31 lucla

    Já por varias vezes li a respeito de corretoras.Gostaria de iniciar um debate com
    cada um colocando sua experiencia com corretoras, como taxas cobradas, armadilhas existentes(espero que nao existam).
    grato
    lucla

  32. 32 colombo

    T3,

    wege3 nao esta bem ?

    com quais consideracoes voce chegou a essa conclusao ? =D

  33. 33 colombo

    T3,

    ja vio o grafico de lucro liquido da MTSA4 ???

    ela ja cairia no meu conceito nesse ponto apesar de andar bem APARENTEMENTE,

    wege3 tem uma constancia melhor nesse ponto!
    e apesar do PL e da divida estar um pouco alta eu a considero uma das 15 melhores acoes no minimo….

    o unico problema de analises mensais que nem voce esta fazendo eh que em alguns momentos ou anos algumas acoes podem se destacar e em anos seguintes despencar mostrando seus problema enrustidos, as melhores acoes serao definidas a meu ver naquelas que ficarem entre as 10 por mais de 2 anos consecutivos!

    seriam elas aparentemente as mais ” famosas ” como petr4 vale5 e avil3….

  34. 34 Fhillus

    Luda,
    Minha primeira corretora foi a Ativa. Na época não cobrava taxa de manutenção, mas agora cobra e ela tem um home broker meio fraco. Agora tenho a Banif e não tenho qualquer tipo de problema com ela. Não cobra taxa de manutenção (ótimo para longo prazo), 17 reais a corretagem e Home Broker excelente. Compro Tesouro Direto com ela e estou estudando Investimento a longo prazo em ações.

  35. 35 Wilson

    Lucla,
    vou falar da Link q é a que eu utilizo,
    a taxa de corretagem por ordem executada é de 9,80
    se emitir uma operação por mês a custodia é gratis
    as outras taxas são normais, emolumentos e taxa de liquidação conforme a bovespa
    se vc for de são paulo é cobrado o ISS q é em torno de 0,50
    o home broker deles é legal, mas o programa de analise tecnica deixa a desejar…
    se vc utilizar um programa como um metastock melhor.
    o cadastro é online….enfim na minha opnião a link esta aprovada

    abraços

    Wilson

  36. 36 glauco andre marques

    olá pessoal, como o leitão não está presente para publicar os grádicos, deixa eu pedir a opinião de vcs! vcs acham que é momento para especulação com vale5? progetando uma alta até R$ 56,00?
    Valeu!!!! até mais.

  37. 37 CorretorMan

    Glauco,
    a vale5 ta com força mesmo, acredito em uma correção até os 51,xx onde seria um bom ponto de compra tendo como objetivo maximo o topo de 2008 na faixa dos 54,xx.
    stop obrigatorio,essa é minha opnião.
    abs
    CorretorMan

  38. 38 colombo

    Glauco,

    um momento bom de compra da vale5 ja passou!!!!

    era em torno de 50,50 ou 5,80 aonde seria o rompimento da resistencia,

    aogra nao é viavel compra-la!!!

    mas a projecao seria + ou – no TH algo em tonro de 55,00!!!

    porem o risco retorno nao compensa mais na minha opiniao…

    abracos a todos bons trades!

  39. 39 T3

    Fala Colombo,

    Eu não faço acepção de ações :-)
    Ela saiu porque os números dela não ajudavam. Veja por você mesmo:

    spreadsheets.google.com/pub?key=0ArUK7EP-Az1rdDd4WDlEcUZtcThtT1hxOHRwdWNZbWc&hl=en&single=true&gid=0&output=html

    Ela tem 1 indicador muito bom, um monte de medianos e 2 ruins. E ainda tinha a seu favor o fato de ser uma bluechip (ou cardápio do Leitão), o que rende +1 ponto.

