Chat 20 a 26/set

20set10

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



40 Responses to “Chat 20 a 26/set”

  1. 1 Marcos

    Leitao!
    Como já fazem muitos anos que vc investe nas acoes do cardápio, poderia nos dizer qual o Dividend Yield (médio) de uma carteira composta pelas acoes do seu cardápio?
    Abraco!

  2. 2 Leitão

    Oi Marcos!

    Claro!

    Em média 50% da Renda Fixa do período.

    Por exemplo: Supondo que atualmente a renda fixa dá 10% ao ano, minha carteira dá em média 5% ao ano só de Proventos.

    Uma obs.: Isso levando-se em conta que não foco unicamente em Dividendos. Minha carteira é mista e foco principalmente em Crescimento. Dividendos digamos que é um extra a mais…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Marcos

    Leitao!
    Qual seria o dividend yield de uma carteira de acoes contendo apenas acoes do cardápio?
    Abraco!

  4. 4 Leitão

    Oi Marcos!
    Do meu cardápio aí em cima no menu, o que já lhe falei, em média 50% da Renda Fixa (atualmente 5%aa. mais ou menos).

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Marcos

    Leitao!
    Ocorreu um erro e mandei duas vezes.
    A minha pergunta é devido a que se eventualmente eu nao fizer mais aportes na minha carteira de acoes para IG. Assim posso contar com os aportes apenas dos proventos reinvestidos.
    Obrigado.
    Abraco!

  6. 6 glauco tonello

    Leitão a média de 5% de todas as área juntas???
    tem segmentos que distribuem 25% do lucro anual com dividendos, podendo assim ficar em torno de 2 a 3% ano, e algumas elétricas que pagam mais que 50% do lucro assim o dividendo fica perto dos 10%.

    outra a COCE5 está dando sopa???

    abraços

  7. 7 Homen

    Ola,
    Será q a unica coisa q importa para vcs é o dinheiro?
    Alguem aqui consegue passar 1 dia sem pensar em dinheiro?
    Leitão e vc? consegue?
    A bolsa é um ótimo meio de ganhar dinheiro, foi criada para que as pessoas tenham com oq se preocupar “Dinheiro” e esqueçam as coisas mais importantes.
    é saudavel ter ambição, mas se o dinheiro não existisse a gente teria evoluido muito mais e não seriamos escravos como somos hoje.A diferença entre quem trabalha muito e quem lucra fortunas na bolsa são apenas os bens materiais, porem ambos são escravos do dinheiro.

    Desculpe por algo q “não enteressa” no blog mas uma hora temos q acordar

  8. 8 Rafael

    Ola Homen,
    Como vc perguntou a todos aqui vai a minha resposta, caso vc realmente se interesse em saber:
    >>Será q a unica coisa q importa para vcs é o dinheiro?
    Não, a unica coisa que importa pra mim é ter o suficiente pra não precisar viver em função dele, caso vc ja tenha atingido esse nível e queira me ajudar agradeço por qualquer doação.
    >>Alguem aqui consegue passar 1 dia sem pensar em dinheiro?
    Eu consigo passar exatamente o tempo entre o pagamento de uma conta e o vencimento da próxima, mas infelizmente parece que deixar de pensar não resolve o meu problema, e o seu?

  9. 9 Leitão

    Oi Homen!
    Interessante seu comentário, e chama a atenção para uma coisa muito importante… A vida tem muitas outras coisas mesmo. E como estamos em um sistema capitalista, o dinheiro é mais uma das coisas.

    Se eu fosse fazer um blog para cada coisa que gosto acho que faria um blog sobre Modas de Viola, um sobre música, outro sobre poesia, outro sobre a Viola Caipira, outro sobre a Famíla, outro sobre Filosofia, outro sobre Cachaça Mineira, outro sobre Educação na pré-escola, outro sobre Filantropia, outro sobre as cidadezinhas de Minas, etc, etc… Vixe, seriam tantos blog!

    Mas esse aqui é sobre dinheiro mesmo. E não é pecado não.

