Buy-and-hold é ausência de Estratégia

31mar09

buy-sell-hold-dieO amigo leitor Henrique enviou a seguinte pergunta:

“Leitão, tu só especula ou também faz buy and hold (comprar-e-manter)?

Oi Henrique!
Buy and Hold? Que coisa mais ingleisada é essa… hehehe

Não existe isso de Buy and Hold! Isso é mais uma das embromações que falam na internet… é a pior estratégia que existe (ou melhor, é a ausência total de estratégia). Traduzindo, significa: “Compre e seja o que Deus quiser…”

Eu faço Especulações, fria e conscientemente, visando apenas lucros em operações de compra e venda de papeis.

E faço Investimento em duas modalidades. Investimento Gradual – visando formação de patrimônio e poupança; e Investimento em Valor – comprando empresas de excelente qualidade, pagando somente preços justos ou com bons descontos, buscando crescimento patrimonial.

Revisando: Especulação, Investimento Gradual, Investimento em Valor.

Buy-and-hold é pura enganação. Imagina quem comprou sem nenhum critério, sem nenhuma estratégia e sem nenhuma noção, antes da crise de 2008, dizendo que estava fazendo buy-and-hold… isso é inteligente?

Aqui no Leitão em Ação a gente fala a verdade, nua e crua. :-)

Abraços!
Leitão

PS.: Falo aqui do termo “Buy-and-hold” usado comumente por aí, onde não se leva em conta estratégias de análise, seleção, compras, etc. – a pessoa compra qualquer coisa sem noção e deixa lá… Mas quando se há análise inteligente das ações, estratégias de alocação, etc. e se chama isso de “buy-and-hold” aí já é outra coisa… 

Veja também…

> Vídeo comparativo IBOV vs DowJones

> Sobre Risco…

> Sobre Chocolate e Jiló…



51 Responses to “Buy-and-hold é ausência de Estratégia”

  1. 1 Luis Henrique

    Bom dia Leitão,

    boa pergunta mesmo, pois é, como já disse em post´s anteiores, infelizmente eu entrei no mercado de ações, como você diz, “sem nenhum critério, sem nenhuma estratégia e sem nenhuma noção, antes da crise de 2008”, entrei em SET/2007, agora, estou amargando um prejuízo de -45%.
    De momento, optei por aguardar, tentar recuperar pelo menos um pouco desse prejuízo, uma vez que não vou precisar desse dinheiro tão cedo, e, enquanto isso estou tentando aprender o máximo possível, principalmente aqui no seu blog. Você acha que tomei a decisão certa? Realmente estou precisando de uma “dica”. Valeu mais uma vez.
    Nota: a empresa é a VALE.

    Abraço,
    Luis Henrique

  2. 2 Leitão

    Oi Luis Henrique!

    Você se tornou sócio de uma das melhores empresas da bolsa, só tem um detalhe: você pagou caro por ela.

    Mas não faz mal, se você tem paciência para esperar anos, além de recuperar, vai ter uma razoável rentabilidade com ela.

    Seu único prejuizo real é TEMPO, e tempo é dinheiro. Quando se paga caro por uma ação (mesmo que ela seja boa), demora-se muito para ter rentabilidade. Por isso que o ideal é pagar barato por excelentes empresas – privilégio que só uma boa “crise” pode dar.

    Grande abraço!
    Leitão

  3. 3 Claudio Raposo

    Bom dia Leitão!

    Gostaria de saber sua opinião sobre a Eletrobras visando investimento gradual e/ou investimento em valor.
    Um abraço.
    Cláudio

  4. 4 Leitão

    Oi Cláudio!
    Bom dia!

    Olha, olhei rapidamente (o bom é analisar com calma), mas não me pareceu atraente, principalmente por estarmos em “crise”, e atualmente temos muitas outras opções bem melhores que ela – só devemos buscar garimpos quando estamos em mercados de alta, e as excelentes empresas estão caras, o que não e o caso agora.

