PETR4 – Gráfico – 17-08-2009

18ago09

petr4-2009-08-17Boa noite, queridos amigos!

Hoje Petrobras e Natura mereceram atualização. As demais continuam na mesma…

Hoje também tem novidade: o “Cardápio Alternativo”, com ações interessantes sob o ponto de vista de Fundamentos…

Abraços, e bom apetite! :-)
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...



32 Responses to “PETR4 – Gráfico – 17-08-2009”

  1. 1 Rafael

    Leitão,

    tirei praticamente o dia todo pra ler vários de seus post´s no blog. Encontrei seu blog por acaso e já o considero o melhor achado nos ultimos tempos.

    Vou direto ao ponto: tenho 21 anos, possuo 10 mil reais, estou desempregado e com uma sede enorme de aprender a especular e investir na bolsa mas, como estou sem renda mensal , tenho chances de fazer operações mensais e “viver de bolsa” iniciando com os 10 mil reais ?

    Finalizando, seu blog é show! Abs…

  2. 2 Anônimo

    Aplique 10% disso no curso do leitão,
    Defina viver de bolsa…
    Viver nesse momento tirando toda a renda de bolsa, ou num futuro distante viver comoque for aplicado hoje?

    Para segunda opção, 10mil é muito bom para começar… Para a primeira, nem pensar! Melhor ir procurando emprego =x

    Enfim, é isso =)

  3. 3 David Anderson

    Fui eu que respondi acima, esqueci de por o nome =)

  4. 4 Bruno

    Concordo com o David, Rafael….

    1) Vale a pena investir no curso;

    2) Com 10 mil não dá pra viver de especulações/investimentos… Suponha o caso hipotético que você consiga fazer 10% todo santo mês (não estou duvidando da sua capacidade, mas isso é praticamente impossível…). Ainda sim você terá cerca de R$950,00 por mês, mas não terá 1 centavo para aumentar seu capital… Isso significa que daqui 50 anos, terá 10mil na conta e ainda tirando R$950,00 por mês….

    Desculpe, mas é a verdade….

    Espero ter colaborado.

    []’s

    –Bruno

  5. 5 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado pelo incentivo!! Que bom que já leu bastante coisas aqui no blog… tem realmente muitas dicas e comentários bacanas! É sempre bom ajudar!

    Olha, o David e o Bruno falaram certo mesmo (obrigado, David e Bruno).

    A primeira coisa que deve fazer é investir em educação para a bolsa, é o principal.

    Segundo, você é jovem, e tem um bem valiosíssimo que é o TEMPO, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/08/04/o-bem-mais-valioso-de-um-investidor/

    Tercerito, 10K é um bom dinheiro para começar, mas para ficar somente especulando talvez não seja o melhor, pois você tem que destinar dinheiro para Investimento, que é o que vai fazer valer o seu maior bem, que é o tempo. O Tempo que você tem a seu favor vale um milhão de vezes mais do que os 10K que você tem hoje.

    “Viver de Bolsa” é uma coisa relativa, pois como já disse meu amigo Alexandre Mazzei, bolsa não paga salário, ela remunera capital… então, se você não tem bom capital, não dá para “viver de bolsa”.

    Então, o melhor é: 1) arranjar um emprego; 2) investir em educação 3) investir 4) Especular….

    Se você fazer a coisa certa, com 30 anos já vai estar super tranquilo, e isso não tem preço.

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 David Anderson

    Defina super tranquilo :P

  7. 7 Leitão

    Hheheheh
    David, vamos lá:

    “Super tranquilo” = sem se preocupar com dinheiro, sem se preocupar com contas, trabalhando somente no que lhe dá prazer, sem ser obrigado a ter um emprego/trabalho que não goste, com qualidade de vida e conforto.

    Lembrando que, a quantidade de dinheiro que você precisa para isso é diretamente relacionada ao estilo de vida que pretente ter.

    Quanto mais sofisticado, maior a necessidade de dinheiro.

    Ah! E lembrando também que felicidade não tem relação direta com dinheiro, e sim com estilo de vida e riqueza mental.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/09/14/rico-vs-pobre-por-leitao/

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Bruno

    Esse post do rico vs pobre é um dos meus preferidos!

    Parabéns Leitão!