    Depois veja mais sobre o assunto em:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/09/14/rico-vs-pobre-por-leitao/

    Um abraço!
    Leitão

  10. Na minha opinião

    Ter dinheiro não é pecado, a partir do momento que você o ganhe de forma justa.
    Agora, se usar de trapaças para alcançar este dinheiro…aí sim, fica complicado. Pelo menos neste quesito sou um investidor ficha limpa….kkkk

    Investir é do bem…
    Especular é do mal…

    Hehehehe

    Abraço

  11. 11 Gustavo Garrido

    Não creio também que especular seja do mal…Se souber fazer, com estratégia e risco calculado, até faz bem!

    Agora virar jogador de cassino na Bolsa de Valores ou pior ainda, torcedor de arquibancada dos papéis da Bolsa, aí sim faz mal!!!!!!

    Abraços,

    Gustavo

  12. 12 Vlad

    Oi Homem

    Provavelmente você não me conhece, mas julgou a todos aqui – inclusive a mim. Sou membro da Sociedade Sao Vicente de Paulo e católico praticante. Visito todas as semanas alguma família carente. Não vivo pelo dinheiro. Acredito que nada é tão gratificante a uma pessoa quanto doar-se de si mesmo. Nenhuma das ações em que investi foi mais gratificante do que o sorriso de uma daquelas crianças que sei ter ajudado. Não consigo imaginar que alguém inteligente e de bom senso possa se preocupar em alimentar o corpo e desconsiderar que a alma também tem fome. Contudo, acho que a alienação e bitolação são prejudiciais sempre, seja quando se refere a dinheiro, atividade profissional, afetividade ou mesmo a crenças religiosas. Tome cuidado, todas as formas de radicalismo e de julgamento são prejudiciais. Sem exceção.

  13. 13 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão e Amigos;

    Leitão, como você avalia a COSAN? Está em um setor com perspectiva de expansão e também pode se beneficiar muito com a parceria com a Shell.

    Abraço,

    Vanio Vedova

  14. 14 Sam

    Vlad

    Sábias Palavras..

  15. 15 Leitão

    Oi Vanio!

    Pois é, a Cosan e seu setor como um todo até hoje ficaram só na promessa. Apesar de à primeira vista ser um setor cheio de boas intenções, na prática não conseguem mostrar valor aos acionistas.

    A Cosan passou por péssimos momentos, má administração, prejuízos, etc… Pode ter sobrevivido, mas daí a se mostrar uma empresa sólida para ser sócio são outros 500. Eu particularmente não sinto firmeza não. Só valeria uma compra em caso de muuuito barata, como no olho da crise.

    De qualquer forma, hoje, com resultados menos piores, poderia até fazer uma investigação bem detalhada nela. Mas beeeem detalhada mesmo. Mas por hora não sinto que vale o esforço, tem outras melhores no mecado.

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Rafael Pessanha

    Leitão,
    você não gosta de BVMF3?
    Caso a resposta seja afirmativa, qual é o motivo?

    Um abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Rafael!
    BVMF3 não me atrai não… Ainda é nova no mercado aberto, e precisa de uma análise muito detalhada para saber que vale ou não a pena. Por hora é muito marketing. Mas como disse, precisa de uma análise muito cuidadosa nela. À primeira vista parece que está cara nesse momento.

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Vlad

    Oi Sam

    Obrigado

  19. 19 Marcos

    Leitao!
    Os dados da Fosfertil estao bastante ruins.
    Vc acredita que a administracao da Vale vai por a empresa em ordem?
    Abraco!

  20. 20 cecilia

    Ola Leitão, o que vc acha da TLPP4 ?
    Abs
    Cecilia

  21. 21 Leitão

    Oi Marcos!
    Realmente ela deu uma bela escorredada no quiabo! Vinha bem, mas desde o segundo semestre de 2009 e agora em 2010 vem com resultados péssimos!

    Cartão amarelo pra ela! E se não melhorar em 2011 é cartão vermelho!

