Chat 24 a 30/mai

24maio10

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços!
Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



46 Responses to “Chat 24 a 30/mai”

  1. 1 glauco tonello

    Oi Leitão. dando um pitaco na razão investidor x especulador.
    tenho um conhecido que por incrivel que pareça compra papéis da bolsa desde meados dos anos 80, e especula muito pouco em relação a carteira original.
    e conforme vai passando, pega os dividendos que recebe e compra mais ações ainda. rsss creio que nem ele sabe direito o quanto tem..e ollha que ele foi funcionario de um banco.

    abraços. e espero estar contribuindo para a razão acima..

  2. 2 Clovis

    Com relação a especulação eu acho que é como sexo. Depois que voce aprende, é dificil ficar sem fazer. Provavelmente voce pode até cansar um dia e parar, ou diminuir suas operações, mas sendo bom ou ruim é sempre emocionante.
    Clovis

  3. 3 Leitão

    Oi Clovis!
    Heheheheh! É exatamente isso! Rsss

    Tem até um post meu sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/12/investir-e-bossa-nova-especular-e-carnaval/

    Especular é bom e não é pecado, mas não podemos nunca ficar só especulando. Investir é fundamental, sempre!

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 enio

    fala leitão,
    a petro ta deixando hoje o 3° gap seguido (sem fechar), seria ele um gap de exaustao? ou o espaco de tempo entre os outros é muito longe (se é que tem relação).
    se for um gap de exaustao, so o gap indicaria fundo ou ele tambem precisa de uma confirmação?
    obrigado

  5. 5 Leitão

    Oi Enio!
    Gap não serve para nada não… é apenas mais um dos vários mitos da bolsa. Queda significa que a oferta está maior que a procura, e só. :-)

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Alex

    Leitão,

    Comecei a montar minha carteira de investimentos. Comecei por PETR4, e lancei uma opção bem fora do dinheiro, pra rentabilizar alguma coisa.

    Lembro, que a idéia é segurar o papel, investimento. Sendo assim, qual sua opinião sobre essa “rentabilizada” com opções?

    Forte Abraço

  7. 7 Leitão

    Oi Alex!

    Olha, Venda Coberta de opções é uma modalidade válida, mas deve ser feita com muito critério, conciência, tempo, maldade, etc… Senão é dose, Opções sempre nos levam para a jogatina na bolsa…

    Fazendo com conciência e maldade, ok. Mas não recomendo isso para menos de 5 anos e bolsa… :-)

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Carvalho

    Leitão, para os menos experientes (05 anos), alugar as ações seria melhor que venda coberta de opções?

  9. 9 Felipe

    Olá Leitão,

    Primeiramente, gostaria de dizer que estou ansioso para fazer o seu curso, assim que conseguir organizar minhas coisas. Por enquanto fico só aqui curiando seu blog… aprendendo e investindo o pouco que consigo juntar.

    Estou lendo o livro de Graham (O Investidor Inteligente) que você recomendou pra alguém em algum lugar desse blog. Com certeza, o livro é ótimo!
    Mas me surgiu uma dúvida em relação a uma questão em especial do livro: a distribuição do investimento entre ações e títulos do governo.
    Falo isso porque não havia me interessado por esses tais títulos até então. Meus investimentos estão, atualmente, alocados entre a bolsa de valores (60%) e a velha poupança (40%).
    Sei que o livro se refere a um cenário norte-americano na década de 70, por isso minha dúvida é: os títulos do governo brasileiro equivalem aos títulos mencionados no livro, ou seja, proporcionam uma rentabilidade superior à poupança com uma boa segurança?

    Desculpe pela falta de concisão,
    Abraço.

  10. 10 Leitão

    Oi Carvalho!
    Sim, é mais tranquilo…

    ———————————–
    Oi Felipe!
    Quando animar fazer parte da turma será muito bem vindo! Você vai gostar!

    Graham é o pai dos Investimentos em bolsa mesmo… Um grande investidor, e um grande professor.

    Sua alocação atual está legal: 60% bolsa e 40% Renda Fixa. Mas como o próprio Graham falava, os titulos do governo são o que há de melhor em matéria de Renda Fixa.

    Aqui no Brasil temos o Tesouro Direto, não tem segredo, e no site deles tem tudo: http://www.tesourodireto.com.br (Geralmente deixamos no Tesouro o dinheiro em renda fixa que não vamos precisar de imediato).

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  11. 11 Betão

    Oi Felipe / Leitão,

    Eu acredito realmente que o Tesouro Direto é o melhor e mais seguro investimento em Renda Fixa disponível no mercado.
    Contudo, só investiria no Tesouro Direto aquilo que não é parte de uma estratégia maior de investimento e/ou especulação. Ou seja, o que quero dizer, é que caso compre títulos do governo, você só poderá liquidá-los nas quartas-feiras, que é quando o governo recompra os títulos. Já a poupança é só mandar desaplicar que o dinheiro cai na sua conta corrente. Então, se o dinheiro da renda fixa for usado no curto prazo (digamos uns 6 meses), acredito que é melhor deixá-lo na poupança mesmo. Concordam?