    A Eletrobrás não tem um bom histórico de desempenho de lucros, parece estagnada a muito tempo… Sem falar que sua rentabilidade é sofrível. Além disso, no próprio setor elétrico temos outras bem melhores, como a Cemig.

    Abraços!
    Leitão

  5. 5 Barbara

    Olá Leitão,

    Achei seu blog no site da ADVFN e de pronto entrei na “roda”.
    Sou investidora amadora. Comecei adquirindo fundos de investimento da Petro e da Vale, e em seguida, um pouco antes da festa de 2008, quando os ganhos eram robustos e diários, passei a comprar essas ações. Mas a bolha estourou e agora quero fazer aplicações na baixa para vender na alta.
    Só que preciso diversificar minha carteira, mas fico receosa por não saber quais as melhores opções de compra no momento.

  6. 6 IADIR

    Bom dia…
    Para quê, especificamente, existe o After Market? Ele é o responsável pelos GAPs? Existe em outras bolsas mundiais?
    Um abraço
    IADIR

  7. 7 Leitão

    Olá, Barbara!
    Seja bem vinda! Aliás, vai encontrar aqui várias outras companheiras nesse barco, como a Mônica, Laenir, Lúcia, etc… é bom ver as mulheres por aqui.

    Como você chegou agora, aqui nesse link tem umas dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/10/mais-de-14000-visitas-por-mes/

    Bem, sobre sua pergunta, agora na crise está super fácil diversificar, e comprar excelentes empresas a preços bons. Dica direta: VALE5, PETR4, BBDC4, ITSA4, GGBR4, CSNA3, WEGE3 E CMIG4.

    Mas compre parcelado, todo mês, variando entre elas… lembrando que isso é Investimento, e é patrimônio, sem pressa de vender…. (ao longo do blog venho deixando mais dicas sobre isso… veja os posts já passados, e vá lendo com calma, sem pressa – vai encontrar muitas dicas bem úteis por aqui)

    Sobre essa e outras questões vou conseguir explicar melhor quando terminar as vídeo-aulas. Por aqui somente às vezes não consigo explicar tudo com mais detalhes.

    Grande abraço e seja bem vinda mais uma vez!
    Leitão

  8. 8 Monica

    Oi Leitão, oi pessoal!

    Vou aproveitar a deixa do nosso colega Luis Henrique e perguntar pra vocês todos qual a melhor maneira de recuperar o que já foi perdido. O que vocês estão fazendo? Qual é a estratégia?
    Eu vou contar a minha :-) Leitão, por favor me diga se o que estou fazendo é sensato!

    Eu não tinha meu dinheiro na bolsa e sim em fundos de investimento do Banco do Brasil. Era quantia razoável… dinheiro suado, suado, suado… enfim
    Me dei conta da besteira que estava fazendo quando resolvi ler mais a respeito de bolsa de valores, açoes e principalmente quando pedi o primeiro resgate (nem estávamos na crise ainda) Fiquei num mato sem cachorro quando descobri que tinha que praticamente adivinhar o preço das cotas que só iriam vencer no dia seguinte do meu pedido de resgate!
    Não tinha a menor flexibilidade. O resgate de fundos é verdadeiro tiro no escuro.

    Fui resgatando devagar até conseguir tirar todo o dinheiro dos fundos e por direto na corretora. Agora sim!

    Já comprei uma parte do dinheiro em Vale5, investi o restante num fundo hedge (na corretora) isso é que fiquei em dúvida mas o corretor me garantiu que era a melhor alternativa. O que vocês acham?

    Estou a espera de uma boa “sopa” pra ir comprando outras ações. Enquanto a sopa não vem vou deixando no hedge.

    Buy and Hold pra mim agora é até quando der, ou seja, compro boas ações e não conto em resgata-las quando preciso e SIM quando o mercado der sinais pra isso.
    Tem muita gente que compra e esquece lá…. quem faz isso perde muitas oportunidades, como eu perdi muitas vezes, por pura falta de conhecimento!
    Agora eu sei que tenho que comprar quando tiver tudo propicio ou pelo menos beeeem propicio e pra vender também!

