Chat 27/set a 03/out

27set10

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



39 Responses to “Chat 27/set a 03/out”

  1. 1 D-Bull

    Caro Leitão:

    Tenho aqui alguns comentários de analistas que acho você irá considerar “embromation”… Durante o final de semana eu assisti a Expo Money (São Paulo), e tinha um analista gráfico que depois de expor as bases de analise técnica disse que na opinião dele quem tem ações hoje em dia tem que se proteger por que a analise dele sugere uma queda forte porque segundo o gráfico histórico do IBOV ja está ficando perto do topo (caro) e também porque segundo o modelo dele tem 5 altas e três quedas a,b,c…e a gente está esperando agora a queda “c”. Isso significaria uma perda de 20% ou mais no S&P. Para botar ainda mias medo na galera ele mostrou o gráfico do Japão aonde ele mostrou um mercado Urso de quedas ao longo de 20 anos… e falou que nem no longo prazo as vezes você se salva…claro no final ele ofereceu o produto dele o COMSTOP para se proteger sempre.

    Dai eu lembrei o seu gráfico posteado do histórico do IBOV. Minha pergunta é se a gente está realmente alcançando um topo (ponto caro)? Você poderia re-postear aquele gráfico histórico atualizado? Finalmente se você tem algum comentário que ache vale a pena sobre essa anedota da Expo Money.

    Muito Obrigado Leitão…e me perdoe tanta pergunta,
    D-Bull

  2. D-Bull

    Este gráfico que voce viu, provavelmente deve ser as ondas de elliott. Uma vez o Leitão já comentou algo, e que as ondas é sem fundamento. Na ADVFN tem um topico sobre esta onda C, mas que não se concretizou até o momento.

    O que poderia acontecer ?
    Uma nova crise ?
    Recessão nos EUA ?

    Bom, vejamos pelos fundamentos de nossas empresas, e nada justifica uma queda acentuada do indice bovespa. Nossas empresas estão com um bom P/L, e são competitivas no longo prazo. Acho que não poderíamos temer uma crise, e se ela vier, o esquema é sair comprando tudo, pois a liquidação dura pouco !!

    Abraço

  3. 3 Jiraya

    Ola,Jeferson
    não concordo, afinal se trata de comportamento emocional das massas, as empresas estão com bons fundamentos mas assim q bater no topo historico todos vão enxergar como forte resistencia e vão vender logo o panico se propaga e temos mercado dos “Ursos” por um bom tempo, na tv e revistas vão dizer desculpas de crises etc etc mas a verdade é que a tal liquidação ja acabou todos querem é vender agora…pode ser que as altas no ibov durem mais um pouco mas com certeza é hora de ajustarem seus stops

    Jiraya

  4. Jiraya

    Realmente este tema é de difícil discussão, pois cada um tem uma opinião formada. Enquanto as nossas empresas tiverem capacidade de manter um crescimento sustentável, lucros crescentes, este topo de seus preços vão ser quebrados. Sempre vai ter um topo de mercado acima do outro. É um desafio para nossas empresas.
    O que você falou, sobre pânico, é uma verdade…Mas a mídia só serve para isto, disseminar discórdia…A única noticia que devemos prestar atenção é o balanço das empresas…hehe

    Abraço

  5. 5 glauco tonello

    Jeferson.
    parabens pelas palavras. engraçado que até agora todos estão falando da Petrobrás que pode cair mais. Mas, que mesmo com essa capitalização grande está num P/L na casa dos 10 a 11 e com lucros de 2,4 por ação (corrigida pela capitalização). se ela cair mais precisamos ficar preparados para comprar mais e se panico.

  6. 6 Leitão

    Oi D-Bull!
    Vixe! Não pergunta essas coisas senão você me complica! Rsss…

    Aqui no blog tenho todos os como amigos mesmo, e sendo assim falo sempre a verdade nua e crua, mesmo que doa. O pior é que se eu falar algumas verdades aqui acabo arrunando inimigos. É dose.

