Empresa é igual vinho…

05mar09

vinhoO amigo Rafael Tubarão comentou:

“Leitão, uma empresa com historico bom de se analisar, é empresa com quantos anos de existencia no mercado acionario? Abraço,
Rafael Tubarão “

Oi Tubarão!
Bem, menos de uma década é coisa suspeita. Experts tarados conseguem analisar companhias novas, mas também são igual nerds… ficam escovando as finanças internas, vão aos churrascos da empresa, são amigos dos diretores e conhecem ate o nome dos cachorros de estimação dos gerentes financeiros delas.

Companhias que surgiram no boom dos últimos anos, no final do ciclo de alta então, essas são as mais suspeitas. Na verdade, muitas fizeram foi um verdadeiro golpe nas pessoas, venderam por 10 vezes mais suas empresas aos incautos investidores empolgados com as estrondosas altas, e ficaram bilionários.

Veja a Gol por exemplo, a Cosan, etc… Companhias que valiam digamos 3 reais, foram lançadas na bolsa valendo 20, e a ganância e falta de boa orientação dos investidores alimentou essa festa e elevou preços a 60, etc…

É o que eu falo, bolsa é ótimo, mas a falta de boa orientação sobre ela é uma lástima mesmo.

Abraços!
Leitão

Leia também…

> Sobre cogumelos…

> IBOV – Gráfico Histórico desde 1963 dolarizado

> Sobre picaretas…



33 Responses to “Empresa é igual vinho…”

  1. 1 lucas de oliveira

    Leitão q q vc acha da petr4 seria uma boa ação para expeculação no caso venda?

  2. 2 Leitão

    Oi Lucas!
    Acho não…

  3. 3 Makoto

    Leitão,

    Por essa sua análise podemos inferir que pra investimento, a Análise Fundamentalista é a Análise necessária.

    No entanto, podemos especular dentro do papel da empresa escolhida através de ‘n’ formas (C/V, aluguel, opções) com a percepção de que o viés, a longo prazo, seja positivo.

    Correto?!

    Forte abraço!

  4. 4 Leitão

    Oi Makoto!
    Meio correto…
    Análise Fundamentalista é para Investimento, longo prazo, ficar rico!
    Para Especular, a Análise Fundamentalista é útil para evitar que você faça besteiras maiores… É como aquele meu post sobre “cogumelos”… pela AF você evita de por a mão e cogumelos venenosos…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Makoto

    Hmmm, pensei no seguinte aspecto.

    Vou utilizar AF pra um longo prazo (anos). Posso fazer Buy and Hold e esperar, sentado na cadeira por esse período até ir colher os frutos disso.

    Ou então posso selecionar um “cogumelo comestível” e acompanhar via análise gráfica pra vender no topo e REcomprar na baixa.

    Se pegarmos as empresas que voce utiliza no seu cardápio, caso eu tivesse vendido-às próximo ao TH do Ibov e utilizar esse dinheiro pra recompra-las agora, não teria sido uma boa estratégia? Um misto de Investimento e especulação?

    O que vc acha?

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi Makoto!
    Isso que você está propondo é o que durante séculos as pessoas tentam fazer, mas não conseguem. Teoricamente é fácil, na prática, ninguém consegue.

    Dá para escrever um livro inteiro sobre o porque ninguém consegue isso.

    Mas resumindo, não existe meio-termo. Meio-termo é sinônimo de resultados meio-bons, meio-ruins. Por isso as pessoas passam anos patinando no mercado, pois acham que podem descobrir uma fórmula mágica.

    Lembra do filme “O Senhor dos Anéis”? Então… pessoas normais, quando colocam o anel, ficam cegas, domadas pela ambição. No mercado é a mesma coisa. A ambição e a fantasia do “anel” as impede de pensar claramente.

    Ao longo do blog venho dizendo isso, e mesmo correndo o risco de ser repetitivo, não canso de falar. Investimento é uma coisa, Especulação é outra. Para tirar o melhor dos dois mundos, é preciso separar bem a coisa.

    Abraços!
    Leitão

  7. 7 Makoto

    Leitão,

    Quais os principais motivos que as pessoas não conseguem atingir essa estratégia do meio-termo?