    O blog do Leitão tem me ajudado muito, porque sou leiga e não entendo patavinas desses vocabularios usados por aí.
    O leitão é simples e funcional :-)

    Beijão pra todos e bons trades

  9. 9 Leitão

    Oi Iadir!
    After Market não serve pra nada não… é apenas uma “prorrogação do jogo”… o mercado em horário normal é que conta. Mas se você chegou tarde em casa e não deu tempo de comprar de dia, usa o After Market.

    Oi Mônica!
    Vixe! Que textão… não faz isso comigo não menina!

    As dicas eu já te dei antes, lembra? Você disse ter comprado 30% em Vale, e prometeu comprar parcelado sistematicamente…. o que não está na Renda Variável, deve ficar quieto em alguma Renda Fixa, pronto para ser sacado quando o mercado de sopa ou quando chegar a hora de comprar as parcelas.

    Andei postando uns comentários sobre isso esses dias, dá uma lida no blog que vai encontrar… é recente.

    O dinheiro que não está em RV, deve ficar em RF. Não deixa tudo em RV não.

    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Luis Henrique

    Oi Leitão, oi Mônica,

    vou tentar resumir. As minhas aplicações estão variadas, poupança (faculdade do meu FILHO), fundos de investimento referenciado, multimercado e, como falei, ações da VALE5, no banco. Nestes não vou colocar a mão, nem que leve mais 10 anos.
    O que pretendo fazer agora é, arrumar uma boa corretora, que tenha corretagem fixa, não cobre custódia, tabela Bovespa, etc, e que tenha um HB simples e eficiente.
    Pegar uma grana que vai entrar no mês que vem, e aí sim, colocar em prática o que venho aprendendo.
    Começar a ESPECULAR, comprar carro usado, como o Leitão ensinou, “começar a comprar ações de excelentes empresas, pagando preços justos ou com desconto”, para buscar crecimento patrimonial. Lucros pequenos mais sempre ganhando.
    Desculpe o texto gradão Leitão, mais não dava pra resumir mais do que isso.
    Em tempo, onde eu consigo uma lista com todas as grandes corretoras com o contato e detalhes sobre das mesmas, acho que o colega FABIANO tem, se alguém tiver e puder, favor enviar para:
    lha2005@gmail.com

    Valeu,
    Luis Henrique

  11. 11 Fabiano

    Olá Luis Henrique,

    Estarei encaminhando a lista para seu email.

    Abrs

    Fabiano

  12. 12 Monica

    Opa! desculpe aí Leitão! O texto ficou grande mesmo.

    Tenho outras fontes de renda, imóveis alugados, meu salario etc… Todo o dinheiro que tenho na corretora, é destinado a renda variável, por isso investi 30% em ações e o restante deixei no hedge, enquanto as ações não dão canja :-)

    Minha intenção é transformar tudo em ações para longo prazo e uma parte para especular.

    Aí sim fico mais tranquila.

  13. Luis Henrique, quanto a recuperar aquele prejuízo de 45%, me lembrei de um texto que li estes dias sobre a impotância de evitar perdas. O cara estava explicando que se vc perder uma certa porcentagem do teu valor, não basta recuperar a mesma percentagem. Por exemplo, se vc perder 50% da tua grana, em vez de recuperar 50%, vc vai ter que lucrar 100% sobre o que vc tem agora para cubrir o teu prejuízo… Deu pra ver como fica difícil, né?

    Por isso eu acho que uma das principais preocupações nossas deve ser não perder dinheiro. Tenha um valor na tua cabeça de quanto vc pode perder, e se chegar neste ponto, pule fora antes que vc perca mais. Viva para ganhar outro dia.

