Chat 23 a 29/ago
Olá, pessoal!
Segue mais um post para chat nessa semana…
Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!
Obrigado pela grande participação de todos(as)!
Abraços!
Leitão
PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.
Leia também…
Filed under: filosofando | 21 Comments
Tags:chat
-
Eduardo Leitão
e-mail: leitao@leitaoemacao.comFale comigo via Wzap
Mais de 2,7 milhões de visitas em 17 anos no ar!
- 2.746.055 visitas (Obrigado!)
Histórico de Post’s
-
Posts recentes
- APP do Investômetro!!
- IBOV – Análise Gráfica – 17-04-2023
- CSUD3 – CSU Digital – Análise Gráfica – 13-04-2023
- VALE3 – Vale – Análise Gráfica – 13-04-2023
- PETR4 – Petrobras – Análise Gráfica – 13-04-2023
- ANÁLISE DE CARTEIRA através do Investometro.com
- SUPER RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Financeiro (by Leitão) – Abril/2023
- CSUD3 – CSU Digital – Análise Gráfica – 20-03-2023
- Melhores e Piores Setores para Investir
- Novo INVESTÔMETRO, agora com Chat Inteligente!
- SUPER RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Financeiro (by Leitão) – Fevereiro/2023
- IBOV – 23-01-2023 – Acompanhamento
- IBOV – Pra começar o ano de 2023
- Recesso de 24/dez a 08/jan
- IBOV – Análise Gráfica – 19-12-2022
Comentários
Marcos em IBOV – Análise Gráfica… Leitão em APP do Investômetro!! Marcos em APP do Investômetro!! Leitão em APP do Investômetro!! Anônimo em APP do Investômetro!! Leitão em APP do Investômetro!! Safo em APP do Investômetro!! Leitão em INVESTÔMETRO DO LEITÃO, não co… Washington em INVESTÔMETRO DO LEITÃO, não co… IBOV – Análise… em É possível conciliar Análise G… Leitão em CSUD3 – CSU Digital… Lucas em CSUD3 – CSU Digital… Leitão em SUPER RANKING COM 200 AÇÕES po… Alison em SUPER RANKING COM 200 AÇÕES po… Leitão em IBOV – 23-01-2023… Sobre…
Eduardo Leitão
e-mail:leitao@leitaoemacao.com
Blog no ar desde 2006
+ sobre o Leitão...
estou em:
Belo Horizonte - Minas Gerais
Precisando de ajuda para tomar boas decisões financeiras na vida?
Gosto de ajudar!
Pode me enviar um e-mail direto para leitao@leitaoemacao.com externando suas dúvidas que ajudo voluntariamente, sem custos...depoimentos
Leitão e Amigos, Durante minhas incursões à inúmeros Sites que tratam do Mercado Financeiro, o seu é disparado o mais honesto, transparente e confiante de todos, além é claro do vasto conteúdo já aqui discutido sobre o assunto, mais uma vez PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA.
(Vanio Vedova)
---------------------
Leitão, belo trabalho tem feito aqui, o brasileiro de uma maneira geral tem pouca experiência em renda variável e seu blog é rico em informações úteis e valiosas, faço votos que continue. Abraços!
(Marcos)
---------------
Ola leitao! Parabens pelo site e pelas explicacoes! Vc fala portugues e nao o “bovespes”...
(Adriano Fachin)
------------
Leitão sou seu FÃ, parabens pelo blog. Aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquisei sobre o mercado de ações. parabens.
(BetoSMS)
---------------
Realmente! É um achado! Leitão! Meus gigantescos parabéns! Didatico, realista, sincero! São as melhores palavras que consegui pensar pra definir o seu blog :D
Ainda não sou investidor mas trabalho em uma empresa de investimentos e acompanho, mesmo que devagar, pouco e sempre, o mercado… Penso em entrar na roda em breve… Estudar um pouco mais, antes.
Estou realmente abismado! Até o gráfico que você disponibiliza eu consegui ler (e entender). Mestre dos magos! Parabéns mesmo! Já está no meu “Favoritos” Abs
(LeandroSk)
Leitão, bom dia !
Não sei se ja tratou do tema a respeito de aluguel de ações. Pelo que sei, quando elas estão alugadas continuamos recebendo os dividendos, portanto vejo que se se tem uma carteira de longo prazo considerável só temos vantagem em alugá-la tambem, seria um rendimento a mais, talvez 2 a 3 %. Teríamos algum prejuizo em alugar ? Sabe se o aluguel tem prazo fixo e se resolvermos vender a ação enquanto estiver alugada teremos algum prejuizo ? Obrigado. Abraços !
Oi Daniel!
