Sobre Dividendos…

24set10

Em julho a amiga leitora, Jussara, perguntou sobre dividendos:

“Oi Leitão!

Eu gostaria de fazer uma carteira de investimentos e pelo que pesquisei o Bradesco tem uma forte filosofia de distribuição de lucros. No quesito Dividendo por ação quais são as melhores empresas pra se investir?

Jussara”

————————————–

Oi Jussara!

O problema é que Dividendos é apenas uma das variáveis que devemos analisar. Temos que olhar outras coisas também, como dívidas, lucros, patrimônio, etc… Senão corremos o risco de encarteirar uma empresa ruim só pelo motivo de estar com bons dividendos no momento.

Por exemplo: A Eletrobrás (elet3) está pagando bons dividendos, mas no conjunto das variáveis ela não é sedutora. Seu desepenho financeiro por exemplo não é lá muito confiável, lucros inconstantes…

Eu gosto de algumas que além de bons dividendos, apresentam boa saúde financeira: Coce4, Cmig4, Bbas3 são bons exemplos.

Muitas vezes eu prefiro empresa que paga menos dividendo, mas que usa meu lucro para crescer. Aí ao invés de ganhar com dividendos somente, ganho com o crescimento da empresa e sua valorização também. Exemplo simples: Vale5 – paga poucos dividendos mas usa meu lucro para crescer.

Grande abraço!
Leitão

Leia também…

> Na bolsa, as pessoas pacientes ganham o dinheiro das pessoas apressadas.

> Diferença entre o Papel e a Empresa

> Buy-and-hold é ausência de Estratégia



14 Responses to “Sobre Dividendos…”

  1. 1 Marcelo

    Muito legal o post, também tenho preferência pelas que reinveste seu lucro, li um artigo muito interessante ontem.

  2. 2 Sam

    Leitão

    Sempre que eu indico o blog p amigos vai acompanhado da seguinte frase: “Entre e clique no MENU em DICAS, aquilo ali é melhor que qualquer livro que vc já possa ter ouvido falar sobre ações”

    Parabéns pelo trabalho mais uma vez!! ( nunca é demais agradecer, mesmo eu já acessando o blog a quase 2 anos rsrs )

  3. 3 Claudio

    Leitão.
    Muito obrigado pelas sua disposição em ensinar. Parabens.

    Você sabe o que que dizer quando um empresa anuncia “recompra de ações”?

    [ ]s,

  4. 4 Leitão

    Oi Sam!
    Você é nota 10! Valeu mesmo!
    Já é frequentador das antigas aqui da minha cozinha! Cada incentivo é mais combustível pra eu continuar no caminho! Obrigado!

    ——————————–
    Oi Claudio!
    Obrigado também! É uma satisfação poder ajudar um pouco a cada dia!

    Recompra de Ações é uma coisa muito boa! A Vale parece que vai fazer isso por esses dias.

    Significa o seguinte: A empresa está com dinheiro sobrando, não tem coisa melhor para fazer com ele no momento, e pensando no bem dos atuais acionistas, resolve recomprar algumas ações no mercado (sabendo que o preço atual está atraente). Com menos ações no mercado, o lucro é dividido por menos pessoas. O bolo é dividido por menos pessoas. A empresa fica mais forte, nosso dinheiro é bem aplicado, e todo mundo fica feliz.

    Isso mostra o quanto a administração é preocupada com a geração de valor para nós, sócios acionistas. Empresa boa de serviço é tudo de bom! :-)

    Um abraço, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Braz Cubas

    Eu ando namorando há algum tempo a FESA4. Bons fundamentos e está em fase de melhorar os dividendos. Vc já analisou ela? Que acha Leitão?

  6. 6 glauco

    olá Leitão, tudo bem?
    quando penso em investimento para formação de patrimônio, como estou ainda com 6 empresas compradas pois comecei este ano, tenho tido uma tendencia a pensar no seu cardapio alternativo. vc acha que eu primeiro devo considerar as do cardapio principal, ou nessa filosofia de investimento a longo prazo, tanto faz?

  7. 7 Leitão

    Oi Braz Cubas!
    A Ferbasa tenho em carteira, só que em menor proporção. Ela está com fundamentos fracos ultimamente. Já esteve melhor. Mas não é má empresa não. Sobre dividendos, atualmente está bem fraca nesse quesito.

    Eu particularmente vou continuar mantendo ela em carteira em pequena proporção, como as outras do “cardápio alternativo”.

    ————————————–
    Oi Glaudo!
    Eu faço assim: As mais filés, maiores, mais sólidas e mais lucrativas, são as que mantenho em carteira em maior proporção. As outras do “cardápio alternativo” são menores e mais sugeitas à intempéries, então as mantenho em menor proporção, em segundo plano mesmo.