    Eis o link para o texto:

    http://blogs.advfn.com/geral/drawdown-o-maior-inimigo-do-trader

  14. 14 Luis Henrique

    Oi Carlos,

    obrigado, vou ler sim, mais é por aí mesmo, pois além de recuperar o que perdeu, vc deixa de ganhar em outro investimento, perde duas vezes, sem contar que o valor em R$ aplicado ficou menor aí a dificuldade na recuperação.

    Pessoal, a noite estarei postando um comentário sobre custos, andei analisando, mais ainda não sei se entendi direito. Até mais.

    Abraço,
    Luis Henrique

  15. 15 Caio Bos

    Boa Tarde!
    Hoje foi a primeira vez que entrei no Blog, e já estou aqui a horas!
    Sempre tive interesse em investir na bolsa, e pra isso estou começando a estudar agora! De tanto ler os tópicos já estou tb ansioso pelas video-aulas!
    Parabéns pelo blog Leitão…vou frequentá-lo assiduamente!
    Abraços de um outro computeiro! =)
    Me formo esse ano em Ciência de Computação na Unicamp.

  16. Leitão, como vc usa o gráfico semanal nas suas análises? Normalmente vc posta aqui o gráfico diário…

    Tô perguntando isto, pq eu tenho a impressão que o candle que se formou na semana passada na Petr4 é um candle de inversão da tendência de alta… É isto mesmo? O que vc acha?

    http://br.advfn.com/p.php?pid=chartscreenshotshow&cb=1238614248&u=9SrWwTeVUHM2Onrfwrm5wK13DFSPjAMZ&symbol=BOV%5EPETR4

  17. 17 Leitão

    Olá, Caio!
    Seja bem vindo!! Obrigado pelo incentivo! Fique sempre à vontade aqui no blog.

    Oi Carlos!
    Muito raramente olho o Semanal… só mesmo quando quero ver tendência muito longa, de anos. Quanto menos complicarmos melhor. O diário já nos dá toda informação de que precisamos. Sobre o tal candle no semanal, é um Doji, mas semanal é ruim mesmo para olhar.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  18. 18 El

    Leitão,

    desculpa, mas tem algo que não entendo: vc diz para comprarmos todo mes, aos poucos, em um dia fixo no mes, etc., certo?

    de certa forma, isso não é um tipo de buy and hold?

    exemplo: me programo para comprar todo dia 10. Acompanhando o mercado, vemos que no dia 10 as ações estão valorizadas, na eminencia de uma realização. É prudente comprar mesmo assim?

    o mais correto não é ficar acompanhando e só comprar se surgir uma boa oportunidade? e depois vende-la, quando já tiver atingido o lucro esperado ou quando os graficos indicam que esta prestes uma realização?

    no caso do buy and hold, fico imaginando quem adotou essa estrategia com as ações da GM nos EUA, por exemplo. Passou anos investindo e perdeu tudo.

    por favor, me corrija onde estou errado, assim eu aprendo. Obrigado, um abraço!

  19. 19 Leitão

    Oi El!

    Ótima questão!

    Vamos lá:

    Comprar mensalmente boas empresas não é buy-and-hold, pois temos Seleção e Estratégia. Chama-se Investimento Gradual. É claro que eu simplifico aqui pois não dá para explicar tudo em detalhes (vou fazer isso finalmente nas Vídeo-Aulas, e vai ser bem legal).

    Tendo Seleção, Estratégia, Alocação de Recursos, etc… estamos investindo de forma racional e inteligente, e não simplesmente comprando e mantendo…

    Para Investimento Gradual, não precisamos ficar preocupando em comprar em momentos bons graficamente, etc., pois a Estratégia é outra…. (explico isso melhor nas VA)

    Além de Investimento Gradual, temos também Investimento em Valor, que é outra estratégia…. (além de outras) explico melhor nas VA.