    De acordo com os critérios que adotei (e estou sempre aberto a discutir), haviam pelo menos 32 papéis em situação melhor naquele momento. Vi agora, no fundamentus, que os números dela melhoraram (um pouquinho só). Está agendada uma nova análise dela pra Junho. Se ela manter a melhora, deve voltar (ela caiu por um ponto só). Se não manter.. paciência.

    Sobre a MTSA4, eu só vi o gráfico que está no fundamentus (que não me parece estar correto.. mto esquisito.. é como se faltassem dados de input).
    Dei nota 2 (de 1 a 10) e mesmo assim ela está em 9a. esse mês.
    Se esse gráfico estiver mesmo errado e ele for no mínimo razoável, ela vai entrar no TOP5 do ranking.
    Enfim.. os dados estão aí.. façam suas análises =)

    E eu adoro esse tipo de debate. Me faz rever as coisas com mais cuidado ainda.

    Vamo que vamo!
    T3

  40. 40 T3

    Colombo,

    E concordo com vc sobre o longo prazo. Vamos ver quais serão as boas e constantes…

    lucla,

    Já passei pela Itautrade (MUITO cara) e TOV (barata e fedida, faz o trabalho de comprar e vender ações, mas o suporte é ruim, pra sair dela precisa um “trabalho”, e não te ajuda com coisas não essenciais).

    Agora to na Link. Boa e barata, por enquanto.

    Não sou um heavy-user. Só posto ordens, vejo cotações, notas de corretagem (a TOV só mantém por alguns meses.. péssimo), etc. Não uso o programa gráfico nem fico conectado o dia inteiro.

    Abraços,
    T3

  41. 41 glauco tonello

    T3
    não sei o motivo, mas não consegui visualizar o ranking.
    abraços
    Glauco

  42. 42 Fernando

    Eu particularmente sou muito adepto de usar stops em qualquer situacao. A gente nunca sabe o dia de amanha.

    Tem gente, e não é pouca né, que prefere acreditar que tudo vai subir. E eu pergunto, como vc sabe?

    Claro que no LP a gente sempre subiu, claro que somos um país em desenvolvimento e crescemos mais do que os desenvolvidos e tal, mas mesmo assim dependendo da onde compramos (mesmo que seja acumulando aos poucos) tem muitos que ainda estao no preju de 2 ou 3 anos pra cá.

    Esse negocio de trabalhar, guardar um pouco e sonhar com o milhaozinho qdo bater em 50 anos, pra mim é BURRICE. Mesmo tendo subido tantos anos, E SE, algo acontece e as coisas desandam? Vc vai continuar fazendo preço médio pra baixo ATÉ QUANDO? É um RISCO MUITO GRANDE pra correr porque simplesmente é TODO O DINHEIRO SEU E DA SUA FAMÍLIA, FILHOS E ESPOSA.

    Enfim, recomendo um pouco mais de cautela do que simplesmente seguir uma opinião.

    Só pq eu fiz um curso de 10 horas agora eu sei que empresa de cartao de credito vai ser o boom do nosso país (já publicaram que existem n cartoes pra cada pessoa no Brasil. Qto mais isso vai crescer?). Alias, os caras da empiricus, dos grandes bancos internacionais e nacionais, dos que estudaram, se graduaram, pós-graduaram com MBA e etc nao sabem nada. Eu já to manjando tudo!!!

    Então já que vc tá manjando, e como eu sei que nao pesquisou nada na internet tirando 6 dúzia de blogs, dá uma olhada no grafico de LP do Nikkei Japao, descontando inflacao ainda. Quem comprou em 84 ainda tá no preju e quem fez preço médio também. 27 anos esperando pra ficar no 0x0 e ainda NÃO aconteceu, e sabe-se lá se e quando vai acontecer – dailymarkets.com/stocks/2009/06/04/long-term-view-of-the-nikkei-crash-which-is-still-crashing/
    *mas meu Brasilzão de 3 mundo é muito melhor e isso nao vai acontecer com a gente nao!!!

