GGBR4 – Gráfico – 10-03-2009

10mar09

Boa noite, pessoal!
Guerdau mereceu atualização, já que praticamente atingiu sua região de projeção. Abraços! Leitão

Antes…

Depois…
ggbr4-2009-03-10

Veja também…

> Mais gráficos “Antes” e “Depois”…

Para você não perder as atualizações dos gráficos, receba diretamente em seu e-mail...



37 Responses to “GGBR4 – Gráfico – 10-03-2009”

  1. 1 José Atanásio

    Peguei GGBR4 quase na mínima dela, fazendo esta mesma leitura , Leitão ! Sei que vc não gosta , mas ela havia feito um OCO na linha secindária de alta e aplicando Fibo + Projeção pelo OCO , a mínima seria por volta de 11,23 – 11,24 …
    Hoje ela me parece ter feito um lindo candle de reversão, me corrija se estiver errado: uma “estrela da tarde” …
    Aliás, hoje foi um dia de candles bonitos, to em ITSA4 e hj ela parece ter dado um grande sinal num “engolfo de alta” …
    Para os grafistas , hj foi show ! hehehe

    Um abraço ,

  2. Na minha simulação eu entrei em 11,20, sai metade em 11,69 (+-4%) e pretendo sair o resto em 11,98 (7%).

    Ainda estou testando estratégias. Ainda sou muito inseguro quanto a definir o objetivo do meu trade e o espaço de tempo para que ele aconteça… O que vcs acham a respeito disto?

  3. 3 Leitão

    Oi Atanásio!
    Que bom! Parabéns! A ITSA4 também tinha postado isso anteriormente.
    O Candle da GGBR4 foi de reversão mesmo. O objetivo de queda do Fibonacci do Leitão era coincidente com suporte e com projeção de queda de canal. Tudo convergendo, bem certinho mesmo.
    Vixe!! Desculpe esse tanto de palavrão, pessoal. Vou traduzir isso depois.

    Oi Carlos!
    Você está certinho! Estudando e simulando bastante antes de começar pra valer. O segredo do simulado é agir como se fosse real, sentir calor na cadeira.

    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Sam

    Uma das frases do Leitão que eu mais gosto .. (em bom “mineirês” rs diga-se de passagem ) é aquela que diz que aqui ( no blog ) ….

    … “Se cai .. nós gostamos. Se sobe .. nós também gostamos ” hehe

    Fiquei feliz quando a GGBR4 deu o seu “mergulho” e me permitiu entrar no barco dela com uma margem de segurança e maior tranquilidade no meu investimento.

    e continuo feliz assistindo a reversão .. depois de ter entrado quase na mínima do mergulho :)

    Abraço e todos e bom final de semana !

  5. 5 Sam

    ops… rsr

    quis dizer… “Bom resto de semana” kkk

    foi a emoção rsrssr

  6. 6 José Atanásio

    Pessoalmente, acho que a GGBR4 está num momento em que ela tem espaço pra subir até 13,XX (na minha opinião por volta dos 13,6X) … Qual a opinião dos colegas de AT ??? Qual a projeção que vcs fazem ??

  7. 7 Leitão

    Oi Atanásio!
    :-) Umas dicas:

    Dê algum embasamento para sua projeção. Como faz a leitura do mercado e em que se baseia?

    Aqui no Leitão em Ação não tem divagações, embromation, etc…
    Ah, e aqui também não tem partido político da Análise Técnica ou partido da Análise de Horóscopo, etc.. Aqui somos Investidores e Especuladores, e usamos as melhores ferramentas, seja de qual partido político for.

    Bem, respondendo, minha análise já está aí em cima, conforme o gráfico.
    Abraços!
    Leitão

  8. Eu já realizei meu lucro e agora vou aguardar a hora de entrar em mais alguma ação….

    Leitão, no teu gráfico qual o objetivo que vc acha que ela vai perseguir agora? Os 14,50? E vc está trabalhando para realizar em alguns dias, algumas semanas, alguns meses? Qual o teu plano neste caso específico?

  9. 9 Leitão

    Oi Carlos!
    Muito bom! Parabéns pelo trade com lucro! Agora é segurar a anciedade e a ganância para não querer entrar a toda hora… devemos sempre esperar a melhor hora, igual a um crocodilo na beira do rio.

