PETR4 – Gráfico – 21-12-2009

21dez09



18 Responses to “PETR4 – Gráfico – 21-12-2009”

  1. 1 Daniel

    Leitão, estou aguardando a abertura da turma de janeiro e enquanto isso brinco num desses simuladores perdendo bastante dinheiro imaginário.
    Gostaria de saber no entanto se nao poderias dar uma palhinha:
    Achei legal esse psot de hoje porque passei o dia acompanhando a PETR4. Gostaria de sabe se caso ela chegue a linha proxima de 34 (suporte?) e ensaie uma alta, o que devemos esperar? Que ela suba até chegar a linha próxima de 38, ou que tenha mais quedas, visto que rompeu a linha de alta? O que seria mandatório nesse caso? Um abraço

  2. 2 Ian

    Leitão, não entendi pq a linha de 66% do Fibo do Leitão não ficou na casa dos 40, mas na dos 37.

  3. 3 Leitão

    Oi Daniel!
    Nem é preciso simulador não. Pode usar uma simples planilha só para registrar compras e vendas, com data de entrada e saída, valores e o resultado. Quanto mais simples melhor… O segredo é fazer cada operação como se fosse dinheiro de verdade. Imagine mesmo sendo o SEU dinheiro, pois aí sim entra a emoção que é o fator principal.

    As planilhas que tenho acompanham um monte de conceitos e tutorial, e fazem parte do curso. Calma que você vai ver tudo… rsss

    Sobre o sobe desce, é assim mesmo… o mercado vai e vem sempre em Zig-Zag, e cada degrau da escada é ponto de entrada e saída….

    —————————————
    Oi Ian!
    A análise está pegando a congestão atual, que formou um N a meses atrás… Se pegar mais em cima fica errado… Esse tipo de dúvida pode postar lá no Butecão dos alunos, que fica melhor, pois lá pode-se postar gráficos, e os colegas de Butecão podem ajudar também…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. 4 Alberto

    Leitão,

    Uma curiosidade!!!!, em que momento você começa a traçar a LTB em sua análise. Como vemos a PETR perdeu a LTA, no caso você espera a definição no fibo, para fazer isso ????

    Abraços

    Alberto

  5. 5 Leitão

    Oi Alberto!

    Tanto as linhas de alta ou baixa precisam de pelo menos dois “morrinhos” onde colocamos o apoio da linha… então, para traçar a linha de baixa, espero formar uns dois zig-zags para baixo formando os morros (topos) onde aí sim dá para traçar a linha…

    Uma linha é uma medida de comportamento de massa da multidão, e apesar de simples, tem conceitos de psicologia de massa ao usar essa forma de traçado, que dão a qualidade ou não à coisa… Senão fica meio mecânico e sem sabermos o por quê disso…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Alberto

    Oi, Leitão!!!

    Valeu pela explicação, até agora a PETR só fez um zig-zag, agora percebi o erro que estava cometendo !!!! nas minhas análises!!! no caso traçava a linha direto do Topo, para primeiro topo que surgisse sem esperar o segundo morrinho para confirmar a validade da LTB.

    Um abraço!
    Alberto.

  7. 7 Laenir Ana

    Olá Leitão!
    O gráfico da Petr4 continua valendo?

  8. 8 Leitão

    Oi Laenir!
    Sim, está valendo!

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Heraldo Amaral

    Prezado Leitão, a PETR4 poderia, no momento, ser uma opção de COMPRA para quem entra AGORA na Bovespa à procura de um bom INVESTIMENTO?
    Um abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi Heraldo!

    Você disse INVESTIMENTO, não é? Se foi para Investimento, sim, a PETR4 é sempre bom investimento, e não está cara não. Mas para Investimento tem que compor uma carteira maior, que contemple mais ações, e não somente uma de um setor. Investimento a gente compra empresa boa com intenção de participar do crescimento dela, e não com intenção de “pegar uma alta”, que aí já é Especulação. Nunca jamais confunda essas duas coisas.

    Para Especulação está conforme o último gráfico postado mesmo. Não mudou.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Jeferson da Luz

    Fala Leitão

    Estou fazendo investimentos graduais na PETR4. Como é para longo prazo, fiz compras a 39, 38, e ontem a 36,86, esperando a mesma subir. Mas, a ação só cai…que coisa né ?
    Haja psicologia para manter o papel !!!…hehe

    Abraço

  12. 12 Sam

    Jeferson

    Se sua estratégia é de investimento gradual .. para LONGO PRAZO .. quanto mais cair melhor… vc ta comprando cada vez mais barato cara rsr

    Esse é o meu ponto de vista rsrs

  13. 13 Wanderley Schembek

    Olá Leitão!