    Sobre a GM, um Investidor Inteligente geralmente não é afetado, pois se a empresa tem problemas pela frente, ele já sai fora dela bem antes disso. Ou mesmo não compra empresa em setor problemático. Se eu não estou enganado, acho que o setor de Montadoras de Veículos sempre foi ruim lá nos EUA – acho que investidores inteligentes nem tinham isso em carteira. E, mesmo que tenham em carteira, as estratégias de proteção de capital impedem que isso abale a carteira dele…. aí entra a Alocação de Capital…

    Vixe! Espero não ter complicado… detesto complicar, gosto mesmo é de simplificar. Mas não se preocupe, tudo isso que falei não é nada complicado não.

    Bem, não sei se consegui explicar direito, mas nas VA vou conseguir :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  20. 20 El

    vixe, complicou… hehehe mas tudo bem, sei que é dificil explicar em poucas palavras. Enquanto as video-aulas não vem, vou fazendo meu trabalho de formiguinha e enchendo o carrinho aos poucos.

    p.s: já teve o cuidado de patentear as video-aulas? Não? Eu tive. Para proteger seus interesses, criei a “El Leitão corporation”, detentora exclusiva dos direitos autorais das video-aulas. Fique tranquilo que apesar de eu ser o socio majoritário, vai sobrar algum pra vc tambem. Vou lançar a IPO dela em breve, vai ser o maior sucesso. heheheh

  21. 21 Leitão

    Heheheh!
    Vai ser um chiqueiro só!

  22. 22 Henrique

    Leitão, me senti importante agora…

    Abraço.

  23. 23 claudio fialdini

    discordo ,que buy and hold seja ausencia de estratégia.
    pelo simples motivo que me foi dito em 1992, que o ciclo da bolsa brasileira é de 21 anos e se pegarmos o histórico ,vamos verificar que por enquanto procede.

    1929-1950. só caiu.
    1950-1971. só subiu
    1971-1992. só caiu.
    1992-2013. só subiu.
    claro que com zig zags enormes.

    claro que deveríamos ter dado preferencia de compras perto da linha de tendencia que encostou todas as vezes que o bovespa caiu desde 1992,menos nessa última.
    mas quem comprou e segurou ,desde 1992 tá arrebentando ,como já era previsto.

    2013 um ano para estar em nossas mentes.

  24. 24 Leitão

    Oi Cláudio!

    Bem, na verdade, “comprar e manter” não é nenhuma estratégia mesmo não… veja: Não há critérios de seleção, escolha, classificação, alocação, compra, venda… É realmente a ausência total de Estartégia…

    Pode-se conseguir sucesso dessa forma? Sim, mas é pura sorte. E não podemos contar somente com a sorte na bolsa. Podemos e devemos fazer algo mais que isso…

    Quando vamos colocar nosso suado dinheiro na bolsa, queremos segurança e rentabilidade. Então, não podemos contar com uma coisa tão elementar como “comprar e manter”. É preciso um pouco mais que isso… nada complicado, mas também nada tão elementar…

    E essa história de “Ciclo” não existe… não dá para cercar essas coisas, ou, pelo menos, não é uma coisa séria a ponto de colocarmos nosso dinheiro baseado nisso… seria como fazer investimentos baseado em astrologia…

    Devemos sim ter Estratégia, robusca e confiável. Sem ela, ficamos apenas como mais uma peça no lado “jogatina” da bolsa.

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Elizangela

    Boa tarde, voce acha que Aguardar a alta da Bolsa é a única estratégia para recuperar o dinheiro?quais as outras estrategias se tiver alguma?

    E Historicamente a Bolsa de Valores rende mais do que a Renda Fixa?

  26. 26 Leitão

    Oi Elizangela!
    Acho que é seu primeiro comentário aqui, não é? Seja bem vinda!

    Tenho uma prima de mesmo nome! :-)

    Bem, definitivamente não. “Aguardar” a bolsa subir é o mesmo que falei aqui em cima neste artigo. É ausência de Estratégia.

    Há várias coisas que se pode fazer, que envolvem escolher boas empresas, manter compras periódicas, ficar atento aos níveis de mercado… Parece complicado mas não é não… Ensino tudo isso aos meus alunos.