    ————————————–
    Oi Cecilia!
    Não gosto da TLPP4 não! Ela vem descendo a ladeira a anos, encolhendo. Não está com resultados vermelhos não, até dá lucro, mas a cada ano vem piorando. Ou seja, justamente o contrário do que desejamos, que é uma empresa que cresce ao longo dos anos.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Claudinha

    Oii Leitão,
    Eu gostaria de saber mais sobre analise fundamentalista,
    eu to perdida nem sei por onde começar, quais as informações mais importantes que eu devo procurar a principio? vc pode fazer um pequeno indice de coisas que eu possa estudar agora nessa minha nova jornada? rsrsr

    abçs

  23. 23 Leitão

    Oi Claudinha!
    Rsss… Entendo como se sente! Realmente é um mar de informações e ficamos perdidos.

    Olha, não é complicado não, mas sei que você vai se perder no meio de tanta confusão.

    Por aqui não consigo lhe explicar, pois realmente precisa de um preparo. Aqui no blog você vai encontrar muita coisa que já vai lhe ajudar a ter uma boa noção. Veja essas dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Quando estiver animada a estudar mesmo, penso que através do curso consigo lhe ajudar de verdade, com base sólida, veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Essa foi a maneira mais eficiente que encontrei de ajudar aos amigos que sempre me pediam um help… Quando animar será muito bem vinda na turma!

    Aos poucos vou ajudando mais!
    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão e Amigos;

    Leitão, a GGBR4 está vindo de alguns resultados ruins, mas como ela praticamente monopoliza o aço longo utilizado na construção civil no Brasil e no momento o Mercado a está oferecendo a um preço bem abaixo se comparado a outros tempos, não seria ela uma oportunidade de Investimento em Valor? ou Investimento Gradual levando em consideração todo o potencial da Construção Civil?

    Abraço,

    Vanio Vedova

  25. 25 Vanio Vedova

    Desculpa, faltou perguntar: Você ainda a considera IG para sua carteira? ou já deu cartão amarelo devido aos últimos resultados?

    Vanio Vedova

  26. 26 Leitão

    Oi Vanio!
    A Gerdau sempre foi ótima empresa! Ela deu uma escorregada, levou um amarelo, mas agora já está tudo ok! Cartão verde para ela! :-)

    Continua firme na minha carteira, e já voltei a comprar.

    Desculpe não detalhar mas é que estou corrido agora!

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Jefferson

    Olá Leitao!

    Poderia fazer alguns comentários sobre a WEGE3? está no seu cardápio e não sei nada sobre ela, tipo setor, etc… Quanto a Gerdau praticamente monopolizar o setor de aço pra construção civil isso corresponde a verdade? aqui no meu estado a gente usa muito mais Belgo. A Gerdau tem participação na belgo?

    Abraço a todos!

  28. 28 Leitão

    Oi Jefferson!

    A Weg é uma excelente empresa do setor de máquinas e equipamentos, motores elétricos, etc. Bem administrada, sempre preocupada com geração de valor aos acionistas.

    A Gerdau, uma gigante do aço. Tem concorrentes sim, mas isso nunca foi problema pra ela. Tem força com sobra. Apenas andou escorregando com dólares na época da crise, mas já superou.

    Mais detalhes visite o site de cada uma delas, tem tudo, e também a sessão de RI (Relação com Investidores) que trás detalhes sobre as finanças e administração.

    Um abraço!
    Leitão

  29. 29 GIOVANI

    Leitão, em GGBR4 o que ocorreu ?
    abraço

  30. 30 Sam

    GIOVANI

    Se vc “ler” o grafico direitinho verá que não aconteceu nada. Ela simplesmente voltou a tocar o suporte, que é forte diga-se de passagem, pois só esse ano ela ja “passeou” na região dos 23,xx umas tres verde as não despencou abaixo disso em nenhuma. Traduzindo: Vejo oportunidade de compra, COM ESTRATÉGIA é claro.