    Se alguém não se sente bem em fazer especulação, poderia ir logo para o investimento? não seria um atraso na velocidade em fazer dinheiro? especular dá dinheiro mais não tenho tempo, de ficar fazendo day trade, e no diário é bom mais é um pouco chato, e no investimento ´´e só comprar e comprar e comprar… acho que vou abandonar essa de especulação, qdo tô em casa não tenho tempo nem mesmo pra mim qto mais pra minha familia… tenho alguns lotes da CNFB4, agora vou fazer um lote da petr4, e depois um da vale e assim vou indo, (não vou comprar e vender isso me (IRRITA) KKK , é verdade! Não sei no que isso vai dar, mas só vou comprar … vou comprar de pouco a pouco, mas vou comprar. Alguem pode se dar bem só investindo sem especular…? Dividendos e JSCP, bonificação etc dá um ganho bom…?
    As vezes somos até ignorantes em fazer perguntas bobas mais, as vezes precisamos ouvir de quem sabe…. Um abraço Leitão, desculpe a ignorância!

  14. 14 Leitão

    Oi Jeferson!
    Pelo que comentou, não está Investindo não… está mais é Jogando mesmo. É duro, mas a maioria só faz jogar e perder tempo na bolsa. Investir ou Especular não é complicado, mas o problema é que tudo nesse meio puxa os iniciantes para a jogatina, e a poluição mental que reina nesse meio não ajuda em nada….

    Venho falando muito disso ao longo do blog, e pena que não consigo explicar tudo por aqui… Mas meus alunos ficam impressionados como mudam de postura ao longo dos estudos. A gente chega a olhar para trás e ver o quanto de bobagens fazemos. Eu já passei por isso também….

    ——————————————-
    Oi Sam!
    É isso mesmo, quanto mais cai, melhor. A matemática da coisa é bem elementar mesmo, o que pega é o emocional. E para convencer as pessoas disso não é fácil.

    ———————————————
    Oi Wanderley!
    São as perguntas mais elementares que são as mais importantes!

    O certo deveria ser isso: As pessoas deveriam ter interesse e dedicar tempo para INVESTIMENTO, e dedicar tempo a ESPECULAÇÃO somente se sentirem que gostam e querem mesmo desafiar o mercado.

    Mas o que acontece é que tudo nesse meio leva os iniciantes para o mundo da Especulação, ou pior, da Jogatina. Comigo não foi diferente. Só fui aprender a Investir depois de anos batendo cabeça.

    Investir é fundamental, especular é bom, não é pecado, mas não é fundamental.

    Pode-se ir para a Bolsa somente Investir, mas não se deve ir para a bolsa somente Especular. Acontece é que ninguém fala isso pra gente, e pior, todo mundo só incentiva ir pelo caminho errado.

    Aqui na minha cozinha tento ajudar como posso… :-)

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Matheus Alves

    boa noite leitao! sempre que posso vejo seu blog , da para perceber que vc é uma pessoa do bem e , que, realmente esta passando informaçao com muita responsabilidade, quero iniciar na bolsa este ano. gostaria de uma informaçao sua. suponha que eu tenha RS 150,000,00 se eu comprar um lote de cada açao do seu cardapio, posso fazer essa compra tudo de uma vez ou, posso comprar um lote de cada açao, por dia, ou por semana …. que vc me diz ? vi vc orintar a comprar um certa quantia por mes …mas, se eu comprar como ti falei qual, vai ser a diferença ?abçs …. lembrado que quero comprar sempre, pois estou de olho nos dividendos e valorizaçao da açao …..nao tenho tempo de ficar comprando e vendendo… tenho que comprar a logo prazo….vc acha que é melhor que renda fixa ?

  16. 16 Jeferson da Luz

    Então Leitão

    A idéia minha é manter para LP mesmo…Resolvi tirar a opção “Vender” do meu HB…hehehe

    Abraço

  17. 17 Igor

    Matheus,

    Uma boa estratégia é fixar uma valor, por ex R$5.000,00 por mês e comprar ações de uma das empresas que você escolheu para sua carteira, em um dia do mês, por ex no dia 10. No mês seguinte, no mesmo dia 10, comprar mais R$5.000,00 de outra empresa, e assim sucessivamente, até que você tenha comprado de todas as empresas escolhidas, daí o ciclo começa novamente. Isso é investimento gradual.

    Dessa maneira você estará investido com consistência, estratégia e segurança. O conceito por trás o Leitão passa no curso (não é propaganda grátis, mas ia ficar muito extensa uma explicação aqui).

    Mas o importante é manter um valor fixo por mês, e comprar todos os meses, fazendo rodízio com as emrpesas da carteira. Tem que ser disciplinado se não a estratégia pode falhar. Comprar toda semana ou todo dia não é tão eficiente porque você vai comprar muito em um mesmo momento do mercado (ruim para a estratégia), além de dar muito dinheiro para a sua corretora.

    Abs

  18. 18 Leitão

    Oi Matheus!
    Obrigado! Eu gosto de ajudar! Fique sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    Bem, o Igor já disse tudo (Obrigado, Igor!). É exatamente como ele comentou (O Igor é meu ex-aluno).

    Fazendo desta forma você administra bem o risco e obtém boa rentabilidade e crescimento patrimonial. Não compre tudo de uma vez não.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s