    Abraço!!

    obs: pergunto com o intuito de absorver a sua vasta experiência no mercado e não em posição defensiva, ok? ;)

  8. 8 Leitão

    Oi Makoto!
    Ehehe… sou um eterno aprendiz igual a todo mundo.

    Bem, respondendo, são vários, dá para escrever um livro sobre isso. Estou sem inspiração no momento para tentar explicar melhor, mas pense no pato, esses patos domésticos: eles andam, nadam e voam, e não fazem nenhuma coisa direito…

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Makoto, entendo o que voce quer dizer e acho que agora da pra fazer isso.

    Entenda que a minha opiniao eh bem pessoal, sou nova nisso aqui!

    A Vale por exemplo, tah na cara que tem muuuuita gente fazendo isso. Compram quando dah uma queda brava e mantem as acoes ate dar uma subida drastica e vendem. Recompram na baixa e vendem de novo numa alta…
    Eu nao vejo problema algum fazer isso, porque se caso ela nao subir em poucos dias ela fica na carteira pra quando subir ou pra longo prazo.

    Sei lah, acho que com o mercado do jeito que esta, dah pra fazer isso sem passar noites em claro.

    Quando a bolsa estava em 70 e tal mil pontos dava um certo medo, mas agora? nao acho ruim nao….

  10. 10 Monica

    O post acima eh meu :-)

  11. 11 Humberto

    Leitão, eu concordo com a Mônica. Acho que dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, porém em proporções diferentes. Explico: digamos que eu tenha R$ 100.000 investidos em petr4 (quem me dera!!) para o longo prazo, e digamos que tenha uns R$ 20.000 disponíveis para brincar… Se eu comprar petr4 para especular e ela tiver uma queda grande eu mantenho em carteira até recuperar, pois já faz parte de minha carteira de longo prazo e acredito nos seus fundamentos. Se ela subir posso realizar o lucro e partir para especular com outra ação da minha carteira, digamos vale, itau, bradesco, cmig, …
    Esta estratégia não é razoável?
    Um abraço

    Humberto

  12. 12 Sam

    Leitão, Mônica, Humberto e Makoko

    Eu faço isso tb!! hehe

    Uso o mesmo ativo para investir e especular.

    Só que no meu caso uso apenas a GGBR4.

    Motivos:

    1 – Ela tb é uma blue chip ( e não um mico .. que possa me fazer perder o sono caso caia )

    2 – Todas as Blues estão baratas, mas entre as commodities, se não me engano ela é a mais barata ( Falo do preço mesmo da ação em si …entendam rs )

    3 – Decidi operar c apenas 1 papel … Não digo que me tornarei um especialista nele, mas isso facilita muito minha estrategia.

    Sei que minha estratégia está longe de ser perfeita..mas ela se resume mais ou menos no seguinte.

    Tento comprar proximo ao suporte, usando apenas 1/3 do capital disponivel. Se subir vendo ( especulação ) e aguardo cair abaixo do valor que vendi p recomprar.

    Se cair mantenho ( vira investimento ) e na medida do possivel espero cair mais ainda e compro mais para fazer preço medio ( usando outro 1/3 ), e o outro posteriormente.

    A medida que a cotação vai subindo e me dando lucro ( que nao precisa ser espetacular..basta ser lucro ) ao passar por cada ponto de entrada…vou realizando ..e aguardo cair p começar tudo de novo ( compras parceladamente ).

    A intenção é .. a cada “rodada” dessa ..aumentar margem/participação.

    Observe que nao faço preço medio de forma irresponsavel, pois aguardo chegar no suporte para pratica-lo. E fazer preço medio com blue …é completamente diferente de fazer PM c small…ou outras ( opnião minha ).

    ………….

    Sei que posso ter falado coisas que muitos aqui ja fazem e não é novidade nenhuma rs

    Mas o que vale é participar …como Leitão sempre faz questão de frisar..

    Abraços e Bom fim de semana a todos

  13. 13 Monica

    Sam, Leitao e todos

    Sam, parece obvio, operar assim nao eh mesmo?
    Sinceramente Leitao, nao vejo perigo em fazer isso. Pelo menos nao agora, com o mercado do jeito que estah.

