ITSA4 – Gráfico – 14-03-2009

14mar09

Olá, pessoal!
Segue Itausa atualizado, com “antes” e “depois”… Aqui a gente mata a cobra e pronto! :-)
Abraços! Leitão

Antes…
(Aviso de aproximação de oportunidade de compra)

Depois…
itsa4-2009-03-04

Agora…
(Alta +/- 15%)
itsa4-2009-03-14

Veja também…

> Mais gráficos “Antes” e “Depois”…

Para você não perder as atualizações dos gráficos, receba diretamente em seu e-mail...



12 Responses to “ITSA4 – Gráfico – 14-03-2009”

  1. 1 Paulo Ricardo

    Leitão!

    Cara, entrar agora na ITSA4 vendido o stop fica muito caro, não?? Vai operar vendido, também? Minha estratégia é entrar ao redor de 7,75 e stop no fechamento acima de 8,00!! que tal a estratégia??? Start de compra na mínima dessa ultimo movimento de baixa!

    Que acha da estratégia?? Qual sua opinião sobre o romper ou não da resistência ao redor de 7,90??

    abraço!!!

  2. 2 Leitão

    Oi Paulo!
    Vixe! Não me fala esse tanto de números não…
    Eu não opero vendido… o mercado normal já está mais que bom… já dá trabalho demais… rss
    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Paulo Ricardo

    Esquecendo os “números” é uma boa estratégia, não? Ponto de entrada, stop e ponto de saída definidos, estou certo??

    Abraço!!!

    PS: estou me reciclando com seu blog, aprendendo a operar de maneira diferente…hehehe…sem utilizar a análise técnica tradicional, a qual estava acostumado!!!

  4. 4 Leitão

    Oi Paulo!
    Desculpe mas vou ficar devendo… não gosto de dar pitaco em trades com números não. É uma coisa muito pessoal, e não é certo eu interferir. Gosto de discutir sobre Conceitos, pois esses sim são úteis não só para uma operação, mas para todas. Não repare, mas toda vez que falar de números vou ficar devendo. :-)

    Que bom que estou contribuindo de alguma forma… relembrando: não uso Análise Técnica. Uso Análise Gráfica, que é bem diferente. Análise Técnica é um lixo.
    Mais aqui:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Paulo Ricardo

    Ok Leitão…mas volto a repetir, não estava mais falando em números e sim na estratégia, que incluo: tipo de operação (venda a descoberto), preço de entrada, preço de saída, stop loss…heheee!!!!

  6. 6 Humberto

    Leitão, acompanho seu blog diariamente e vejo sempre você diferenciar investimento de especulação. Legal, mas como você diferencia um investimento de uma especulação??? Você já disse que trabalha basicamente com as empresas do cardápio. Ok, mas por exemplo, você tem uma “grana” que você investe mensalmente??? Quando você especula, quando tem algum dinheiro extra??? As ações que você compra para investir, você vende quando acha que teve uma boa valorização e espera cair para comprar novamente??? Algumas ações eu comprei e nunca vendi, outras já comprei e vendi, mas ainda tenho dificuldade em separar especulação e investimento… Dá uma dica aí de como você separa ambos !!!
    Um abração

    Humberto

  7. 7 Leitão

    Oi Humberto!
    Bem, ao longo do blog já venho dizendo como é cada uma, mas vamos lá:

    Investimento Gradual: Comprar mensalmente, fazendo poupança, ações de excelentes companhias, líderes em seus segmentos, com futuro fácil de visualizar, independente de crises, visando formação de patrimônio, sem pensar em vender… É como comprar imóveis, só que melhor ainda. Tempo médio: 5/8/10 anos.

    Investimento em Valor: Comprar grande qtde de ações, somente em crises, ou com mercados em grande desconto, empresas de qualidade, e vender anos mais tarde, quando o mercado estiver exageradamente alto. Tempo médio: 5/8/10 anos.

    Especulação: Comprar uma ação de empresa que não seja um fumo ou armadilha, e vender logo em seguida com lucro. É apenas compra e venda de papéis. Tempo médio: 1/2/3Dias / 1/2/3Semanas.

    Sempre destino média de 75% dos meus recursos a Investimento, e no máximo 25% para Especulações.

    Mais posts sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/12/investir-e-bossa-nova-especular-e-carnaval/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/19/mercado-de-acoes-por-que/

    Vou explicar isso tudo em detalhes assim que conseguir terminar as video-aulas que prometi. Pois aí sim vou conseguir explicar e passar conhecimento de uma forma melhor para todos(as).