    EUA tb tem exemplo parecido no DJI.. é só afastar o gráfico e tirar o zoom.

    Temos exemplos de ação tb que só despencam há 5, 10 anos… NETC4 e muitas outras (nao vou ficar listando nao) é só pesquisar.. da uma conferida nos graficos

    Trecho retirado do EXCELENTE artigo, coisa que agrega mesmo, do site viver de renda: viverderenda.blogspot.com/2010/11/como-projetar-o-retorno-esperado-do.html
    “…Embora ambos tenham começado do mesmo ponto de partirda, nos 4.000 pontos em julho de 1994, no fechamento de setembro/2010, o Ibovespa nominal terimou em 69.430 pontos e o Ibovespa real em 18.489 pontos.

    1ª lição. Sempre considere a inflação quando fizer um planejamento de longo prazo. A rentabilidade nominal anual do Ibovespa neste período foi de 19,93% (próximo dos 20% a.a. que nos referimos na pergunta no início do artigo). Entretanto, devido à uma inflação de 8,29%, a rentabilidade real do Ibovespa foi de 10,75%. Lembrem-se que o correto não é subtrair a inflação, mas sim descontá-la. Veja mais detalhes aqui e aqui…

    …Embora 10 anos também não seja o período mais adequado para análises históricas da rentabilidade real da Bolsa, o pequeno período de observação, de 17 anos ( Julho/1994 – Setembro/2010) dificulta a análise. Porém, já é possível ver que a variação média do retorno real do Ibovespa está em torno de 10%, tendo um limite inferior de 5% e um limite superior perto de 17%.”

    Que BAITA rentabilidade né… mas só o que dizem é que saímos dos 10 mil pontos pra chegar nos 70.. com uma continha simples, fulano vai lá e ve que o IBOV subiu milhares de % em menos de 10 anos.

    Colocar todo o patrimonio da familia, dos seus filhos, conseguido através de trabalho suado em cima de empresa x e y depois de ter feito 10 horas de curso, é coisa que eu nao faço.. isso porque já tomei na cabeça. VIVEMOS uma época de expansão da economia GLOBAL. Só que, tem coisa ruim acontecendo na Europa, China E EUA. Mas eu sou brasileiro e sei que vai ser só outra marolinha de 50% no nosso índice.

    Qtas empresas grandes como VARIG, VASP, Bamerindus, etc e etc, que faliram.. alguém naquela época conseguia imaginar que algo ia acontecer? Qtos nao estavam acumulando essas acoes? Com o mesmo pensamento de: “tomara que caia, pq aí eu compro mais barato.” Pois é, continua comprando elas até hoje?

    Mas aí vc fala, mas eram empresas que tavam quase quebradas, e eu como manjo muito depois do meu cursinho online nao ia comprar uma acao dessas. Mas antes disso elas estavam boas e as pessoas comprando… começaram a cair muito antes de qualquer resultado negativo (MERCADO PRECIFICA ANTES) e aí vc ia vender no preju? Não, porque nao usa stop. Vc ia continuar acumulando e sorrindo que ta caindo..

    Pois é pessoal… O MAIOR RISCO É NÃO SABER O RISCO QUE SE ESTÁ CORRENDO. QUAL RISCO VC ESTÁ CORRENDO COMPRANDO E ACUMULANDO ACOES NO LP? CONSEGUE RESPONDER ISSO? MESMO DIVERSIFICANDO, SE UMA DAS SUAS EMPRESAS FOR PRO BURADO VC AINDA PERDE NO MÍNIMO 10% DE TODA SUA GRANA.

    Boa sorte pra todos nós… nao to agredindo nada nem ninguem, só discutindo a estratégia.