    Quanto a mim, estou humilde ultimamente… qualquer lucrozinho de 10% já vendo feliz. Heheheh

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 José Atanásio

    Foi mal, Leitão ! Mas … seguindo sua intimação, vou explicar o método que usei. Percebi que seu objetivo (pelo teu grafico) parece realmente acima do meu.
    Tua LTB secundária tá bem traçada, mas é que quando eu tracei meu gráfico minha LTB primária formou uma linha um pouco mais íngrime (tenta traçar a LTB 1ª nesse teu gráfico pra ver) superando assim (negativamente) o objetivo da secundária. Tracei a LTB 1ª e depois tracei uma paralela a ela ligando os dois últimos fundos (que realmente coincidiu) e então o objetivo seria praticamente igual a Fibo 38,2%, que é em torno de 14,1.
    Na verdade acredito que vá respeitar a LTB 1ª e levando em consideração o tempo que isto ocorrerá, acabará batendo nesta abaixo dos 14, talvez daqui no máximo uns 10 dias.
    Bom esta é minha análise, bem passível de erros claro … sou um iniciante ainda …
    Queria tua opinião ! Acha que tem fundamento ? erro em algo ?? acha realmente que chega nos 14,5 ??
    Abraços

  11. 11 José Atanásio

    Ah, citei 13,6X porque até aí acho muito provavel mesmo que suba, acima é como disse , depende do tempo que bater na LTB … Minha OV vai se dar em 13,80 ! Talvez precoce né , mas talvez mais seguro …

  12. 12 Leitão

    Oi Atanásio!
    Vixe! Hehehe… que confusão. Ok, agora embasou mesmo! Hehehehe
    Tudo bem, você está buscando um caminho.

    Uma dica: quanto mais simples, melhor. Pois nossa maior dificuldade é com nossas emoções. Uma forma simples de analisar ajuda. Pois quanto mais referências e indicadores, mais dificulta pra nossa cabeça.

    Não podemos subestimar nosso lado animal. No mercado, estamos mais para neandertal do que para homo-sapiens. :-)

    Abraços!
    Leitão

  13. 13 tubarao -rafael

    OLá amigo Leitão,
    td ok?, então leitão, gostaria de saber o seu modo de investimento, se você segue totalmente só os graficos, mesmo que as noticias sejam mà, os graficos sempre da certo é 100% confiavel? e se sempre da certo?, também gostaria de saber para especulaçao tem algum modo na analise grafica , que seja imbativel ou nao, como posso ganhar bem (dinheiro) na especulaçao, e quais açoes,?, se alguem tem um modo de me ajudar blz, comprei ggbr4 há 11,92, seguro por quanto tempo +ou-, falam de valores que ela vai chegar na casa dos 14 é confiavel segurar até lá?
    abraços a todos e a v leitao nosso professor ;=)

  14. 14 Leitão

    Olá, Tubarão! Tudo jóia!
    Vixe! Vamos lá:

    – Sim! Sigo somente os gráficos. Não olho nadinha de notícias. As notícias só servem para nos atrapalhar. Elas prejudicam nossa já precária capacidade de pensar de forma racional e independente. Notícias são sempre atrazadas, o mercado está sempre à frente, além de o que importa não é a notícia, mas sim o que o mercado faz com ela… muitas vezes o mercado vai na direção contrária do senso comum… por essas e outras N razões não olho nadinha de notícias, só vejo Tele-Cine, Animal Planet e Os Simpsons. (vou explicar tudo isso em detalhes nas vídeo-aulas)

    – Os gráficos são 100% confiáveis, pois expressam o mercado nu e cru. É uma excelente ferramenta de acompanhamento do mercado. O que não é nada confiável é nossa precária capacidade de analisá-lo. Se alguém cisma de tentar adivinhar o futuro a partir de um gráfico, aí que que não se pode confiar nadinha mesmo. Uso gráficos para leitura de comportamento de massa, para ir direto na fonte e não deixar ninguém e nada me atrapalhar no meu raciocínio, e a partir disso coloco a Probabilidade a meu favor, pois não podemos prever o futuro, mas podemos ler o momento presente com muita acertividade, e agir ACIMA da multidão, e não como ela.

