Bolsa, imóveis e carros usados…

03abr09

carros-usadosO amigo leitor Fabiano fez o seguinte comentário:

“Olá Leitão,

Essa é uma questão que estou procurando melhorar, proteção do capital!

Vejo que se fala tanto nisso, e sei que realmente é importante, mas em se tratando de RV, o que fazer para ter uma proteção de capital com esse sobe e desce da bolsa?

Quando compra-se uma boa empresa, a bom preço, visando longo prazo, fico pensando se deixar o papel andando de lado como agora e ainda adicionando novos lotes, é realmente a melhor estratégia?

Se fosse “girando” a carteira enquanto o mercado não engata a tendência de alta não seria melhor?

Sei que o assunto é muito mais complexo do que parece, e por aqui não seria o melhor lugar pra trocar ideias, mas no que puder ajudar agradeço.
Abrs, Fabiano”

Oi Fabiano!

A melhor forma de proteger o capital é como falei no comentário anterior, em relação à Alocação de Capital.

Além disso, temos que separar Especulação de Investimento. É fundamental. Isso que você comentou é justamente misturar as duas coisas. Ficar “girando a carteira” é Especular – isso fazemos com 20% da grana, enquanto os 80% ficam destinados às estratégias de investimento.

Veja bem, o tempo todo falo a palavra Estratégia. Pois bolsa não é jogo, a gente não conta com a sorte. A gente conta com nossa Estratégia.

Não é tão complicado assim não. Veja bem, troque a palavra “Investir” por “comprar imóveis”. E a palavra “Especular” por “comprar e vender carros usados”.

Ao comprar imóveis, escolhemos bem e com calma, e compramos sem pensar em vender – temos toda a paciência do mundo para deixar o tempo fazer seu trabalho. Vira nosso patrimônio.

Ao comprar carros usados para revenda, buscamos oportunidades esporádicas de fazer um lucrinho aqui e outro ali… mas compramos o carro usado já loucos pra vender logo.

Agora, experimente misturar as duas coisas para ver a confusão que fica: imagine comprar imóveis pensando em vender logo em seguida… e imagine comprar carros usados para segurar durante anos… Não preciso falar mais nada, não é?

Abraço!
Leitão

Veja também…

> Análises Embromation

> Análises Embromation – em vídeo



3 Responses to “Bolsa, imóveis e carros usados…”

  1. 1 Laenir Ana

    Olá Leitão!
    Muito interessante a tua comparação.Devagarinho vou entendendo e vivenciando a diferença entre investimento e especulação.

  2. 2 Leitão

    Oi Laenir!
    Você que é professora sabe né, a didática faz toda a diferença… rssss

    Sou um simples aprendiz também. Talvez minha única vantagem é que consigo traduzir o mercado de forma clara para qualquer um entender.

    Grande abraço!
    Leitão


  1. 1 Sobre lançamentos de ações… | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s