O sucesso vem da boa postura, e não de bons trades.

18jun10

Hoje o amigo leitor Marcos enviou uma dúvida que acabou gerando um comentário interessante, que resolvi transformar em post:


“Leitão,
eu tenho plena consciência que o blog é educacional e não operacional, mas mesmo operando a mais de 4 anos na bolsa, ainda tenho dificuldades em executar entradas quando rompe a congestão para cima.

Montamos a estratégia quando rompe, quando o candle abre e fecha acima da linha superior, aguardamos um retorno até linha rompida, pois dependendo do caso para quem especula com estope ele pode ficar caro.

Bom estas são as minhas duvidas, por favor se puder explicar eu agradeceria, nem que fosse resumidamente, mas não muito resumidamente também rs..rs..

Um forte abraço e Saúde

Marcos Kendi”

———————————————–

Oi Marcos!
Olha, realmente isso é mais comum do que você imagina… Vejo muitos e muitos que já estão na bolsa a mais de 04 anos e até hoje nada… só enxugando gelo.

É uma realidade, e isso ocorre porque a grande poluição informacional nesse meio leva todo mundo para o lado de jogatina da bolsa.

A imensa maioria das pessoas cai no jogo sem notar, e fica nesse mundo que é um circulo vicioso. Alguns desistem com prejuízos, outros quebram de vez, outros perdem anos e anos e, com isso, tempo e dinheiro.

E assim perdem a oportunidade de aproveitar o melhor tipo de investimento que é a bolsa, só que é preciso seguir pelo caminho certo.

Você pelo visto está só especulando, ou pior, só jogando. Mesmo que se aplique uma boa técnica e timming, sem entender os conceitos que regem o tema Especulação e também Investimento, não vai sair desse circulo vicioso que é o jogo.

Não é complicado. O que é complicado é limpar a cabeça da má informação.

Pena mas realmente não consigo explicar tudo por aqui…

Mesmo que eu lhe ajude em um trade, depois volta novamente ao problema da estratégia e filosofia. O sucesso vem da boa postura, e não de bons trades…

Um abraço!
Leitão

Leia também…

> Por que sobe? Por que cai?

> Ações – As Excelentes, as Péssimas, as Outras…

> Lista completa de todos os artigos do Blog…



12 Responses to “O sucesso vem da boa postura, e não de bons trades.”

  1. 1 Bro

    Bom artigo…
    Acho q isso separa as pessoas q ganham dinheiro, das q acham q ganhammm…!!
    Ateh…

  2. 2 falou falou e n'ao disse nada

    n’ao eh mesmo?

  3. 3 Anderson

    O título mata a charada do post!
    abs!!

  4. 4 Sam

    Por causa disso que de uns meses p cá tirei o foco da especulação e coloquei no investimento. Hoje .. garanto .. durmo muito mais tranquilo rsrs

  5. 5 Lelio

    Gente… na vida tudo é especulação. O termo “investimento” só parece mais bonitinho… em outras palavras, onde há risco, há especulação.

  6. 6 Leitão

    Oi Lelio!
    Desculpe, mas tenho que discordar sumariamente. Não é tudo especulação não! Especular é uma coisa, Investir é outra! Totalmente diferentes! E é esse o erro mais grave que muitos caem.

    Formas de análise, estratégias, posturas, objetivos, resultados, tudo diferente!

    Falo muito sobre isso ao longo de todo o blog…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/07/investidor-vs-especulador-alien-vs-predador/

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Colombo

    o que a maioria das pessoas fazem é comprar determinada ação para especular ai ela cai e ficam falando é para ” medio prazo”, na minha opinião não existe medio curto ou longo prazo, existe especulação com estrategia ou investimento, só os dois!

    investir é colocar seu dinheiro em uma empresa que vc ” acredita ” confia e vê que tem otimos indicadores, como conseguencia essa empresa te da lucros e te gera patrimonio!

    seria a mesma coisa que vc ” emprestar ” dinheiro para seu amigo que vai abrir um restaurante e ele te “garante” que vai te gerar um lucro sobre seu dinheiro, só que no caso de investimento em bolsa de valores estamos falando das melhores empresas do Brasil!

    já especulação seria vc comprar o restaurante e revender mais caro mais tarde com a valorização….

    se flei alguma besteira por favor me corrijão =P
    asashusuhasuha

    abração pessoal!

  8. 8 daniel

    Oi, Eduardo

    Tudo bem?!

