Fumo-Caps – Combate ao fumo na Bolsa…

11dez09

A amiga leitora, Elaine, enviou a seguinte pergunta:

Alô,leitão,
Adorei sua ideia, outro dia pedi opinião sobre a MMXM3 e voce disse prá eu sair fora,uma vez que é mico e tenho que pegar açoes que tem liquidez. Achei certíssimo, mas fiquei na dúvida em pequenos detalhes,e como voce não embroma e fala a verdade, resolvi insistir.

Olha,uma ação que tem mais de quatro mil negociações por dia,não pode ser considerada uma ação mico,certo? Só perde prá petr4,vale5,bvmf3 e logo em seguida vem ela no ranquink de negociaçoes…
Abraços!!!!
Elaine

———————-
Oi Elaine!
Bom vê-la por aqui! Apareça mais! As meninas andam meio sumidas…

Bem, não é só porque uma ação tem muita liquidez que quer dizer que ela é interessante não…

Muitas ações tem grande liquidez, fazem parte do índice IBOV, etc e tal, mas são verdadeiros fuminhos…

Agora é que vem a pergunta: Mas por que empresas fuminho são tão negociadas na bolsa? Por que tanta gente põe a mão nisso?

Resposta: Por falta de conhecimento mesmo! A maioria das pessoas na bolsa não tem noção do que é uma boa ou má empresa, e ficam negociando o código do papel sem nem sequer saber que empresa é aquela, que setor que é, etc…

Aí vem outra pergunta: Como então saber se a empresa é boa ou ruim? Tenho que ficar esmiuçando balanços, perdendo horas em cima de números contábeis, etc.?? Isso é muito chato!!

Resposta: Não, não é tão complicado assim não… e é fundamental pra qualquer um na bolsa ter essas noções… e não é chato não – na verdade, muitos autores fazem isso parecer chato e complicado , mas é só para valorizar a fala deles… não precisa ser chato e complicado… na verdade, é até legal! Meus alunos adoram!

Abraço!
Leitão

Leia também…

> Não é o mercado que dita as regras, somos nós!

> Ações – As Excelentes, as Péssimas, as Outras…

> Buy-and-hold é ausência de Estratégia

> Primeira visita ao Blog? Dicas…



8 Responses to “Fumo-Caps – Combate ao fumo na Bolsa…”

  1. 1 Jeferson da Luz

    Bom comentário Leitão

    Só vou exigir royaltes, pq o termo “Fumo-caps” é de minha autoria….hehehe
    Um dia eu entrei nestas ações, ganhei uma boa grana, mas sai a tempo de levar fumo. Depois disto, penso duas vezes…hehehehe. Agora, só empresas boas !

    Abraço

  2. 2 Leitão

    Oi Jeferson!
    Hehhehehe! Verdade!!

    Então está dado os créditos: “Fumo-Caps by Jeferson da Luz”

    :-)
    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Carlão

    Boa analogia Leitão! KKKKK
    se a vale fechar como agora, PETR4 R$ 37,97
    +0,56%, ela poe a cara de fora novamente???

    E esse termo -Caps? By the way, o que é isso?

    Abraços!!! Vamos com Deus!!!
    P.S. Tivemos atitudes importantes nesses dias hein, parabéns!!!! KKKK Tô no seu rastro kkk claro, falta muiiiiiiito ainda kkkk mas chego lá!!!

  4. 4 Carlão

    Vale não né, PETR KK

  5. 5 Sam

    Se Leitão ganhasse 1$ de cada um que segue seus rastros no que tange a analises de ações, ele ficaria mais rico ainda rsrsr rapidinho

  6. 6 Leitão

    Oi Carlão!!
    Pois é, você estava fora esses dias… Viu só?
    Obrigado! Vamos juntos nessa!

    A PETR4 está conforme o último gráfico mesmo, em tendência de alta e dando sopa… Rsss…

    ———————————–
    Oi Sam!
    Hehhehehe! Até que não é má ideia não! rsss
    Mas aqui na minha cozinha o cafezinho é por conta da casa! :-)

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. 7 José Atanásio

    Grande Leitao,

    Cara, falando em fumo caps , deixa eu te pedir um favor … dá uma analisada nos dados da eucatex (EUCA4)! Parece uma empresa de bons fundamentos num preço e num momento muito interessantes … me pareceu uma excelente oportunidade, acho que até candidata ao teu menu !!
    Por hora tem baixa liquidez, mas entrou no indice industrial da bovespa e é esperado um nivel de governança N1 pra ela no primeiro trimestre …
    Me fala o que tu acha, cara …

    Um grande abraço !

  8. 8 Leitão

    Oi Atanásio!

    Olhei rapidamente a EUCA4 e parece que ela vem melhorando os fundamentos nos últimos anos, reduzindo dívidas…

    Talvez mereça uma análise mais detalhada sim. Mas é como falei, só depois de uma análise bem criteriosa é que dá para dizer se vale a pena ou não.

    Pelo menos fumo ela não parece ser não. :-)

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s