    Bem, vou me abster de falar sobre seu caso que comentou, e falar de uma forma geral:

    Em geral feiras são para promover produtos e serviços de interesses ligados ao mercado, e o visitante normal nessa história é como uma galinha visitando uma toca de rapozas. Ponto. Vou parar por aqui. O resto quem me conhece já sabe… :-)

    Sobre queda ou alta do IBOV, minha análise pessoal é que já tivemos uma bela queda em 2008. Fundo. Depois daquele fundo iniciamos uma nova tendencia de alta novamente. Por hora não vejo nada que mostre o contrário. Não vejo que estamos em topos, nem o mercado está caro como um todo.

    Sob o ponto de vista gráfico não estamos em topo, e sob o ponto de vista Fundamentalista não estamos com mercado caro, sobrecomprado.

    Sua sugestão é boa! Vou atualizar aquele gráfico histórico do IBOV. Vai ser interessante nesse momento! Fica melhor explicar no gráfico do que no texto.

    —————————————
    Oi Jeferson e Jiraya!

    O Jeferson comentou bem! Obrigado!

    Vejam, duas forças são determinantes no mercado:

    1o. – A força dos FUNDAMENTOS das empresas que o compõe, e da Economia onde estão inseridas, em fim, a força enoconômica da máquina capitalista;

    2o. – A força do Comportamento de Massa, do sentimento geral das pessoas no mercado que agem de forma preponderantemente emocional, e não racional.

    Grandes altas ou grandes quedas acontecem quando as duas forças andam mais ou menos juntas. Digamos que a força do Comportamento de Massa é mais zig-zag, mais volátil, e a econômica mais retilínea. Podemos imaginar que uma vai em linhas retas enquanto a outra vai fazendo zig-zag, mas sempre em volta da linha reta cental.

    Se uma força puxa para um lado e a outra para outro, temos apenas zig-zags, mas não grandes movimentos.

    Nesse momento a economia está legal, as empresas estão numa boa, não estão caras, e a massa está se movendo em tendencia de alta.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. Glauco

    Quem fala que Petrobrás vai cair ainda mais, é justamente aqueles que querem comprar. É a mesma ladainha quando as corretoras sugerem “compras” e “vendas”. O efeito é sempre o contrário. Eles querem comprar mais barato, e vender mais caro. Daí sempre sobra para nós sardinhas…hehe

    Abraço

  8. 8 Jefferson

    Olá Leitão!
    O blog está cada dia melhor! Adoro ler todos os chats e o gráficos!
    Achei legal os comentarios nos gráficos sobre especulação e investimento, como você fez no da AMBV4, será que dava para dar uma palhinha neste sentido com relação aos outros do cardápio?

    Abraço,
    Jefferson

  9. 9 Leitão

    Oi Jefferson!
    Obrigado! A cozinha está sempre aberta e com café em cima do fogão à lenha! :-)

    A sim! Vou procurar manter esses comentários sobre Investimentos também quando puder! Pode deixar! A turma já pediu isso mesmo!

    Um abraço e boa semana!
    Leitão

  10. Oi Jefferson eu faria a seguinte sugestão:
    Deveria ter o cardápio “Kid Leitinho” um espaço para que um dos leitores de maior seguimento possa apresentar suas escolhas e fundamento e analise , etc. Sempre segundo o estilo de nosso mestre o Grau-Leitão. Dai o resto da comunidade está convidada a contribuir e acrescentar e criticar ideais.
    O voluntário pode ser mensal dentro de um rodízio. O que acham fica mais interativo entre os participantes e obriga aos leitores se informarem melhor ante de criticar.

  11. 11 Jefferson

    Urgente!!!
    Ações da USIM5 a R$ 22,90? o que esta acontecendo? Metade do preço de ontém?

  12. 12 Ploko

    Jefferson,

    Houve desdobramento da ação. Vc passará a ter o dobro de ações na sua carteira, com o valor da ação valendo a metade.

    Ploko

  13. 13 Anderson

    o chat essa semana ta bombando, parabéns a todos, assim que é legal, muita gente inteligente expondo sua opinião!
    creio q ggbr4 apresentou ontem um candle de reversão..

    abs

  14. 14 Jefferson

    Entendi, valeu Ploko!