    Abraços, Betão.

  12. 12 Leitão

    Oi Betão!
    100% correto! Isso mesmo! Não tenho nada a acrescentar, você já disse tudo! :-)

    Abração!
    Leitão

  13. 13 Zileu

    Olá Leitão.
    Tava com uma boa grana guardada na poupança, com medo das incerteza ai da eleição e tal..
    Ma explodiu essa crise da europa e o esquema lá de madagascar ai eu reapliquei 80% da grana em blue chips em “promoção na bolsa”.
    Meu objetivo é a longo prazo.
    Fiz a coisa certa?
    Favor, seja o menos imparcial possivel.
    Obrigado.

  14. 14 Leitão

    Oi Zileu!
    Fez a coisa errada!

    Jamais deve-se pegar 80% de sua poupança e comprar tudo de uma vez! Isso é a maneira menos inteligente de se fazer investimentos.

    Regas básicas:
    1-Deve-se dividir o dinheiro e comprar em parcelas fixas mensais. Exemplo: 24 parcelas.
    2-Deve-se comprar no mínimo 10 excelentes empresas. Mas só empresa filé mesmo!

    Para se comprar grande quantidade de uma só vez, usa-se Estratégia de Investimento em Valor. Mas isso é uma loooonga história…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 glauco tonello

    Leitão.
    com relação a compra de 10 empresas, caso acima. no meu caso eu compro todos os meses mas em média cotas entre 50 a 100 ações conforme o valor das empresas.
    o melhor é comprar 10 empresas a cada mês fracionando bastante, ou fazendo rotatividade de empresas.
    Se comprar petrobrás no mês de junho, vale em agosto, csn em setembro e quando completar o ciclo de 10 empresas comprar petrobrás de novo.

    abraços

  16. 16 Leitão

    Oi Glauco!
    Isso mesmo, fazendo rodízio conforme você descreveu no final… sempre um mesmo valor fixo (ex.: 500,00) – não é qtde fixa não, é valor fixo. Assim você adquire mais ações quando cai, e menos quando sobe.

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Anônimo

    Leitao, como vai?
    Rapaiz, o que vc acha da BTOW3 ?

    Realizei um bom lucro nesses dias, e para nao vender mais que 20 mil no mes, acabei fazendo algumas compras, apenas 1 lote, de petr4 nos 26,33 , natu3 nos 36,80 , cmig4 nos 25,70 e btow3 nos 29,30.

    E dinheiro que nao vou usar,posso esperar o tempo que for.

    Mais uma vez obrigado.

    Sucesso

  18. 18 David Anderson

    Acho que se voce vende 20mil + com lucro, não afeta quanto você compra, ainda assim tem que declarar.

    Ou estou enganado?

  19. 19 Leitão

    Oi “Anônimo” (você esqueceu de dizer seu nome!rs)!

    Olha, BTOW3 não é boa não. Não tem mostrado nada de convincente em seu desempenho financeiro… dívidas, margens de lucros pequenas, etc…

    Sobre IR, só recolhe se VENDER mais de 20K no mês.

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Adauto

    Ola David,
    Em relacao ao limite, acho que vale o final do dia, por exemplo, ja havia vendido 15 mil no mes, ai ontem vendo 7 mil , iria passar 2 mil, ai faco uma compra de 3 mil.Seria creditado na minha conta, apenas 4 mil.Sendo assim, 15 mil com 4 mil 19 mil.

    Ou estou enganado?
    Rsrsrsrss
    Obrigado pela atencao,

  21. 21 Adauto

    O Leitao, valeu, agora coloquei meu nome,havia me esquecido.

    Vou tentar sai fora entao hoje mesmo dessa btow3.

    Abracao

  22. Leitão

    Com relação ao comentário do Zileu.

    Se acontecesse como aconteceu em 2008, quando o IBOV chegou aos 29 k, P/L das empresas filé chegou a 2x, 4x, uma verdadeira liquidação, algo insano…
    Se tivesse uma grana guardada, não compensaria fazer isto ?
    Quando tirei a grana da bolsa para pagar o meu carro para meu pai, em um momento de reformulação de investimentos, falei para ele, se caso tivéssemos uma recaída novamente, ele me devolveria este dinheiro para fazer este investimento, e eu pagaria para ele mais tarde, somente com juros de poupança. O que você me diz a respeito ?