    De onde tirou as idéias principais?? De algum livro (me lembra um pouco o Pai rico Pai pobre) ou tirou de experiências da vida mesmo?

    Grande abraço!

    –Bruno

  9. 9 Leitão

    Oi Bruno!

    É uma vitamina de conceitos e experiências de vida, NNNN livros, NNNNNNN erros cometidos, NNN acertos também… :-)

    O mais curioso é que, para ficar rico, devemos correr atrás da Filosofia, e não do dinheiro :-)

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Bruno

    Exatamente!

    Acho que o conceito de “ser rico” está muito além de qualquer cifra….

    Não é o dinheiro que deixa uma pessoa “rica”, é sua “riqueza” que a traz dinheiro….

    Vale a pena refletir.

    Grande abraço!

    –Bruno

  11. 11 Rafael

    Leitão / Daivid /Bruno,

    agradeço as dicas mas, estou com uma duvida…

    Leitão,
    você comentou que o tempo vale muito mais do que qualquer dinheiro. Compreendi a lógica… mas se eu arrumar um emprego, meu tempo vai pro beleleu… e aí ? hahaha…

    Se você preocupa com o dinheiro, corre atrás do emprego e perde o tempo.
    Se você preocupa com o tempo, fica sem dinheiro e não sai do lugar…
    “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come…”

    Eita vidinha mais ou menos… hehehehe

    Valeu ae galera… abraços!

  12. 12 Bruno

    Bom, talvez o Leitão possa explicar com mais detalhes, mas de antemão te adianto:

    O tempo que você (e eu, hehehehe) temos, não é o tempo no dia-a-dia… É o tempo de vida.

    Podemos manter nossos trabalhos, nossos compromissos, e, uma vez por semana acompanharmos nossos investimentos.

    A grande questão é o tempo de vida que temos.

    Já ví várias vezes artigos dizendo sobre o longo prazo na bolsa. Pessoas que investiram R$500,00 todo mês durante 10 anos, e no final tinham mais de 1 milhão… Sim, é um exemplo hipotético, mas bastante realista…

    Se pensarmos bem, daqui 10 anos, teremos 31/32 anos… Dá pra imaginar um patrimônio desses tão cedo??

    Estariamos aposentados com 30 anos de vida, enquanto a massa se aposenta com 35 anos de carteira assinada….

    Imagina só com 50;…… 60….

    Uhuuuuuu =D

    –Bruno

  13. 13 David Anderson

    Rafael: é como o Bruno disse, a idéia e anos pela frente, ao se ver o poder dos juros compostos vai ver como 12 meses pode mudar drasticamente o resultado final. Você não precisa estar 24h no emrcado para render, assim provavelmente só vai piorar. Ou VOcê acha que gente como warren buffet fica pregado no home broker direto? Enfim. E você precisa do emprego para ter dinheiro, que unido ao tempo grande que temos pela frente, em breve não precisaremos mais do trabalho, pois o tempo nos deu dinheiro, não é a tao que ‘Tempo é dinheiro”

    Leitão: Então, Nas minhas contas, e no estilo de vida que pretendo ter, com qualidade conforto e sem depender de salário, acho dificil eu conseguir em 9 anos (que é o prazo que voce sugeriu a ele), Claro que ele tem uma vantagem sobre mim de ter 10k agora, Mas tenho a vantagem de ter 1 ano a menos :P Entao fica uma coisa pela outra. Meu objetivo é o milhão, nem pela riqueza ou status ou qualquer outro motivo, e questão de vontade mesmo, tanto q sei nem o q faria com ele, só sei que viveria bem…. Entenda isso como desafio de vida, e nao objetivo/meta de vida XD

    Assim como muitos tem como desafio de vida se formar, passar no vest, etc eu tenho como desafio ter mais que um milhão sem depender de ninguém (herança, presente, loteria e etc).

    Mas que seria legal o milhao ante dos 30, seria sim xD

  14. 14 Leitão

    David / Bruno, parabéns!!

    Vocês já são ricos, o dinheiro vem em seguida!

    Olha, fico até emocionado em ver jovens como vocês com uma mentalidade rica dessas!

    Penso até que futuro quero montar uma “escola”, ONG mesmo, para levar esse tipo de postura e mentalidade para mais jovens… esse tipo de coisa muda um país viu….