    – Em Especulação não agimos de forma gananciosa, com intenção de ganhar muito dinheiro e de forma cega. Agimos de forma astuciosa, para fazer um dinhero extra apenas. Especulação, somente, não deixa ninguém rico. Somente Investindo é que construimos patrimônio de verdade. É muito bom ganhar um dinheiro extra de vez em quando através de Especulação, mas é fundamental fazer Patrimônio através de Investimento. Quem não tem plena consciência disso, acha que está Especulando, mas na verdade está Jogando.

    – Devemos Especular somente com boas ações, pois fumo é fumo, e uma hora você leva… então, sempre aconselho não especular com ações ruins… (as do cardápio aí em cima são boas – falarei mais disso nas vídeo-aulas)

    – Sobre a GGBR4, nunca podemos fazer operações pensando no futuro. Devemos agir de forma fria e coerente no momento presente, e o futuro é apenas consequencia de ações corretas feitas no passado. No seu caso, o certo é você comprar em um momento favorável, definir um ponto onde deva sair, e um ponto onde ache considerável o lucro, e não se preocupar com o futuro. Se você agir certo, não precisa se preocupar com nada. Aconteça o que acontecer, você está preparado. Ah! E esse papo de que dizem que vai para XX,00 é pura embromação – ninguém sabe o dia de amanhã…

    Abraços, e espero ter ajudado.
    Leitão

  15. 15 José Atanásio

    Concordo com vc Leitão,
    Mas dizer que quem diz que vai a XX,00 é embromação aí me desculpe , mas é vc que está enganando o rapaz. Se ele entrou na ação com intenção de especulação, ele tem sim que ter um preço-alvo (para Ordem de Venda) na cabeça. Isso é primordial !! Se ele não souber onde vai vender, fica susceptivel ao mercado engoli-lo !
    Qdo eu disse minha opinião citando o meu preço-alvo, é porque entrei na operação com ela toda traçada na cabeça e friamente como vc diz , venho esperando, mas sabendo o que estou esperando. Como esse rpz vai esperar se não sabe o que ?? O mercado vai engoli-lo pq se ele perder a hora, pode se ferrar …
    Vc sabe o que deve vir pela frente, e sabe que abril deve ser pesado …
    Desculpa, mas nesse ponto de ter um ponto de venda já traçado e não esperar uma nova reversão talvez haja uma divergência entre nós …
    Abraços …
    Atanásio

  16. 16 Leitão

    Oi Atanásio!
    Obrigado pelo contra-ponto, é muito importante isso também.

    Mas deixa eu ver se consigo me expressar melhor:

    É claro que compramos já visualizando um ponto de venda. Só compramos se a Probabilidade estiver a nosso favor. Mas veja bem, eu disse Probabilidade.

    Compramos com a esperança de que os preços vão mesmo a nosso favor, senão, não compraríamos. Mas não podemos comprar contando com isso. Nunca devemos montar nossas estratégias contanto com o imprevisível – pois o dia de amanhã é imprevisível, por mais que eu tente colocar tudo a meu favor.

    O que quero dizer é que a maioria das pessoas erram justamente aí: montam suas estratégias olhando para o futuro, e esquecem de que é no momento presente que devem se concentrar.

    Devo comprar bem focado e armado no hoje. Pois o hoje me pertence. O amanhã não me pertence. O meu sucesso no amanhã é fruto de minha ação bem consciente e fira, hoje.

    O que eu critico não são as pessoas normais, igual eu e você, que realmente estão no mercado, no front. O que eu critico são os “especialistas” que não sabem de nada, e ficam dizendo que o mercado vai subir, vai cair, caiu por causa disso, subiu por causa daquilo. E o pior é que eles vivem disso. Fazem disso a profissão deles, e isso não acho honesto.

    Tenho até uns posts sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/07/19/analises-embromation/

    Outro:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/12/analises-embromation-agora-em-video/

    Grande abraço e vamos juntos vencer o mercado e as embromações.
    Leitão

  17. 17 Henrique

    Bah Leitão, pensei que ela ia testar o suporte ali pelos 10,xx e me dei mal, acabei nao entrando…. acontece hehehehe

    abraço

  18. 18 Leitão

    Oi Henrique!
    Pois é… eu também achei. Eu tinha entrado um pouco antes, para garantir, e estava planejando fazer preço-médio especulativo se caisse nos 10,50. Não foi lá, bão também! heheh

    Abraços!
    Leitão

  19. A quem interessar, segue o meu gráfico aonde eu identifiquei suportes menos relevantes com linhas amarelas e mais relevantes com linhas azuis, e que me permitiu entrar praticamente na mínima:

    http://br.advfn.com/p.php?pid=chartscreenshotshow&cb=1236949394&u=1KCDT%2FQQ5BxQz0M%2FDg4mGrZvYzs6DTWp&symbol=BOV%5EGGBR4

    Também tem esta tendência de queda de curtíssimo prazo (linha púrpura) que reforçou meu objetivo de não arriscar ficar tentando lucros maiores do que os 7% de objetivo.