  43. 43 Glauco Tonello

    Fernando.
    Entendi todo o seu ponto de vista, mas você está vendo a bolsa de valores no total, ou seja todas as empresas. Tem muitas empresas excelentes, que sim, tem expectativas reais de crescimento. E ainda mais são lucrativas. geram dividendos ao longo do ano.
    2010 foi o ano da souza cruz, engraçado temos várias campanhas anti-fumo. e aliás as vendas dela tendem a diminuir ao longo dos próximos anos por causa disso.
    daí a pergunta.
    porque ela foi a que mais se valorizou ao longo de 2010?
    devo entrar nela?
    creio que não, a expectativa dela não é das melhores nos próximos anos.
    mas aí fica critério de cada um, e tbm como fazer.

    abraços
    e lembre cada um tem um pondo de vista, que pode ser acertado ou errado.
    já viu aquele que fala que acertou sem ter acontecido.

  44. 44 T3

    Não vou nem entrar no debate..
    E apelar pra Nikkei é igual falar do Hitler.

  45. 45 Fernando

    Oi Glauco, com certeza e vc tem razão.

    Mas qdo quis alertar pro risco de se acumular acoes, nao era soh da empresa em si que estava falando, mas sim do mercado mundial e do mercado interno tambem.

    Eu tb acho dificil fazer uma boa analise pra se achar as melhores empresas com cursos do tipo. Tem pessoas sérias que sao muito estudadas em analises fundamentalisas e esses mesmo bem intencionados eram de formas grotescas, aí fico pensando, porque eu é que vou acertar?

    Enfim, a gente fica à mercê de um cisne negro também… nao sei se vc já leu a lógica do cisne negro do Nassin Taleb. Muito bom o livro.

    O que dá medo é exatamente isso, a gente nao sabe o risco que corre… Sadia e Aracruz eram boas empresas… e olha a m#$% que fizeram com dólar…

    Banco Panamericano pode nao ser a melhor empresa pra se investir, mas eh um banco médio e foram os bancos médios que mais se destacaram após a crise…

    Sem contar nossa petro… uma das maiores do Brasil e do mundo… alguém imaginava algo do tipo há pouco tempo atrás? Tem gente mandando encher o bolso de petro, e outros falando que ela nem começou a cair ainda…

    As coisas só precisam dar erradas uma única vez… só isso basta pra acaba com o trabalho de uma vida inteira nossa.

    RV eh VARIAVEL… no meu caso eu tenho que pelo menos ter uma idéia do risco que estou correndo…

    Todo mundo já ouviu falar 1 bilhao de vezes que “rentabilidade passada nao eh garantia de rentabilidade futura” mas a gente nao acredita nisso de verdade né?

    Gde abraço e bom dia

  46. 46 Fernando

    Otima comparacao T3… vc ta certo em ficar de fora mesmo :)

  47. 47 Fernando

    Pessoal, acho que fui meio estupido no meu primeiro post.. desculpem nao era a intencao… era só pra entrar no debate e postar a MINHA opiniao. O que tb nao quer dizer que eu estou certo ou errado tb.

    Mas ainda acho que temos que pensar muito bem antes de entrar numa estrategia dessas. Um outro caso que acabaria com isso seria o fato de precisar do dinheiro devido à alguma urgencia.. e ai vc tiraria toda a grana ou parte dela numa hora de baixa do mercado (que azar)… e a gente sabe que imprevistos acontecem na vida de todo mundo né…

    Novamente desculpem pelo primeiro post.

