Como atuo no mercado…

20ago10

Outro dia o amigo leitor, Gilmar, me perguntou como atuo no mercado:

“Ola Leitão,
Conheci a pouco tempo seu blog e estou gostando…

Gostaria de saber como vc opera no mercado… vc é um trader, swing trade ou outro tipo? Soh utiliza graficos diarios ou vc revesa entre eles para tirar conclusões?

Desculpe se foram muitas perguntas heheh

abraços
Gilmar.”

—————————————————–

Oi Gilmar!
Que bom que está gostando! Eu sempre gosto de trocar idéias com os amigos por aqui.

Talvez já tenha lido, mas se você chegou agora, essas dicas aqui vão ser úteis.

Bem, respondendo… Eu sou um Investidor e um Especulador.

Como Investidor, estou sempre comprando ações de boas empresas, com intenção de construção de patrimônio, crescendo junto com minhas empresas. Aqui escolho minhas ações por Análise Fundamentalista, e tenho Estratégia de Investimento para ter sempre essas boas empresas em carteira, sem me tornar vulnerável à sorte. Sorte é para jogadores, não para Investidores.

Como Investidor, os gráficos me são muito úteis para facilitar a frieza e acompanhamento do mercado, longe de notícias, influências externas. Os gráficos têm grande poder de síntese e objetividade.

Já como Especulador, sou “swing-trader” basicamente. Ou seja, compro hoje para vender o quanto antes – pode ser amanhã, essa semana, semana que vem… etc.
Quando tenho mais tempo livre, especulo mais, e isso pode levar até ao day-trade.

No papel de Especulador os gráficos já são vitais. Toda a estratégia é montada a partir de uma boa análise em cima deles primeiro.

Nem toda análise se converte em uma operação especulativa (tem dias que estou sem tempo, outros dias sem capital naquele dia específico porque já aloquei em outros trades, outro dia perco o bonde, etc.). Mas todo trade que faço é baseado neles. O que publico aqui no blog é meu dia-a-dia real mesmo.

Grande abraço!
Leitão

Leia também…

> Lista de post’s sobre Investimento e temas afins…

> Lista de post’s sobre Especulações…



20 Responses to “Como atuo no mercado…”

  1. 1 BHS

    Como sempre sem embromation…

  2. 2 Terrivel

    Ohh quem diria minha duvida virou um post! hehe q beleza
    Sou o Gilmar hj codinome Terrivel..desde então não paro de frequentar seu blog Leitão…aprendi muito…hj estou operando como swing-trader..estou me familiarizando o maximo com os graficos para virar um investidor um dia…
    To aqui na espectativa de post com o titulo “Lançamento do Livro Leitão em Ação” kkkk

    abraços

    Terrivel

  3. 3 Vanio Vedova

    É isso mesmo Leitão, olha que já li e ouvi muita coisa sobre o Mercado Acionário, mas até agora não vi quem melhor explicasse e transferisse conhecimento REAL sobre isto como você, não me canso de PARABENIZÁ-LO.
    No aguardo do livro e com certeza autografado.

    Vanio Vedova

  4. 4 Leitão

    Oi Gilmar!
    :-) Que codinome diferente! Rssss…

    Pois é, estamos sempre aprendendo com as dúvidas de todos! Obrigado!

    —————————–
    Oi Vanio!
    Obrigado! Fico ainda mais motivado e incentivado a continuar!

    E pode deixar que o livro está no forno… Demora pois depende de inspiração – às vezes ela passa dias voando por aí até voltar! rss

    Um abraço, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Julio

    Leitão, bom dia.

    como saber avaliar se um papel é bom? Como avaliar a governança da empresa? Enfim, aprender a analisar aqueles relatórios do bovespa pra saber o endividamento da empresa, pagamento de dividendos e qualquer outra informação que ajude na escolha do papel.

    Obrigado pelos ótimos conselhos e dicas.

    Grande abraço.

    Júlio.

  6. 6 Jhony

    Amigo Leitão,
    porque sempre o ibovespa e afetado pelo Djones? não era pra ser uma coisa totalmente individual? imagine um grafico com evidencias de alta sendo alterado pelo Djones…frequentemente vejo isso acontecer com ativos como VALE5 e PETR4…vc se orienta de Djones?

    Abçss
    Jhony

  7. 7 Leitão

    Oi Júlio!
    Bom dia!

    Realmente à primeira vista buscar informações financeiras e fundamentos das empresas parece complicado. Foi complicado para mim também. Mas com o tempo consegui descomplicar essa coisa, e consegui também passar isso para meus alunos.

    É uma pena, mas por aqui não consigo explicar tudo… É preciso explicar um bocado de detalhes e “maldades” ao tirar um “raio-x” de uma empresa. Não é complicado não, é acessível a qualquer mortal. Não precisamos ser contadores ou super experts em finanças. Aliás, é fundamental a qualquer um que vai para a bolsa de valores entender um pouco de análise fundamentalista…

    ———————————————–
    Oi Jhony!
    É normal isso, e é assim com todas as bolsas do mundo. O mundo é globalizado, o dinheiro é globalizado, as empresas são globalizadas…

    As bolsas do mundo inteiro andam mais ou menos juntas, mais ou menos na mesma tendência.