    Se alguém quiser comentar qualquer coisa, fiquem à vontade.

  20. 20 Adauto

    Boa noite Leitao!!!

    Entao Leitao, to seguindo seus passos (mais ou menos) rsss.
    O que vc acha?
    Quero fazer um investimento para LP mesmo.
    Estou encarteirado de GGBR4.Comprando aos poucos como vc disse.
    Entrei nos 16,80 , 13,30 agora 11,60.
    No momento, 10% do meu capital injetado nela.Seria perigoso ficar so GGBR4?
    Penso em investir mais 5% do meu capital ,caso consiga comprar por 10,XX.
    Como disse, nao tenho planos para os proximos anos para esse meu capital.
    Posso aguentar firme.
    Pensei em comprar outras empresas, mais como ja entrei na GGBR4 nos 16,80 , e acho que para LP o preco esta bom, preferi continuar apenas nela.Nao que queira fazer preco medio, e que acho que o preco esta bom, e se cair bem mais, eu tenho como comprar mais.
    Sera que estou pensando errado?
    Abraco

  21. 21 Fernando

    A GGBR4 tá dando pano pra manga aqui heim Leitão. Eu continuo de fora, só obsrvando. Tô no prejuizo com ela ainda. Mas nessa semana acho que vou entrar.

  22. 22 Leitão

    Oi Adauto!
    Você está fazendo mais ou menos certo… só não pode de jeito nenhum é apostar tudo em uma únca empresa. O bom é dividir, de modo que fique 10% em 10 empresas diferentes, de setores diferentes.

    Por mais que seja boa a empresa, e tenhamos confiança no futuro dela, o futuro é imprevisível, não canso de dizer isso aqui. Então devemos sempre agir certo no momento presente, e o futuro a gente relaxa… O certo é diversificar igual te falei.

    Oi Fernando!
    Ela já está subindo, mas ainda tem folga pra cair mais um pouco. Se subir eu acho bom, e se cair acho melhor ainda, pois já tracei a estratégia com ela e nem preocupo.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  23. 23 Fernando

    Pois é Leite, eu também tenho (tinha) minha estratégia: entrar nela quando baixar de 11. Mas ela segurou firme acima disso.

  24. 24 Adauto

    Valeu Leitao,muito obrigado.
    So mais uma, qual outro setor (que empresa) poderia ficar de olho, nao para comprar agora,mais para colocar na minha carteira para LP.
    Abracos
    Adauto

  25. 25 José Atanásio

    Rpz, Adauto, acho que o setor financeiro é uma boa : BBDC4 e ITSA4 por exemplo, que o próprio Leitão mantem no seu “cardapio”. São empresas de bons fundamentos, BBDC por exemplo tem bom PL, nenhum endividamento, excelente liquidez e vêm baratas … Além de ter perspectivas de grande crescimento percentual principalmente qdo a crise começaar a baixar a poeira.
    Outras boas : setor elétrico – CMIG por exemplo …
    Seria bom termos a opinião do nosso mestre Leitão !

  26. 26 Laenir Ana

    Olá Fernando!
    Eu também estou esperando para comprar ggbr4 por Rs 10,50.

  27. 27 Leitão

    Disponha, Adauto!
    Todas que estão no “cardápio” aí em cima eu tenho em carteira. Pode ir por elas também…

    Oi Atanásio!
    Certíssimo! Obrigado! Não tenho nada a acrescentar….

    Oi Laenir!
    Eu também… rs

    Abraços a todos(as)!
    Leitão

  28. 28 thiago

    Leitão, estou so observando, esperando um momento que eu acho importante para entrar na ggbr, sei que para investimento ela já está otima, mas eu pretendo especular nela, estou esperando ela chegar ao suporte de de 10,50 se não chegar paciencia, fica para a proxima

    abraços meu amigo de minas

    bons trades

  29. 29 thiago D.

