Sobre os gráficos do Leitão…

28jul09

Oi pessoal! O amigo leitor, Carlos Wagner, postou o seguinte comentário, e achei interessante publicar para todos, pois pode ser útil.


“Leitão,
Quase não faço post aqui no blog, mas dando uma olhada rapida nos seus gráficos, você não acha que colocando estas quatros setas fica mais fácil para demonstrar depois para onde o movimento caminhou? Da maneira como você mostra a impressão que nos passa é que todos os seus trades dão certo. Não me lembro de ter visto algum que você postou que deu errado. Neste mercado o dificil é saber aonde comprar e vender e quando ficar observando. Você não acha que deveria enfatizar um pouco estas entradas se não fica muito vago as analises?
Obrigado

Carlos Wagner”

Oi Carlos!
Obrigado pelo comentário! Você tem razão! Para quem chegou a pouco tempo ao blog pode mesmo passar essa impressão errada. Vou rever isso, para evitar essa interpretação… Obrigado pela dica!

Os amigos que já me acompanham a mais tempo já estão acostumados, e nem carece maiores explicações, mas realmente vou achar uma forma mais clara para quem chegou mais recentemente…

Bem, mas já adiantando, explico:

1) Toda operação na bolsa é composta de duas coisas:

1-Análise e
2-Estratégia.

Meus gráficos são 50% do trabalho, são a Análise, que visa fazer uma leitura clara e objetiva do mercado (sem embromações e poluição mental).

A segunda parte, os outros 50%, são a Estratégia, que é a Operacionalização propriamente dita, após uma análise bem feita. E essa operação é pessoal, não posso nem devo colocar no blog. Cada um deve ter a sua.

2) Analiso todas as minhas ações diariamente, mas nem toda análise feita se converte em uma operação. Muitas vezes (por questão de falta de tempo ou alocação de capital) não aproveito algumas análises que mostram boa oportunidade (como foi recentemente com ITSA4) por exemplo. Acabo ocupado no trabalho diário e não me sobra tempo para fazer um plano de Especulação – Mas, como sempre falo, eu faço as duas cosias sempre: Especulo e também Invisto – e Investir eu sempre faço! Especulação é que é eventual.

3) No gráfico, as setas para cima indicam regiões de preço onde a probabilidade de alta é grande. As setas para baixo indicam regiões de preço onde a probabilidade de baixa é grande. Ao se perder uma região de preço, a seta seguinte indica o objetivo e comportamento esperado dos preços.

Por exemplo: Quando o mercado está em um momento sem nenhuma direção de preços indicada, as 04 setas indicam esse comportamento. A partir do momento em que os preços rompem um suporte ou resistência, a direção de movimento dos preços e seu objetivo já estão definidos. (Geralmente posto um gráfico atual mostrando essa mudança).

Bem, não sei se consegui explicar, mas se ficou dúvida por favor me fale que vou procurar deixar tudo mais claro.

Obrigado mais uma vez!
Leitão

PS. Complementando, vale a pena dizer também o seguinte: Apesar de aparentemente simples, as análises tem por trás delas uma série de conceitos e leis que regem tanto o mercado como o próprio analista. E isso é que dá a qualidade do resultado. Esses conceitos são extensos e não consigo passar apenas pelo blog, e por isso mesmo, por demanda dos amigos, que criei o curso.



20 Responses to “Sobre os gráficos do Leitão…”

  1. 1 GRafista

    Amigos, o Leitão é o CARA. Nunca erra. Não sei como ele ainda não está bilionário, ou está? Se eu acertasse tanto quanto ele eu já estaria morando numa ilha paradisiaca do caribe.

  2. 2 Leitão

    Oi amigo Grafista!
    Quanto tempo!
    Hehehehehehehehehe
    Olha, no caribe não sei não… mas uma ilha alí naquela região de Ilha Grande, no RJ me atrai bem viu… rssss
    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Joao Alberto

    Leitão e Grafista
    Vai ver que é por isso que ele não ensina o “pulo do gato”. Pois como o Leitão diz essa operação é pessoal, não posso nem devo colocar no blog. Cada um deve ter a sua. Desta maneira fica muito vago.
    Saudações

    joão

  4. 4 Jeferson da Luz

    Bom, vou dar o meu depoimento

    Comecei a frequentar os gráficos do Leitão quando ele colocava os graficos no orkut, e em um dia pensei “vou acompanhar”. Naquele momento da vida, mais ou menos novembro de 2008, comecei a ver, e a grande maioria das projeções davam certo, e comecei a me interessar pelo assunto…Vi que o movimento da massa era mais interessante do que somente ver que uma empresa é boa, e comprar. Quando voltei a ter dinheiro para investir, em fevereiro, comecei a comprar de acordo com os graficos…Mas como sou pé-frio, eu sempre via os graficos, batia na resistencia, e voltava pra congestao…Dai quando batia na resistencia, e eu vendia, dai subia ainda mais…hehehe. E quando eu não vendia, caia pra dentro da congestao novamente.
    Nesta ultima da USIM5, pelo o que vi, passou por cima da resistencia como uma boiada, sorte que não vendi…Mas enfim, de tantos graficos poluidos de médias moveis, estocasticos e bandas de bollinger, o maior nivel de acerto, são os graficos do Leitão. Se o Leitão fosse daqueles caras de corretoras, com certeza o nivel de acerto seria altíssimo, e ganharia o prêmio =P
    Depois de tanto puxar saco, agora quero um desconto no curso…hehehe