    Sam, eu vou tentar fazer o que voce esta fazendo, soh que com a Vale, que eh o ativo que mais conheco.
    Nao sei como eh a Gerdau, mas a Vale tem uma liquidez enorme. Basta dar uma subidona que o pessoal realiza em seguida. Indo nessa “onda” dah pra ganhar uma graninha ;-)

    Minhas duvidas:
    1) Com tantas coisas a serem descontadas (IR, taxa de administracao, emolumentos…) qual seria um rendimento liquido interessante?
    Por exemplo: Se uma acao esta no valor de 25,00 em qual valor vale a pena vende-la?

    2) Pra quem estah de olho nos dividendos como voces operam? Buy and Hold?
    3) Quanto tempo eh necessario deixar o ativo encarteirado (sem mexer nem um pouquinho) pra ter direito aos dividendos?

    Bom findi galera!

  14. 14 Sam

    Mônica

    A Gerdau tb possui otima liquidez…por tb ser uma blue chip. Não é a toa que consta do cardapio do Leitão rsr

    Blue Chips >> Líderes de mercado, muita demanda e lucros constantes.

    Como vc mesma disse, essa é uma otima estrategia, porem não é infalível, por isso que para mininizar risco eu so a utilizo bem proxima ao suporte. No suporte pode haver repique e recuperação…ou …na pior das hipoteses o mercado cai e abre a oportunidade de colocar a estrategia em ação.

    A unica coisa que ainda me atrapalha no uso desta estratega – pasme – é o fator humano rsr ou seja…EU MESMO…que preciso ser mais disciplinado…e ter paciencia em aguardar com frieza cada ponto e entrada e
    saida que eu mesmo estabeleci na estrategia.

    Monica..sobre suas duvidas:

    IR só é pago ( 20% ) se vc operar vendas ( com lucro ) acima de 20 mil reias num mesmo mês. 20% do seu lucro é do seu sócio ( Lula rs ).

    No caso de investimentos em ações não existe taxa de administração ( isso é coisa de fundos de ações, oferecidos pelos bancos ). Rendimento liquido varia de acordo c a sua estrategia, do montante investido, etc.

    Se a ação está 25$, resta saber por quanto vc a comprou, p saber se ja ta boa p vender.

    O pagamento de dividendos varia de empresa p empresa. Algumas pagam semestralmente, anualmente, etc. Geralmente as empresas divulgam c antecedencia a data em que estaram efetuando o pagamento dos mesmo, que é automaticamente creditado em sua conta na corretora. Caso nao divulgue, entre no site da empresa, no link “relação com investidores” e tente descobrir. Basta ter a ação no dia do pagamento dos dividendos para ter o direito de recebe-los.

    Como todo comentario que faço, gostaria que passasse pelo crivo do Leitãoo rsr p saber se falei alguma besteira rs

    Abraço a todos e otimo fim de semana

  15. Este diálogo entre Sam, Mônica, Humberto e Makoto tá muito bom. Espero que continue, hehe…

  16. 16 Alexandre Mazzei

    Que bom que você não está diversificando mais, ainda bem que você percebeu que diversificar envolve muita dedicação, pois você deveria se especializar em vários papeis e não em um só.
    Porém, na minha opinião, seria aconselhável você estar com pelo menos mais de uma, para você usar a técnica “long short”, caso uma decaia demais em relação ao IBOV.
    Só querendo ajudar..
    Abraços

  17. 17 Alexandre Mazzei

    Sobre o artigo:Empresa é como vinho.

    O conceito de uma boa empresa é simples:
    A empresa tem que tem um patrimonio elevado, sua área de atuação não é de materiais consumdos devido a móda ou o momento em que vivemos, ela tem que pagar bons dividendos aos seus acionistas(mais de 3%a.a.) e a maioria “do povão” queria estar trabalhando nela.
    Nesse caso, você achou uma empresa boa, mas mesmo assim, antes de comprar suas ações, aconselho fazer uma pesquisa nos noticiários e uma análise nos gráficos para verificar o momento atual da mesma.Pois os preços de suas ações refletem uma situação de curto prazo em que ela está passando e não a sua condição financeira no longo prazo.