    Abraço

  23. 23 samuel de andrade

    Leitão, recebo seus e-mails, são valiosos e agradeço. Tenho dificuldade em interpretar os gráficos que recebo. No ibov-2010-05\.gif, seta para baixo de + ou – 62000 indica possibilidade de queda e seta pra cima,em + ou – 48000 indica possibilidade de alta. A dúvida reside nisso aí, posso me pautar 100% por 100% nestas indicações, quer dizer, agora mesmo fico aguardando a bolsa beirar os 48000 para fazer as compras, sendo que ela bateu os 57.633, em 20/05 e subiu, e agora parece se distanciar cada vez mais desse fundo. A minha dúvida é grande: este fundo é o começo de uma reversão ou é fundo falso e ibov.vai mesmo para 48000?

  24. 24 Alex

    Adauto,

    Está equivocado. É o VALOR BRUTO DA TUA VENDA~que não pode passar de R$20 mil. Se nas tusa ordens aparecer venda de 20 mil e três reais, tributa. Não é os 20 mil creditado na sua c/c não.

  25. 25 Leitão

    Oi Jeferson!
    Comprar na baixa é muito diferente de Estratégia de Investimento em Valor.

    Comprar na baixa apenas por instinto não é a melhor forma não. Funciona, mas o certo é ter critérios baseados em Estratégia de Investimento, não em senso comum.

    Principalmente usando dinheiro de terceiros, coisa que não se deve fazer.

    ——————————————
    Oi Samuel!
    Nunca, jamais, de forma alguma, deve-se fazer operações na bolsa baseado apenas em opiniões de terceiros. Sem preparo para bolsa você acaba por perder tempo e dinheiro. Bolsa não é complicado. Complicada é a falta de boa educação pra ela.

    Minhas análises são para AJUDAR e COMPLEMENTAR. Mas cada um tem que saber o que faz. Senão cai na velha jogatina na bolsa que tanto falo.

    Além disso, o blog é EDUCACIONAL, e não OPERACIONAL. Minha intenção aqui é de ajduar a melhorar a educação e preparo para a bolsa, não de ficar dando dicas de operações diretamente.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  26. 26 Zeca

    Ola Leitão,

    Gostaria de ter noticias da VAGV4. Não encontro em nenhum lugar.

  27. 27 Leitão

    Oi Zeca!
    Tremendo fumo! Nunca deu lucro!
    Nâo põe a mão nisso não…

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 glauco tonello

    Leitão.
    voltando ao exemplo anterior, 500 reais mensais. cada Mês comprar uma empresa diferente.
    mas há casos em que naquele referido mês , temos dividendos. eles serviriam para comprar 500 + dividendos da empresa daquele referido mês, ou comprar a empresa que está pagando o dividendo, ou qualquer um dos dois???

    exemplo a elpl6 que pagou 4,25 por ação, com 100 ações esses valor já chegaria no montante que está para comprar no mês.

    Abraços. E o Atlético Mineiro???

  29. 29 Francisco

    Professor Leitão,

    tem previsão de quando vai sair o curso de Estrategia de Investimento em Valor.

    Abraços.

  30. 30 Leitão

    Oi Glauco!
    Isso mesmo, só que qualquer dinheiro extra que pintar, deve-se parcelar do mesmo jeito. Por exemplo: surgiu 100,00 a mais, divide por 10 e compra então 510,00…

    ——————————
    Oi Francisco!
    Tem sim! No segundo semestre desse ano. Muitos amigos vêm pedindo mesmo, então já estou montando aos poucos aqui! Pelo jeito vai ficar muito bom! Eu estou gostando do conteúdo… Mas dá um trabalho… :-)

    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  31. 31 Mônica

    Prof. me amarrei no sul de minas… ô trem bão!
    Dias lindos de sol e noites frias…céu coalhado de estrelas… fazia tempo que não via um céu tão lindo!

    Abraço e bom fim de semana pra todos

  32. 32 Leitão

    Oi Mônica!
    Hehhehhe… viu só! É bão mesmo! :-)

    Em junho agora vou dar um pulo lá pro sul de Minas também para tomar vinho e sentir frio na beira da fogueira… :-)

    Abração!!
    Prof.

  33. 33 Laenir Ana

    Olá Glauco!
    A ação elpl6 está em torno de 30 reais.4 reais e 25 centavos de dividendos por ação são 14% de rendimentos.
    Muito bom.

  34. 34 Mônica

    A eletropaulo é uma ótima ação para encarterar!
    DY 21.8%. Sem contar com outros indicadores importantes!
    Está barata pelos juros que gera… muito interessante :-)

  35. Realmente Mônica

    Eletropaulo está com ótimos números =D
    Terça feira estou encarteirando ela…hehe

    Abraço

  36. 36 glauco tonello

    Galera, tem dois pontos da Elpl6, que preciso verificar.

    primeira no caso que somente no 4trimestre dos dois ultimos ano que ela tem lucro expressivo. e não sei o porque disso.

    e com relação a pendência judicial com a Eletrobrás que passa um pouco de 1Bilhão.
    cerca de 6 a 7 reais a ação. do mais ela tem um tempo que apresenta lucro bons.
    ano passado o dividendos dela foi de 6,25 reais.

    esse ano creiooooo que haverá dividendo em agosto e JCP em Dezembro que fica por volta dos 0,40 centavos.

    mas no caso dos 30 reais, deve ter P/L perto dos 4,5 uma das mais baratas do mercado.

