Chat 21 a 27/jun

21jun10

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



25 Responses to “Chat 21 a 27/jun”

  1. 1 Marcelo

    Fala Leitão, tudo jóia? Meu amigo, fiquei sabendo que irá ter uma IPO do BB, ouço comentários prós e contras sobre esta ação. Pesando pelo contra: O fato de o BB ser um banco público, portanto sujeito a diretrizes políticas que podem não ser as mais interessantes para o acionista, sempre leva o mercado a subavaliar as suas ações. O que acha desta IPO? Será que é uma boa montar posição? Forte Abraço, Marcelo.

  2. 2 JOSE

    Boa noite Leitao,
    cara, que está pegando em petro4? papel nao anda nem a pau, isso nao tem data pra acabar nao? sera que passando subscricao papel vai ganhar forca?
    obrigado.

  3. 3 Leitão

    Oi Marcelo!
    Tudo jóia!

    Hoje mesmo respondi a mesma pergunta para o amigo Eduardo, e vou colar abaixo, veja:
    “Banco do Brasil é boa empresa sim, e sempre tenho em carteira. Mas lançamento de novas ações apenas não é motivo para compra. Compramos dentro de uma estratégia NOSSA, e não porque a empresa X está ofertando.

    No seu caso é legal sim esse descontinho, mas como falei, dentro de uma Estratégia de Investimento maior, que contemple mais ações, incrementos, e composição de carteira consistentemente… Não é só comprar e “ver no que dá não”…”

    Ou seja, Banco do Brasil ou qualquer outra empresa devemos comprar dentro de uma Estrégia maior de investimento, e não somente porque ela está ofertando mais no mercado…

    E o fato de ser pública, não faz mal, desde que seja bem administrada e dê lucro… E mesmo que no futuro venha a pisar na bola, nossa Estratégia compensa isso, pois um Investidor de verdade nunca se coloca em risco, ele sempre o tem sobe controle (pena mas por aqui não consigo explicar tudo).

    —————————————-
    Oi José!
    Acabei de postar uma análise atual da petr… Veja no topo do blog.
    Tudo normal com ela…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. 4 Adilson

    Fala Leitão!

    Cara, como a bolsa foi perto do topo histórico, depois voltou e agora tá nessa lenga lenga, não tá na hora de garimpar algumas ações?

    Falo isto, pois volta e meio lembro que vc sempre menciona que na época que a bolsa tava alta, era preciso garimpar ações em busca de bons preços, aquelas que não acompanharam a alta.

    E aí? Mesmo o investidor de longo prazo, deve continuar comprando em parcelas ou deve aguardar alguma correção?

  5. 5 Leitão

    Oi Adilson!
    Já fiz isso! As ações no cardápio com “X” são de garimpo. São boas ações, que fazem parte da carteira em menor proporção. A maior proporção continua com as ações excelentes.

    Para Investimento Gradual nada muda, e continuo comprando normalmente, seja alta ou baixa.

    Já para Investimento em Valor, de tempo em tempo fico de olho em novas oportunidades. Mas já faz uns 06 meses que não busco novas oportunidades, por pura falta de tempo mesmo.

    Mas no próximo semestre vou estar mais tranquilo, vou dar mais uma garimpada e estou pensando em acrescentar ao blog a questão do Investimento em Valor também. Apensar de ser um assunto mais denso, mas talvez eu consiga traduzir isso mais fácil aqui… vamos ver. Gosto de desafios! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  6. 6 Vinicius Barboza

    Fala Leitão,

    Estou aguardando ansiosamente pelo dia que teremos um curso aki voltado para Investimento em Valor.

    Ainda não comecei a investir, pois n tenho uma renda fixa (sou estagiário ainda…hehehhe)!! Mas assim que puder começo meu investimento gradual e dpois de acumular bem, começo a especular tb!! Por enquanto estou só acompanhando e ganhando experiência simulando operações de especulação!!

    Vamos ver se esse curso sai!!

    Abraço,

    Vinicius Barboza.

  7. 7 Leitão

    Oi Vinicius!
    Pois é! No segundo-semestre vou encarar esse desafio… Acho que vai ser legal!

    Você está no caminho certo! E com as intenções certas!

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Mônica

    Oi prof :-)

    Seria ótimo ter uma palhinha sua de Investimento em Valor aqui no blog heim?!

    Leitão, poderia compartilar conosco quais são os percentuais da sua carteira?

    Abraço

  9. 9 Leitão

    Oi Mônica!
    No segundo-semestre vou ver se consigo tratar do assunto Investimento em Valor aqui. É mais denso o assunto, por isso não é fácil traduzir para uma linguagem mais simples… mas está aí o desafio :-)

    Minha carteira atual é o próprio cardápio ai em cima, cerca de 80% está nas maiores e uns 20% está nas “X” do garimpo (todas bem distribuidas e equilibradas, apenas a Vale é que tenho um pouco mais, por falta de balanceio na carteira). Mas já faz mais de 06 meses que não dou uma administrada nela… falta de tempo. Vou fazer isso mais ativamente no segundo-semestre…

    Todo mês continuo na Estratégia de Investimento Gradual, religiosamente.
    Já Investimento em Valor confesso que estou parado esses meses… Minha última boa feira foi durante a crise de 2008/2009… Mas como disse, a partir do segundo-semestre vai me sobrar mais tempo, então volto a ficar mais ativo…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Mônica

    Como assim prof?
    Pelo que me lembro, as compras são mensais, reivestindo os dividendos e balanceamento de 4 em 4 anos…que tipo de administração você faz além disso?