    Abraços

  18. 18 Leitão

    Oi pessoal!!
    Que bacana! Gostei de ver o nível da discussão aqui, todo mundo no mesmo espírito da nossa cozinha, que é de conversar e dividir bons aperitivos…. Obrigado!

    Sobre a estratégia que vocês estavam discutindo, e essa questão de fazer especulação e investimento com as blue chips, ok, é possível sim.

    Podemos Investir e Especular sim, mais ou menos como vocês comentaram. Só que não pode misturar as estratégias. Por exemplo: Alguém que tem 100k e usa esses 100K para Investir, aí passa 3 meses vê que as açõe subiram e vende, com intenção de realizar lucro, aí depois compra de novo, o mercado cai, e agora diz que é Investimento de novo. Quando alguém faz isso, ela acha que está agindo de forma racional e “esperta”, mas na verdade está sempre Especulando, e nunca Investindo. E eu não canso de falar, que somente Especulando, ninguém constrói Patrimônio de verdade.

    Um exemplo que pode ser bem sucedido: se temos 100k, usamos 80k para Investimento e não misturamos isso com Especulação, e usamos estratégias de Investimento, e não ficamos loucos para vender assim que der um lucro. E os outros 20K usamos para Especular, se cair deixa lá e vira Investimento… ok… não é a melhor, mas é uma estratégia. Hoje é possivel fazer assim pois o mercado já está barato… mas amahã não vai poder, pois quando o mercado estiver caro novamente, essa estratégia é perdedora.

    Grande abraços a todos(as)!
    Leitão

  19. 19 Leitão

    Oi Alexandre!
    Vou dar um pitado no seu comentário:

    Você disse: “que bom que não está diversificando mais”…
    Diversificar, em matéria de Investimento, é fundamental para controlar risco. Para Especulação, diversificar ou não não faz o menor sentido, pois um Especulador compra e vende, e usa outras estratégias, diferente das estratégias de um Investidor. Agora, quem gosta de Especular somente com um ou outro papel, Ok, digamos que é uma forma de “sentir” melhor o papel – quanto a isso não vejo problema, o único porém é que você fica limitado, equanto outros papéis podem dar oportunidade enquanto o outro não estão.

    Quanto a questão de “empresa boa paga bons dividendos” não é bem assim não. Empresa boa faz o lucro crescer, e para isso talvez ela não lhe page bons dividendos, mas saiba fazer esse dinheiro crescer mais do que se pagasse para você. Empresas de crescimento costumam pagar baixos dividendos, pois estão reinvestindo lucros no crescimento de sua companhia, o que é ótimo. Empresas em estagnação podem pagar bons dividendos por não ter o que fazer com o lucro.

    Abraços!
    Leitão

  20. 20 Sam

    Leitão

    Concordo com vc. Sei que acabo usando o mesmo $$…tanto p especular quanto p investir. Mas eu to usando essa estrategia EXATAMENTE pq o mercado está barato. Minha intenção é aumentar participação a cada rodada de especulação ( sei que não existe uma formula magica e perfeita de conseguir isso .. mas vou tentando rs )para quando essa fase passar e o mercado voltar a ficar caro .. eu estar com o dobro ..ou quem sabe ate c o triplo de ações ( GGBR ) que eu to hoje. Ai eu posso sim definitivamente passar a ve-las como investimento e nao mais especulação … entendeu?!

  21. 21 Sam

    Alexandre

    A estrategia LONG SHORT realmente é interessante tb.

    Quem sabe eu passe a utiliza-la numa outra ocasião.

    Valew pela dica …

    Abç

  22. 22 Leitão

    Oi Sam!
    Entender eu entendi. E é um exemplo clássico de ganância.

    Veja bem, ambição é uma coisa boa, pois é combustível para crescimento.
    A ganância é diferente de ambição. Na ganância (e é o que faz a maioria das pessoas na bolsa perderem dinheiro) faz a pessoa querer “bater” o mercado, fazer “dinheiro rápido”, ser “mais esperto” e “ganhar mais” que de outra forma não conseguiria.

    Acho bom a gente ter ambição, mas realmente não canso de altertar para o problema da ganância.

    Mas no que depender de mim, estou aqui para ajudar. Pois eu também já passei por tudo isso, e tive que aprender errando, sem alguém para me orientar.