    Abraço

  5. 5 Leitão

    Oi João!
    Boa tarde!

    Para quem chegou a pouco tempo, entendo como às vezes pode parecer complicado. Afinal, o que mais tem na Internet é lixo… Eu tento fazer diferente, buscando sempre uma conversa franca, clara e responsável com os amigos. Afinal, além dos amigos mais distantes, aqui recebo meus amigos mais próximos também.

    Estou aqui para ajudar no que posso, e aprender sempre. Aliás, aprendo muito com os amigos aqui…

    Se você chegou a pouco tempo, convido a ver essas dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E sempre que tiver dúvida, crítica, comentário, discordância de opiniões, etc… fique à vontade, pois é assim que a gente pode evoluir sempre…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Leitão

    Hhehehehhehe, Jeferson, obrigado!

    Tá doido! Ninguém me aceitaria em uma corretora não, porque eu falo toda a verdade que ninguém fala…

    Aliás, eu acho que de tanto falar umas verdades, vou acabar arrumando inimigos por aqui! Vixe!!!

    Abração!
    Leitão

  7. 7 Joao Alberto

    Leitão desculpe a insistencia mas como você diz que ai em Minas você “mata a cobra e mostra o pau” acho que você deveria mostar o pau que irá matar a cobra, com certeza as coisas iriam clarear e muito para todos. Ou será que ai teremos muito ruido e a massa toda vai começar a operar o seu setup?
    Saudações

    João

  8. 8 Leitão

    Oi Jõao!
    Sem problemas! Gosto de debates!
    Você mesmo já respondeu…

    Ao publicar análises, já é uma grande ousadia… publicar números, operações, e dicas diretas de compra e venda já seria realmente inviável/impraticável. Questão de responsabilidade mesmo.

    Não gosto de falar de operações diretamente, pois isso não educa ninguém. Pelo contrário, somente incentiva a desavisados entrarem no mundo da jogatida da bolsa.

    Aqui no blog sempre procurei discutir CONCEITOS, pois aí sim imagino que estou ajudando de verdade. Conceitos, filosofias, posturas, armadilhas, verdades, mentiras, etc… tudo que vai construindo não um trade, mas a pessoa.

    Vou até repetir: “… tudo que vai construindo não um trade, mas a pessoa”.

    Pois no final, toda a riqueza não está nas moedas, e sim na mente. A riqueza é apenas consequência de uma mente rica.

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 Sam

    Leitão

    Por causa de respostas como essa que virei um grande admirador de Vossa Senhoria rsrs

    Hoje sinto-me mais seguro p operar .. seja investindo ou especulando.

    Ahh … se eu fiz o curso? Não!! Não fiz. Mas o simples acompanhamento do blog .. mudaram radicalmente minha mentalidade em relação a bolsa.

    Muito Obrigado!!

    Sam

    PS. Faz tempo que não comento … mas to sempre de olho no blog.

  10. 10 Márcia

    Oi, João, Jerferson e Sam.

    Eu também não conseguia compreender corretamente os gráficos postados, eu sempre achava que o Leitão teria que demonstrar mais detalhes de como chegou a certas conclusões, mas por aqui é mesmo difício ele demonstrar tudo isso.

    O melhor mesmo é fazer o curso. E olhe….. vale a pena. Vocês vão compreender tudo isso e vão matar a cobra sozinhos e saber qual o pau utilizar. rsrsrsr

    Grande abraço,

    Márcia.

  11. 11 Francisco Luna

    Leitão…que é que vc está achando da PETR4? eu acho que tah dando ponto de entrada legal…

    Desde já grato!

    abraços

  12. 12 Alexandre Mazzei

    Olá amigão, sou eu de novo!
    Tudo bom?
    Só para avisar, antes de tudo, não tenho nada contra gerente de banco….rsrsr…o meu quase me matou depois da minha declaração aqui no site….kkkk…desculpe aos engravatados, é que eu tava com muita testosterona….rsrs, e o pior que eu também uso gravata..kkkkk

    Queria fazer uma outra declaração novamente, mas dessa vez é para todos e depois não mais relatarei sobre esse assunto, pois já vi que o Leitão aproveitou as minhas declarações, então para não ser repetitivo, peço que façam um foco do que eu vou dizer para realidade de cada um.