  11. 11 Leitão

    Oi Mônica!
    Estava falando em administrar a carteira de Investimento em Valor. A de Investimento Gradual não.

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 enio

    Fala Leitao,
    dei uma olhada nas empresas de garimpo e parecem interessantes.
    voce vai atualizar as análizes delas (graficos)?

  13. 13 Leitão

    Oi Enio!
    Essas eu não faço análises gráficas diárias pois são para Investimento. Não as uso para especular não…

    A partir do segundo-semestre estou pensando em começar a postar análises de valor delas e outras, vamos ver…

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Adilson

    Leitão, fiquei curioso rs

    Investimento em valor é semelhante ao “vetor” ou o mensalinho?

    Estou simulando a estratégia do vetor para verificar sua viabilidade e lucratividade. Qdo varia R$ 1,00 o valor, compro 500 reais. Vendendo com lucro de 6%, no caso, colocando stop e fazendo vendas parciais.

  15. 15 Leitão

    Oi Adilson!
    Não! Nada a ver… Investimento em Valor, ou Valuation, é comprar empresa boa a preço bom, para Investimento… ou seja, construção de patrimônio, sem pensar em ficar comprando e vendendo a toda hora…

    Saber identificar os filés e saber se estão baratos para comprar é que é o x da questão…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Adilson

    Então qual é a diferença entre investimento em valor para investimento gradual, já que as duas contemplam boas empresas para investimento?

    A idéia dos dois não é sempre verificar os fundamentos para saber se o preço está caro ou barato, para daí então comprar?

    Dá só uma palhinha prá nós Leitão, no próximo curso, estarei dentro.

    Ah, parabéns pelas 500 mil visitas! Já li todos os posts aqui do seu blog e mudei muito minha visão de “investir”.

  17. 17 Leitão

    Oi Adilson!
    Obrigado!

    Rss… Palhinha não… Eu sempre tento explicar o máximo, mas é que tem coisas que não tem jeito mesmo de explicar bem somente através do blog… rsss

    Vamos lá:
    – Investimento em Valor: É a melhor estratégia de investimento para a bolsa. Consiste em comprar empresas boas a preços baixos, e com isso alavançar fortemente o patrimônio, pois não existe forma melhor de ganhar dinheiro do que comprar 1 real pagando 0,60 centavos. Fazemos eventualmente, quando há oportunidades. Não é toda hora. Exige esforço de garimpagem…

    – Investimento Gradual: É a segunda melhor estratégias para a bolsa. Consiste em comprar mensalmente boas empresa, e crescer com elas. Fazemos o tempo todo. É objetiva e vencedora. Podemos obter grande sucesso fazendo apenas Investimento Gradual. Ela é necessária sempre, pois vem dar base e complementar a de Investimento em Valor, que é opcional. É com ela que construímos patrimônio, para depois alçar voos mais altos…

    – Especulação: Consiste em compra e venda de papéis. Comércio de papéis. Ganha-se com o lucro nessas operações. É bom e não é pecado, desde que se Invista também.

    – Jogo: A maioria das pessoas é jogadora na bolsa, e acham que são Especuladores ou Investidores. No jogo as pessoas vão “apostando” sem saber direito os conceitos e as regras e o tempo vai passando e perdendo-se tempo e dinheiro…

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 David Anderson

    Leitão, voltando ao assunto do IPO do BB.
    Próximo mês, coincidentemente é o mês de comprar ações do BB na minha estratégia de IG.

    Então. Seria melhor para mim comprar no IPO, ou pelo método ‘normal’ ou não faz diferença?

    Vlw!

  19. 19 Leitão

    Oi David!
    Bem, se conseguir um descontinho, vale a pena sim… mas só por esse motivo…
    Nem faz diferença no final…
    Eu prefiro comprar o bbas3 normal mesmo nesse caso.

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Nadir

    Leitão,

    Em 2007, quando o BB abriu ofereceu ações, comprei 5.000,00. No auge da crise vi esse valor ser reduzido a 2.200,00. Venho aguardando a recuperação. No inicio de maio chegou a +/_ 5.200,00 estava toda feliz com a recuperação, mas agora voltou esse sobe e desce diário.
    Onde é que estou errando? Essa semana quase me desfiz delas, mesmo com prejuizo, mas com essa nova oferta resolvi aguardar para ver se ela reage.

    Me oriente, por favor!

  21. 21 Leitão

    Oi Nadir!

    Geralmente a pior hora para comprar uma ação é quando a empresa está ofertando no mercado. Estranho, mas é bem verdade… A empresa espera sempe as ações estarem mais caras, para vender. Nada mais normal e lógico que isso.