  15. 15 Vanio Vedova

    Boa tarde Leitão;
    No meu plano de IG no LP, chegou a vez de encarteirar a AMBV4 mas acredito que ela está muito cara neste momento, então olhando a AMBV3 me parece mais acessível. Minhas dúvidas:
    1 – A diferença entre AMBV4 e AMBV3 é somente a liquidez? então devo aproveitar o melhor preço da AMBV3 pois no LP a menor liquidez não seria problema?
    2 – Ou mudar a estratégia e não encarteirar a AMBV enquanto o preço estiver tão alto?

    Agradeço pelos comentários,

    Vanio vedova

  16. 16 Leitão

    Oi Vanio!
    Para Estratégia de Investimento Gradual não faz mal a Ambev estar cara no momento. Se, na próxima vez que for comprá-la (daqui a mais ou menos 1 ano, seguindo o rodízio) ela cair, ótimo, vai comprar mais e mais barato. Se subir, bom também, pois vai ter tido boa valorização.

    No seu caso pode ir na AMBV3 então. É a mesma empresa, e a menor linquidez não faz diferença para Investimento.

    Deve-se manter a estratégia religiosamente, seguindo o rodizio de compras. Não pode, na hora de comprar, ficar inventando moda não.

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Jiraya

    Ola todos,
    po eu não entendo esse negocio de investimento gradual,
    po e se a ação despencar? suponha que nosso amigo Vanio do comentario acima compra a Ambv no valor atual e ela despenca! demoraria anos e anos para chegar novamente no valor atual e talvez nunca mais chegue….
    investimento gradual deve ser algo pra quem tem muita grana, ou alguem que alem da bolsa tem outros tipos de renda, to errado?

    Jyraia

  18. Jiraya

    Tenho feito o investimento gradual desde dezembro/2009…Estou perdendo em petrobras por causa da queda da capitalizacao, mas estou ganhando em todas as outras pq fui comprando um pouco em cada mes. A idéia é esta, usar os solavancos para baixo das cotações para aumentar a carteira. Confesso que tem valido a pena

  19. 19 Vanio Vedova

    Jiraya;

    No meu caso específico tenho uma Estratégia megabemdefinida: Já tenho uma renda de trabalho suficientemente boa para sobreviver e quero alcançar uma espécie de dependência financeira (não é ficar parado, pois amo trabalhar) mas sim ter mais tranquilidade e qualidade de vida para mim e família, então resolvi fazer Investimento Gradual com objetivo de no mínimo 15 anos, assim parafraseando nosso Mestre “devemos nos associar à excelentes empresas, crescer com elas e colher os frutos ao longo do tempo, sem se preocupar com as oscilações do Mercado”, por isso a importância de uma análise fundamentalista muito bem feita, e também com um troco pré-definido faço especulações para aumentar o ganho – NUNCA ALTERANDO O MONTANTE DO IG.
    Bom pessoal, para mim esta Estratégia está ótima e acredito que foi meu maior aprendizado dos últimos meses, e quero agradecer ao Mestre Leitão por isso.

    Abraços,

    Vanio Vedova

  20. 20 Vanio Vedova

    Opa, onde está escrito dependência, na verdade é INDEPENDÊNCIA.

    Vanio Vedova

  21. 21 Leitão

    Oi pessoal!
    Muito bons os comentários! Jóia!

    Jiraya, é isso mesmo que o pessoal comentou! E não é só para quem tem muito dinheiro não. É principalmente para quem tem pouco dinheiro hoje, mas quer sair dessa dureza no futuro. Plantar hoje, colher amanhã. Sem semeadura não há colheita.

