Em simulados, tem que sentir calor na cadeira…

06jan10

O amigo leitor, Guilherme, enviou a seguinte questão:

“E ai Leitão, como vai?
Sou leitor recente do seu blog. Conheci atraves de um amigo que fez o seu curso…

Gostaria de saber a sua opiniao sobre os simuladores do mercado de Acoes, tipo UolInvest, FolhaInvest, etc. E quem sabe até algumas dicas..hehe!
Eu que ainda nao tenho $$ pra entrar no mercado de verdade, estou treinando nesses simuladores hehehe!

Abraços, e continue com o blog de alto nivel!
Guilherme.”

Oi Guilherme!
Tudo jóia! Comecei 2010 a todo vapor, cheio de vontade de ajudar o Brasil a ir cada vez mais para frente! :-)

Os simulados são bons e são ruins.

Explico:

São bons porque permitem que o iniciante tenha um pouco de contato com a dinâmica do mercado antes de usar dinheiro de verdade, e também aguçar a curiosidade e vontade de aprender essa coisa maravilhosa que é o mercado de ações.

Mas são ruins porque na maioria dos casos só incentivam os iniciantes a caírem no lado negro da bolsa, que é a Jogatina. Nos simulados, como tem delay (atrazo) de 15 min, muitas pessoas acessam o mercado em Real-Time, e dão ordens no simulado com delay, e ficam com performance estrondosa, claro…

Outros, como não estão lidando com dinheiro de verdade, tratam a questão quase como brincadeira, e na hora do vamos ver com dinheiro de verdade, acabam ficando sem chão.

Além disso, os simulados são anuais, e não incentivam os iniciantes a aprenderem sobre INVESTIMENTO, somente Especulação. E investimento leva anos para se medir performance, coisa que um simulado não faz…

Em fim, qualquer planilha em Excel serve para você registrar suas operações, e às vezes é até melhor, pois permite que você faça a coisa sozinho, e durante o tempo que quiser.

O grande segredo de fazer simulações antes de ir para o mercado real é FAZER COMO SE FOSSE SEU DINHEIRO DE VERDADE. Ou seja, você tem que SENTIR CALOR NA CADEIRA para fazer o simulado valer de verdade… usar um dinheiro que você imagina ser o real para você…

Mas o caminho é esse mesmo. Quanto mais tempo e estudo antes, mais barato e menos doloroso fica o aprendizado. Não que o mercado seja coisa difícil, não é. A questão é saber ficar longe do apelo de jogatina e do lixo-informacional que existe nesse meio….

Um abraço!
Leitão

Leia também…

> Previdência Privada e Feijão Tropeiro

> A vantagem de ser investidor individual

> Ações – As Excelentes, as Péssimas, as Outras…



15 Responses to “Em simulados, tem que sentir calor na cadeira…”

  1. 1 HEDDER ALVES GARCIA

    Guilherme, boa tarde! Tá caindo um toró aqui no ce’i’ntro de São Paulo que pqp!!!
    Eu comecei no FOLHAINVEST em julho09 e também abri uma ‘carteira’ no UOLINVEST. Não me lembro de diferença alguma!
    O que não gostei é que você não tem como SACAR da, nem como INVESTIR na sua CARTEIRA seus valores, VIRTUALMENTE E quando você vende N ações, por exemplo, o saldo NÃO É CORRIGIDO!
    Cole os valores em uma planilha Excell e tire sua conclusões!
    Treinei bastante, enquanto minha mulher ficava gritando: -você não vai jogar nossas economias da POUPANÇA (rend=+-0,5%/mês) para a Bolsa de Valores….ha ha ha!
    Entrei no dia (22out?) em que o Ministro taxou o capital ‘especulativo’ externo! Que merda….Mas não desisti…
    Ainda tenho muito o que treinar, mas vamo’ que vamo’.
    Até breve
    Hedder

  2. 2 gionei

    Fala Leitão,

    Como falei na pre-inscrição, sou iniciante nesse mundo dos investimetnos em ações e fiz apenas poucas operações. Tenho procurado comprar em rompimentos de congestões e até agora tenho tido um bom desempenho, pelo menos eu acho hehehehehe. Minha dúvida é se minha estratégia é muito simplista, ou se para especulação posso adotar essa como minha estratégia principal????