    – É muito difícil existir pessoas como Leitão no mercado finaceiro, pessoas que sabem muito o que diz, tem o prazer de ensinar o que sabe e é muito sincero no que diz, por isso, é importante todos tratarem bem pessoas como ele, pois seria uma grande perda para os pequenos e médio investidores.
    -Como eu já estou a mais de 7 anos no mercado, posso dizer que já vi muitas pessoas boas, sumirem das páginas simplesmente por serem mal tratadas. Essa pessoa começa a ver, que o mais importante é sua conta bancária e cai fora.Ficam só olhando.

    Sejam humildes.Pois o mercado não perdoa os arrogantes.

    Quem é antigo sabe e quem é novo Pode ver a partir de agora.
    Os arrogantes somem do mercado…
    por que?
    Porque o mercado devorou eles com sua arrogancia e tudo…

    Sobre os gráficos, tenho a dizer uma coisa que resume tudo:

    (Ninguém está certo sobre o mercado, apenas diminui a sua incerteza.)

    (frase de minha autoria…srsrsr)

    Sei que o amigo acima no primeiro post estava brincando e não é dele que estou falando, mas resolvi aproveitar o que ele falou, para mudar um pouco o raciocínio de alguns que navegam por aqui em outros tópicos …
    Quando alguém pensar…
    -Por que ele não está milionário???
    É muito simples a resposta e foi respondida por Maurício Hissa, mais conhecido como Bastter…
    – porque a bolsa remunera capital.Não paga salário!
    Veja o meu exemplo:
    Fiquei famoso porque ganhei mil por cento em cinco anos no meio de duas crises ….mas tenho uma coisa para contar….
    não fiquei bilionário….rsrsrs
    Por que?
    Porque não tinha 100 milhões….
    :)
    1000% de 100 milhões é 1 bilhão…

    veja:

    100000000 x 1000 : 100 = 1 bilhão

    rsrsrs…A CULPA È SEMPRE DA MATEMÁTICA!!!…..rsrs

    :)

    Um grande abraço a todos e sucesso nos trades

    Alexandre Mazzei
    autor do livro Memórias de Um operador de Home Broker

  13. 13 Alexandre Mazzei

    onde lê: “ganhei 1000%”,
    leia :”aumentei meu patrimonio” em 1000%…abçs
    :)

  14. 14 Leitão

    Puxa, pessoal! Obrigado!
    Não sei nem o que dizer! Obrigado mesmo!

    Sam / Márcia / Alexandre / Amigos!

    Olha, não tem dinheiro que paga isso! E é por isso que continuo aqui! Saber que estou ajudado de uma forma ou outra, nem que seja um pouquinho, já vale todo o esforço! Olha, e aprendo demais com vocês! Não tem $$ que pague o tanto que aprendo com vocês aqui!

    Alexandre, puxa, valeu!! Você é nota 10!!

    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  15. 15 Leitão

    Oi Francisco!
    PETR4? Olha, não está dando sopa não… nesse momento não acho prudente… eu mesmo gosto de especular somente quando o mercado está me dando sopa. E não é o caso da PETR4 agora…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Laenir Ana

    Olá pessoal!
    Eu estou na bolsa há um ano. E os gráficos do Leitão são uma grande ajuda .Acho que a principal qualidade dos gráficos é que mostra onde não é seguro entrar.Onde você tem pouca chance de fazer um bom negócio.

  17. 17 Vlad

    Galera.
    Querem saber se o Leitão é como os outros que se arvoram de sabichões? Confiram o cardápio de ações dele. Só isso já bastaria para um investidor que está iniciando no mercado de renda variável, como eu, perceber que o cara é diferente. Só o fato de ter colocado um pequeno número de empresas no cardápio – e só as ótimas mesmo – mostra que ele não veio para complicar. Os caras que levam os afoitos a se perderem no mercado são aqueles que querem apresentar bons negócios em tudo e criam “cardápios” de ações para investimento muito grandes. A ponto de comportar empresas do nipe de TAM. Quem entende simplifica e quem não entende procura complicar para parecer entendido.

  18. 18 Leitão

    Oi Vlad!!
    Puxa, obrigado!!
    Obrigado mesmo!!
    Grande abraço!
    Leitão

  19. Pô Leitão, você me excluiu desta meu!!! Não recebi este post sô, algum motivo aparente!?
    Resolvi dar uma volta por aqui e ví que os comentários foram muitos bons.
    Parabéns viu!!?
    Nelson Costa

  20. 20 Leitão

    Oi Nelson!
    Obrigado!!!
    Esse post eu não enviei para o grupo de emails. Apenas postei aqui. :-)

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