    E sim! Historicamente a Bolsa é melhor que a Renda Fixa, com certeza! A bolsa ganha da Renda Fixa, de Imóveis e da Inflação. Principalmente, da Inflação, que é a maior inimiga dos rendimentos…

    Dizem que bolsa é coisa de risco… Eu digo o contrário. A Renda Fixa é que é altamente arriscada, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/08/26/renda-fixa-e-investimento-de-alto-risco/

    Grande abraço!
    Leitão

  27. 27 Elizangela

    Existem situações em que vale a pena o investimento em moedas
    estrangeiras ou em fundos atrelados a elas?Quais situações?

    E em relaçao ao fundo de previdencia, qual preocupaçao deve se manter?

    Os mercados financeiros vão voltar a oferecer os ganhos altos que
    antecederam a atual crise?

  28. 28 Leitão

    Oi Elizangela!
    Heheheheheh, você é jornalista? :-)

    Vamos lá:

    Não gosto de “investir” em moedas, pois no fundo não é Investimento, é Especulação. Gosto de Investir em Empresas, pois essas sim geram riqueza.

    Para mim, pessoalmente, o mercado à vista de ações já é mais que suficiente para divertir bastante com Especulações, e o mais light. Não gosto de jogatinha…

    Sobre Previdência Privada, acho a pior coisa que existe. Estou até devendo um artigo sobre esse tema mesmo, mas ainda não tive tempo de escrever.

    Acontece que Previdência Privada é: Voce dar seu dinheiro para um banco, para ele administar, e ele te cobra caro por isso, rende pouco, e no final você não recebe de volta e ainda recebe uma mixaria por isso.

    Pessoalmente acho muito mais inteligente você mesmo fazer sua poupança e programar sua aposentadoria. Melhor, mais seguro, mais rentável, mais barato, mais dinheiro e tranquilidade. Só que todo mundo acha que bolsa de valores é um bicho-de-sete-cabeças e nunca para um pouquinho para aprender… veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    Sobre sua última pergunta, sim! A Bolsa de Valores vai continuar sendo o melhor investimento que existe, como sempre foi. Melhor que a Renda Fixa, maior que a Inflação. Agora, sua capacidade de gerar renda tem a ver com a capacidade do país de crescer… Como estamos em um país que é o melhor do momento, então podemos ficar bem otimistas sim! rsss

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Elizangela

    Sim, meu primeiro comentario, na verdade duvidas e muitas, ja que agora estou enloquecendo para investir na bolsa…Coitada da sua prima, em ter o mesmo nome que eu, espero que ela goste, ao contrario de mim.Obrigada pelo retorno da minha duvida e foi imadiata, adorei mesmo.

  30. 30 vinicius braga

    Olá Leitão!
    Bacana seu site e show sua colaboração na formação de novos investidores.
    Com relação ao buy and hold, concordo que seguir essa “estratégia” é muito arriscado, na verdade, eu acredito muito mais, do que em qualquer outra coisa, na estratégia de formação de patrimônio. Se eu a compreendi bem, é igual ao que faço hoje: todo mês eu compro X reais em ativos, independente do seu valor e também do momento do mercado. Se o mercado está em alta vou comprar uma quantidade menor do ativo, se estiver em baixa vou comprar uma quantidade maior do ativo.
    Tenho uma carteira com papéis para longão, médio e reservo uma grana para fazer alguns trades. Então hoje minha carteira é: 60% longo prazo; 30% médio prazo e 10% trade.
    O que acha? to no caminho certo?

  31. 31 Leitão

    Oi Vinicius!
    Obrigado!

    Sim! Certíssimo! Você está no caminho certo mesmo! Sabendo selecionar boas empresas, seguindo essa sua disciplina e sabendo o que fazer quando desejar vender, o sucesso é certo!

