Chat 23 a 29/ago

23ago10

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



21 Responses to “Chat 23 a 29/ago”

  1. 1 Daniel Quireza

    Leitão, bom dia !
    Não sei se ja tratou do tema a respeito de aluguel de ações. Pelo que sei, quando elas estão alugadas continuamos recebendo os dividendos, portanto vejo que se se tem uma carteira de longo prazo considerável só temos vantagem em alugá-la tambem, seria um rendimento a mais, talvez 2 a 3 %. Teríamos algum prejuizo em alugar ? Sabe se o aluguel tem prazo fixo e se resolvermos vender a ação enquanto estiver alugada teremos algum prejuizo ? Obrigado. Abraços !

  2. 2 Leitão

    Oi Daniel!
    Aluguel de ações para quem tem carteira fixa de longo-prazo é válido sim, não tenho nada contra não.

    No site da Bovespa ou mesmo no google você vai achar informações mais detalhadas de como funciona.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Gustavo Garrido

    Leitão,

    O que você acha como a melhor opção para diversificação dos investimentos: montar a própria carteira ou aplicar em ETFs? Em termos de custo, o que seria mais vantajoso? Quais são as vantagens de uma modalidade (ações) e de outra (ETF)? Com relação a IR e Dividendos, o que muda?

    Um abraço,

    Gustavo

  4. 4 Leitão

    Oi Gustavo!

    Investir diretamente em ações montando sua própria carteira é infinitamente melhor, mais seguro, mais inteligente, mais rentável, mais gerenciável…

    ETF nada mais é do que um “elatado” com várias ações de gosto duvidoso. É uma opção bem ruim para “investidores” que têm preguiça de aprender a investir. E pouco esforço = pouco retorno, e essa regra vale para tudo na vida.

    O custo de montar sua própria carteira é muito baixo, não seria desculpa para não comprar ações diretamente.

    Tem mais, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Mais detalhes:
    http://www.google.com.br/search?q=ETF+investimento&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

  5. Daniel, infelizmente não vale muito a pena alugar suas ações. Também sou investidor e já tentei fazer isso, mas por ser algo muito informal as corretoras “metem a mão” e pegam quase ou mais do que o IR vai pegar da aplicação. Muitas vezes o papel também demora pra ser alugado, mesmo você oferecendo taxas competitivas.
    Sem contar que toda hora que devolvem você tem que re-alugar, o que acaba gastando tempo.
    Gostei da idéia, já tentei, mas desisti. E olha que tenho uma carteira consideravelmente grande.

    Mas caso você ainda queira, esse link provavelmente irá lhe ajudar muito:
    http://viverderenda.blogspot.com/2009/11/como-alugar-acoes-e-ganhar-quase-nada.html

    Ah, e esqueça esse rendimento de 2-3% ao ano que você comentou. Você vai ser feliz se conseguir tirar 1% líquido.

  6. 6 Gustavo Garrido

    Leitão,

    Recebo em minha carteira de ações alguns dividendos (BBAS3 / GGBR4 / PETR3 / PETR4…) e minha dúvida é a seguinte: quando falamos em reinvestir os dividendos, você sugere juntar os dividendos recebidos das ações da carteira e reinvestir em uma das ações (como se fizesse um “rodízio” de ações) ou seria melhor reinvestir os dividendos da ação na própria ação? Existe algum mecanismo de reinvestimento “automático”?

    Abraços,

    Gustavo

  7. 7 Leitão

    Oi Gustavo!

    O ideal é fazer rodízio, desta forma: Pegue os dividendos e divida por 12, acrescente às compras mensais normalmente fazendo o rodizo normalmente… Se os dividendos são poucos, divida por menos parcelas então.

    Desta forma você dilui o re-investimento no tempo e vai distribuindo mais ou menos uniformemente entre todas as ações da sua carteira.

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Evite ter menos que 10 ações em carteira.

  8. 8 glauco tonello

    Leitão.
    queria uma opinião sua a respeito da Petro.
    hoje a Petrobras tem 8,77Bi em ações com P/L 7,4. (se não fosse a capitalização estaria barata).
    imaginando que o valor que eles falam a respeito do barril fosse o máximo 12U$.
    a capitalização ficaria por volta dos 180bi. ou seja arredondando o preço do papel a 30R$. seriam 6Bi de ações a mais. trazendo o P/L para mais ou menos 12,5.

    o papel ficaria caro nesse P/L ?

  9. 9 Leitão

    Oi Glauco!

    Mais ações no mercado para o mesmo patrimônio = mais gente para dividir o bolo, então o valor intrínseco da empresa cai mesmo.

    Mas… se ela mantiver as boas taxas de crescimento e usar essa capitalização para crescer ainda mais, tudo ok.

    No curto e médio prazo é normal o preço cair, e depois volta ao normal. O mercado tem sempre visão de curto prazo e provoca as oscilações (e é justamente nesses momentos que aproveitamos!). Mas com o tempo e o bom desempenho mantido, a razão volta e o valor da empresa acaba refletindo no preço de mercado…

    Tem mais coisa a olhar, mas olhando só o PL, supondo que seja os 12,5 que você comentou, tudo ok…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 glauco tonello

    Leitão
    é que normalmente não acompanho os noticiarios.
    vejo os balanços, gráficos e alguns números. e o P/L seria um deles o outro nos parametros atuais o LPA ficaria perto dos 2 reais(anual).

    obrigado pela atenção.