    Se algum outro blognauta quiser responder, ficarei grato.

    No mais, quero te parabenizar novamente pelo blog.

  3. 3 Gustavo

    Eu antes de investir participei dos simulados. Como o Leitão comentou, tem o lado bom e o lado ruim. Infelizmente, a ênfase maior acaba sendo mesmo para a jogatina. Investir não é competir com os outros. É competir contigo mesmo – aprendendo a controlar as emoções. É saber que, se escolheu as empresas certas, o mercado vai te premiar por ter disciplina e dedicação, fazendo que alcances teus objetivos traçados lá no início.

    Fato é que fica fácil de falar isso depois do curso…

    Abraços!

  4. 4 Leitão

    Oi Gionei!
    O caminho é por aí sim, mas tem mais coisa por trás… Você jé entendeu como funciona mais ou menos o Fibonacci, mas falta ainda o alicerce da casa, ou seja, toda a filosofia e boa educação de um bom Investidor e Especulador. É isso que dá suporte à técnica. Senão é como voar de Aza-Delta sem nenhum preparo…

    ——————————–
    Oi Gustavo!
    Gostei do que falou… a questão não é competir com os outros, mas consigo mesmo…

    Um abraço, pessoal!
    Leitão

  5. 5 geraldo

    Caro Leitão,

    Primeiro contato com seu blog e vejo que já tocou em questão de alta relevante para mim. Como identifico ou diferencio informações sobre o mercado com delay e em real time?

    Obrigado pela atenção.

  6. 6 Leitão

    Oi Geraldo!
    Seja bem vindo à turma aqui na minha cozinha mineira! Fique sempre à vontade por aqui!

    Bem, dados real-time são úteis para quem faz day-trade (fica comprando e vendendo dentro do dia, e precisa de informações muito rápidas).

    Eu por exemplo uso mais o end-of-day (informações só do final do dia), e opero no diário, então não preciso de real-time.

    Sites grátis tem delay de 15 minutos.

    Real-Time você consegue em algumas corretoras, ao abrir uma conta com elas. End-of-day eu uso o http://www.quotebr.com para alimentar o programa MetaStock (parece complicado mas não é não…. não se assuste com essas coisas, são detalhes menores, o mais importante é uma boa postura na bolsa)

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Henrique

    Boa tarde Leitão,

    Estou aqui no seu blog pela primeira vez e estou gostando.

    Realmente sempre achei que as informações que se jogavam para as “sardinhas” do mercado (nóis) era aquilo que interessava aos tubarões.

    As video-aulas já estão disponíveis? Em relação ao seu curso, qual é a duração dele?

    Obrigado

    Henrique

  8. 8 Leitão

    Oi Henrique!
    Seja bem vindo aqui na minha cozinha mineira onde papeamos sobre o mercado de ações! A turma aqui é jóia!

    O curso ficou pronto sim, e todo mundo gostou, veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    São 30 dias com meu suporte lhe acompanhando de perto… No link tem todos os detalhes, e depois envio mais em seu email (ao final tem um formulário).

    Espero vê-lo em uma próxima turma!
    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Gabriel

    Boa tarde Leitão…

    Desde já me desculpem pela extensão do comentário mas resolvi aproveitar um único para 2 intenções…

    Quanto ao post em questão:
    Quando descobri os simuladores achei muito interessante a idéia de testar meus conhecimentos via um software sem compromissos monetários mas achei meio estranho seu funcionamento, justamente pelo delay que vc comentou, mas acredito que se vc entender realmente como ele funciona e “investir” um pouco de tempo (e $$$ fictício é claro hehehe) jogando honestamente consigo mesmo, pode ter uma boa idéia do seu desempenho aproximado. Uma questão que julgo interessante é a existência das ordens start e stop (no UOLinvest em especial) que servem para uma simulação de proteção de tempo e capital na tentativa de especulação.

