Na bolsa, as pessoas pacientes ganham o dinheiro das pessoas apressadas.
Há exatamente um ano atrás o amigo leitor Antônio Alves havia me perguntado:
“Bom dia Leitão!
Fiz um levantamento de empresas com bons fundamentos a preços baixos para investimento (não especulação) e achei: AVIL3 e FESA4, comprei a 2 semanas e já no curto prazo é só alegrias: +15% na primeira e +5% na segunda. Só ontem AVIL3 subiu 18% (não sei porque).
O que você sugere neste caso de altas muito altas e rápidas? Vender um pouco para embolsar os lucros e comprar quando cair x% por exemplo, ou ficar firme e comprar mais quando cair ou pelo menos voltar o preço que entrou? Lembrar que comprei só 1 lote de cada (poderia vender no fracionário).
Abraços,
Antonio.”
———————–
Oi Antônio!
Ótimas compras! Boas empresas e bom preço pago! Parabéns!
Olha, se você comprou para Investimento, e confia no futuro da empresa, não deve pensar em vender tão cedo.
A gente só vende se:
1) A empresa subiu demais, ficando extremamente cara (não cara em relação ao que eu paguei, mas cara em relação ao que ela vale de verdade);
2) Perdemos a confiança no futuro dela;
3) Precisamos re-balancear nossa alocação de capital.
Fora isso, é mantê-la, independente se subir 50% ou cair 50%. Pois você não está especulando, está investindo.
Na bolsa, as pessoas pacientes ganham o dinheiro das pessoas apressadas.
Abraço!
Leitão
PS.: Hoje, um ano depois, se Antônio manteve as ações, ele está com uma volorização de mais que 150%!
Leia também…
> Análise do Índice Bovespa Histórico, sem embromation’s…
Filed under: filosofando, Gestão de investimentos | 15 Comments
Tags:filosofando
Leitão (chará),
Bem esclarecedor. Pelo que venho acompanhando do seu blog, essa realmente é a estratégia correta de investimento. Agora, para isso funcionar, temos que responder duas perguntas, que o Antônio Alves soube responder muito bem.
A primeira é: Quais os parâmetros a serem analisados para saber se uma empresa é boa?
E a segunda é: Como encontrar o valor “de mercado”, para saber se está abaixo ou acima do preço?
Grande abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco.
Oi Eduardo!
Obrigado!
Pois é, duas perguntas fundamentais mesmo! Saber fazer as perguntas certas é mais difícil do que dar respostas.
Um abraço!
Leitão
Leitão
Quanto a paciencia. Comprei ações da petrobras no fim de 2009, formando um preço médio de R$ 38. Hoje o preço está em R$ 34. Como realizo investimentos mensais graduais, o que voce acha que devo fazer. Fico comprando mais petrobras enquanto está barato, para engordar a carteira, ou a queda do momento é apenas momentanea, que os fundamentos futuros compensam
Abraço
Oi Jeferson!
Vixe! Você está bom boas intenções, mas só. Não está em um caminho correto. Desse jeito vai entrar ano e sair ano e você continua enxugando gelo…
Não consigo explicar tudo por aqui, é um bocado de coisa. Ao longo de todo o blog já deixei muitas dicas, mas só consigo explicar tudo tim tim por tim tim através do curso mesmo…
Dá vontade de escrever um texto de uns 20 parágrafos pelo menos, para lhe ajudar, mas não tem jeito…
Abraço!
Leitão
Sabe como é Leitão
Ando com muito azar ultimamente…
Quando compro uma ação, ela resolve cair…Saquei toda a minha grana para pagar o meu carro, e resolvi recomeçar, com estrategia a La Leitão, justamente com Petrobras. Parece que voce vai ficar aplicando a vida inteira, e não vai sair do lugar. Mas a estratégia de investimento gradual mensal continua firme. É o quinto mês consecutivo. Vamo que vamo, não vou desistir, uma hora desempaco…hehe
Na Bolsa assim como na vida sorte só tem quem tem conhecimento, oportunidade e equilíbrio emocional.
Só os olhos preparados conseguem enxergar as oportunidades.
Boa noite Leitão,
Legal a referência ao meu comentário, pois serve para ver como a bolsa se comporta no prazo mais longo (tá certo que um ano é pouco, mas os preços a um ano atrás estavam bem baratos).
Bem, eu ainda tenhos estas ações na minha carteira, pois continuam boas empresas, apenas realizei um pouco delas e no momento estou somente com o lucro o principal já retirei (o preço médio está negativo) para comprar outras empresas (digo ações)! hehe
Estas 3 empresas na época foram as primeiras compras para formação da minha carteira atual, juntamente com a Confab. Hoje a minha carteira tem 38 empresas (tem algumas que irei vender já deram lucros mas não são tão boas assim). Hoje as 2 representam 2,5% da carteira, na época era 70%! Fiz toda esta diversificação devido a liquidação de várias empresas boas e para aprender mesmo (até porque o custo não foi mais alto, pois opero por volume operado e não por operação). Claro que fiz algumas especulações visando abaixar o meu preço médio: tipo comprar quando está barato e vender quando o repique perder o folego (Ex: preço médio de VALE5 a 13,34)! Mesmo este ano pude comprar empresas e em pouco tempo ter bom lucro: CREM3, FRAS4 e TUPY3, fruto de garimpagem mesmo! Mas no momento está difícil achar barganhas!
Abraços,
Antonio Alves.
Oi Antônio!
Que bom vê-lo por aqui! Viu que seu comentário de um ano atrás virou post? :-)
Foi um bom exemplo, e pelo seu comentário atual vejo que continua no caminho certo!
Só tenho que dar os parabéns!
Grande abraço!
Leitão
Obrigado Leitão,
Acabei de ler a sua entrevista na InvestMais. Ficou muito bom! A revista melhorou bem… Na da JBS (que foi comentado no seu blog) achei vários erros, fiquei até com pena de comentar aqui. Se não pode vencê-lo junte-se a ele (Leitão)! Também tô nessa: se subir acho bom, se cair, melhor ainda.
Parabéns, e eu ainda chego lá (independência financeira).
Abraços,
Antonio Alves.
PS: Mas erraram uma empresa da sua carteira: trocaram CSN por COSAN! Isto me lembra o erro de traduzir SILICON para SILICONE ao invés de SILÍCIO! hehe
Oi Antonio!
Obrigado! Que bom que gostou!
Tive que vencer a timidez e publicar a entrevista na revista. Sou mineiro, sabe como é: tímido por natureza.
Mas fiquei feliz em contribuir com o Raul, e o pessoal da revista foi muito gentil comigo.
E você viu? Colocaram Cosan na minha carteira! Vixe! Rsss… É na verdade CSN. Mas tudo bem, quem me conhece sabe que eu não colocaria a mão no fumo da Cosan de forma alguma! Rsss… (Eu avisei o editor Fernando, mas ele já havia enviado para impressão e pediu desculpas. Tudo bem!)
Grande abraço!!
Leitão
Olá, Leitão
acompanho sempre o seu blog
exelente nivel
gostaria que voce comentasse sobre EVEN3
agora com a oferta de novas ações a 6,00 reais
Abraço
Oi Thomas!
Obrigado!!
A Even3 parece que vem mostrando bom desempenho, talvez mereça ser olhada mais de perto. Como é nova na bolsa, realmente precisa de uma análise mais detalhada para saber que é boa ou ruim. Por hora só posso dizer que é interessante e pode ser vista mais de perto.
Um abraço!
Leitão
obrigado!