    Abraços!!
    Leitão

  15. 15 Bruno

    Leitão, engraçado isso….

    Coloquei como meta na minha vida usar parte do meu rendimento em ações (que é fruto de tudo que tenho lido e absorvido sobre o tema) em um projeto desse tipo.

    A idéia é aliar inclusão digital e boa postura perante o dinheiro (que são coisas mais próximas do meu dia-a-dia) à crianças (e talvez até seus pais)….

    Claro que por enquanto não posso fazer isso, mas quando meus rendimentos permitirem, quero sim fazer minha parte.

    –Bruno

  16. 16 David Anderson

    Bem, isos de montar escola está em meu objetivo de vida (Bem diferente do desafio, mas vencendo o desafio esse vem fácil :P), mais precisamente creche e/oui orfanato. Além de dar educação e ensinamentos, pretendo também ensiná-las a lidar com dinheiro para que assim como eu, possam ser ricas, sem depender de nínguem, e provar para a grande maioria, que sim, é possível ter uma boa vida, desde que queira e vá pelo caminho certo, e não o “certo” Estudar, trabalhar, trablhar, trablhar,ficar velho e depender de inss =x

    Além de que no curto prazo pretendo me aprimorar em administração financeir a(mesmo sendo bem longe de minha área) e dar palestras/ lecionar cursos em ONGs, para que estas consigam um ida viver sem depender de doações, ter a própria independência financeira =)

    Enfim, é isso…

  17. 17 Pablo

    Legal a discussão, acho também que o tempo é um grande aliado principalmente quando se começa a investir cedo; como o David falou, o poder dos juros compostos é realmente impressionante quando se tem o tempo a nosso favor. Acho pouco provável as chances de conseguir (sobre)viver com R$10.000 e especulação na bolsa e, ainda que fosse possível, você não iria trabalhar, mas teria de ficar boa parte do tempo ligado ao home-broker, estressado com as perdas (que certamente viriam), etc., etc. Será que vale a pena?

    No seu caso, eu tentaria um emprego, reduziria SEUS custos o máximo possível (morando com seus pais, p. ex.) e elaboraria uma estratégia de aportes mensais em renda variável/renda fixa. Por fim, seja cauteloso!

  18. 18 Clayton

    Rafael,

    Não esqueça que nos próximos anos, você terá questões importantes a resolver, referentes a sua vida. Você provavelmente irá querer comprar sua casa própria, seu carro e casar-se. Isso tudo irá consumir uma parcela muito grande dos seus investimentos, senão todos. Não quer dizer que você gastará tudo o que guardou, e sim que estará trocando um patrimonio liquido por um patrimonio mobilizado. Esse blablabla todo é para dizer que você vai precisar de muita dissiplina na sua vida financeira, muitas vezes você se verá obrigado a se descapitalizar por um tempo, para em seguida começar novamente.
    Um emprego fixo, serve para dar equilibrio nessas oscilações, além de ser mais uma forma para obter recursos para poder investir. Você é novo ainda, aproveite para ganhar dinheiro de todos os lados que puder, nunca despreze nenhuma fonte.

    Valeu !!

  19. 19 João Paulo

    Leitao, primeiramente parabéns pelo seu blog, é de extrema utilidade , realmente se tivesse conhecido seu site antes de entrar no mercado financeiro talvez nao tivesse dado tanta cabeçada como eu ja dei, mas enfim quero fazer o curso para aprimorar ainda mais o que agente pode extrair com as informações do seu blog,
    Estava pensando apos e coerente pergunta que deu origem a esse debate que se com 10 000 mil reais nosso amigo fizesse o seu curso ainda sobraria um dinheiro bom para fazer espulacoes e esse resultado das especulacoes poderiam ser aplicados(investidos) e conseguindo 5% ao mes seriam quase 500 reais mensais para investimento de longo prazo, e em 100 anos um patrimonio razoavel seria constituido.
    Entao acredito que a melhor saida para nosso amigo seria arrumar um emprego e investir de maneira calma e segura, posso estar falando bobagem , mas acredito que com muita calma e segurança , é possivel uma grande rentabilidade.
    Tenho 23 anos e pretendo fazer isso no entanto meu plano vai ser de 20 anos de investimentos continuos, quem sabe daqui 20 anos nos encontramos todos que leem o blog com muito dinheiro e montamos a ong para instrução da população na bolsa hehehe

    abraços paulistas

  20. 20 Leitão

    Oi João Paulo!
    Obrigado!