    Sendo assim nem é necessário olhar outras bolsas. Basta olhar a nossa bolsa aqui no Brasil. Olhar o movimento de outras bolsas é interessante, curioso, mas nem sempre é útil. Muitas vezes só serve para complicar e confundir nossa cabeça já cheia de coisas…

    Eu não olho o DJ ou outras bolsas. Só às vezes, mas mais por curiosidade mesmo…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Rafael

    Oi Leitão,
    Ainda não comecei operar na balsa, estou apenas aprendendo e juntando capital para começar sem apanhar muito. Acompanho os posts da ADVFN e geralmente os seus são os melhores, parabéns!
    Gostaria de saber como você concilia sua atividade de investidor com a de especulador? Uma não atrapalha a estratégia da outra? Me parece estranho, por que desta forma você opera a mesma coisa (ações) mas seguindo formas de pensar bem diferentes, ou não são tão diferentes assim?
    Abraço

  9. 9 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado!

    Você está fazendo o certo mesmo, que é buscar boa orientação antes de iniciar no mercado.

    As atividades de Especulador e Investidor são completamente diferentes mesmo, mas é perfeitamente possível fazer as duas coisas. Realmente é dificil separar na cabeça da gente, pois como são coisas diferentes e fazemos junto, muitas vezes embolamos e isso é uma das principais causas de perda de tempo e dinheiro na bolsa.

    Dá para separar sim, e mesmo com as mesmas ações. Sabendo das diferenças e tendo os conceitos bem claros, basta ter uma planilha excel para uma coisa, e outra planilha para outra. Executar e anotar as coisas separadas não é complicado. Complicado é não se envolver emocionalmente com ambas e embolar tudo…

    Um abraço!
    Leitão

  10. Oi LEITÃO,tudo bem contigo?
    Tendo em vista a questão da capitalização da companhia(PETROBRAS)para a consecução de recursos.Gostaria que comentasse a respeito e o que isso representará para os investidores,especialmente os pequenos e outra coisa:como será esse direito de subscrição dos atuais acionistas ?
    Mudará alguma coisa no valor de ações já detidas pelos investidores?
    Mais uma vez,muito obrigado pela atenção.
    Forte abraço,
    CORNELIUS OKWUDILI EZEOKEKE.

  11. 11 Leitão

    Oi Cornelius!
    Tudo jóia!

    Não sei dizer pois não estou acompanhando o detalhe, o processo, etc… Melhor verificar na fonte:
    http://www.petrobras.com.br/ri
    www2.petrobras.com.br/ri/…/EsclarecimentosCapitalizacaoPlanoBPort.pdf

    Fico devendo os detalhes…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Julio

    Leitão, boa noite.

    O que você acha da estratégia de compra/venda usando IFR e/ou Médias móveis? Estas duas estratégias que fui lendo em alguns posts, inclusive aqui na sua cozinha, me pareceram bem interessantes, práticas e objetivas.

    Gostaria de ver seu comentário.

    Obrigado pelas boas dicas, pois tem me ajudado muito a perder o receio de bolsa de valores.

    Grande abraço.

    Júlio.

  13. 13 Leitão

    Oi Julio!
    Boa noite!

    Não não! IFR, Médias móveis, MACD, OBV, Estocástico, ADX, Bolinger Bands, Etc… É tudo LIXO!

    Não funciona mesmo! E olha que já estudei tudo isso a fundo viu. Já perdi muito tempo e dinheiro com essa embromação que vemos por ai.

    A bolsa de valores tem mesmo um folclore em cima da chamada “Análise Técnica”. Mas nada disso é consistente, pois não dá para montar estratégias sólidas. Todos os “indicadores” nada mais são do que um “milk shake” de médias. E média é média, só faz acompanhar preços, mais nada.

    Não consigo explicar tudo por aqui.

    Mas veja esse post para ajudar:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Rafael

    Oi Leitão, primeiro post que eu deixo pergunta para você e já quero fazer outra no mesmo post…. rss.
    Tentando definir uma maneira de operar eu estava pensando na questão de quando encerrar uma posição com lucro. Todo livro da área que li diz que eu devo definir quanto eu quero ganhar antes de iniciar a operação, desde de “Axiomas de Zurique” até os de análise técnica, etc. Mas me parece mais razoável que se eu esperei um sinal (técnico, gráfico, fundamentalista, mistico….) para iniciar a posição eu deveria esperar um da mesma natureza dizendo que é hora de encerrar.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre essa parte da estratégia de operação e como você tratou dela para definir a sua estratégia.

  15. 15 Leitão

    Oi Rafael!
    Sua dúvida é bem pertinente mesmo. Realmente faz sentido pensar assim.

    Mas veja:

    Especular une duas coisas: Análise + Estratégia

    A Análise é feita usando uma técnica, no meu caso, Análise Gráfica e Psicologia de Massa. E a Estratégia e matemática. Todo trade faz parte de um CONJUNTO de trades, em que eu coloco a matemática planejada a meu favor. Por isso devo entrar em cada trade já sabendo o quanto pretendo ganhar e perder, independente de novas análise de saída. É claro que a análise ajuda a definir onde seria mais favorável para sair, mas ao entrar já tenho que ter esses números fixos, senão vira jogatina, vira números aleatórios, e isso coloca a matemática contra você.

    Pena mas não dá para explicar tudo por aqui… Mas em resumo é isso.

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 João Paulo Cardoso

    Ola Leitão.

    Estou começando trabalhar com mercado de capitais, e estou lendo muito os conteúdos de seu site, conteúdos claros e objetivos, parabéns.
    ( João Paulo)

  17. 17 Leitão

    Oi João Paulo!
    Obrigado! Que bom que está gostando!

    Você está no lugar certo! Aqui na minha cozinha pode ficar sempre à vontade, e vamos aprendendo juntos!

    Se chegou agora a pouco talvez ja tenha visto, mas vou colar abaixo as dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Abraço!
    Leitão


  1. 1 Sua empresa está com bom desempenho nos Lucros? « LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Operando Micos… | LEITÃO EM AÇÃO
  3. 3 Comprar casa e Investir em ações não precisam ser objetivos conflitantes | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