    Abraços!
    Leitão

  22. 22 glauco tonello

    Leitão.

    por acaso teve algum ano que o valor da sua carteira diminuiu?? exemplo janeiro de 2008 até dezembro de 2008.
    e aumento da quantidade de ações??

    abraços

  23. 23 Mônica

    Vanio, só posso dizer que você está no caminho certo!
    Parabéns principalmente por ter seu plano megadifinido. Agora é manter a disciplina e ter PACIÊNCIA…demora um pouco pra ver os resultados, mas quando começarem a aparecer é uma felicidade enorme…além disso, o IG dá muita tranquilidade…o sonho de consumo de um holder é que a bolsa caia, mas caia mooooiiito :-)
    Não fique com medo se a ação do mês de compra está cara. Feche os olhos e compre no preço que está…não olhe para gráficos, não veja notícias e também não fique tentando dar uma de ‘espertinho’ pondo sua OC 1 ou 2 centavos mais barato.
    O que importa para um investidor de longo prazo é a saúde da empresa. Se ela estiver lucrando, ótimo!
    Não tenha apego pela empresa também não…se está ruim dê o cartão amarelo (parando de comprar) e se não melhorar, cartão vermelho!

    O bom de ser acionista é isso: Ficamos SEMPRE com a parte boa, os LUCROS rs.

  24. 24 Sam

    Rapaz, só tem “cobra criada” nesse blog. Leitão deve morrer de orgulho .. kkk

  25. 25 Betão

    Pessoal,

    Só para acrescentar eu faço IG a exatamente 1 (um) ano e fiz o meu primeiro rebalanceamento de carteira, vendendo um pouco daquelas que mais renderam e comprando mais daquela de deram prejuízo. Teve ação que rendeu nesse meio termo 44%, outra 33% e outras que deram 18% de prejuízo. Agora tá tudo rebalanceadinho. Para quem não fez o curso do Leitão deve achar, no mínimo, “estranho/esquisito” esse movimento. Mas a melhor coisa que sabemos é a de que estamos no caminho certo. E vamo que vamo!

    Abração, Betão.

  26. 26 Alexandre Mazzei

    Palestras que usam aquele gráfico do Japão começam mal, querem impresionar.Mas perdem seu mérito ou demonstra pouca experiencia histórica.
    Ou seja, o palestrante provavelmente tem menos de 10 anos de experiencia no assunto.
    Mas no conceito final, eu acho que ele(o palestrante) está certíssimo…passou a realidade certa, apesar de utilizar recursos errados e dados que não convém.(o grafico do Japao nao deve ser utilizado pois está indexado ao dolar)
    Porém:
    Devemos sempre tentar proteger o capital, pois a pior coisa para um investidor de longo prazo é fazer aportes em topos históricos. Ou seja, investidor de longo prazo não deve comprar no topo.
    Outra coisa que o palestrante está certo é que não podemos(investidor de longo prazo) comprar em tendencia de baixa.
    Se vai ficar mais barato, para que comprar mais caro?
    É importantíssimo o uso de grafico para verificar o “timing” do aporte.

    Ou como eu escrevi em meu livro ” Memórias de Um Operador de Home Broker”:
    -Em uma crise, fique líquido. Caia fora!
    Obs:escrito e publicado bem antes de 2008

    O que aconteceu no Japao foi uma desvalorização absurda do Ien frente ao dolar.
    Ou seja, se você tivesse um dinheiro em Ien guardado uma aplicação de renda fixa no Japão, no topo histórico e este fosse, na época, equivalente a uns 100 dolares, você teria hoje alguns poucos dolares ou alguns centavos.
    Para quem é novo.Isso ocorria demais em economias que usavam o emparelhamento de moeda forçado. Ou seja, equiparação artificial da moeda.( ex:plano cruzado 1) Quando a mascara cai, acontesse isso.
    Se vc pegar o gráfico do cruzado indexado ao dolar, separar a época do inicio e seu fim, você irá ver o mesmo tombo.
    O grafico que circula na internet e foi usado nesta palestra está indexado ao dolar (dolar Index), Recurso muito utilizado na bloonberg entre outros.
    Repare que as empresas não quebraram, existe a bolsa forte hoje lá…o Japão é uma economia forte até hoje….é apenas um grafico…
    Se pegar o gráfico do IENxdolar da mesma época e comparar com a da bolsa de tóquio, você vai ver que a bolsa ainda foi um bom negocio por lá…rrsrsr

    Se você foi um investidor estrangeiro, e aplicou no Japao, realmente perdeu, pois sua referencia é o dolar.
    è importante sempre utilizar graficos e verificar a tendencia e em uma crise…FIQUE LÍQUIDO

    Não é o caso agora…agora é FIQUEM TRANQUILOS…srssr

    Bons investimentos a todos

  27. 27 Alexandre Mazzei

    obs: acontece é com “c”……rsrsrs dá-lhe escritor…srsrs
    Desculpe os erros, é devido a pressa, meu filho tá chorando aqui, ele quer brincar…srrsrs…ele tem 3 meses e é madrugador igual ao pai.