    Abraços

  48. 48 Glauco Tonello

    Fernando
    A Petro tem extrema liquidez. então ela oscila bastante.
    mas o mais interessante ela tem lucro de em média 10% do papel por ano , sendo que 7,5% é investido para gerar mais lucros. a tendenncia de crescimento é iminente. mas precisamos de tempo.

    agora e a OGXP3??? quando vai ter lucro? qquando realmente ela mostrará que é uma boa empresa? não sei, vai demorar creio que anos para isso.
    vc pode me provar que ela terá up side de 100% em 2011, que eu não compro ela.

    e o mercado gosta dela para fazer principalmente especulações.

    fazer comparações no mercado é muito complicado. e o mercado que vc está comparando não tem nada a ver com o Brasileiro.

    aonde o mercado Japones pode crescer? eles não tem espaço para isso.

    e aqui??? temos riquesas naturais e grande possibilidade de crescimento tecnologico.

    quem consegue extrair petróleo no pre-sal?

    e aí vai…
    abraços

  49. 49 Fhillus

    Colocar todo o patrimônio em ações é algo errado. Os próprios grandes fundamentalistas falam que deve-se diversificar. uma parte tem que ficar na renda fixa.
    E não se pode ter como parâmetro a rentabilidade do IBOV, pois lá há muitas empresas ruins. E isso não é so no IBOV, é em qualquer índice. Até mesmo o do Japão.
    Se você diz que a rentabilidade real do IBOV é de cerca de 10%, descontada a inflação, então imagina a da renda fixa. Deve ter uma rentabilidade desprezível ou negativa. É dessa forma ue você quer colocar o seu patrimônio, da sua esposa e dos seus filhos?
    Você citou o Panamericano e a NET, mas a vida é cheia de exemplos bons e ruins. Tem também as boas empresas que deram certo. Se for considerar assim, a poupança é de altíssimo risco, pois já foi confiscada em govesnos anteriores. O ideal é diversificar. Se você tinha todo o seu patrimônio apenas no banco Panamericano, azar o seu. Assuma o risco.

  50. 50 Jyraia

    Fala serio…Fernando pq pede desculpas? vc falou a verdade..é seu ponto de vista!
    Todos aqui ao menos 1 vez já leram algo sobre a psicologia das massas..
    Alguns tem ganancia outros medo enfim…
    pq alguem compraria perto de um topo? simples pq alguem tem esperança de romper..mas e se não romper? compro mais quando cair?
    o stop esta lá usa quem quiser..eu particularmente não dispenso o uso dele.
    Confesso que é fascinante tudo isso, na bolsa esta tudo junto ganancia e medo espertos e burros..e é por isso que funciona.
    Enquanto eu poder estar a frente da multidão conseguirei ganhar dinheiro, se todos pensarem igual ninguem arranca nenhum centavo na bolsa.
    Vamos comemorar essa variedade de opniões,isso é ótimo pra mim e para outros especuladores.

    Jyraia

  51. Na minha opinião, todos estes pontos de vista é muito válido na formação da opinião pessoal. Não podemos apenas se focar na opinião de uma pessoa, senão nos tornamos pessoas ignorantes por não querer aceitar opinião dos outros. Tudo o que o Fernando falou tem um pouco de verdade, e ao longo dos anos, vendo opiniões das mais diversas pessoas, venho construindo a minha opinião sobre tudo do mercado financeiro. Hoje aprendi que temos que diversificar, que devemos comprar ações que podem trazer um crescimento sustentável ao longo prazo, que diversos métodos de leitura de gráficos não servem para nada, e que analistas só servem para lucrar com corretagem dos peões, com o movimento de compra/venda.

