IBOV – 04-05-2009 – Histórico

05maio09

Olá, pessoal!!
Estou em Recife, e hoje vou mostrar a sequencia de “Antes” e “Depois” mais bonita até hoje no blog!

Vale a pena olhar sem pressa, com calma, devagar… E ainda visitar os posts históricos originais de cada gráfico… Aqui no Leitão em Ação a gente mata a cobra e mostra o pau!!
Vamos aprender isso e muito mais no curso que inicia ainda este mês. Aguardem… Abraços! Leitão

Antes…

Depois…

Depois, depois…

Vai indo…

Mais adiante…

Não perca a conta… continue acompanhando…

Depois…

E foiibov-2009-03-04
Não perca a conta… continue acompanhando…

Depois…

Acompanhe, está chegando….

Olhe bem… AGORA!!
ibov-2009-05-04

Veja também…

> Mais gráficos “Antes” e “Depois”…

Gráficos e dicas em seu e-mail...



38 Responses to “IBOV – 04-05-2009 – Histórico”

  1. 1 Lúcia

    É leitão agora é hora de ficarmos ligados mesmo!
    Com essa alta desses meses já deve ter muita iniciante se animando a aplicar seu dinheiro na bolsa. Aí já viu né, vem aquela velha naba… rs
    Acredito numa realização forte esse mês.

    Beijos.

  2. 2 edson doy

    La vem madeiraaaa!

  3. 3 Geordani

    Caramba!!! Estou impressionado com esses gráficos. Aconteceu realmente o que estava projetando. Estou muito ansioso para aprender a entender isso nas VAs. Espero que não aconteça que nem na bolsa. “procura > oferta” os preços sobem, simples assim! Com os preços das VAs, rsssss.
    Pergunta: Os gráficos nunca erram? ou o percentual de erro é bem pequeno?

  4. 4 Desyel

    Fala Pessoal !

    Olha Geordani, afirmar que nunca falham seria comprovar que a perfeição existe. Mas que não tenho dúvida que o índice de acertos é elevado, isso tenho perfeição em dizer…hehehe

    É Leitão, a legião de seguidores está aumentando. Que bom! PARABÉNS!

    Abraços

  5. Dos três comentários, os três estão corretos,
    Lucia, vai entrar na naba mesmo se não protegerem os lucros. (os comprados é claro) Analisando somente o IBOV ok. percebo que você é boa do riscado, parabéns às mulheres, sempre disciplinadas!
    Como este mercado é manipulado, (minha opinião) PETRO, VALE, BRADESCO e mais algumas blue chips (não mais que quatro) são os que ditam as regras, é bom observar estas também.
    O bicho pega é no FOREX!
    Vem madeira sim, mas ainda não, só protegendo. (quem estiver comprado é claro).
    Geordani, Os gráficos nunca erram meu irmão, e o percentual baixo, fica para nós que se fazemos a análise “GRÁFICA” e não a “TÉCNICA” , diminuem significamente.
    Leitão, sua plotagem (somente as linhas verdes ok) no DIARIO IBOV, esta perfeita, já andei muito para ver se alguém conseguia plotar estas linhas diagonais correta, vc foi o único que vi até agora. PARABÉNS!. (não sou muito fã das LTs, só para proteger os lucros, prefiro linhas horizontais, seja para suporte, seja para resistência e foi aí que o leitão acertou as LTBs e as LTAs.
    Este foi uns dos motivos dos acertos.
    Leitão, como você plotou as linhas verdes e fez a projeção de alta, você não acha que já esta na hora de ajustar a LTA (linha verde) ou não tem motivos para isto?
    Como a lucia e Edson disseram, não seria na LTA neste momento que protejo meus lucros?
    Nelson Costa.
    Ps; quanto a plotagem na CEMIG, parece que você plotou por plotar, não esta igual ao IBOV diário.