    O caminho é esse mesmo… recentemente até escrevi um post sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/07/17/alavancagem-financeira/

    Olha, com essa mentalidade boa sua, mais esse prazo enorme que você mesmo se deu, vai ser com certeza um milionário! Não tenha dúvidas!

    Daqui a uns anos vou convidar os amigos para fazer parte dessa ONG mesmo… imagina que coisa legal seria levar a educação financeira para as pessoas… isso muda a vida de muita gente viu…. é uma coisa desafiadora mesmo!

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Aderson Jamier

    Leitao,

    fugindo um pouco da filosofia e ideais que estao discutindo acima e voltando a análise do papel em questão…

    talvez fosse representativo para análise gráfica em questão traçar uma ltb pegando os fundos de junho de 2008 e de junho de 2009?

    no momento…estamos justamente na região de decisão de rompimento ou não…

  22. 22 Leitão

    Oi Aderson!
    Por hora não… a leitura é essa atual mesmo…

    Aparece lá no Butecão depois que avançamos nesses detalhes… Bom que os outros alunos podem ajudar nas dúvidas também…

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Anônimo

    Nao quero cortar a bola do pessoal aqui, mas 1 milhao nao da para nada se voce pensa que vai ter um padrao de vida alto. Qualquer apartemento de 300 metros bem localizado esta mais de 1 milhao. E como vai manter isso? Mesmo que seja um apartamento razoavel de 500.000 e um carro de 50.000, ja se foram mais da metade do 1 milhao.

    1 milhao e bastante dinheiro sim, ira te garantir uma vida confortavel se voce manter um emprego paralelo e padrao de vida mediano, ira te dar seguranca e com ele reinvestido, quando chegar aos 3-4 milhoes ai sim voce vai poder ter um padrao de vida medio-alto.

  24. 24 David Anderson

    Aí vai do padrão de vda que o cara quer levar… Eu não vejo menor necessidade de um AP que valha mais de 1m…

    E aquilo, o que planejo é 1milhão em ativos…
    Exemplo.
    Eu separando 10% da renda para investimentos, nesses ativos.
    Com os 90% é que eu irei comprar carro, casa e etc. Entendeu?:D

  25. 25 Anônimo

    Apenas fiz um comentario geral que muitos vao cair do cavalo quando atingir o tao sonhado numero de 1 milhao, cada um vai levar o padrao de vida que deseja com esse dinheiro, mas saiba que ele nao e milagroso, 1 milhao ta longe de fazer alguem rico, muito longe. Alem do mais, 1 milhao daqui 10 anos 20 anos vai valer muito menos do que hoje.

  26. 26 David Anderson

    Se via vlae rmenos acho improvavel, afinal a tendência atual é de que o Brasil venha a ficar cada vez melhor, diminuindo inflação, e aumentando qualidade. Ou sjea, a queda do poder aquisitivo do milhão vai ser menor, mas tambem não é tão grande a diferença. E assim, Se eu conseguir 1milhao aos 35 anos, fica fácil chegar aos 5 milhoes nos 50, quizá 10milhoes antes dos 60…

  27. 27 Anônimo

    Claro, isso se voce manter seu padrao atual e continuar reinvestindo o 1 milhao. Eu me referi que 1 milhao nao e nada para aqueles que crescem os olhos e acha que ja esta rico podendo fazer qualquer coisa.

  28. 28 Isaias

    Oi Leitão!

    Sou matemático, e há algum tempo venho me interessando pelo mercado de ações. Comecei investindo em ações via fundos de ações do banco do brasil, e logo percebi que não evoluía bem, do meu ponto de vista não dava a rentabilidade esperada, era pouco claro, enfim… recentemente, há dois meses, resolvi comprar ações diretamente na bolsa, via corretora de investimento BB, enfim… achei o blog numa pesquisa google, e passei a acompanhar, li um livro que considerei fraco, de análise gráfica… falava da análise de fibonacci (ainda tenho dúvidas quanto a isso, enfim)… Li outros posts, análises, e aqui estou. Claro que eu gostaria de utilizar esses conhecimentos para obter lucros e realizar investimentos, mas, além disso – e como matemático – os métodos instigam a minha curiosidade. Penso em realizar o seu curso assim que possível. Gostaria de testar a eficácia das análises, utilizar ferramentas probabilísticas sobre as cotações, talvez fazer durante o curso “investimentos-teste”, tipo “mão na massa”, a fim de fazer uma prova de conceito das estratégias. Não sei se seria viável, mas penso que um desafio interessante seria aplicar as estratégias num dia de pregão real e avaliar os resultados.