  31. 31 Anderson

    olá amigo Leitão ….
    Tenho observado uma tendência meio estranha, veja se existe alguma relação, se eu sobrepor o gráfico da ggbr4 e da vale5 ao longo dos anos eles oscilam praticamente juntos, enquanto um cai … o outro cai também, quando um sobe o outro sobe em seguida, porém nos últimos dias um esta andando forte para cima e o outro de bico para baixo.
    Existe alguma relação nisso? e porque ocorre? por serem ambos papéis de maior volume?
    abs

  32. 32 Leitão

    Oi Giovani!
    Está tudo normal… Oscilações normais do mercado. O Sam já falou bem…

    O zig-zag dos preços é para lermos e nos posicionarmos para Especulações.

    Já os fundamentos dela estão normais. Não sei dizer se houve algum fato novo. Mas pelo que venho acompanhando tudo ok com as finanças. Estou acompanhando e qualquer novidade pode deixar que posto aqui para os amigos!

    ——————————————
    Oi Anderson!
    O comportamento de massa é mais ou menos igual para o mercado como um todo (inclusive mundialmente). Todas se movem mais ou menos dentro de uma tendência. Só que não podemos ficar fazendo correlação assim não. Cada uma deve ser analisada (Graficamente e pelos Fundamentos) individualmente.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  33. 33 Sam

    Ops, corrigindo, lá encima eu quis dizer:

    ela ja “passeou” na região dos 23,xx umas tres VEZES

  34. 34 Vanio Vedova

    Boa tarde Leitão e Amigos;

    Leitão, o que você poderia nos dizer sobre a “fórmula mágica” de Greenblatt? Será que possui uma fundamentação funcional ou é mais uma das teorias milagrosas (embromation)?

    Abraço,

    Vanio Vedova

  35. 35 D-Bull

    Olá Leitão,

    Parabéns, como sempre seu blog está muito bom. Pequena sugestão, acho que GGBR4 precisa atualização. Abraço.

  36. 36 Sam

    D-Bull

    A congestão que vc citou já tinha sido postada no último gráfico publicado por Leitão, e ainda não foi perdida. Só se romper os 22,5x

  37. 37 Sam

    SE ROMPER P BAIXO (Complementando o comentário anterior)

  38. 38 CesarBSB

    Leitão, o pessoal já cantou a pedra aqui em cima. No seu último gráfico sobre GGBR4, de 03/08/10, realmente está próximo dos R$ 22,50. E no gráfico dos últimos 06 meses, apenas em junho ela chegou aos R$ 22,50. Com estratégia, pode ser um bom ponto para entrar(tanto para especular, quanto para investimento?)

    Forte abraço a todos.

    CésarBSB.
    Brasília – DF.

  39. 39 CesarBSB

    Leitão, poderia lançar um gráfico da EZTC3 para nós?

    Obrigado.

    CésarBSB.
    Brasília – DF.

  40. 40 Leitão

    Oi Vanio!
    O livro do Greenblat é bem básico, mas é de fácil leitura e serve como boa introdução ao assunto de análise fundamentalista.

    Mas como disse, é muito simples e básico, sem profundidade mesmo. E sua “fórmula mágica” é mais um esforço DIDÁTICO do auto para mostrar como filtrar boas ações do que realmente algo importante na prática.

    Análise Fundamentalista não é nada complicado demais, mas também não é tão simples e banal como é mostrado pela “formula magica”. Tem muito mais coisa a olhar em uma empresa, muitas outras variáveis, e muito conceito Estratégico para se “encarteirar” uma ação. Análise + Estratégia.

    —————————————-
    Oi D-Bull!
    Ainda continua conforme o último gráfico postado, pois permanece naquela enorme congestão de preços… Por hora essa briga entre oferta e procura continua equilibrada. Mas se tivemos novidades eu aviso aqui sem falta!

    ——————————————-
    Oi Cesar!
    Ops!! Aqui no blog não discuto operações… E a eztc3 também não analiso aqui pois não está no meu cardápio. Essas dúvidas ficam melhores lá no Butecão dos alunos… Melhor lugar para se postar e discutir isso, com toda a turma!

    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s