Chat 26/jul a 01/ago

26jul10

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



24 Responses to “Chat 26/jul a 01/ago”

  1. 1 Ploko

    Leitão,

    Pelo seu cardápio, percebo que para as ações que possuem classe ON e PN, vc investe nas PNs. Mas qual posição devemos adotar com relação ao tag along por exemplo?

    Tem ações que estendem o direito de 100% para as PNs tbém além das ONs, mas outras nem cláusula de tag along elas possuem, como a Coelce por exemplo, que inclusive já foi alvo de especulações de venda do seu controle.

    Nesse caso não seria melhor (mais seguro) investir nas ONs, pois apesar de não ter tag along, são as que dão direito a voto e podem ter o mesmo benefício que o controlador no caso de venda?

  2. 2 D-Bull

    Caro Leitão,
    E sempre bom freqüentar este Blog, aqui tem aprendizado mesmo. E queria saber se você conhece algum software bom para administrar varios portfolios. Pode ser em Inglês, ate melhor, sempre e quando suporte ações do Bovespa.

  3. 3 Leitão

    Oi Ploko!
    Bem, tem gente que gosta de esmiuçar a política de cada empresa em relação a ON/PN, mas eu, particularmente, gosto de ir na mais líquida mesmo, seja uma ou outra. Na prática quem está sempre comprado (caso do Investidor) nem se preocupa, pois caso suba muito em relação a aquisições e etc, é bom para ele. O Investidor costuma pegar muitas coisas boas no caminho, sem nem mesmo ficar olhando isso.

    ———————————————-
    Oi D-Bull!
    Nem carece de “software” para isso! O bom e velho Excel já resolve… O importante é Estratégia de investimento. Programas cheios de firula só servem para desviar sua atenção do que é realmente importante…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. 4 Ploko

    Leitão,

    Mas o problema é justamente esse.
    Lembra o caso da Aracruz? Ela não possuía tag along. Quando foi anunciado a sua compra, as ações PN despencaram, enquanto as ON subiram.

    A lei diz que é obrigatório o tag along somente para as ON, ou seja, no caso de uma mudança de controle na Coelce, não temos garantia nenhuma que as PNs irão se valorizar conforme o valor anunciado para a compra, pelo contrário, a tendência é delas caírem e valorizarem as ONs.

    Pelo sim ou pelo não, eu estarei troca as minhas. Quanto aos dividendos, ambas pagam igual, o que pesa contra apenas é a liquidez, mas como não é pra especulação, acredito que não terei problemas.

    Abraço,

  5. 5 Leitão

    Oi Ploko!
    Sim! Tudo que você comentou faz sentido mesmo. Agir desta forma é sim uma posição a ser escolhida. O que acontece é que essa questão de sobe e desce rápido em função mudanças na empresa são mais assunto para Especulador. Já o Investidor não se preocupa com o tag along propriamente dito, e sim com os fundamentos da empresa e com os benefícios ou malefícios da troca de gestão.

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Rafael

    Boa noite Leitão.
    Vi que hoje a Cosan subiu bem. Qual sua opinião sobre esta ação? Ela tende a subir mais neste momento ou chegou em um ponto de quem tiver ações deve vender?
    Esta última situação é meu caso.
    Aguardo notícias.
    Abraços

  7. 7 Leitão

    Oi Rafael!
    Não gosto da Cosan não. Sempre teve prolemas administrativos, e financeiros principalmente. No setor dela não há nada que me atraia.

    Se fosse para Investir nela, demandaria uma análise muito detalhada mesmo, para saber se vale a pena e se o preço atual está ou não atraente. Penso que o preço atual não está atraente para compra não. Já não consigo dizer se está bom para venda de quem já a tem.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Carlão

    Fala Leitão! Tô de volta aprendendo por aqui!!! Itausa sai da moita?

  9. 9 Leitão

    Oi Carlão!
    Puxe um banquinho e fique à vontade na cozinha! :-)

    Vai sim. Tô de olho nela. Acho que vou atualizar hoje! Aguenta aí!

    Abração!
    Leitão

  10. 10 Leitinho

    O Leitão,

    Vc não acompanha a JBS? Não acha que vale a pena? A empresa é a maior multinacional de carne bovina e vem investindo pessado na ampliação do seu negócio. Fica aí minha sugestão para você adicionar no seu cardápio a JBS

    Abç

  11. 11 Leitão

    Oi Leitinho!

    A JBS por hora não passa de “promessa” viu. Tem péssimos indicadores financeiros, desempenho fraco, dívidas, baixas margens de lucro, etc… Por enquanto não mostra nada além de tamanho.

    Somente depois de um exaustivo estudo para ver se ela tem um horizonte melhor pela frente. Mas no momento é fraca mesmo…

    Grande abraço e apareça mais vezes!
    Leitão

  12. 12 Daniel Quireza

    Tudo bom Leitão…
    Ultimamente andei lendo uns livros do Basttes e comecei a fazer LC (lançamento coberto) da PETR4, por enquanto tem dado resultado, acredito que seja bom para longo prazo. Vc utiliza algo do tipo ? Qual empresa considera melhor para isso, Petro, Vale, Bmf, outra ? Abraços..

  13. 13 Leitão

    Oi Daniel!
    Tudo jóia!

    Olha, Opções eu realmente não recomendo pra ninguém que esteja ainda iniciando na bolsa, pois acaba caindo na jogatina.

    Venda Coberta é uma estratégia válida sim, desde que se tenha muita conciência do que se está fazendo e tenha tempo para dedicar a isso.