    Abçs

  28. O Blog do Leitão tá famoso. Não é a primeira vez que passam por aqui alguns escritores de livros, isto é muito legal…
    Daqui uns dias Warren Buffet passa por aqui para deixar um pitaco…hehe

    Abraço

  29. 29 Leitão

    Oi Glauco!
    Sim! Sempre em grandes quedas, como o exemplo de 2008, minha carteira fica menos azul, e às vezes no vermelho mesmo.

    Em 2008 por exemplo quando a bolsa caiu cerca de 60% a maioria das ações nela ficaram no vermelho. Se me lembro bem a Natura foi uma das poucas que não ficaram no vermelho.

    Mas isso é normal. Mesmo com todo aquele movimento de massa desesperado, eu sabia que tinha ações de boa qualidade na carteira.

    Estrategicamente eu estava com boas reservas na renda-fixa, e por sorte tinha também dinheiro extra de um imóvel que tinha vendido a algum tempo. Então pude aproveitar ao máximo aquela queda. Comprei muitas ações de qualidade a preço de banana. Se me lembro bem, só como exemplo, comprei Vale a 23,00 e Banco do Brasil a 14,00.

    Foi um exemplo real de como agindo com racionalidade no meio da irracionalidade da massa podemos ir bem além da média. A “crise” de 2008 para meu caso em particuar foi ótima, lembro que mais que dobrei meu patrimônio depois disso e pude acelerar a realização de alguns sonhos.

    ————————————————–
    Oi Mônica, Sam, Betão!
    Obrigado!! Não tem coisa melhor para um professor do que ver seus pupilos voando mais alto a cada dia!! Tô feliz! :-)

    —————————————————
    Oi Alexandre!
    Obrigado pelo comentário! Você estava sumido!

    Depois conte aqui sobre seu novo livro pra turma. Fique à vontade!

    —————-
    Obrigado, pessoal!
    Essa cozinha está cada dia melhor frequentada.
    Vou ter que incrementar o cardápio, e além do cafezinho e broa de fubá mineiro, vou oferecer croissant e suco de maçã! Rsss

    Abraços!
    Leitão

  30. 30 Junio

    Leitão,
    Você já ouviu sobre a fórmula mágica Joel Greenblatt? Ele mostra, com bases históricas, q de acordo com essa aplicação desenvolvida consegue-se identificar empresas de alto valor com preços bastante baixos. O q vc acha?

    Um abraço,
    Junior.

  31. 31 Leitão

    Oi Junio!
    Essa semana respondi a mesma coisa para o Vanio, então vou colar aqui:

    “O livro do Greenblat é bem básico, mas é de fácil leitura e serve como boa introdução ao assunto de análise fundamentalista.

    Mas como disse, é muito simples e básico, sem profundidade mesmo. E sua “fórmula mágica” é mais um esforço DIDÁTICO do auto para mostrar como filtrar boas ações do que realmente algo importante na prática.

    Análise Fundamentalista não é nada complicado demais, mas também não é tão simples e banal como é mostrado pela “formula magica”. Tem muito mais coisa a olhar em uma empresa, muitas outras variáveis, e muito conceito Estratégico para se “encarteirar” uma ação. Análise + Estratégia.”

    Abraço!
    Leitão

  32. 32 Vanio Vedova

    Boa tarde Leitão;

    Leitão, não sei se você já deu uma olhada em FRAS4 – tem baixa liquidez mas está com bons fundamentos, se eu não me engano pertence à Randon que é boa empresa e inclusive está no seu cardápio – você já fez alguma análise dela (FRAS4)?