    Após esse final de semana, e a leitura deste post em especial, tive uma melhor visão dos simuladores, não são a super ferramenta como os ví em primeira mão mas acredito que tem sua utilidade se utilizados com honestidade e como o próprio Leitão disse, “sentindo calor na cadeira”. Se conseguir alguma liberação de adrenalina “investindo” em simuladores, sinal que algum bem eles estão trazendo.

    Em off do post:
    Desde o final de 2009, via contato com colegas da empresa que investem em bolsa (puros jogadores diga-se de passagem) comecei a me interessar pelo assunto e resolvi correr atrás de informações, desde o mais básico no próprio site da Bovespa (o que é e como funciona o mercado financeiro) até técnicas e estratégias de análises e investimentos em sites como ADVFN, e outros(não quero fazer propaganda ;p).

    Heis que em um belo sábado de manhã (ontem) passeando pelo ADVFN, checando algumas cotações e materiais encontro o link para o seu blog, fiquei tão encantado com tudo aqui exposto que em dois dias (ontem[16] e hoje[17]) lí todos os tópicos e respectivos comentários desde 2008.

    Já parabenizei uma vez mas tenho de fazê-lo de novo. Só a leitura do conteúdo do blog dá a impressão de segurança quanto ao assunto em geral. Me sinto como um especulador que investiu um troquinho de conhecimento nas ações do Leitãoemação e obteve um lucro de mais de 100% em um único final de semana, mesmo a bolsa não operando! hahaha

    Sou mais um frequentador assíduo do blog desde já e espero poder não só absorver mas também num futuro próximo agregar valor.

    Um forte abraço e uma ótima semana a todos.

  10. 10 Leitão

    Oi Gabriel!

    Puxa, obrigado! Obrigado pela mensagem! Que bom que está gostando e encontrando coisas úteis por aqui na minha cozinha mineira!

    Seja bem vindo à turma aqui no blog!

    Um grande abraço e boa semana!
    Leitão

  11. 11 Sam

    Gabriel

    Vc fez algum curso de Leitura Dinâmica cara? rsrs

    Abaixo um trecho do seu post rs

    “fiquei tão encantado com tudo aqui exposto que em dois dias (ontem[16] e hoje[17]) lí todos os tópicos e respectivos comentários desde 2008.”

    Isto é Incrível!!! ( como dizia o finado Lombard rs )

    Abç

  12. 12 Gabriel

    Hahaha não fiz curso nenhum não Sam… pra falar a verdade nem sou de enrolar mas tenho feito tanto relatório ultimamente que tem que ser tudo muito bem explicado e com a mínima repetição de palavras possível, logo a gente acaba usando palavras incomuns que até soam estranho hahaha

    Abraços a todos

  13. 13 Sam

    Gabriel

    hehe blz ..

    eu perguntei pq de certa forma fiquei impressionado c sua rapidez na leitura.

    Eu que sou muito detalhista .. e as vzs volto no texto p ler de novo .. levei semanas p ler o conteúdo todo do blog.

    PS. Leve em conta que isso foi a mais de 1 ano atrás ….. e o conteúdo TODO ao qual me refiro era infinitamente MENOR rsr ( Leitão ainda não tinha batido os records de visita um atras do outro rsrss ).

  14. 14 Gabriel

    Hahahaha Sam…

    Eu tbm entendi errado a sua colocação… levei em conta o tipo que escrevi e não quanto a rapidez de leitura… sei la q q pensei tbm… mas dps descobri que nao li os chats… mas estou lendo agora ;p

    Abraços


  1. 1 Sobre Estratégias de Investimento, Risco, Investidor e Empreendedor… | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s