    Em geral PETR e Vale são as melhores para isso…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Daniel Quireza

    É verdade, da uma tentação de recomprar quando da uma quedinha, ahhaha, mas até agora estou resistindo! Valeu..
    Abraços !

  15. 15 Adilson

    Olá Leitão!

    Lá vem eu com mais umas perguntas rs.

    To lendo bastante sobre análise fundamentalista e procurando uma sequência lógica para análise das empresas para investimento em valor, só que é tanta informação que agente acaba ficando perdido…

    Vc poderia dar só o caminho das pedras? Por exemplo, uma sequência de dados a serem analisados antes da compra, como:

    1 – indicadores fundamentalistas;

    2 – fluxo de caixa descontado;

    3 – análise de balanços;

    4 – análise macro e microeconômica e análise setorial;

    5 – ….

    To tentando botar o que dá no excell e montar o passo a passo.

    Ah, esse método de análise e o passo vc ensina no curso?

    abraço!

  16. 16 Leitão

    Oi Adilson!
    Isso mesmo! Está no caminho certo! A construção de riqueza passa necessariamente pelo Investimento e análise fundamentalista…

    O grande problema é que, como você disse, é tanta informação que a gente fica perdido, e toma até nojo do assunto, pois vai ficando complexo demais.

    No curso ensino isso sim, de forma bem objetiva e prática. A turma tem gostado muito, e eu tenho ficado ainda mais satisfeito com os resultados, pois muita gente que se considerava leiga no assunto, hoje tá dando um show! Isso é que dá alegria e vontade de continuar ensinando!

    Estou até montando um novo curso voltado agora para Investimento em Valor, que vai ser bem legal. Devo lançar ainda esse ano. Se a turma gostar penso em continuar…

    A sequencia de assuntos que você elencou está ótima! Não precisa mais do que isso não. Se for estudando cada um desses pontos que citou, já estará no caminho certo. Vá devagar, do 1 ao 4… nessa ordem. Só avance para o próximo assunto quando estiver melhor no anterior, senão sua cabeça vai esquentar.

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Tem uma turma agora em Agosto, caso anime é só falar!

  17. 17 Zica

    Olá leitão,
    Estou utilizando uma estrategia boa,que esta me dando lucros e tals,
    porem analisando as maiores altas do dia fiquei pensando…” pq eu não enxerguei a possibilidade dessa alta no grafico? “…é estranho,,tipo o ativo não esta formando pivo,não esta sobrevendido,não esta em tendencia e derrepente eh a maior alta do dia!!….vc tem alguma ideia doque acontece? existe alguma explicação ou eh algo que eu deva ignorar por ser simplesmente compra mais forte que venda?

  18. 18 Leitão

    Oi Zica!
    Motivos para alta e baixa não faltam… se for buscar a gente acha uns 100 motivos para alta e outros 100 para baixa.

    Ao Especular, não nos importam os motivos, e sim o movimento. Se, de acordo com nossa análise baseada em alguma técnica, conseguimos ler e aproveitar o movimento, ok. Senão, desconsideramos. O que não pode é ficar “tentando a sorte”. Só entamos em um trade especulativos com tudo bem claro e planejado.

    A Ganância é que faz a gente perder dinheiro. A vontade de “se dar bem” agindo de qualquer maneira…

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Daniel Quireza

    Leitão, tudo bom ?
    Vi alguns comentando sobre cursos que vc ministra. No blog existem mais informações sobre estes cursos? Gostaria de saber algo como locais, duração, preços e temàtica dos cursos. Obrigado. Abraços !

  20. 20 Leitão

    Oi Daniel!
    A sim! Fiz para os amigos mesmo… muitos me cobravam e acabei montando e ficou muito bom. Todos têm gostado muito!

    Veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    No final tem um pequeno formulário, e depois dele lhe envio mais detalhes.

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Rafael Lopes

    Leitão,

    estou interessado em participar do curso que falou para o mês de agosto, onde consigo maiores informações sobre o conteudo, datas e valores ?

    Aguardo retonro.

    att

  22. 22 Rafael Lopes

    Leitão,

    outra duvida ;

    Pão de Açucar, Telemar e Usiminas ?? Você acha que vale a pena investir ??

  23. 23 Bruno

    Oi Leitão!
    Serei seu aluno na turma de agosto. Não encontrei no seu cardápio ativos de bens de consumo como Lojas Marisa, Renner e Hering. Você não opera essas ações por qual motivo?
    Abraços

  24. 24 Leitão

    Oi Rafael!
    Que bom que animou fazer parte da turma, você vai gostar!

    As informações estão no link abaixo:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Sobre as empresas que comentou, você mesmo depois do curso vai saber separar o que presta do que não presta. Vai ficar independente e seguro para tomar suas próprias decisões.

    Mas vou adiantar: Pão de Acúcar precisa de uma análise bem detalhada, mas com margens pequenas de lucros eles não conseguem mostrar resultados para os acionsitas… Telemar é outra que não mostra nenhum vigor financeiro também… Usiminas é boa sim, está no meu cardápio!

    ————————————
    Oi Bruno!
    Que bom! A turma de agosto vai ser bem legal!

    Bem, “operar” sugere Especular. Essas ações menores são ruins para Especular.
    Já para Investimento, não acompanho de perto essas que você comentou, mas a Hering e a Renner vêm mostrando bom desepenho e bons números. Merecem uma análise mais detalhada. Já a Lojas Marisa não gostei muito não. Mas também precisa de análise mais detalhada. Das três que você citou, eu deixaria a Lojas Marisa por último.

    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s