    Estou aqui para perguntar sobre o Banco do Brasil…

    Você deve esta sabendo que o BB vai fazer oferta pública de ações. Você acha que é uma boa?

    Eu como sou funcionário, tenho desconto de 12% sobre as ações.

  9. 9 Lelio

    Olá prezado Leitão

    Acompanho seu Blog porque minha análise técnica é muito parecida com a sua, isto é, gráficos limpos, linhas de tendências e mais nada.

    Li seu outro post, porém discordo em muitos aspectos. Mas se formos discutir cada ponto aqui, vai faltar espaço… e ainda por cima não ganharemos nada !

    Voltando a questão, concordo com você que é muito comum haver essa separação entre investimento e especulação, ao meu ver irrelevante. Se analisarmos essencialmente uma operação rotulada de “investimento” ou rotulada de “especulação” obteremos um denominador comum: Risco.

    Ao transformamos nosso dinheiro em ações, não temos de garantia de sucesso e estamos assumindo os mais variados riscos. Isso é uma constante, não depende do tempo em que ficaremos com as ações em carteira, não depende da forma de análise, se somos nervosos ou calmos, se vamos alocando os recursos aos poucos ou tudo de uma vez. Nada, absolutamente nada nos dá garantia de sucesso. Sempre haverá riscos. Na essência estamos especulando, ou seja, tentando ganhar dinheiro.

    Acho que pelo menos os ditos investidores que detinham ações da PanAm, Refco e Enron devem concordar comigo.

    Até !

  10. 10 T3

    Lelio,

    Acredito que você esteja generalizando.

    Se fosse partir dos pressupostos apresentados por você, andar de moto seria especular. Andar de carro seria especular. Andar seria especular (vc pode tropeçar, cair e se machucar).

    Risco é risco e existe em qualquer tipo de negócio financeiro (ou vc acha que é 100% seguro investir em renda fixa?).

    Especular é negociar: comprar e vender.

    Investir, na bolsa, é se associar a empresas. Comprar parte de uma empresa na qual você acredita para que, no futuro, com o crescimento dela, você também tenha direito à sua parte nos lucros, na condição de dono da empresa. E isso é diferente de especular.

    Mas também não acho que todo mundo seja obrigado a acreditar na mesma coisa. Os conselhos e idéias existem, você pode se apropriar do que quiser.

  11. 11 Leitão

    Oi Eduardo!
    Banco do Brasil é boa empresa sim, e sempre tenho em carteira. Mas lançamento de novas ações apenas não é motivo para compra. Compramos dentro de uma estratégia NOSSA, e não porque a empresa X está ofertando.

    No seu caso é legal sim esse descontinho, mas como falei, dentro de uma Estratégia de Investimento maior, que contemple mais ações, incrementos, e composição de carteira consistentemente… Não é só comprar e “ver no que dá não”…

    —————————————–
    Oi Lelio!
    Entendo seu ponto-de-vista, mas realmente o caminho não é por aí. Também já pensei assim no passado, e só depois de um bom tempo ví o quanto estava equivocado.

    Risco. O que é risco? Renda fixa é arriscando também, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/08/26/renda-fixa-e-investimento-de-alto-risco/

    Sem entender o que se está fazendo, até pescar é arriscado.

    E ir para a bolsa sem entender essa vital diferença (Investimento & Especulação) aí sim é muito arriscado: o risco de o tempo passar e você chegar a anos mais tarde e ver o quanto de tempo perdeu, e tempo é dinheiro…

    Veja também:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/12/o-camelo-de-acoes/

    Sobre empresas que quebram, tudo bem. O Investidor de verdade não é atingido por isso, faz parte do processo mesmo. Alías, um Investidor de verdade nunca se coloca em posição de risco descontrolado, isso seria jogar, não investir.

    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  12. Oi pessoal,quando cheguei aqui e vi o comentário do LELIO,eu diz comigo mesmo,vixe! o cara falou o que a maioria pensa!.Mas eu sabia que há um pouco de princípio de generalização embutido.O risco não é sempre igual a especulação e isso corrobora a intervenção bem fundamentada do T3.Depois a resposta do LEITÃO foi esclarecedora e penso eu que isso deve ter dissipado a dúvida do nosso amigo LELIO OU QUEM SABE AS OUTRAS PESSOAS QUE TÊM O MESMO PONTO DE VISTA.
    Cornelius.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s