    Um abraço!
    Leitão

  32. Caro Leitão,

    Acredito que você está equivocado quanto ao que seja Buy and Hold. Não é uma estratégia do tipo “compre qualquer coisa e segure”. Trata-se de uma estratégia séria, que aposta no longo prazo para a formação de patrimônio, baseada na aquisição de ações de boas empresas e na sua manutenção para o longo prazo.

    Caso você deseje ver um ponto de vista alternativo sobre B&H, escrevi artigo no meu blog sobre o tema: http://opequenoinvestidor.com.br/2009/06/16/o-que-a-estrategia-buy-and-hold-nao-e/

  33. 33 Leitão

    Oi Fábio!
    Obrigado pela visita!

    Seu artigo ficou bom! Parabéns! O caminho é esse mesmo…

    O problema é que a maioria das pessoas trata a questão de forma irresponsável. Estratégia de verdade (seja ela B&H ou qualquer outra) envolve critérios de seleção, critérios de compra, critérios de proteção ao risco, critérios de manutenção, critérios de venda… E o termo “Buy-and-hold” leva as pessoas a acharem que basta comprar uma ação bonitinha e manter que está fazendo algo inteligente.

    Sempre que escrevo penso nos iniciantes pois também já fui um iniciante na bolsa, e sei o quanto esses chavões e falta de informação prejudica a vida da gente…

    Um grande abraço!
    Leitão

  34. 34 CesarBSB

    Olá Leitão, como vai? Há quanto tempo hein? Bem, nunca deixei de acompanhar vcs e também o butecão.

    Leitão, você poderia comentar o momento atual do mercado?

    Se puder colocar um gráfico do ibov tb.

    Um grande abraço.

    CésarBSB.
    Brasília.

  35. 35 Leitão

    Oi Cesar!
    Pois é, a turma continua toda unida lá no butecão, e sempre dão uma passadinha aqui na minha cozinha também!

    Olho todo dia o mercado, os gráficos estão sempre atuais. O último do IBOV continua válido, e não mudou em nada a última análise, por isso não postei outro.

    O vai e vem dos preços continua bem normal. O que não pode é ficar dando ouvidos à mídia, senão sua cabeça vai ficar confusa!

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Semanalmente coloco o post “Chat” para conversas gerais. Pode postar por lá também que fica melhor organizado…

  36. 36 julio Duarte

    Bom dia Leitão!

    Parabéns pelo site.

    Fiz um curso de Buy and Hold e achei a técnica muito complicada porem interessante e essencial.

    Comprar e segurar por muito tempo e sem estrategia não passa uma definição gratuita e muito vaga sobre Buy end Hold. É como afirma que investir em ações é só comprar e vender.

    Acho que toda técnica é muito boa desde que funcione para aquele perfil de investidor e cada um deve estudar e procurar descobrir a que melhor se adapta.

    Um abraço a todos

  37. 37 Leitão

    Oi Julio!
    Obrigado! Fique sempre à vontade aqui na turma!

    Entendo… O grande problema é que o termo “buy and hold” é usado de forma negativa no jargão do mercado.

    Se comprar com estratégia, seleção, critérios, disciplina inteligente, for “buy and hold”, ok, está bom.

    Mas é comumente tido como algo leviano, como algo aprenas no sentido de comprar e manter, sem estratégia… Ou usado para desanimar quem pensa em Investir, dizendo que é coisa lenta, vagarosa… E que o bom mesmo é jogar como um cassino pois se tem lucro rápido… Esse é o jeito ruim de se usar esses jargões…

    Um abraço!
    Leitão

  38. 38 julio Duarte

    Leitão;

    Muito obrigado …ótimo comentário.

    um grande abraço e que o sucesso do seu site continue sempre muito acima da media móvel.

  39. 39 Daniel

    Essa questão de Buy and Hold ou não é uma coisa que acaba confundindo. Eu particularmente prefiro o termo que o Leitão usa, que é Investimento Gradual, compras mensais de boas empresas (em torno de 10 ou mais) a valores mais ou menos fixos. O melhor é comprar e manter, claro, fazer patrimonio que seja passível de se gerar renda um dia. O resto é resto, abraços !