    Ta chegando outra vez ao objetivo!!!!!

    Abraços

  30. 30 anderson

    Boa noite, estou começando a me informar sobre investimentos em ações e gostei muito deste blog.

    Em setembro do ano passado, entrei em um fundo de ações da caixa da vale5 e petr4, depois disso assisti elas cairem sem poder fazer nada e este mês sai do fundo com a recuperação, não perdi dinheiro mas perdi tempo! Porém já ganhei tbm um aprendizado de como não fazer rs.

    Vou investir um valor que tenho em alguma ação das mais tradicionais, as msm acima e bbdc4, usim5 e ggbr4 são as que estou pensando, se bem que hj vi que já perdi uma grande alta. Mas pelo que venho estudando, algumas podem estar mostrando uma reversão para alta, então ainda seria um bom momento para compra.

    Enfim, gostaria de saber se tem algum material de estudo para recomendar pois estou iniciando realmente nesta área e destas ações que citei, qual acha interessante para o mês de abril?

    Aguardo retorno e desde já agradeço a atenção.

  31. 31 Leitão

    Olá, Anderson!
    É seu primeiro comentário aqui, não é? Seja bem vindo!

    Bem, o próprio blog tem um material de estudos muito bom. Sugiro você ler com calma, aos poucos, principalmente os comentários que são ainda melhores que os posts… veja a tag “filosofando” no cardápio do menu lateral… Vai ser bem proveitoso.

    A primeira coisa que você tem que fazer é separar Especulação de Investimento. Essa é a maior causa de fracasso na bolsa – as pessoas misturam as duas coisas e ficam patinando.

    Tanto uma coisa quanto a outra você vai encontrar muitas dicas aqui no blog, e fique à vontade também para participar… posso ir ajudando aos poucos…

    Obs.: Estamos chegando ao final de uma alta de médio prazo (e estamos ainda na tendência de baixa de longo prazo)… comprar agora é entrar no final de uma alta e arriscar…. se for Investir, melhor dividir seu capital em 20 vezes e comprar mes a mes parcelado. Se for Especular, leia bem as dicas do blog antes…

    Abraço!
    Leitão

  32. 32 Sam

    Vamo que Vamo !!! hehe

    Eu sabia que ela nãi iria me decepcionar rsr

    Próximas Resistências

    13,80

    14,50

  33. 33 Laenir Ana

    Olá Sam!
    O que é isso?13,80 e 14,50.Comprei 10 ações a 11 reais.E estou pronta para vendê-las.Vinte reais de lucro.Nada mal.Vai dar para comprar um ovo de chocolate para minha filha.

  34. 34 Sam

    Oi Leanir

    Os valores que citei são as próximas resistências que precisam ser vencidas para o ativo continuar subindo …

    … até voltar a perder força ( se é que isso acontecerá ) e cair novamente ( o tal “zag” que leitão sempre nos fala rsr ).

    Lembrando que dia dia 26/03 ela chegou a 13,70 e depois recuou. Ou seja, a resitência em 13,80 não foi superada.

    Abç

  35. 35 José Atanásio

    E lembrando que nem sempre ela recua porque encontra-se num zag real. Boa parte das vezes ela recua para formar um novo pivot e recompor as forças para continuar subindo …
    Concordo plenamente com os valores das resistências que vc traçou Sam…
    Abraços

  36. 36 Laenir Ana

    Olá Sam!
    Entendi.Pode dar entrada para mais compras.

  37. 37 Sam

    José Atanásio

    Exatamente. Quando sobe, na maioria das vzs não sobe sem parar ( quando acontece isso de subir 5, 6 pregões seguidos, no jargão da bolsa costuma-se dizer que houve um “rali” ). O mais comum é subir uns 2 ou 3 pregõs intercalados com pequenas realizações de lucro, ou seja, pausa que o mercado ( ou o ativo ) precisa p continuar subindo.

    PS. Existia uma resitência em 13,30. Se perder pode cair mais, Se manter e superar 13,80 pode ganhar força e ir buscar os 14,50.

    Boa semana e bons trades

    PS2- Espero que nosso mestre volte logo e plenamente recuperado.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s