O capital estrangeiro e a bolsa no Brasil
Outro dia o amigo Colombo me perguntou:
“Leitão,
Ouvi comentários de que os estrangeiros estão saindo da nossa bolsa para ir para novas oportunidades aonde economias ainda não tiveram o up que teve a nossa…por exemplo o México entre outras…e li um comentário seu de que os estrangeiros detém um bom numero de negócios da nossa bolsa, mas apesar disso temos boas empresas e com expectativa de crescimento com ou sem estrangeiros…mas esse vai não vai atual do ibov seria devido a saída deles?
Até que ponto isso influencia aqui na nossa bolsa???
Sei que não devia estar lendo noticias e tals…mas as vezes algumas parecem ser “construtivas”, esse tipo de noticia eh valida ou também nao presta? =P
Abraço, professor!
Colombo”
———————————————–
Oi Colombo!
Heheheheheh!
Tá vendo o que acontece com a cabeça da gente quando ficamos dando atenção a notícias?! Rsss…
O capital estrangeiro tem grande influência na bolsa do Brasil, e é assim em todo mundo. Não há fronteiras para o capital, estamos em um mundo globalizado e capitalista. Tudo normal…
Se o capital estrangeiro for passear lá fora, a Procura diminui. Procura < Oferta = Preços caem. Simples assim! E lemos isso através dos gráficos, não pelas notícias ou terceiros.
Se o capital volta, a Procura aumenta, os preços sobem. Tudo na mais perfeita ordem, como sempre.
Não se preocupe. O sistema capitalista está normal como sempre. :-)
O dinheiro especulativo vai pra lá e pra cá mesmo. Nós, Especuladores, achamos bom esse zig-zag. E nós, Investidores, não estamos nem aí para isso, pois prestamos atenção nas nossas empresas, não nas oscilações da bolsa. Os jogadores é que ficam loucos com isso… rsss
Abraços!
Leitão
PS.: Lembrando que é importante diferenciar Preço de Valor. Esse vai e vem de capital influencia o Preço, não o Valor das empresas. Oscilações de preço são normais na bolsa. Entrada e saída de dinheiro não muda o Valor e a Qualidade de uma boa empresa.
Leia também…
> Sobre gráficos e outras coisas mais…
> Nosso papel é de Investidor, não de Administrador.
> A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média
Filed under: Comportamento de mercado, filosofando | 10 Comments
Tags:filosofando
Leitão,
Seria legal explicar que a análise do valor da empresa pode ser feita em dólares. Dessa forma essa “influência estrangeira” não impacta tanto no valor de mercado da empresa.
[]s
Oi Marcell!
A sim! Mas nem carece complicar…
Um abraço!
Leitão
quando li esse texto lembrei que existe um ideograma chinês que é usado tanto pra representar a palavra “crise” quanto a palavra “oportunidade”.
desejo muito que os gringos tirem todos os US$ da bovespa, que ações como PETR4 e VALE5 caiam até serem cotadas á R$ 0,XX para que eu possa encher os tubos com ações de boas empresas, pra em breve revender e ganhar bastante dinheiro.
gostaria MUITO mas muito MESMO de ver a bolsa caindo uns 10% ou 20% por dia, pois assim quanto mais rápido cair, mais rápido vai subir depois hehehehehe
Isso mesmo Leitão,
Até porque o dinheiro das ações não voltam mais para as empresas (exceto quando aumentam o capital com novas ações) e sim os lucros (derivados das vendas) delas que são reinvestidos para ganhar mais e remunerar os acionistas (donos destas ações).
Resumo: enquanto o lucro não cair a ação mais barata faz a empresa ficar mais barata aumentando o retorno ao acionista.
Abraços,
Antonio Alves
oi Leitão
Embora concorde e parabenize-o com tudo o que vc comentou sobre o fluxo de capitais, valor e preço, gostaria de dizer uma coisa:
Se eu estiver operando como ST, e souber em tempo real qual é a movimentação do fluxo de dinheiro, eu vou me antecipar ao grafico de volume e a consequente correlação do preço e tomar alguma atitude do tipo levantar estope ou mesmo realizar….(até hoje nao consegui fazer isso nem com o OBV)…
Mais, existem “noticias” mudas como evidencias e correlaçãO entre coisas no mundo que fazem o mercado virar de mão pelos insiders e depois vem a noticia….então apesar de não ser desses super dotados traders, reconheço q dá pra se antecipar vez ou outra às noticias.É difícil, eu até agora não consegui….mas informação é tudo e faz preço pra baixo ou pra cima…até hoje não consegui fazer isso …mas estou tentando…risos
abraços
Oi Alcione!
Os “Insiders” realmente existem, mas são seres exóticos e poucos… rsss Isso não é coisa para nós “normais”, e nem precisa ser.
Bolsa não precisa ser lugar de oportunismo. Bolsa já é bom demais por natureza. O que mais vejo é gente perdendo tempo e dinheiro tentando ser mais “esperto” que os outros.
“Esperto” é olhar a bolsa como lugar de disciplina e construção de patrimônio… :-)
Abraço!
Leitão
Poxa Leitão é um prazer ter a minha pergunta postada no seu blog =)
me senti até envergonhado =P
ahhahahaha
se não fosse o blog e o curso que fiz com vc estaria sendo um jogador e estaria perdido nesse mundo de renda variavel!
ainda preciso aprender um pouco mais na pratica, e perder algumas ” manias ”
mas estamos ai para isso constante evolução moral !
controlar a ansiedade, e principalmente o constante pensamento que está implicito em todos nós de que podemos prever o futuro é muito dificil!
“nunca devemos ficar a mercê do mercado nem das noticias, devemos saber o que fazer se cair e se subir! ”
frase do mestre leitão =P
abração professor!
Oi Colombo!
*Desculpe a demora: estive fora este feriado.
Heheheh! Eu que fico feliz que esteja em um bom caminho agora, vacinado contra os maus caminhos na bolsa!
Grande abraço!
Leitão