  11. 11 Vanio Vedova

    Boa tarde Amigos;

    Alguém leu o livro: Ações feitas para vencer do Kobrick? é um bom livro?

    Vanio Vedova

  12. 12 Marcos

    Leitao!
    Tenho uma pergunta sobre o seu cardápio.
    Vc já teve que tirar alguma acao do cardápio?
    Abraco!

  13. 13 Leitão

    Oi Marcos!

    Vez ou outra eu faço uma re-alocação de capital (equilibrar ações VS renda-fixa VS objetivos pessoais), mas isso é muito eventual, digamos de 2 em 2 anos, ou 4 em 4…

    Sempre por motivos estratégicos, e previamente planejados.

    Já por motivos forçados (como uma ação ficar ruim por exemplo), até agora não. Só a Gerdau que eu deixei de comprar por um ano (depois daquela escorregada que ela deu na crise de 2008), mas já voltei a comprá-la novamente.

    Mas no passado, quando ainda estava aprendendo, vixe! Errei bastante! Comprava cada bombinha… e era um erro atrás de outro! Rss… Ainda bem que aprendi! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Fredi

    Boa noite Leitão!!!

    É minha primeira vez por aqui, e todos elogios a vc, que li nessas horas são realmente contundentes e verdadeiramente merecidos. Tb todos comentários, dicas em relação a bolsa e investimentos e a interatividade que tem por aqui me fez ficar encantado.

    Estou desde o começo do ano descobrindo o mercado, acompanhando o sobe e desce das ações, além de estudar e pesquisar muito sobre o assunto.

    Agora só falta começar investir…

    Espero participar, e aproveitar a experiencia de todos.

    Parabéns a vc por simplificar como ninguém esse assunto e dividir com todos nós.
    Att

  15. 15 Leitão

    Oi Fredi!
    Boa noite!

    Obrigado! Valeu mesmo! Eu gosto muito de manter esse canal de comunicação com a turma, e aprendo muito a cada dia também! Sinta-se na minha cozinha mineira aqui!

    Como você comentou que está ávido por conhecimento na área, acredito que aqui no blog vai encontrar muita coisa que vai ajudá-lo!

    Um abraço e apareça sempre!
    Leitão

  16. 16 Jefferson

    Olá Leitão!

    Tô Eu aqui com mais algumas dúvidas, talvez demasiadamente simples, mas vamos lá:
    Você acha que verificar os índices das bolsas asiáticas pode ser uma boa dica pra quem pretende tentar um day-trade? Você verifica sempre esses índices? qual importância confere a eles? Tem algum site que sempre trás essas notícias, porque vejo que eventualmente algum site publica, mas não todos os dias…

    Abraço,

  17. 17 Leitão

    Oi Jefferson!

    Não, isso só vai lhe complicar ainda mais a cabeça. Essa semana respondi o amigo leitor Jhony sobre a mesma questão, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/20/como-atuo-no-mecado/#comment-6683

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Alexandre

    Boa tarde, Leitão,

    Você utiliza análise dos padrões de candle em seus estudos? Qual sua opinião a respeito? Já publicou material com dicas e instruções sobre estes padrões?

    Um Abraço,

    Alexandre

  19. 19 Leitão

    Oi Alexandre!

    Uso sim! Tem muito mito e confusão em cima de uso de Candle-stick, mas algumas coisas são muito úteis e realmente ajudam mesmo.

    Os padrões válidos são: Martelo, Doji, Engolfo e Piercing.

    Só que para usar essa técnica tem um bocado de conceitos que não consigo explicar só por aqui… Mas ao longo do curso vou passando tudo. O conceito é mais importante que a técnica em si, alé de uns pulos-do-gato que tem também.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Jefferson

    Olá Leitão,

    Tava aqui vendo as cotações e me surgiu a seguinte dúvida: Quando você faz o gráfico do Ibovespa está sugerindo o BOVA11? Porquê as cotações do Ibovespa e do BOVA11 são diferentes? Se você fosse lançar o ETF do Leitão, o LEIT11, qual seriam as empresas e quais as porcentagens que cada uma ocuparia?

    Abraço,
    Jefferson

  21. 21 Leitão

    Oi Jefferson!

    Não, faço do IBOVESPA, o índice mesmo. O fundo BOVA11 anda quase igual ao IBOV mesmo, pois é composto copiando o índice. O Bova11 é um enlatado, um fundo, varia em $$. O IBOV é um índice, varia em pontos, eles têm notações direrentes mesmo.

    ETF é enlatado, tem conservante e faz mal pra saúde. Comprar diretamente as ações é “organico”, não tem agrotóxicos e faz bem pra saúde. :-)

    Minha carteira é composta exatamente das ações que estão aí em cima no cardápio. 80% está dividido mais ou menos igual entre as maiores, e 20% está dividido também igual entre as menores.

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Comprar fundos baseados em índices é uma estratégia fraca, válida, mas fraca. Com um pouquinho de esforço a mais é possível fazer muito mais e melhor pelo nosso dinheiro.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s