Aluguel de ações para quem tem carteira fixa de longo-prazo é válido sim, não tenho nada contra não.
No site da Bovespa ou mesmo no google você vai achar informações mais detalhadas de como funciona.
Um abraço!
Leitão
Leitão,
O que você acha como a melhor opção para diversificação dos investimentos: montar a própria carteira ou aplicar em ETFs? Em termos de custo, o que seria mais vantajoso? Quais são as vantagens de uma modalidade (ações) e de outra (ETF)? Com relação a IR e Dividendos, o que muda?
Um abraço,
Gustavo
Oi Gustavo!
Investir diretamente em ações montando sua própria carteira é infinitamente melhor, mais seguro, mais inteligente, mais rentável, mais gerenciável…
ETF nada mais é do que um “elatado” com várias ações de gosto duvidoso. É uma opção bem ruim para “investidores” que têm preguiça de aprender a investir. E pouco esforço = pouco retorno, e essa regra vale para tudo na vida.
O custo de montar sua própria carteira é muito baixo, não seria desculpa para não comprar ações diretamente.
Tem mais, veja:
https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/
Um abraço!
Leitão
PS.: Mais detalhes:
http://www.google.com.br/search?q=ETF+investimento&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a
Daniel, infelizmente não vale muito a pena alugar suas ações. Também sou investidor e já tentei fazer isso, mas por ser algo muito informal as corretoras “metem a mão” e pegam quase ou mais do que o IR vai pegar da aplicação. Muitas vezes o papel também demora pra ser alugado, mesmo você oferecendo taxas competitivas.
Sem contar que toda hora que devolvem você tem que re-alugar, o que acaba gastando tempo.
Gostei da idéia, já tentei, mas desisti. E olha que tenho uma carteira consideravelmente grande.
Mas caso você ainda queira, esse link provavelmente irá lhe ajudar muito:
http://viverderenda.blogspot.com/2009/11/como-alugar-acoes-e-ganhar-quase-nada.html
Ah, e esqueça esse rendimento de 2-3% ao ano que você comentou. Você vai ser feliz se conseguir tirar 1% líquido.
Leitão,
Recebo em minha carteira de ações alguns dividendos (BBAS3 / GGBR4 / PETR3 / PETR4…) e minha dúvida é a seguinte: quando falamos em reinvestir os dividendos, você sugere juntar os dividendos recebidos das ações da carteira e reinvestir em uma das ações (como se fizesse um “rodízio” de ações) ou seria melhor reinvestir os dividendos da ação na própria ação? Existe algum mecanismo de reinvestimento “automático”?
Abraços,
Gustavo
Oi Gustavo!
O ideal é fazer rodízio, desta forma: Pegue os dividendos e divida por 12, acrescente às compras mensais normalmente fazendo o rodizo normalmente… Se os dividendos são poucos, divida por menos parcelas então.
Desta forma você dilui o re-investimento no tempo e vai distribuindo mais ou menos uniformemente entre todas as ações da sua carteira.
Um abraço!
Leitão
PS.: Evite ter menos que 10 ações em carteira.
Leitão.
queria uma opinião sua a respeito da Petro.
hoje a Petrobras tem 8,77Bi em ações com P/L 7,4. (se não fosse a capitalização estaria barata).
imaginando que o valor que eles falam a respeito do barril fosse o máximo 12U$.
a capitalização ficaria por volta dos 180bi. ou seja arredondando o preço do papel a 30R$. seriam 6Bi de ações a mais. trazendo o P/L para mais ou menos 12,5.
o papel ficaria caro nesse P/L ?
Oi Glauco!
Mais ações no mercado para o mesmo patrimônio = mais gente para dividir o bolo, então o valor intrínseco da empresa cai mesmo.
Mas… se ela mantiver as boas taxas de crescimento e usar essa capitalização para crescer ainda mais, tudo ok.
No curto e médio prazo é normal o preço cair, e depois volta ao normal. O mercado tem sempre visão de curto prazo e provoca as oscilações (e é justamente nesses momentos que aproveitamos!). Mas com o tempo e o bom desempenho mantido, a razão volta e o valor da empresa acaba refletindo no preço de mercado…
Tem mais coisa a olhar, mas olhando só o PL, supondo que seja os 12,5 que você comentou, tudo ok…
Um abraço!
Leitão
Leitão
é que normalmente não acompanho os noticiarios.
vejo os balanços, gráficos e alguns números. e o P/L seria um deles o outro nos parametros atuais o LPA ficaria perto dos 2 reais(anual).
obrigado pela atenção.
Boa tarde Amigos;
Alguém leu o livro: Ações feitas para vencer do Kobrick? é um bom livro?