  6. Putz, Leitão, eu li lá seu comentário sobre “empresa é igual a vinho” (vc que sugeriu para eu ler rsrsr).
    Encontrei muitas gente boas lá comentando sobre o assunto, muito legal.
    Mas tem um fator la que vc comentou sobre 1/3.
    Fiz alguns comentários em alguns sites por aí a respeito da teoria de Elliot e Dow (aquelas ondinhas, tá ligado!?) dizendo que o mercado sobe corrige 2/3 e depois volta a subir e por aí vai e como todos os analistas sabem muito bem do que estou dizendo , fiz a seguinte pergunta:
    Onde fica o 1/3 dos 2/3? Ninguém comenta sobre ele rsrsrs.
    Você comentou, muito legal.
    Eu sempre digo aqui comigo, mercado que corrige 2/3 não é correção é retração. (o IBOV RETRAIU lá nos 29.435)
    Quer dizer então que você espera corrigir 1/3 né? rsrsrs
    O problema é que ninguém sabe onde você plota seu suporte e sua resistência para esperar esta correção de 1/3 e é aí, exatamente aí é que mora o detalhe! heheheheh.
    Mais uma vez parabéns Leitão!
    Nelson Costa

  7. 7 Leitão

    Oi Geordani!

    Bem, particularmente, meu percentual de acerto ultrapassa 90% – basta consultar o blog e ver a verdade (tem gente que fica contanto vantagem em fóruns (e sites “profissionais”) mas nunca mata as cobras e mostra os paus…. só dá tapa na cara da onça quando ela já está amarrada :-)

    Mas para ser um Especulador de sucesso basta acertar qualquer coisa acima de 50%. Apenas isso já está suficiente!!

    Saber por quê?

    Porque o que conta não é sua capacidade de acertar, e sim sua capacidade de montar ESTRATÉGIAS e ter CONTROLE EMOCIONAL.

    Ninguém conta essas e outras verdades pra gente. A gente fica iludido achando que basta achar uma técnca que acerte e pronto… mas vou falar essas verdades em detalhes no curso (não vejo a hora!!).

    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Leitão

    Vixe!! Nelson, que textos grandes!!
    Não faz isso comigo não!!! :-) Mas obrigado pelos elogios!
    (Mas pega leve comigo nas próximas, ok?)

    Vamos lá, mas pessoal, pestem bem atenção (principalmente o Nelson) pois isso é importante:

    1) Não existe manipulação na bolsa!! Tudo que é feito lá é permitido pelas regras da bolsa… ficar chateado porque um ou outro jogador tem mais ou menos poder de jogo que você não vai levar ninguém a nada… por isso eu NÃO JOGO. A maioria das pessoas que estão na bolsa estão jogando…. nós, Especuladores e Investidores, não estamos nem aí para os jogadores (aliás achamos bom mesmo que eles fiquem batendo cabeça).

    2) Gráficos e técnicas não são tudo… como já disse no comentário anterior ao Geordani. Ficar bitolado em gráficos só faz poluir a mente… gráficos foram feitos para simplificar nossa vida, e não o contrário.

    3) Forex é mais um no cardápio de jogatina… essa e outras modalidades (opções, derivativos, etc..) só deveriam entrar no assunto de uma pessoa de bolsa depois de uns 05 anos de experiência, e muita consciência.

    4) Ficar eufórico é sinal de despreparo para bolsa, assim como ficar triste. Nós, Especuladores e Investidores não ficamos eufóricos nem tristes com a bolsa. Ficamos sim, satisfeitos com nossa disciplina, controle emocional e nossa estratégia. As oscilações na bolsa para nos não podem causar emoções… emoções a gente tem ouvindo Roberto Carlos ou assistindoTeleCine.

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Sam

    Dezembro foi O MÊS heim!! rs que lindo!!

    O presente de papai noel tava ali .. na cara … rsr pena que nem todo mundo conseguiu ver kkkkkkk

  10. 10 Cecilia

    Oi Leitão, leio todo dia o seu blog e do Chr Investor, estou estudando o livro “o invesidor inteligente”. Gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do mercado brasileiro, pode ser que seja bobeira ou vc já tenha dito isso em outras palavras, mas o que me intriga é qual a diferença entre as altas e baixas do Ibov em relação a algumas empresa, por exemplo a Ambv4 e Natu3, nem sempre quando elas sobem ou descem acontece o mesmo com o Ibov?

  11. 11 Desyel

    Oi Cecilia

    Acho que posso ajudar, mas caso eu estiver falando besteira, o Leitão corrige depois..heheh
    O IBOV é um índice que representa várias ações, como se fosse uma média ponderada, ou seja, o “preço” de um ativo, exemplo VALE4, versus o quanto ela tem de participação no índice IBOV. Juntando todas, desta maneira, teriamos o IBOV (acho q são aproximadamente 56 ações, não tenho certeza)

    Logo, não necessariamente todas as ações precisam subir para que o IBOV suba, mas se ele está subindo representa que as maioria das ações também estão.