    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Humberto

    Leitão, não poderia ter sido mais didático. Aliás, o seu blog está bombando justamente por causa disso: a simplicidade e honestidade dos comentários. Show de bola !!!
    Valeu pela dica.

    Um abração

    Humberto

  9. 9 Antonio Alves

    Ótima análise,
    Hoje deu ótima realização!
    Parabéns ao BLOG, excelente! Tenho te acompanhado pelo orkut (comunidade Bovespa Operando na Bolsa).
    Depois de tanto ler chegou a hora de escrever…
    A propósito, além dos investimentos/especulações em ações o que acha de diversificar em CDB, renda fixa e titulos públicos por segurança e liquidez? E fazer rebalaceamento…

    Abraços aqui de Beagá mesmo,
    Antonio Alves
    PS: também sou da área de TI com experiêcia/interesse em investimentos.

  10. 10 Leitão

    Olá, Antônio!
    Obrigado!! Bom saber que tenho mais um conterrâneo por aqui, e ainda da mesma área de atuação… fique à vontade para participar por aqui!

    Bem, é isso mesmo… é importante manter um correto balanço entre Renda Variável e Renda Fixa (seja CDB, Tesouro, etc…).

    Como praxe, o certo é manter 50% em RV e 50% em RF.

    Quando o mercado está barato, como agora, vale a pena aumentar a exposição em RV (digamos 75% RV e 25% RF). E quando está caro, como antes da “crise”, o contrário (25% em RV e 75% RF).

    Eu, por exemplo, atualmente estou em média 60% em RV e 40% RF, e devo aumentar ainda mais minha parcela de RV no decorrer desta “crise”, pois o mercado está ótimo para compras – excelentes empresas com excelentes descontos.

    Abraços e qualquer coisa estamos ai!
    Leitão

  11. 11 Antonio Alves

    Olá Leitão,
    Bem então estou fazendo o contrário: em 2006 estava com 50% devido as altas e após vendas em 2007/08 estou no momento com 25% RV (ações e fundos) e 75% RF (CDB e Tesouro). Separei 10% (2,5%) da parte RV para especular e reservei 5% (3%) da RF na Poupança como fluxo de caixa.
    Meus investimentos em RV estão principalmente em PIBB11 (50%) e VALE5 (15%) e estou esperando um melhor momento para entrar na PETR4 e nas especulações: Siderúrgicas, Bancos, Construtoras, Energia, Embraer (“blues chips”, quase todas com pequenos prejuizos, mas tô correndo atrás todo mês, pena não ter conhecido seu blog antes).
    Mas vou chegar lá (50 a 50) apenas com dinheiro novo e rendas das especulações e como a RF tá caindo…

    Mas uma dúvida: o que acha de na parte “variável especulativa” colocar um pouco de fundos cambiais ao invés da Poupança, que estão querendo baixar, devido a natural correlação negativa (penso nestas altas variações vender/comprar cambiais para comprar/vender ações), pois andei analisando que em US$ a nossa bolsa está mais volátil ainda (100% a mais que em R$ entre TH e fundo)! E assim mantenho um bom balaceamento e aproveito também quando os estrangeiros voltarem pra Bovespa ir realizando lucros e aumentando um pouco a proteção cambial, claro separando o dinheiro do investimento mensal. Que acha?

    Desde já agradeço a disposição a ajudar.
    Abraços,
    Antonio.
    PS: Quando lançará um livro? Divulgação e público não irão faltar!

  12. 12 Leitão

    Oi Antônio!
    Bem, sobre a Embraer, acho que é fumo… não aconselho.
    Quanto a rebalançear as alocações, é bom mesmo. Temos que aproveitar o mercado em “crise”… mas faça isso gradualmente, durante os próximos 18 meses mais ou menos…

    Sobre a questão de dolar, sei não… acho melhor não inventar muito, a não ser que você queira se dedicar de verdade, e almoçar e jantar esses assuntos. Acho desnecessário complicar. A mente da gente tem que estar tranquila para fazer bons investimentos. É melhor investir em uma mente limpa. Uma mente limpa e racional é nosso melhor investimento.

    Quanto a escrever um livro, obrigado pela idéia! Fico contente com esse incentivo. Muitos amigos estão me incentivando a isso mesmo… e como gosto de ensinar, vai ser uma boa. Vou colocar na minha lista de coisas a fazer. :-)

    Grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s