    Daqui a alguns meses vou procurar explorar melhor essas questões aqui no blog, e passar a publicar e discutir mais sobre Análise de Valor. Vai ser um assunto muito bom, mas vou deixar para mais adiante…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Leitão

    Oi Adelina!
    Obrigado pelas visitas!

    Se ja me acompanha a mais tempo, então nem precisa, mas vou repassar o link com dicas, que talvez você ainda não tenha visto, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Ao longo de todo o blog venho deixando muitas dicas que ajudam muito, principalmente e enxergar a bolsa da forma correta.

    Realmente investir em negócio próprio ou em negócio de cunhados ou amigos é uma coisa complicada, muuuuuiiiito mais complicada do que investir em uma empresa na bolsa.

    Na bolsa você pode se tornar sócia de empresas muito grandes e lucrativas, que pagam muito bem pessoas muito competentes para cuidar delas para você. Muuuuito melhor do que ser sócia de uma “padaria” com seu cunhado.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/19/mercado-de-acoes-por-que/

    Não precisa contratar ninguém para investir em ações. Isso é como escovar os dentes: melhor você mesma fazer.

    Para escovar os dentes nem precisa preparo. Mas para a bolsa é preciso um pouquinho de preparo antes. Nada complicado, mas precisa.

    Faça como lhe falei, que ao longo do blog já vai aprender muito. E aos poucos vou ajudando mais.

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Rafael

    Olá Leitão!

    Sou marinheiro de primeira viajem nesse lance de ações, e é a minha primeira vez escrevendo aqui. Meu pai já investe há um tempo e um dos sites q ele me recomendou foi esse. Que achado! Ainda mais q tem um tópico específico sobre dividendos! Pretendo ir lendo com calma os posts e, na medida do possível, fazer um curso. Mas eu não vou te enganar: se tem uma coisa que me prende ao mecado são os benditos dos dividendos! É o que mais aproxima a gente de uma aplicação num fundo de investimentos ou algo do tipo. (coisa de gente q deixa dinheiro no banco…rs). Então meu pensamento inicial é o de uma carteira onde pelo menos 60% dela seria de ações boas pagadoras de dividendos! $.$ (rs) Pensei de início em colocar uma grana apenas nos períodos em que as ações ficam “ex”. Assim, p.ex., em COCE5 parece que costuma ser no final de abril (pq é qd eu tenho alguma certeza de q o preço vai cair dada a tendencia de realização), mas depois de algumas lidas estou ponderando em investir periodicamente (pois do contrário,no exemplo, eu só investiria em COCE na primeira semana de maio de cada ano,rs) Aliás, reparei que vc comentou sobre COCE4, mas ela não está no cardápio principal. Seria algum mal momento pela qual ela estaria passando ou é mais porque ela não se encaixa no seu perfil? Vc recomenda outras ações boas pagadoras de dividendos (boa tanto como empresa como quanto pagadora)? Gostaria de trocar mais idéias sobre esse assunto. Desculpe se o post ficou extenso demais, mas é realmente algo que me empolga! Um grande abraço e, mais uma vez, parabéns!

  10. 10 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado! Que bom que está gostando aqui do blog, pode ficar à vontade, estamos entre amigos!

    Ter uma carteira com foco em Dividendos é uma boa estratégia sim. Pode-se por exemplo manter essa carteira, nessa estratéga, e ter outra carteira focando em outra estratégia, como Empresas de Crescimento também.

    A Coelce é boa empresa, e paga bem. Independente do código, o importante é a empresa. Eu tenho a 5 por gosto mesmo.

    O Banco do Brasil também paga bem. A Cemig às vezes tabém… a Eternit…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Rafael

    Perfeito! Mais uma vez, muito obrigado.

    Outra coisinha (sem querer abusar, mas já o fazendo,rs. Se não puder ou não quiser falar, não tem problema): em se tratando de compra de ações, tenho usado o “homebroker” do próprio BB, onde tenho conta. Mas vi que cobram preços fixos e dependendo do montante a ser investido, às vezes não vale a pena pagar o valor. A dúvida é: vc conhece (pelo menos a título ilustrativo, pra eu ter alguma referência) algum que cobre taxa variada, ou pelo menos uns valores gradativos, a depender da quantia investida?

    Um forte abraço e um excelente final de semana!
    Rafael

  12. 12 Rafael

    ah! a propósito: muito obrigado pela dica de fazer carteiras diferentes. Nem tinha parado pra pensar nisso. Realmente, é trocando idéia que a gente aprende e cresce.

    Grande abraço!
    Rafael

  13. 13 Leitão

    Oi Rafael!
    Disponha!

    Bem, em geral corretoras de bancos são caras e ineficientes mesmo…

    Dê uma olhada na Banif e na LinkTrade…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Rafael

    Leitão!

    Eficiência pura!
    Mais uma vez, muito obrigado.
    Grande abraço!
    Rafael


Participe! Deixe um comentário...