    Acho que isso responde sua pergunta.

    Abraços

  12. 12 Henrique

    Leitão, só tenho uma coisa pra lhe falar…PARABÉNS!

  13. 13 Leitão

    Oi Cecília!

    A Desyel falou certo mesmo! Obrigado, Desyel!

    O IBOV é apenas uma média ponderada do mercado. Ponderada porque a Petr e Vale, por exemplo, representam sozinhas grande parte do índice. É uma referência. Mas não quer dizer que essa referência seja unânime não… Cada papel tem um comportamento diferente mesmo…

    ——————–
    Oi Henrique!
    Valeu!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. 14 Desyel

    Oh, Leitão!!!

    Agradeço o elogio. Agora: “A Desyel…”. Aí vai pegar mal com a mulherada, meu..hahahah…” O Desyel…” seria melhor..hahaha
    Dá nada…

    Abraços

  15. 15 Julio César

    Leitão,

    tenho uma dúvida q está me intrigando, por exemplo, agora o IBOV atingiu a meta, teoricamente teremos uma realização forte, mas se isso ocorrer papéis como usim5, petr4, cmig5, etc, que compoem o índice não atingirão a meta que vc está traçando para cada uma.

    Como você faz esta análise papel a papel em comparação com o IBOV?

    Valeu

  16. 16 Mônica

    Bom dia pessoal!

    Alguém sabe me dizer ha quanto tempo o Ibovespa mantem a Vale e a Petro com o maior percentual no indice e qual o percentual em cada uma?

    Leitão, finalmente vendi umas CSNA3 com lucro de 6 reais cada ação!!! Tô com sorriso de orelha a orelha :-)
    Agora estou que nem onça escondida no mato..só vendo as gazelas gordas passeando na minha frente, morrendo de fome, mas esperando uma oportunidade pra atacar hauehaheuahaehaeuhe

    Bons trades pessoal!

  17. 17 Mônica

    Detalhe, foi minha estréia na bolsa…espero não ter feito besteira!…mas como lucro bom é lucro no bolso..tô feliz!

  18. 18 Leitão

    Oi Desyel!
    Vixe! Foi mal! :-)

    ———————
    Oi Julio!
    Sua pergunta é boa sim… mas acontece que o IBOV é apenas uma média ponderada do mercado… serve como referência, mas cada papel tem seu comportamento individual mesmo (mas sempre seguindo a média, que é o índice). Neste caso, os que ainda não chegaram na meta, estão nos finalmentes… mas muitos já atingiram, viu… vou postar isso daqui a pouco…

    ———————-
    Oi Mônica!
    Rsss… parabéns!! Foi sorte! Pois ví quando entrou, e entrou na sorte, sem estratégia. rsss Nao fique chateada comigo. Mas a partir de agora, você vai fazer o curso, e não vai mais ficar contando com só com a sorte…

    Abração, pessoal!
    Leitão

  19. Mônica, contrariando o Leitão e olhando o gráfico diário da CSNA3, veja bem heim, o DIÁRIO.
    Você comprou muito bem, e vendeu também muito bem também (se assim fez entre Abril 2009 até ontem 05.05.2009), pois não sei quando comprou e quando vendeu.
    Como o leitão diz, aqui se “mata a cobra e mostra o pau”
    Então vou explicar minha opinião de sua compra espetácular, muito boa mesmo!
    Entre 21.11.2008 até 09.02.2009 o gráfico estava com tendência da alta correto? Saindo assim dos R$ 19,85 e indo até R$ 41,65 e neste período formou-se três pivos de alta. (as ondinhas de Elliot e Dow tá ligada?)
    Se você fazer os calculos de 41,65 – 19,85 = 21,80/3 = 7,26 x 2/3 = 14,53 ( 41,85 – 14,53 = 27,12)
    Logo, se você usar a divina proporção 41,65 – (38,1996%) = 25,74

    Parecidos não? Este é 1/3 da correção que ninguém fala pro cê, o Leitão disse em um de seus post sobre “vinhos e Empresas” tá escrito lá.

    Para melhorar isto tudo, bastaria aplicar o fibo nos extremos e aguardar a correção acima dos 50%.

    Ocê já pensou dando uma ordem pra compra em CSNA3 quando chegar no valor de 27,12, quando ainda estava lá no topo em 41,65?. Os bestinhas ficariam todos doidinhos e diriam:
    ” o qui é qui esta mué tá fazendo sô?) rsrsrsr

    Quanto a sua saida também foi boa mas você poderia fazer um STOP de proteção de lucros em R$ 42,26

    Captou aí?