Vanio Vedova
Leitao!
Tenho uma pergunta sobre o seu cardápio.
Vc já teve que tirar alguma acao do cardápio?
Abraco!
Oi Marcos!
Vez ou outra eu faço uma re-alocação de capital (equilibrar ações VS renda-fixa VS objetivos pessoais), mas isso é muito eventual, digamos de 2 em 2 anos, ou 4 em 4…
Sempre por motivos estratégicos, e previamente planejados.
Já por motivos forçados (como uma ação ficar ruim por exemplo), até agora não. Só a Gerdau que eu deixei de comprar por um ano (depois daquela escorregada que ela deu na crise de 2008), mas já voltei a comprá-la novamente.
Mas no passado, quando ainda estava aprendendo, vixe! Errei bastante! Comprava cada bombinha… e era um erro atrás de outro! Rss… Ainda bem que aprendi! :-)
Um abraço!
Leitão
Boa noite Leitão!!!
É minha primeira vez por aqui, e todos elogios a vc, que li nessas horas são realmente contundentes e verdadeiramente merecidos. Tb todos comentários, dicas em relação a bolsa e investimentos e a interatividade que tem por aqui me fez ficar encantado.
Estou desde o começo do ano descobrindo o mercado, acompanhando o sobe e desce das ações, além de estudar e pesquisar muito sobre o assunto.
Agora só falta começar investir…
Espero participar, e aproveitar a experiencia de todos.
Parabéns a vc por simplificar como ninguém esse assunto e dividir com todos nós.
Att
Oi Fredi!
Boa noite!
Obrigado! Valeu mesmo! Eu gosto muito de manter esse canal de comunicação com a turma, e aprendo muito a cada dia também! Sinta-se na minha cozinha mineira aqui!
Como você comentou que está ávido por conhecimento na área, acredito que aqui no blog vai encontrar muita coisa que vai ajudá-lo!
Um abraço e apareça sempre!
Leitão
Olá Leitão!
Tô Eu aqui com mais algumas dúvidas, talvez demasiadamente simples, mas vamos lá:
Você acha que verificar os índices das bolsas asiáticas pode ser uma boa dica pra quem pretende tentar um day-trade? Você verifica sempre esses índices? qual importância confere a eles? Tem algum site que sempre trás essas notícias, porque vejo que eventualmente algum site publica, mas não todos os dias…
Abraço,
Oi Jefferson!
Não, isso só vai lhe complicar ainda mais a cabeça. Essa semana respondi o amigo leitor Jhony sobre a mesma questão, veja:
https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/20/como-atuo-no-mecado/#comment-6683
Um abraço!
Leitão
Boa tarde, Leitão,
Você utiliza análise dos padrões de candle em seus estudos? Qual sua opinião a respeito? Já publicou material com dicas e instruções sobre estes padrões?
Um Abraço,
Alexandre
Oi Alexandre!
Uso sim! Tem muito mito e confusão em cima de uso de Candle-stick, mas algumas coisas são muito úteis e realmente ajudam mesmo.
Os padrões válidos são: Martelo, Doji, Engolfo e Piercing.
Só que para usar essa técnica tem um bocado de conceitos que não consigo explicar só por aqui… Mas ao longo do curso vou passando tudo. O conceito é mais importante que a técnica em si, alé de uns pulos-do-gato que tem também.
Um abraço!
Leitão
Olá Leitão,
Tava aqui vendo as cotações e me surgiu a seguinte dúvida: Quando você faz o gráfico do Ibovespa está sugerindo o BOVA11? Porquê as cotações do Ibovespa e do BOVA11 são diferentes? Se você fosse lançar o ETF do Leitão, o LEIT11, qual seriam as empresas e quais as porcentagens que cada uma ocuparia?
Abraço,
Jefferson
Oi Jefferson!
Não, faço do IBOVESPA, o índice mesmo. O fundo BOVA11 anda quase igual ao IBOV mesmo, pois é composto copiando o índice. O Bova11 é um enlatado, um fundo, varia em $$. O IBOV é um índice, varia em pontos, eles têm notações direrentes mesmo.
ETF é enlatado, tem conservante e faz mal pra saúde. Comprar diretamente as ações é “organico”, não tem agrotóxicos e faz bem pra saúde. :-)
Minha carteira é composta exatamente das ações que estão aí em cima no cardápio. 80% está dividido mais ou menos igual entre as maiores, e 20% está dividido também igual entre as menores.
Um abraço!
Leitão
PS.: Comprar fundos baseados em índices é uma estratégia fraca, válida, mas fraca. Com um pouquinho de esforço a mais é possível fazer muito mais e melhor pelo nosso dinheiro.