  52. 52 Daniel

    Fernando e pessoal,
    Até entendo seu ponto de vista mas gostaria de comentar algumas coisas. Nunca se deve deixar todo o patrimonio em ações, sempre temos que ter no mínimo um pouco para o caso de emergências, etc, e ainda talvez ter um pouco também para aproveitar as oportunidade do mercado que surgirão. Quanto à questão do stop, eu penso que em investimento gradual (em que compramos um pouco todo mes – uma quantia razoavelmente parecida de dinheiro – de empresas previamente analisadas que consideramos que terão um bom futuro) não devemos usar stop. Já que a próprio controle de risco já é embutido no método. Quando a ação estiver mais cara, compraremos menos e quando estiver mais barata compraremos mais. E mesmo se fossemos usar o stop, em qual ponto ele seria colocado ? como saber isso ? por gráfico ? Dai estariamos misturando doi tipos de investimento e isso, a meu ver, só complica as coisas. Além do mais, ao colocar stop poderia ocorrer de vendermos a ação e perdermos direito aos proventos da época em que ficamos sem ela, ou de vendermos e ela subir em seguida, etc…Ou seja é uma coisa que ampliaria em muito o trabalho. Uma coisa que eu aprendi, é que sem método e planejamento dificilmente alcançamos algo na vida. Sobre a questão da formação de patrimonio: creio que existe uma única forma (exetuando herança, premios, etc.) de se formar patrimonio: (receitas – despesas) * taxa de retorno * tempo. A meu ver essa fórmula é unica, não há outro jeito. Seja a pessoa empresária que ganha 1 milhão por mes ou quem ganha salário mínimo. Evidente que temos que ser realistas, e sabemos que quem ganha salário mínimo dificilmente conseguirá muito patrímonio mesmo que se esforce bastante e economize muito. Há ainda que se fazer uma separação. Uma coisa é invetimento ( algo que vc ganhe dinheiro sem uma grande necessidade de trabalho), há investimentos em renda fixa, bolsa e imóveis e apesar de diferentes os 3 guardam mais ou menos os mesmos princípios, principalmente imóveis e bolsa. E outra coisa é empreendedorismo, onde as pessoas podem ter taxas de retorno muto mais altas que na bolsa com negócio próprio mas também o risco é bem maior. Voltando à equação do patrimonio, são 4 variáveis, e quanto mais se maximizar cada uma delas mas patrimonio será formado. E é ai que entra a bolsa de valores para maximizar a rentabiliade, que a meu ver é o melhor lugar para se investir atualmente. O caso do Leitão, apesar de não saber as particularidades, acho difícil de acontecer para a maioria, já que ele se tornou independe financeiramente aos 33 anos. Talvez algo como uns 45 seja mais realista e bem razoável já que atualmente grande parte da população vive bem até os 75, 80 anos. Mas mesmo que seja aos 50, 55 ou 70, o que importa ? De qualquer maneira será melhor que não investir nunca, não ? É duro sabermos que teremos que economizar todo mes e investir por muito tempo para formar um patrimonio mas e qual é a outra alternativa ? Creio que não existe. Desculpem o longo comentário, abraços.

  53. 53 Laenir Ana

    T3
    Não consegui acessar o ranking.

  54. 54 T3

    Oi Laenir,

    É só copiar o código abaixo no seu navegador (internet explorer, firefox, etc):

    spreadsheets.google.com/pub?key=0ArUK7EP-Az1rdFM2bGxnbDgzWkxIU0FKeWpsa1djQ1E&hl=en&single=true&gid=0&output=html

    Me avisa se deu certo ou não ;-)

    Beijos,
    T3

  55. 55 José Atanásio

    Não conheço o site, mas li esse artigo do Lirio Parisotto e gostaria de compartilhar com os amigos … achei excelente !! Bate em alguns aspectos básicos e puramente fundamentalistas !
    Coloquem http:// antes tá …

    gastoconsciente.com.br/2009/11/03/os-10-mandamentos-do-bilionario-investidor-brasileiro/

    Um abraço a todos !

  56. 56 Henrique

    Caro Jose’ Atanasio,

    Parece que o Bilionario do artigo (alias muito bom) fez o curso com o Leitao :)

    Realmente o mais importante eh que o artigo traz varios conceitos muito importantes para quem quer investir (realmente INVESTIR e nao JOGAR) no mercado de acoes.

    Tem claro algumas opinioes pessoais dele, mas o mais importante sao os CONCEITOS que estao por tras, e nao e’ `a toa que: 1o – ele esta tendo resultados, 2o – ele e’ bilionario e sabe como investir.

    Mas independente do quanto se tem para investir, saber como e’ muito importante.