    Esta é minha opinião, “matando a cobra e mostrando o pau”

    Garanto pro cê,
    O Leitão foi o melhor blog que já encontrei, então, VAI VALER A PENA PARTICIPAR DE SEU CURSO.
    Não é propaganda não e sim pelos seus posts no qual estou apreciando e muito.

    —————–
    Quanto a outra informação, acredito que vc acessando o site da BOVESPA, vc tira suas dúvidas.
    Braço a todos!

  20. 20 Leitão

    Oi Nelson!
    Rsss…. Obrigado!!
    Mas vê se encurta esses textos, senão não termino a montagem do curso (vou ficar lendo o dia inteiro rssss)

    Abração!
    Leitão

  21. 21 Mônica

    Nelson, obrigada!
    Comprei no dia 06/04. Vendi um pouco e realizei lucro como havia dito.
    Sai de casa hoje com uma ordem grande de venda a 45,00, mas ainda esta aberta. Se vender bom, se ficar, bom também. :-)
    O Leitão tem razão de falar que foi sorte. Realmente foi mesmo!
    Não tinha entendido o gráfico e achei que estava comprando bem, ou seja, especulando e não jogando como pareceu pro Leitão.
    Bom, pelo menos deu tudo certo no final!
    Logo mais vou tentar entender esses números que você colocou ai.
    abraço

  22. Leitão, pense numa mué de sorte esta Mônica!!!
    Fez a coisa certa sem saber rsrsrsrs.
    “Atirou no que viu, matou o que não viu”
    Mônica, isto é lógica paraconsistente ” O CEGO QUE VÊ” rsrsrsr
    Quando tu pegar aula então… sai da reta.

    Diminui a escrita né Leitão!!!?… heheheheh
    Braço a todos!

  23. 23 Laenir Ana

    Olá Leitão!
    Agora é esperar e ver o que acontece.Preços muito longes da linha verde.

  24. 24 Leitão

    Oi pessoal!
    Não reparem as minhas demoras em responder, ok? Quando não estou por aqui, estou pelas praias aqui de Pernambuco :-)

    Oi Nelson!
    Agora sim! Txt curtinho! :-)

    Oi Laenir!
    Agora é esperar… O Especulador fica esperando o mercado dar sopa, e o Investidor fica rindo à toa, pois está com a carteira gordinha. :-)
    Por isso que eu acho bom quando sobre e também quando cai! Eu acho bom de qualquer jeito! :-)

    Abraços!
    Leitão

  25. 25 Laenir Ana

    Olá Leitão!
    Concordo com você .O investidor quando sabe comprar tem bons lucros.CSNA teve 100% de subida em 6 meses.Desse jeito você vai nadar em dinheiro.Agora concordo com você .É preciso muito controle emocional para negociar na Bolsa e não fazer negócio ruim.É o que você diz “o paciente ganha do apressado”.

  26. 26 Leitão

    Oi Laenir!
    É isso mesmo!
    Você já está pegando o jeito! Muito bom!

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 Dr. Abian

    IBOV nas véspera de desabar ou romper a resistência de 52,000, atualmente congestionada http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=118783&tid=2583773804752988830&na=4&nst=1424&nid=118783-2583773804752988830-5339345845997715387
    Esta mais que merecendo uma atualização, assim eu mesmo fiz uma previa seguindo seus parâmetros, para desenhar o fibonacci.

  28. 28 Leitão

    Oi Dr.Abian!

    Muito bem! Está pegando o jeito!

    Vou atualizar então agora, junto com Itausa que tinha prometido!

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Dr. Abian

    Fiquei feliz com sua confirmação gráfica, agora é ter paciência e esperar para ver para onde vai o índice, sinceramente minha torcida é para cima, porem sei que existe uma perioricidade nos negócios em geral, geralmente todo tipo de negocio diminui em maio ate setembro mais ou menos ai reinicia a atividades econômica, e é isto que me faz pensar nessa possibilidade, em fim paciência, para ver no que da.

  30. 30 Leitão

    Oi Dr.Abian!
    Bem, essa questão de sazonalidade pode até ser uma forma de raciocínio, mas não podemos agir assim… a forma de pensar de um Investidor e Especulador é diferente quanto a essas quetões….

    Só consigo detalhar isso no curso mesmo.