  40. 40 Jovem há mais tempo

    Penso que o primeiro princípio de redenção é parar de errar e não ficar torcendo para acertar sem ter o conhecimento para tal.
    O erro na compra de uma ação leva à perdas.

  41. 41 buyandhold

    Discordo e já escrevi o porquê. As pessoas que você diz serem praticantes do buy and hold não são sequer investidores… são especuladores. Buy and hold é para investidor de verdade. Veja o meu post neste link: http://buyandhold.com.br/2013/01/13/buy-and-hold-ausencia-de-estrategia/

  42. 42 Leitão

    Oi “byandhold”!
    Obrigado pelo comentário!

    Realmente, o que eu critico é o uso do termo popular. O popular conceito de “buy and hold” é o simples compre e seja o que Deus quiser… E infelizmente é isso o que a maioria faz…

    Mas quando o conceito de “buy and hold” estiver ligado à uma inteligente seleção de boas empresas, compra de forma estratégica e sistemática, e outros conceitos de investimento de verdade, ok, pode-se dizer que é bom…

    Um abraço!
    Leitão

  43. 43 Rnz

    Bem legais os textos do site do buyandhold.

  44. 44 Anônimo

    Na minha opinião, você não deixou claro sobre o buy and hold e simplesmente disse que é comprar sem nenhum critério e seja o que Deus quiser, pois ,os maiores e mais renomados do mundo fazem buy and hold, e não especulam as ações no curto prazo. Você enfatizou um ponto interessante, a crise do sub prime de 2008, e sim , da forma como você falou, parece que quem comprou ações na estratégia buy and hold estava errado, mas aquelas mesmas empresas que estavam caindo naquele época continuam a subir hoje em dia, por que nós não investimos pensando para daqui a 5 anos (a crise do sub prime não durou nem isso) mas sim , nós investimos para daqui a 20 ou 30 anos , temos recebido mais dividendos que todos os gains que Um trazer pode fazer(isso só de uma empresa), eu não desacredito na especulação , por outro lado, eu sei que têm profissionais competêntes que sabem fazê-la bem, mas se você perguntar para o warren buffet(3°homem mais rico do mundo , o que ele acha de especular no curto prao,! Ele já vai ter a resposta ali na mão ,ou melhor na carteira.

    Obrigado desde já , eu não quis ofender , porém me senti um pouco ofendido quando você não levou em consideração toda a análise de um holder!! Todos o holders que eu conheço já atingiram a independência financeira

  45. 45 Leitão

    Oi “Anônimo”!
    Bom dia! Obrigado por sua mensagem! A troca de ideias é sempre construtiva…

    É mais uma questão de conceitos do que de terminologia. Quando eu escrevi esse texto em 2009, o termo “Buy-and-hold” era tratado de forma popular e incentivava a muitos incautos a simplesmente irem nas dicas de corretores, dicas de terceiros, etc… Incentivavam as pessoas a comprarem ações sem critérios objetivos, sem estratégia sistemática…

    De lá para cá o termo continuou sendo muito popular e usado de qualquer jeito. Hoje, 2020, muitas pessoas usam o termo “Buy-and-hold” para designar sim um jeito de investir que contempla critérios inteligentes e estratégia sistemática, mas são minoria. A maioria ainda, a massa, continua no escuro, vítimas da jogatina e da falta de boa orientação para investimentos em bolsa…

    Um abraço!
    Leitão


  1. 1 Sobre Dividendos… | LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Na bolsa, as pessoas pacientes ganham o dinheiro das pessoas apressadas. | LEITÃO EM AÇÃO
  3. 3 O Investidor, o Especulador e o Jogador… | LEITÃO EM AÇÃO
  4. 4 Fumo-Caps – Combate ao fumo na Bolsa… | LEITÃO EM AÇÃO
  5. 5 A vantagem de ser investidor individual | LEITÃO EM AÇÃO
  6. 6 Fundos… | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s