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Monica

    Leitao, concordo com voce. A ganancia vira jogo, e jogo de azar! Tem que ficar atento a isso….

    Falando em dividendos… quanto tempo que eu preciso ficar com uma acao para eu ter direito aos dividendos?
    Se eu usar 80% de Vale pra investimento e 20% pra especular (dentro da propria acao. Comprando, vendendo e recomprando) tenho direito aos 100% das acoes ou somente os 80%?

    Valeu pessoal!

  24. 24 Sam

    Leitão

    Cara .. se vc me dissese as mesmas palavras a uns 10 anos atras …agora eu estaria em depressão .. heheh

    Mas graças a DEUS q minha maturidade e humildade de hoje fazem-me abrir os olhos para coisas q nem sempre são o que parecem ser..

    Muito obrigado amigoo

  25. Mônica, até onde eu sei, se uma empresa for pagar dividendos para os possuidores das ações no dia x, e vc tiver estas ações neste dia, vc tem direito aos dividendos, mesmo que vc as tenha apenas por este dia. Mas aí vc deu sorte, pq não acho que dê pra saber as datas com antecedência, hehehe…..

  26. 26 Leitão

    Oi Mônica, oi pessoal!
    Os dividendos e bonificações vêm naturalmente, e você nem precisa se preocupar… Eles vêm na carteira de Investimento. Quando você menos espera, começa a aparecer dinheiro na sua conta :-). As empresas pagam duas ou três vezes por ano, e cai direto na sua conta da corretora.
    O outro dinheiro que você usa para Especulação, aí é sorte de você fazer a especulação justamente nos dias em que a empresa vai pagar os dividendos, mas não conte com a sorte…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  27. 27 Fabiano

    Caros,

    Sobre os dividendos, as empresas não só podem como devem anunciar as datas de pagamento dos dividendos. Vc pode checar as datas através deste site: http://proventos.googlepages.com/home.htm, ou então no próprio site da empresa, em contato com o RI (relações com investidores) e se não me engano pelo site da bovespa vc tbém tem essas informações.

    Na minha opinião, deve-se tomar cuidado com a data que a empresa fica ex-dividendos e a sua estratégia que está sendo adotada na bolsa. Quando a empresa fica ex-dividendos, o valor de dividendos, JCP, etc declarados pela empresa, são “descontados” do valor da ação neste dia, ou seja, para quem está especulando neste período, o valor da ação terá um decréscimo natural neste dia, podendo chegar a 4%, 5% ou até mais, podendo prejudicar seus planos na operação. Obviamente que esses 4% ou 5% estarão garantidos, mas apenas em uma data futura quando a empresa vier a pagar.

    Não existe “almoço grátis”, o recebimento dos dividendos, na minha opinião, são vantajosos para quem tem o papel para longo prazo, pois, normalmente um certo tempo depois o valor da ação tende a voltar para o seu valor de antes da data “ex”.

    Abrs

  28. 28 Sam

    Leitão

    Nem precisei de muito tempo de reflexãoo p rever a estrategia rs

    Comprei quase no fundo ( desde o inicio da crise ), entao vou usar apenas 1/3 para especular.

    Abraço

  29. 29 Leitão

    Oi Sam!
    Isso mesmo! Agora sim!
    E os outros 2/3 Invista parcelado durante os próximos 18 meses mais ou menos… assim estará pegando o mercado todo em crise e com bons descontos. Investir é tranquilo como tomar conta de tartarugas, apesar de não ser tão emocionante.

    Abraços!
    Leitão

  30. 30 H

    Tá mas e o vinho, que que tem a ver? rs

  31. 31 Sam

    kkk que beleza, desenterraram um tópico que estava hibernando a 7 anos rs

    H, empresas são como vinho no que diz respeito à dificuldade ou facilidade para serem analisadas. Quanto mais velhas (ou antigas, se preferir), melhor … como o vinho.

  32. 32 Leitão

    Oi H!
    Rsss… o Sam comentou bem, é isso: quanto mais velhas (com mais histórico na bolsa) melhor para analisarmos…

    Abraço!
    Leitão


  1. 1 Não é o mercado que dita as regras, somos nós! | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s