    Aqui no blog já escrevi muito sobre isso. Veja a tag “filosofando” e vá lendo aos poucos, que é a melhor forma de eu lhe ajudar.

    Se chegou a pouco tempo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Você fez errado: comprou tudo de uma vez só e somente uma empresa. O certo seria pegar seu dinheiro, escolher pelo menos 10 boas empresas (ai em cima do meu cardápio tem muitas boas) e depois comprar parcelas mensais fazendo rodízio.

    Assim diliu-se o dinheiro no tempo e divide-se entre várias boas empresas…

    E isso é Investimento, não é para se preocupar com sobe e desce. É para ir aumentando seu patrimônio, como se estivesse pagando prestações de um AP.

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Adilson

    Leitão!

    Andei fazendo minha tarefa de casa e pesquisando sobre value investing. Achei bem interessante.

    Como atualmente estou mais voltado para investimento, estou procurando montar uma estratégia mais eficaz para pesquisa (garimpagem) de boas empresas. Que indicadores usar, que estudos fazer, etc.

    Percebi que para investimento existem duas correntes, entre outras, a do Benjamin Grahan (value investing) e a de Peter Linch (investimento em crescimento).

    Duas perguntas surgiram:

    O investimento em crescimento é a mesma idéia do investimento gradual, comprar empresas com bons fundamentos com perspectivas de crescimento. Correto?

    Outra pergunta, o estudo (análise) realizado para investimento em valor é o mesmo para investimento em crescimento?

    Também li que o investidor em valor corre um pouco mais de riscos, posto que ele comprará uma empresa que está momentaneamente barata e, se está barata é porque está passando por alguma faze ruim. Seria a faze onde enquanto todos pulam do barco, vc vai entrando. É meio contra a maré. Correndo-se o risco do barco realmente afundar.

    Obrigado Leitão e paciência comigo, que uma coisa que aprendi bem ao longo da vida foi perguntar e perguntar rs.

  23. 23 Leitão

    Oi Adilson!

    Muito bom! Ótimas perguntas!

    Realmente podemos tratar dessa forma: Empresas baratas para o momento e empresas nem tão baratas mas em crescimento.

    O estudo ou forma de análise é semelhante sim, e o que varia é o posicionamento estratégico.

    No primeiro caso, você quer comprar algo abaixo do que vale, e com bom desconto mesmo – o sucesso vem da boa compra. No segundo caso, você admite que o crescimento esperado é compensador, e justifica-se pagar mais caro agora – o sucesso vem da boa análise.

    Já o Investimento Gradual é diferente. No investimento em valor o sucesso vem do esforço de pesquisa e análise, e no investimento gradual o sucesso vem da disciplina e agregação de valor.

    É interessante mesmo, é sempre “do contra”. Quando muitos estão indo para um lado, o investidor em valor está indo para o outro. Talvez a maturidade emocional para a bolsa seja o fator que mais pese nesse caso.

    Bem, em relação a risco, está presente em toda modalidade de atuação humana. O que diferencia é a administração desse risco, e principalmente das CONSEQUÊNCIAS dele. Seja qual for a estratégia, todas têm formas de administrar bem os riscos. Um Investidor de verdade nunca perde o sono com o fator risco – ele tem sempre isso sob controle… O investidor em valor também erra, mas seu erro está sempre dentro do planejado.

    Quando ouve-se falar que um Investidor famoso apostou alto e está em risco, nesse caso devemos trocar sua denominação: de Investidor para Empreendedor. O empreendedor realmente tem uma pitada de loucura necessária para empreender e fazer coisas grandes (Não cofundir o empreendedor com o Jogador – o empreendedor faz acontecer, o jogador espera acontecer).

    Bem, o assunto é longo… Mas como muitos amigos estão pedindo, já estou colocando no forno a idéia de fazer um curso sobre esse instigante assunto. Acho que sai ainda esse ano!

    Grande abraço!
    Leitão

  24. 24 Marcos

    Leitao!
    No caso de uma pessoa mais idosa e ser bem conservadora, resistindo em investir em acoes. Vc recomendaria uma carteira só voltada para dividendos, por exemplo?
    Seria isto mais vantajosa uma carteira de dividendos no lugar de aplicar na renda fixa?
    Se sim, quais as acoes mais recomendadas para uma carteira de dividendos?
    Abraco

  25. 25 Leitão

    Oi Marcos!
    Não. Dividendos são apenas um dos lados da moeda, um dos indicadores que olhamos ao montar uma boa carteira.

    Ser conservador é fator padrão de um bom Investidor. Um bom Investidor é sempre conservador mesmo, mas isso não é sinônimo de timidez não.

    Boas empresa dão lucro. Esse sim é um fator de importância. Agora, se a empresa vai lhe dar esse lucro ou vai usá-lo para crescer, tanto faz. Geralmente é bom a empresa ficar com o lucro para crescer. Nós geralmente não fazemos coisa melhor com o lucro que recebemos através de dividendos.

    Então, antes de olhar dividendos, olhe os lucros e o desempenho da empresa.

    Bem, o assunto é longo e por aqui não dá mesmo para explicar tudo, mas aos poucos vamos avançando!

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s