    Um grande abraço!

    Isaias.

  29. 29 Leitão

    Oi Isaias!
    Boa noite! Obrigado pelas visitas! Aqui é nossa cozinha, então fique à vontade!

    Bem, fico contente que deseje fazer o curso, e tenho certeza que vai gostar… só que tenho uma péssima notícia para você: A matemática não vai ajudar em nada no mercado de ações… dose né, mas é a verdade mesmo. Eu também já tentei vencer o mercado pelo lado matemático da coisa…

    Na verdade, se você fosse um Psicólogo teira mais facilidade de entender os meandros da coisa.. :-) Parece brincadeira, mas é a verdade…

    No curso vamos ver tudo isso. Mas fique tranquilo que vai gostar sim, e passear na bolsa depois…

    Quanto a simulações, fique à vontade! É bom mesmo treinar no “virtual” antes de usar dinheiro de verdade. Mas o problema é que em simulações não tem o componente número-1 do mercado: a emoção humana.

    Todas as minhas análises e gráficos são reais, e é o que eu uso no meu dia-a-dia (nem todos os gráficos se convertem em especulaões, mas todas as minhas especulações foram em cima deles). Isso sem falar dos Investimentos, que são constantes também.

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Isaias

    Leitão,

    Eu estava pensando que, com o curso, aprendemos muita teoria e tal, aprendemos a analisar gráficos, mas depois temos que adquirir um bom programa de análise gráfica, certo? Inclusive dicas de corretoras, quais as melhores condições para se investir e especular, enfim… temo estar puxando a conversa para detalhes menores, mas é que sou novato nesse ramo, enfim..

    Sim, você tem razão quanto à aplicação da matemática na bolsa, porque se fosse assim, com certeza, alguém já estaria lucrando com isso (ou pode até estar lucrando agora, vai saber). Mesmo assim – e mesmo em se tratando do aspecto psicológico da coisa – eu gostaria de fazer algumas investigações, pois emsmo esse comportamento pode ser modelado matematicamente… imagino que, como trata-se de um leilão, há alguma dependência no tempo entre os fatos, considerando-se algumas variáveis… tipo, se uma ação está aumentando sua cotação, mas o volume de negócios está diminuindo, isso pode ser um indicador de que esse aumento não tenha força suficiente para se sustentar, enfim… coisas desse tipo. Mas, como te falei, sou ainda muito novato no assunto, e, com certeza, realizar o curso vai abrir novas perspectivas… e, com certeza, vc é muito mais experiente que eu, enfim, tem uma idéia muito mais precisa pra passar… eu só já não fiz inscrição porque tenho receio de ser um tanto puxado, pois não teria como dispor de muitas horas por dia, enfim… talvez à noite… e mais… talvez eu te dê muito trabalho com a enxorrada de pergunta que costuma surgir na minha cabeça, e que acaba por cair no colo dos meus professores… é que gosto sempre de analisar diversos aspectos de um assunto, até sentir que compreendi… coisa de matemático, kkkkkkkkkk!!!

    Um forte abraço!

    Isaias

  31. 31 Leitão

    Oi Isaias!!
    Heheheheh…… tô vendo que vai me dar canseira mesmo! Assim é que é bom! rsss

    Olha, você vai gostar! E é bem flexível, fique tranquilo… Tem que esforçar, claro, mas a flexibilidade de horários é total…. você vai ver (mas não dou moleza não, tem que pegar firme para aprender).

    Vamos lá, anima aí que essa semana estou finalizando e fechando a turma. :-)

    Abraço!!
    Leitão

  32. 32 Isaias

    Hehehehe… Beleza, fiz a pré inscrição… vamos lá, tô dentro!
    kkkkkkkkk!
    ;)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s