    Por gentileza, me ajudem na avaliação.
    -x-x-x-x-x-x-x-x-x–x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
    Monica.

    Sul de Minas. …. No caso significa Monte Verde???

    abraços e bom final de semana

  37. 37 Vlad

    Galera
    Sempre devemos ficar pé atráz (que nem mineiro) quando parecer que algo está muuuito bom. No caso de ELPL6 não é pra menos que está com esse P/L baixo. O Glauco mesmo já citou a razão principal. Não é porque sou mineiro não, mas em elétricas sou mais CMIG4 no longo. Pro médio talvez TBLE. Devemos estar atentos a vários aspectos das empresas. Por exemplo, empresas de alto risco, obviamente, terão P/L menor – nem por isso são boas. O fato do DY estar elevado também não é tudo. Tem empresas com DY menor e com maior potencial de crescimento. É o caso da Natura. Sei que vcs compreendem isso, mas é bom esclarecer pros demais.

  38. 38 Leitão

    Oi pessoal!
    Que coisa boa ver a turma trocando informações por aqui, e com um papo de alto nível! Gostei!

    Assuntos como Investimento, construção de patrimônio, análise de fundamentos das empresas, Qualidade e Valor VS Preço, etc…

    Muito bom!

    Bem, sobre a ELPL6, e sobre todas as outras, duas coisas são fundamentais: Um CONJUNTO de indicadores bem bonitos, e um HISTÓRICO de indicadores bonitos também. Ou seja, banda afinada e que já toca bonito a vários anos.

    Na área das elétricas, a Cemig já vem tocando bonito a vários anos, por isso é minha preferida. Mas isso não impede de ter outras em carteira, e na dúvida, coloque em menor proporção. Ex: Meio quilo de Cemig e duas colheres de sopa de Elpl6.. rsss

    Grande abraço a todos(as)!
    Leitão

  39. Ôi, Leitão, boa tarde.

    Tô numa enrrascada, comprei ações da TELB4 comprei e vendi na hora errada,
    estou perdendo mas acho que ela ainda vai chegar a mais de R$ 2,00 ou R$ 3,00,,
    claro que eu é que terei que decidir, sei que vc apenas me aconselha-rá mas tem horas que eu não sei o que fazer mesmo, como agora!!
    Essas açôes não são seguras não??
    Qual a sua opinião?
    Desde já lhe agradeço e parabéns pela forma simples como vc explica as coisas, muiito obrigado.

  40. 40 Leitão

    Oi Sandro!
    Obrigado! Fique à vontade aqui na minha cozinha mineira!

    Vixe! TELB4 é um fumaço!! Não põe a mão nisso não! Finanças de dar dó: so dá prejuízo! Ações ruins desse jeito não pode usar nem para Especulação. Aliás, não canso de falar que se for especular, especular só com empresa boa…

    Abraço e juízo!
    Leitão

  41. 41 Shirley

    Encontrei vc …..

  42. 42 Mônica

    Oi Glauco,

    Monte Verde é lindo, mas dessa vez fomos a São Tomé das Letras…O céu parecia um planetário, um friozinho bom e no dia seguinte o maior sol :-)

    Quanto a Elpl6, realmente tem que ser melhor avaliada, mas olhando os indicadores mais importantes vi que vale apena parar para conhece-la.

    Antes de comprar tento imaginar ação na minha carteira por no mínimo uns 5 anos.

    Abraço

  43. 43 Mônica

    Vlad, outra boa é a Colce (coce5). Dá uma olhada nela…

  44. Leitão

    Já não está na hora de você escrever um livro ??
    Eu gosto das explicações simples, totalmente didáticas que você faz. A pouco tempo comecei com um blog pessoal, pensando justamente nisto. Explicar sem complicar. Por sinal, no meu blog tenho um link para o seu site…hehe

    Abraço

  45. 45 Leitão

    Oi Jeferson!
    Pois é, muitos amigos me pedem, e já estou mesmo motivado a fazê-lo.

    Vou começar ainda esse ano, prometo! :-)

    Acho que assim posso ajudar mais pessoas né!

    Um abraço!
    Leitão

  46. 46 Vlad

    Oi Mônica
    Entre COCE5 e ELPL6 sou mais a primeira. As elétricas são ótimas opções no longo.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s