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Dr. Abian

    Uma curiosidade eu vi que a maioria de seus quadros foram feitos a partir de um ponto de congestão, então sempre devemos esperar o ativo ficar congestionado para traçar um novo fibonacci.

  32. 32 Dr. Abian

    Seu curso é presencial ou é possível assistir por internet.

  33. 33 Leitão

    Oi Dr. Abian!

    Existe uma série de conceitos e princípios por trás da técnica. Não é tão simples quanto parece não…

    O curso é todo pela Internet, assim eliminamos qualquer distância (tenho alunos até de Portugal rs), e 100% flexível de horário.

    Veja todos os detalhes:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Abraço!
    Leitão

  34. 34 Dr. Abian

    Eu não fiz a inscrição porque acredito que 90% do conteúdo do curso já esta postado no site, por ejemplo ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO GRADUAL, lembro que uma vez aconselho a uma mulher que divida seu dinheiro e que cada mes compre uma parcela, mesmo subindo ou baixando o preço, e assim por diante poderia mostrar mais exemplos, ai eu pensei ok vou a fazer o curso porem se o curso por uma repetição do já explicado no site, não uma mais de 5 ou 10 vezes ai vou a pedir minha devolução conforme seja o tanto de repetição no curso, se encontrar que 80% do conteúdo já foi publicado em algum articulo similar então vou a querer 80% de devolução, concorda com isso leitão, quando um faz um curso é pq quer aprender algo que não sabe, ejemplo estou fazendo pos graduação em DERMATOLOGIA, porque existe um 90% nessa area que não sei. Abrzs.

  35. 35 Leitão

    Oi Dr.Abian!

    Esse é o grande erro da maioria das pessoas que entram na Bolsa de Valores. Acham que já sabem o suficiente. Comigo não foi diferente também…

    Por aqui no blog, tento fazer o máximo que posso e ajudar os amigos leitores. Fiz o curso por uma demanda pessoal dos próprios amigos, e não tenho intenção nenhuma de torná-lo comercial.

    Acabei de lhe enviar um email explicando em detalhes tudo sobre isso.

    Se achar que não vai acrescentar muito, melhor talvez não fazer mesmo. Fique à vontade, e já agradeço pelas visitas, desde a muito tempo um grande amigo leitor.

    Abraço!
    Leitão

  36. Leitão, vi um comentário aqui do Dr. ABian sobre congestionamento e FIBO, achei interessante, muito interessante.
    Além de ser apenas um pouco complicado achar estes, precisa saber se ali é uma resistência ou suporte né leitão? Pois para se plotar FIBO, precisa saber primeiro onde estão o SUPORTE E A RESISTÊNCIA, e só aí que entra o FIBO, logo, se o Dr ABian acredita que ali no “congestionamento” esta um suporte, ele precisará econtrar a resitência e só depois plotar o fibo.
    Isso posto, das três uma:
    1 – preve a expansão do movimento.
    2 – Preve a correção deste movimento e
    3 – prevê a retração deste movimento.
    O que você acha leitão?
    Nelson Costa

  37. 37 Leitão

    Oi Nelson!
    Vixe! Que confusão! rsssss

    Olha, a plotagem é simples, mas existe uma série de PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS que balizam o uso lúcido e eficiente desta técnica, e principalmente um monte de conceitos sobre o mercado de ações, que compõem todo um CABEDAL de técnicas e qualidade de um bom Especulador.

    Não é fácil deixar a coisa simples!

    :-)
    Abraço!
    Leitão
    PS.: Nas aulas explico isso com calma e detalhes (Ah! alunos…. bico calado heim rssssssssssss…)

  38. 38 Dr. Abian

    Nelson Costa
    Da uma olhada no link que postei neste tópico, não foi tão difícil quanto vc argumenta, para mim fibonacci não diz para onde vc deve ir, fibonacci mostra até onde vc pode chegar com seu ativo pesquisado.

    Leitão tudo o que a gente faz retorna mais cedo ou mais tarde e muitas vezes multiplicado, e que melhor ação social pode existir se vc vai alem das fronteiras de MG, pense se os leitores de qualquer parte do pais estão tendo lucro por ver seus post de ativos, estes mesmos vão ter dinheiro para incentivar a economia local direta ou indiretamente, então sua ação social seria a nível do brasil, melhorando a economia a venda de carros (FIAT) e outras vão a aumentar e ai fica beneficiado indiretamente.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s