    1 abraco

    Henrique

  57. 57 Fernando

    Mais uma figura pra ilustrar o que falei acima… nem tive que procurar, simplesmente apareceu no outro fórum que acesso.

    leandrostormer.com.br/View/Geral/visualizador.aspx?hash=-18109205&arquivo=Publico/forumLS/129403566878068637.jpg

    Elas atingiram o pico em 2000 e caíram rápido depois. Fico pensando, se estivesse acumulando essas acoes, que notícia apareceu ou foi lançada no mercado pra me fazer zerar minhas posições, mesmo que com pequeno prejuízo, e parar de comprar e acumular o ativo? Como eu conseguiria sair a tempo antes de tomar essa puta trolha? Na minha opinião, só usando stops…

    As duas empresas subiram muito e começaram a corrigir, e aí seria muito fácil ficar “comemorando” pq elas estao caindo e eu conseguindo comprar mais barato, mas qual seria a notícia, o fato relevante, o sei lá o que, que me faria zerar minha posição e não amargar quase 10 anos de perda de capital.

    Não conheço AF, mas sei que em 2000 o boom era empresas de TI, e depois de uma alta muito vigorosa, nada mais normal que uma correção. Mas, a correção ainda não terminou..

    Ah, e quem conhece um pingo de tecnologia, sabe que essas empresas eram meio que “pioneiras” e revolucionárias. Bases de switches no Brasil e mundo eram imensa maioria da 3Com, e a Palm que inventou o handheld.

  58. 58 Anônimo

    Fernando,
    Como vc mesmo disse: “Não conheço AF, mas sei que em 2000 o boom era empresas de TI, e depois de uma alta muito vigorosa, nada mais normal que uma correção. Mas, a correção ainda não terminou..”

    Se vc baseia sua seleção de ações em AF e realiza compras gradativas (princípio do IG), provavelmente vc evitaria que isso acontecesse… Digo isso pq não basta que as empresas sejam “pioneiras” ou “revolucionárias” em seu segmento, deve-se acima de tudo avaliar seu desempenho no mercado, seu segmento, seu histórico no mercado, sua saúde financeira, suas dívidas, o retorno que proporcionam… para aí sim ter se idéia (e não certeza) se no futuro poderá ou não colher frutos de seu investimento. Esta análise deve utilizar os conceitos empregados na AF!

    Abraços!

  59. 59 T3

    Definitivamente a bolsa eh um espaço de finanças, e não de tecnologia ou siderurgia ou etc.

    Na bolsa interessa se a empresa tem bom desempenho financeiro (dá lucro e cresce consistentemente), e não se ela inventa o iPod =)

  60. 60 Daniel

    Boa T3, concordo plenamente. Apenas comentando sobre o Lírio Parissoto. A história dele é bem legal, histórias assim inspiram a gente, mas creio que o caso da grande maioria é bem diferente. Ele foi um caso especial em que vários fatores fizeram com que ficasse bilionário. 1) Ele foi um grande empreendedor e com isso conseguiu ganhar dinheiro rapidamente. 2) Ele soube investir de maneira razoável o seu dinheiro e miltiplicou ele bastante. 3) Ele pegou o grande momento da bolsa brasileira de 2002 a 2008. Desses 3 fatores creio que apenas o que podemos contar é com o 2, os outros dois são bem mais complicados de se conseguir. Outra questão, me parece que ele não faz alocação de capital entre RF e RV, coloca praticamente tudo em RV mesmo…, mas também com tanta grana né.., nem sei se daria pra fazer.

  61. 61 Leitão

    Oi pessoal!

    Estou de volta!

    Puxa, que bacana ver a turma por aqui na maior cooperação!

    Show de bola!

    Deixei a porta da cozinha aberta e voltei com a geladeira cheia! Rssssss

    Pois é! Estou de volta e já já tiro a poeira dos móveis!

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s