    Vanio Vedova

  33. 33 Leitão

    Oi Vanio!
    Ainda não parei para olhar a FRAS4 com mais atenção, mas a principio ela parece interessante mesmo. Talvez mereça uma análise com mais calma. Vem apresentando um bom desempenho sim…

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 Anderson

    Jeferson da Luz on 2010-setembro-29 said:
    ………….
    Daqui uns dias Warren Buffet passa por aqui para deixar um pitaco…hehe
    *************************
    RACHEI O BICO COM ESSA HEHEHEHEH

    Vou pensar duas vezes antes de colocar minha opinião a respeito dos autores de livros por aqui… o pessoal ta de olho rsrsrs
    Pelo nível dos comentários o tio Buffet deve passar aqui para buscar “dicas” isso sim!
    abs a todos

    Anderson

  35. Leitão, se uma pessoa física enxerga uma boa oportunidade de investimento na bolsa da Grécia, do Japão, ou algo assim. Como deve proceder? Vc tem alguma idéia?

  36. 36 Leitão

    Oi Carlos!

    Não sei dizer. Talvez tenha que abrir conta em corretora no exterior, e fazer a transferencia de dinheiro para lá. Talvez precise de algum endereço fixo no país de destino também.

    Isso gera custos, impostos, etc… Mas é uma estratégia válida sim, só que dá mais trabalho.

    Como nossa bolsa é uma das melhores do momento, não vejo necessidade. Mas para quem tem disposição de procurar bons negócios lá fora vale a pena sim.

    Eu não sei explicar muito pois não faço isso. Talvez no futuro, quem sabe.

    De qualquer forma todas as análises e estratégias que aplicamos na bolsa aqui no Brasil valem para qualquer bolsa no mundo. Os princípios são os mesmos, só varia os tramites burocráticos.

    Procure orientação com sua corretora, ou mesmo uma pesquisa rápida no google para ajudar.

    Um abraço!
    Leitão

  37. Oi Leitão, já conheci day-trade, swing-trade e investidores mas recentemente navegando pelos blogs encontrei uma materia que falava sobre os “Position” que operam em periodos de 2 semanas até 8 meses ou mais, tambem encontrei artigos do Leandro Stormer sobre o assunto, vc já ouviu falar dos Position? qual sua opnião a respeito?

    abs

    Hudson

  38. 38 Anderson

    Leitão
    Vale5 não chegou lá com este doji de ontem? ou é mais coerente apenas aguardar uma correção pois a tendência se mantém firme e forte?

    abs
    Anderson

  39. 39 Leitão

    Oi Hudson!
    O que não falta é “termos técnicos” nessa linguagem “bovespes” do mercado.

    Com tanta embromação que encontramos por aí dá a impressão que bolsa de valores é um bicho-de-sete-cabeças mesmo. Já até escrevei sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/07/19/analises-embromation/
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    Eu também já sofri com isso no meu início. Fiquei perdido no meio de tanta desinformação revestida de conhecimento.

    Na bolsa nós temos o Investidor e o Especulador. O Especulador é um comerciante de papéis, ele compra e vende o tempo todo. O que compra e vende o dia inteiro, fica ligado o horário comercial inteiro é o “Daytrade”. O que compra e vende fora disso, ou seja, por dia, por semana, por meses podemos chamar de “Position”, ou seja, fica com o papel alguns dias até vender. Mas é tudo igual, o importante é ter em mente isso: comerciante de papel, independente do tempo que ele leva para comprar e vender.

    Especular é bom e não é pecado. Agora, é imprescindível Investir sempre. Não canso de falar isso aqui pois é muito importante e faz toda a diferença na vida da gente. Se com isso eu conseguir educar uma pessoa a mais já fico feliz.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/14/nao-existe-medio-prazo-na-bolsa/

    ———————————————————-
    Oi Anderson!
    Sim, essa esticada da Vale deu topo agora, tende a fazer zig-zag. A tendência principal ainda é de alta, conforme o último gráfico que postei.

    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s